Autor Tópico: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017  (Lida 11491 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« em: 30 de Abril de 2017, 17:37 »
Test Drive Honda X-Adventure
[/b]





Autor . Filipe Pombo

Fotografia: Filipe Pombo

Data 29 Abril 2017
Versão TD 1
Cor : Sport vermelha branca e azul
Concessionário: Lopes e Lopes
Kms da mota: 900 kms
Meteo: Seco  20º
Trajecto: Serra  e estrada





Combinei para iniciar o dia com o test drive, marcado para as 10:30 só pelas 12 H é que conseguimos pegar na mota, estratégia para termos mais tempo de teste.  _pol_

Recém chegada de Espanha, a nova cocoluche da Honda , veio com cor as cores desportivas e características da Honda..já conhecidas da Integra e da irmã mais velha Africa Twin.





Este Test Drive, é feito no ponto de vista do consumidor, ignorante, que não analisa as motas do ponto de vista técnico, mas no sentido prático da coisa..serve ou não serve..confortável ou não , isto é , do consumidor com o espirito scootard.

Se querem ler algo à séria de Motard para motard com credibilidade esperem pelo teste do Tmaxer..e escusem de ler este e perder tempo..o tipo tem mais sensibilidade para motores num só dedo do que eu no corpo todo  _Rolley_  além de eu ser um mero scootard..







A X-ADV como tem sido conhecida é à primeira vista e sem outras motas para se comparar pesos e tamanhos, um misto de scooter alta com características não partilhadas com outras scooters, tais como a distancia entre eixos (mais longa) , angulo de ataque mais alto para fazer face a terrenos mais íngremes ,  pneus mistos com a predominância de 70-30 (setenta estrada e 30 todo o terreno) e rodas raiadas.





Quando subi para a X-Adv percebi logo que se tratava de uma scooter alta com ambições de mota.. todo o painel de instrumentos enche o olho, e a mota está muito bem apresentada e acabada nos materiais utilizados..com excepção do banco que poderia estar mais firme e oferecer mais estabilidade quando aberto.





Vamos à primeira impressão:

Depois de me ter sido dada a primeira explicação sobre as mudanças que reconheci da Integra, foi meter a primeira com o selector e arrancar… este facto fez com que o modo manual se tivesse dado como prioritário e durante alguns bons metros a X-Adv andou em esforço á espera que lhe enfiasse uma segunda ou terceira mudança.. claro!!  ..depressa percebi que para que o automático voltasse teria de carregar no botão para o efeito, e cada vez que acionasse os selectores de mudança teria o modo Manual...   _confuso_



Lá segui pelo IC19, até à Serra de Sintra… a primeira impressão é que estava a conduzir uma mota maior do que realmente é, talvez devido ao espaçamento entre o banco e o guiador…acabamos por assumir uma posição confortável e elevada.

Durante este percurso deu para percorrer as mudanças todas.. com o característico binário da NC a fazer-se notar… o escalonamento de mudanças em auto.. é bastante suave e as passagens mal se notam… pelo menos de acordo o meu gosto estão ok.. embora tivesse preferido passar para um dos modos desportivos onde o subir de regime se faz mais notar, os primeiro quilometros em estrada de montanha, foram cuidadosos, mais a mais que apanhei alguns domingueiros descontraídos..o adornar da X-ADV não é instintívo , e até lhe apanhar o jeito e ganhar confiança não é imediato.

Fiz este teste em companhia do Tmaxer , pelo que ao fim de meia dúzia de quiometros trocámos de montada para que eu pudesse filmar e fotografar já que o tempo teoricamente era curto..por acaso poderiamos ter ficádo mais , mas não tinha entendido que o noss test drive estava à vontade.




A parte da terra batida não a fiz, mas pareceu-me por um troço na Peninha, que a X-adv estava à vontade em terras mais irregulares…penso que seria insensato conduzir em zona ingreme,  uma mota sem a conhecer, o que se deu a provar quando ficámos com ela numa descida irregular e o seu tamaho e peso se fizeram notar ..eu tenho 1,81 e deu para perceber que é uma mota alta e que vai excluir muitos clientes de perna curta..




