Autor Tópico: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017  (Lida 11493 vezes)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #25 em: 02 de Maio de 2017, 15:15 »
Sim eu também tinha a impressão  de falta de qualidade  , mas não.
A caixa é  agora como muitos carros automáticos,com caixas semelhantes, mas refiro que é  possível mesmo  em modo D tocar nas patilhas e mudar de mudanca.
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, 15:17 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #26 em: 02 de Maio de 2017, 15:31 »
eu com 1,65m, quando tentei montar uma das que estavam na Motoshow, parecia que me tinha enganado no pavilhão e que estaria a subir para a cadeira (com escala dobrada) à entrada do pavilhão do conhecimento  _corado_.
E eu que tanto a queria como substituta da Nexus   :'(
Pois é companheiro, para mim foi uma surpresa, tenho 1,81 como sabes e não estive assim tão à vontade nem à vontadinha  _corado_  principalmente quando o terreno irregular surge debaixo dos pés.   daqui para baixo é filtrar clientes... mas a Africa Twin ainda se permite a regular o banco, esta não..embora no geral seja mais pequena.

Boas Companheiros

Muito bom, melhor que muitas revistas!!! _pol_ _pol_ _pol_

A X-ADV para mim é uma excelente mota! Parece a minha Forza com esteróides  _lol_ _lol_ _lol_
Mas tal conceito tem um grande defeito e esse é o preço! Por mais 2000€ compra-se uma Africa Twin! Isto na minha opinião!

Como já referi foi das melhores reviews que já li, para amadores, são melhores que muitos profissionais!

Grande Abraço e boas Curvas

Obrigado  _pol_  embora tenhamos realizado este test drive em 1 h , que incluiu um video que colocaremos mais tarde depois de bem editado no nosso blog..foi pouco tempo para tudo.. 

Obrigado a ambos pelo tempo despendido para nos apresentarem este test drive. É sempre muito bom ler sobre as impressões pessoais, independentemente (eu não faria melhor) da forma como foram ambas as analises escritas. Para mim têm muito mérito essa vossa disponibilidade em nos presentearem com as vossas sensações tidas com esta máquina. Obrigado por isso.


A X-ADV quando saiu não me cativou (e ainda não a conduzi), mas quando na motoshow me sentei nela, pensei que seria uma excelente opção, apesar do custo de aquisição da mesma, que no meu caso deve ser muito bem equacionado. É um modelo novo, uma novidade e sujeito certamente a novas melhorias a curto prazo, à semelhança do que a Honda já fez em outros modelos.

A altura e peso da mesma para a realização de manobras será certamente algo a ter em conta (tal como vocês referem) num test drive mais prolongado para quem pense em adquirir, pois manobrar uma máquina destas no meio do trânsito citadino e não me refiro ao filtering, será algo a ter em conta.

O DCT está melhor pelo que leio, no entanto nas rotundas (velocidades baixas portanto) será ainda uma sensação "estranha" não?

Digo isto pois algumas pessoas com quem tenho partilhado algumas ideias sobre o DCT da Honda e a forma como evoluiu, as mesmas referem essa questão e da qual o Filipe Pombo e o TMaxer referem.

Ainda hoje vinha no trânsito com a pendura e tentar imaginar como seria usar uma caixa de velocidades (eu sei que com o habito a coisa vai) ou então com uma maxiscooter ou moto mais pesada.

O que acharam dos acabamentos do sistema de regulação do vidro frontal? Digo isso porque uma das ADV onde me sentei na Motoshow não me causou muito boa impressão de durabilidade.