A suspensão é confortável, mas não isenta de solavancos..talvez esta tivesse um pouco rigida demais apesar do longo curso e  da suspensão invertida…  o seu comportamento em curva vai sendo melhor conforme se ganha confiança..até porque o motor sendo excelente em baixo regime com um binário forte..dá para retirar prazer nas saídas de curva.



O motor mesmo em modo automático , tem desmultiplicações precisas e rápidas..sendo que em determinada altura acelerei aos 160 para travar de seguida para entrar na curva apertada do acesso a Mem Martins e sem mexer no selector a própria mota passou de 6ª para 2ª quando entrei na curva… bastando acelerar e passar para 3ª quando terminei a curva e acelerar.

O acto do selector de mudança (-) estar logo abaixo dos piscas não me pareceu uma solução feliz, já que estão demasiado juntos





A travagem com abs é garantida por dois discos à frente e um atrás…as mantes reguláveis em extensão permitem travagens absolutamente seguras, que ajudada pelo motor é um incremento de valor comparativamente à Integra que ao pé da AXN tem uns abrandadores…




Tive muito pouco tempo com a mota para apreciar consumos ou detalhes que necessitariam de mais atenção e experiencia.. mas deu para perceber que é uma mota fiável no aspecto de que não desilude ..estéticamente agrada-me bastante e dá nas vistas… o espaço debaixo do banco não é enorme, mas dá para um capacete e mais umas calcinahs impermeáveis para além das ferramentas de origem.




Este espaço debaixo do banco é bastante útil, e é acionado pelo botão electrico na consola, abre bem mas não fecha assim tão bem já que é meio desengonçado, com um amortecedor apenas , pareceu-me algo frágil.



O vidro é regulável em altura, muito embora me tivesse parecido que fosse pouco prático, apesar de ter sido pensado para ser regulado em andamento, requer algum esforço..por isso , regular de preferência quando estacionado.

Em matéria de iluminação a X-adv não me foi possivel avaliar os seus Led’s mas calculo que sejam bons..e podem ser reforçados pelos faróis de nevoeiro adicionais com as barras protectoras  da Africa Twin.



Não a vi com malas, mas eu-me a ideia que para além da Top Case, não aceitará mais nada ..a não ser uns alforges adaptados no banco..porque o tubo de escape acaba muito em cima do eixo da roda que não deixa muito espaço para malas que não sejam à prova de calor..



Por fim, entreguei a mota quando mais estava adaptado a ela..como sempre..mais umas horas e tinha ficado rendido..é uma scooter polivalente, não é barata, mas está bem acabada e é aliciante..a unica barreira entre mim e esta X-ADV é mesmo a capacidade de carga.. se não levar malas rigidas laterais não é mota para mim, mas acredito que com uma top case de 47 litros será mais do que suficiente para muita gente, ou mesmo para a maioria.

Pelo que percebi, as revisões são espaçadas de 12,000 em 12,000 kms e o consumo um pouco acima das Integras.



Como sempre que conduzo uma Integra, como é sempre a titulo experimental, e com acelerações ..noto sempre que o ponteiro desce rapidamente , o que não faz dela consumista..mas quando se aperta…é como as outras..em baixas..não sei porque não andei o suficiente… mas acredito que seja semelhante ou um pouco superior à Integra quer pelo maior peso, quer pelos pneus mistos.

O som do motor, é muito agradável e penso que com um Akrapovic fique bem melhor…apesar de gostar do original em som e estética..



A ignição é efectuada com uma chave wireless que se coloca no bolso..não gosto muito desta solução quando se empresta a mota a alguém para uma voltinha..podemos ficar sem a chave e o nosso amigo só reparar nisso quando mexer no bolso..

Por outro lado, resolveu-se a péssima ignição da Integra que era mesmo mázinha …

O display da mota, é muito grande e para além da velocidade instantanea , dá informações como a temperatura ambiente, rotações, consumos, indicação de mudança, totalizador, tudo ao mesmo tempo e ainda sobra espaço para a data e hora …num display mais pequeno podemos ter as informações do óleo, e piscas e num terceiro o ABS , indicador de mudança neutra, conexão da chave, e indicador do travão de parque..




Também as peseiras requerem alguma habituação, são altas e têm um angulo estranho que se situa mais ou menos a meio da canela que obriga um afastamento das pernas quando estamos parados e a levantar bastante quando repomos os pés nas mesmas. Pelo que sei a Honda tem umas peseiras extra para quem queira fazer uma condução mais radical em todo o terreno.

Para já, as de origem permitem esticar ligeiramente as pernas e reposicionar conforme queremos ou nos sentimos mais confortáveis...gostei ...para o pendura, as peseiras não esteticamente interessantes e bem acabadas..estando camufladas ou quase ausentes quando não em utilização.

Uma última nota para a motorização que continua a ter uma vibração que nos faz equecer que estamos com uma bicilindrica … esse facto faz-se sentir nas rotundas em que o bater do motor cria alguma imprecisão durante o contornar da rotunda, mas acredito que com o hábito seja um facto menos importante e se passe a idar bem com isso.


Gostei do conceito e penso que para mim é o ideial de mota..vai à terra e anda na estrada com performances superiores ao que as regras de transito permitem..por isso está no ponto..parabéns à Honda por esta inovação e mota… felizes os que a poderem comprar..vão ficar satisfeitos..a menos que queiram ultrapassar a barreiras dos 180 kms /h nesse caso é melhor pensarem numa mota com outras carateríticas já que esta pareceu-me ter a famosa característica das NC com que partilha a motorização… excelente binário inicial , aceleração interessante , mas apartir dos 150 kms/h e até aos 180 perde a alma.
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, 09:22 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Honda X-ADV Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #1 em: 30 de Abril de 2017, 17:41 »
Gostei  de ler👏👏👏
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #2 em: 30 de Abril de 2017, 20:17 »
Também eu!

E Filipe, acho que tens que pensar se te queres manter nas scooters, pois não vais encontrar para breve uma scooter que seja a tudo em um que procuras...

_pensador_


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #3 em: 30 de Abril de 2017, 21:07 »
Também eu!

E Filipe, acho que tens que pensar se te queres manter nas scooters, pois não vais encontrar para breve uma scooter que seja a tudo em um que procuras...

_pensador_


Sent from my iPhone using Tapatalk


Sim, vou-me manter nas scooters, sobre esta tenho que esclarecer se leva Side Cases...    _pensador_

Sobre a minha..está bem e recomenda-se... e cada vez mais ..uma vez que não consigo nem quero ultrapassar os limites de velocidade... ainda ontem com a X-ADV vi o que pode acontecer se rolar o punho   scooter_  .. embora a Xmax 400 tenha limites acima dos legais...andando com o punho em descanso rola nos 120-140 o que me parece bem...

Tem um baú que dificilmente encontro paralelo, nem a Buga, que o tem grande mas quadrado  :-?

Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #4 em: 30 de Abril de 2017, 23:34 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_


O teu Test Drive deu quase tanto gozo de ler como a voltinha de X Adv  _convivio_ _convivio_


É uma boa maquina e quem estiver interessado aconselho a testar pois não dará o tempo como perdido  _pol_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #5 em: 01 de Maio de 2017, 04:07 »
Ainda bem que li este teste do Pombo ( com o que poupei em revistas dá para lhe pagar umas jolas _lol_ ) e é mesmo nesta cor que eu gosto + dela ( a vermelha também me agrada ).
Já vi dezenas de vídeos de testes na Net e esta análise está a condizer com o que os prós disseram e é de facto um modelo a considerar para quem queira uma máquina polivalente ( pena não custar menos 1000 ou 1500 euritos ) e capaz de umas mini aventuras na terra.... Aqui o Je um dia destes também irá tentar dar uma volta numa X-ADV ......Para comprá-la é que vai se€€€r pior e um pouco de€€€morado mas estou interessado.
Com uma top case de 47/50 litros, saco de túnel, espaço debaixo do banco já chega de espaço de bagagem para mim e ainda se pode colocar um saco no lugar do pendura ( desde que se viaje a solo, claro).
Obrigado pela partilha Filipe _pol_
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_ Tetra à vista
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #6 em: 01 de Maio de 2017, 09:07 »
   Colega Filipe Pombo,