Este DCT, tal como o anterior, gostei muito, mesmo!! acho que é a minha cara ...manual quando quero..automático quando preciso...em todas as situações pareceu-me que preenche os requisitos.. as mudanças sequenciais foram muito mais rápidas do que o manual tradicional..e nas rotundas é o que se pretender ..o que mais me prejudicou nas rotundas é estar habituado a realiza-las com as Max ..e com a Tmax as rotundas têm um gostinho especial , bem como as curvas..esta requer mais hábito e sentir a mota a adornar ..toda ela..como a X-ADV, tal  como a Integra têm uma certa vibração do motor (não equiparada a uma monocilindrica) ..não senti o deslizar suave que se consegue com a Tmax.. mas com o hábito e mais umas horas estava no ponto  _pol_


Eu acabei  de meter as mãos numa e de um modo geral.....gostei de abrir buracos na terra😆😆😆😆😆😆😆😉😉😉😉
A sério, com tempo coloco os videos onde deu para curtir o dct em todos os modos

Vê se deixas alguma terra para podermos lavrar  _careta_
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, 15:32 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #27 em: 02 de Maio de 2017, 18:21 »
Sim eu também tinha a impressão  de falta de qualidade  , mas não.

Ainda bem, também achei estranho, não é habitual nas Honda!

Citar
A caixa é  agora como muitos carros automáticos,com caixas semelhantes....

O que queres dizer com isso?
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #28 em: 02 de Maio de 2017, 19:07 »
Já muita caixa que funciona da mesma forma, temos o D , s (Sport com 2 modos ) e modo manual em que se pode trabalhar com a caixa é  assim 90% do que ando ao dia.
Na xadv é  também assim  é dia maneira suave
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #29 em: 02 de Maio de 2017, 21:43 »
Correcto... ha 15 anos que a VW usa do DCT... 1º no Golf mas na altura o termo usado era DSG. Outros fabricantes seguiram imediatamente o mesmo caminho.

Mas nao foi o primeiro fabricante a oferecer mudancas "por patilhas", penso que isso foi a Ferrari no inicio dos anos 90 no modelo 355 com caixa F1.


Presentemente, estas caixas tem ganho momento e são usadas em grande parte das gamas (mesmo mais baixas) dos construtores apenas por um  motivo: a economia e por conseguinte a diminuição de emissões de CO2





Paulo, em relacao as vibracoes elas sao tipicas do motor da NC.

O motor da NC nao tem nada a ver com o da Tmax, pois o segundo foi feito especificamente para ser usado para a finalidade de ter um CVT como transmissão (variador). É um motor bicilindrico com configuração paralela e sequência de ignição de 360º (classica) que roda normalmente num intervalo médio de regime, e que tem um 3º pistão que esta ligado a cambota e que roda no sentido oposto aos dos 2 pistões.


O motor da Integra também tem a mesma configuração (2 cilindros paralelos), mas a seguencia de ignição tem 2 "disparos" mais proximos (270º).  Tambem tem um sistema para redução da vibracoes que é 2º eixo paralelo à cambota que faz rodar 2 massas de equilibrarem.

É tambem um motor que tem um curso mais longo do que o diametro que serve para o motor ter mais disponibilidade de binario a baixo regime.



Portanto, no meio desta conversa toda, em primeiro lugar a grande diferença nos 2 motores esta na sequencia de ignicao que é a que se deve a diferenca de sonoridade entre os motores, e que torna o motor mais desiquilibrado, mas tem como objectivo promover uma curva de potencia e binario mais elevada a baixos regimes.


O desfazemento da ignicao por 360 promove um trabalhar mais suave e uma curva de potencia a um regime mais elevado, e como quando um pistao esta na posicao mais elevada o outro na mais baixa o trabalhar do motor gera menos vibracoes.


 _pol_ _pol_ _pol_

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #30 em: 04 de Maio de 2017, 16:28 »

Antes demais agradecer ao Filipe e ao T pelo excelente contributo que deram ao fazerem este excelente ensaio.

Depois e como se fala muito de altura acho que deve aqui escrever a minha experiência sentado numa X.

Devo dizer que 1,66m é pouco para me sentir à vontade, pois sentado mesmo na pontinha do banco não é fácil chegar com os pés ao chão, mas dá para lá chegar.
Por isso e como diz muito bem o Filipe quando houver desnível na estrada é capaz de ser bastante complicado manter o equilíbrio.

Convém dizer também, que o Sr. da Jomotos me disse que dava para rebaixar cerca de 2cm caso fosse preciso.