   Gostei de ler o teu test-drive.
   Confirma todas as características que se têm lido, numa perspectiva pessoal.
   E belas fotos!

   Continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #7 em: 01 de Maio de 2017, 18:23 »
   Colega Filipe Pombo,

   Gostei de ler o teu test-drive.
   Confirma todas as características que se têm lido, numa perspectiva pessoal.
   E belas fotos!

   Continuação de bons kms para ti.


Obrigado, mas por acaso , como a maioria dos 200 companheiros que passaram pelo tópico, e nem ai nem ui, também eu não gosto muito do texto, mais do mesmo do que está na imprensa ( não sabia )  e muito confuso, e sem sentido técnico.

Vou apagar  e com tempo melhorar , pode ser que me emprestem a mota novamente e quando voltar a ter tempo faço um test drive à séria.

Obrigado e boas voltas
Espirito Aventura

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #8 em: 01 de Maio de 2017, 19:08 »

Obrigado, mas por acaso , como a maioria dos 200 companheiros que passaram pelo tópico, e nem ai nem ui, também eu não gosto muito do texto, mais do mesmo do que está na imprensa ( não sabia )  e muito confuso, e sem sentido técnico.

Vou apagar  e com tempo melhorar , pode ser que me emprestem a mota novamente e quando voltar a ter tempo faço um test drive à séria.

Obrigado e boas voltas


Antes de mais nada, parabéns tanto pelas fotos como pela abrangência dos pormenores indicados no texto. Este tipo de coisas é muita giro, mas dá trabalho. Gostei do resultado apresentado.  _pol_

Mas na verdade não era para escrever já porque fiquei com ideia que isto era um trabalho a dois e queria comentar o teste no seu todo. Possivelmente interpretei mal... :-X

Quando escreveste "Se querem ler algo à séria de Motard para motard com credibilidade esperem pelo teste do Tmaxer..e escusem de ler este e perder tempo..o tipo tem mais sensibilidade para motores num só dedo do que eu no corpo todo(....)" eu pensei para mim que deveria aguardar e então dizer algo de ambos os testes no tópico...

Quiçá a falta de comentários se deva ao mesmo pensamento que eu tive, ou seja, não será por desrespeito ao trabalho levado a cabo, mas sim um simples aguardar pelo que foi indicado....para então dizer algo. Penso eu!
Agora percebo que poderão existir 2 tópicos do test-ride e cada um com a sua visão do modelo!?

Novamente digo, bom trabalho companheiro.
Gostei da abrangência dos pormenores retratados, gostei de ler uma opinião sincera e descomprometida, gostei de perceber aquilo que foi sentido por parte de quem vê razões para (eventualmente) vir a adquirir uma.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #9 em: 01 de Maio de 2017, 19:41 »
Filipe e que tal fazeres a parte da inagem e eu do resto podia ser fixe,eu farei o teste em breve e nao preciso de mais de 10 km de raio para a testar em asfalto e terra batida scooter_ scooter_.
Nao desmoralizes que esta um texto ,no meu ver, porreiro. _pol_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #10 em: 01 de Maio de 2017, 19:56 »
(....)
Nao desmoralizes que esta um texto ,no meu ver, porreiro. _pol_

Exactamente!
Não há razão alguma para apagar algo que está bem feito e na optica do utilizador.
Podem haver mais testes na imprensa, mas não é por alguns pormenores poderem ser aqui ou ali comuns, para este perder a validade.

Aliás, um qualquer teste tem no fundo de abarcar os mesmos pormenores que os outros, residindo a diferença na forma como é apresentado e explicado
Gostei bastante deste, como disse!   :)

Sobre o teste do TMaxer, quando for colocado será também com toda a certeza, muito interessante de ler e com pormenores técnicos que suplantam os habituais à la carte da imprensa especializada. :)

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #11 em: 01 de Maio de 2017, 21:27 »
Vou deixar aqui o meu Test Drive, ainda nao está em versao final pois ainda falta alinhar o meu TD com o do Filipe... fica a leitura à vossa apreciacao  _pol_ no caso de gostarem deixem o "laique" e talvez nos entusiasmem para fazer uma brincadeira engracada  _pol_


Depois da uma versão scooter (integra), de uma versão adventure (750X), em 2017 a Honda lança no mercado mais uma moto baseada na sua plataforma NC: a X ADV 

E talvez seja melhor começarmos por definir o que é a X-ADV pois a moto tem um aspecto novo e inédito. Tal como nos carros onde a moda são os veículos do tipo cross over, a Honda neste modelo inovou e criou um novo tipo de moto em que mistura uma moto de utilização cosmopolita quotidiana - uma scooter - com uma moto do tipo Adventure, mais virada para lazer e para condução em todo o tipo de terrenos.

A Honda fe-lo subindo a parada em relação as normais NC750 D/X/etc com a quais a X ADV partilha parte mecânica (o bicilindrico de 750cc e a caixa DCT) mas distanciando-se destas pelo uso de acabamentos e materiais exclusivos.

Para um excelente comportamento dentro e fora de estrada, a nova X ADV tem um novo chassis que lhe permite uma capacidade debaixo do banco acrescida (cabe um capacete integral) e adopta novas suspensões invertidas de 41 mm à frente e um braço oscilante um pouco mais longo e suspensão do tipo “pro link” com um curso mais longo do que as suas irmãs. As jantes passam a ser de raios para permitir uma utilização fora de estrada e medidas de 17 polegadas à frente e 15 polegadas atras e vem com pneus de uso dual, o Bridgestone Trail Wing  (120/70 e 160/60)

Novo também é o painel de instrumentos, totalmente digital que relembra um pouco o da Africa Twin, assim como o ecrã que tem a possibilidade de ser regulado em altura manualmente.

O peso total da maquina ascende aos cerca de 240 Kg, tendo a travagem levado um upgrade com um segundo disco de travão à frente e as bombas montadas em posição radial

O sistema de chave também passa a agora a ser eletrónico, tendo o modulo 2 botões, um que a liga e outra que aciona os piscas. O uso da chave é bastante fácil, bastando esta estar na proximidade da moto, desbloqueando-se o interruptor que liga e desliga pela simples pressão no mesmo. Este interruptor tem ainda uma posição que permite o desbloqueio do banco/tampa do deposito.



Sentados, é notória uma agradável ergonomia e uma posição de condução do tipo “trail” com as costas direitas e os braços abertos numa posição neutra. O guiador deu-me ideia de ser um pouco mais elevado e aberto e a posição de condução é mais elevada do que numa Integra, o banco é mais largo e o grande patim onde se pousa os pés impede que os pés tenham a mesma liberdade e facilidade de manobrar a X ADV a baixa velocidade do que numa NC.

Toda a comutação nos guiadores é igual a das irmãs e depois de clicar no D e ouvir o “clanck”, a X ADV responde com muita alegria à rotação do punho direito, logo nos primeiros kilometros da para perceber que a programação do DCT evoluiu muito desde o meu primeiro contacto com uma Integra e já melhorada 750X. Perdeu a fixação em subir o mais depressa para a relação de caixa mais elevada por forma a privilegiar os consumos e agora a mudança engrenada mantem-se em curva e quando se roda um pouco mais o punho.

A necessidade de se recorrer ao modo M (manual) para ter o mínimo de controlo também já é desnecessária, ainda em D a X ADV não questiona nem contraria os inputs das patilhas + e -, permitindo por exemplo a utilização do motor como travão ou fazer um coasting na mudança mais elevada.

Não estando 100% seguro, creio que a geometria dianteira está mais acutilante e directa o que facilita a manobralidade a baixa velocidade e isso até nem seria totalmente descabido dado que também me da a impressão que para aumentar o curso da suspensão traseira, o braço traseiro especifico da X ADV foi alongado em relação à NC o que lhe confere uma distancia entre eixos grande.

E falando em suspensão, a moto que testamos tinha um setup bastante firme. A forquilha central é bastante competente, mas a taragem estava mais alinhada com o uso em asfalto. (A suspensão é ajustável, para terra podem torna-la mais macia)

Nas breves incursões fora de estrada foi fácil reconhecer a tranquilidade com que a X ADV muda de terreno, com os pneus a permitirem tração e estabilidade mesmo quando provocados. Nas passagens por valas e buracos mais profundos, a posição de condução permite o típico “ficar de pe”, contudo os meus braços ficavam um pouco esticados o que me comprometia o angulo do pulso no acelerador… o kit de apoios específicos que a Honda oferece para off-road permitiram uma posição melhor.

Ainda fora de estrada e em situações de controlo a baixa velocidade e inversões de marchar, senti alguma dificuldade pela altura do assento e dificuldade em meter os pés no chão… obviamente que com um contacto mais prolongado sentir-me-ia mais à vontade, mas… a posição de condução é elevada! (se estiverem a comprar peçam um TD mais prolongado para avaliar bem se a vossa altura de perna casa bem com a altura do assento e do patim)

Por fim, tive oportunidade de testar a X no meu terreno de eleição: as curvas! Na Lagoa azul a scooter-todo-o-terreno não teve dificuldade em fazer algumas passagens em ritmos mais elevados com alguns ângulos mais atrevidos. Achei-a muito intuitiva e fácil de conduzir rápido, com os travões potentes QB, e um ABS muito pouco intrusivo mesmo quando provocando a roda traseira, e um uso das patilhas a adicionarem algum gozo ao mix.
Apesar dos bons ângulos, a fase de inserção não é particularmente rápida e é preciso algum trabalho com o guiador para garantir as trajetórias mais apertadas das curvas da lagoa azul.



Em conclusão, gostei bastante deste contacto com a X ADV. Para mim, como pontos positivos tenho a ressalvar o look inovador e aspecto premium de todo o conjunto. A evolução do sistema DCT também me agradou, permitindo agora uma ligação quase telepática entre condutor e caixa de velocidades.

Não houve nada que me desagradasse, contudo a altura do banco ao solo e a largura do patim limitou a facilidade de manobrar a moto sobretudo em pisos irregulares.


Por fim talvez a pergunta mais difícil: compraria uma? Sim, achei uma opção muito valida para o dia-a-dia. A utilização dual não tem grande interesse para mim, mas apreciei as linhas e a condução da X ADV
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, 09:34 por Admin19 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #12 em: 01 de Maio de 2017, 22:20 »
@Tmaxer:  _pol_ _pol_ _pol_

@TMaxer e @Filipe Pombo:  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Nem muitas revistas da especialidade fariam melhor... Parabéns e obrigado pelo vosso tempo e disponibilidade!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #13 em: 01 de Maio de 2017, 23:09 »
Excelente análise, estou ansionso por ir experimenta-la!


Ainda fora de estrada e em situações de controlo a baixa velocidade e inversões de marchar, senti alguma dificuldade pela altura do assento e dificuldade em meter os pés no chão… obviamente que com um contacto mais prolongado sentir-me-ia mais à vontade, mas… a posição de condução é elevada! (se estiverem a comprar peçam um TD mais prolongado para avaliar bem se a vossa altura de perna casa bem com a altura do assento e do patim)


Quando me sentei em cima dela na MotoShow dei conta disso e imaginei que iria dificultar as manobras e transmitir menos confiança na sua condução!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #14 em: 01 de Maio de 2017, 23:22 