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

protas

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #31 em: 06 de Maio de 2017, 15:29 »
Eu achei a xadv bastante silenciosa bem mais que a nc.
Ja fiz test drive, e!! Adorei!

EMNovo

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #32 em: 08 de Maio de 2017, 09:23 »
Antes demais agradecer ao Filipe e ao T pelo excelente contributo que deram ao fazerem este excelente ensaio.

Depois e como se fala muito de altura acho que deve aqui escrever a minha experiência sentado numa X.

Devo dizer que 1,66m é pouco para me sentir à vontade, pois sentado mesmo na pontinha do banco não é fácil chegar com os pés ao chão, mas dá para lá chegar.
Por isso e como diz muito bem o Filipe quando houver desnível na estrada é capaz de ser bastante complicado manter o equilíbrio.

Convém dizer também, que o Sr. da Jomotos me disse que dava para rebaixar cerca de 2cm caso fosse preciso.

Cumprimentos  _convivio_

Rebaixar como? No banco como na AT?
Cumprimentos  scooter_

tparracho

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #33 em: 08 de Maio de 2017, 09:59 »
Rebaixar como? No banco como na AT?
Cumprimentos  scooter_

provavelmente será ao nível da suspensão, julgo eu.

No entanto, recorrendo a um estofador de bancos, pode ser que se consiga retirar mais um cm e talvez deixar o banco um pouco mais estreito.

EMNovo

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #34 em: 08 de Maio de 2017, 10:02 »
Realmente é um bocado alta e as peseiras mesmo em cima das canelas não ajudam nada. Em piso regular tudo bem  (tenho 1,77m), mas concordo que ter que pôr o(s) pé(s) no chão em qualquer desnível pode-se tornar complicado.
Senti-me mais confortável e confiante (no que diz respeito a pôr os pés no chão) em cima de uma AT.

Achei que o acesso ao espaço de bagagem debaixo do assento é um bocado apertado (talvez por estar habituado ao "livre" acesso da  Forza  125). O banco abre muito bem, mas ao fechar é um bocado desengonçado e não o consegui fazer à primeira tentativa... nem à 2ª... nem à 5ª
O banco é um pouco duro e um amigo que fez um TD é da mesma opinião.
Já a posição de condução é bastante agradável (minha opinião parado, a dele em andamento) com as costas direitas e o guiador com a altura e largura adequada

Nas fotografias não gostei particularmente do aspecto desproporcional da roda traseira de 15'. Curiosamente, ao vivo, pareceu-me muito bem integrada no conjunto e a sensação de desproporcionalidade desapareceu.

Gostei bastante do para-brisas ajustável com regulação em altura e inclinação e  do ecrã de instrumentos CRF450 de estilo rally.
Por acaso vi um vídeo (não me lembro qual) onde era referido que para ajustar o para-brisas era necessário usar as 2 mãos e que isso tinha um propósito: evitar o risco de o fazer em andamento. Pode ser menos prático, mas sem dúvida que privilegia a segurança  _palmas_

A tricolor que vi era bem bonita, mas estou curioso em ver a Matte Bullet Silver.
Tinha uma AT tricolor ao lado e... são conceitos diferentes, gosto muito de ambas, mas a AT é qualquer coisa  _pol_
No entanto também sou dos que prefere uma maxiscooter a uma mota pelo conforto, espaço de bagagem, protecção aerodinâmica, facilidade de manobrar...
Tenho que tirar a carta para experimentar as duas: X-ADV e AT  scooter_

« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 10:24 por EMNovo »

EMNovo

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #35 em: 08 de Maio de 2017, 10:16 »
provavelmente será ao nível da suspensão, julgo eu.

No entanto, recorrendo a um estofador de bancos, pode ser que se consiga retirar mais um cm e talvez deixar o banco um pouco mais estreito.

Coloquei a questão, porque a AT tem um banco mais fino (mas menos confortável) em opção e tem também 2 posições para regular o banco em altura.
Mexer na suspensão para rebaixar não me parece boa opção.

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #36 em: 08 de Maio de 2017, 23:20 »
Rebaixar como? No banco como na AT?
Cumprimentos  scooter_

Na suspensão.

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA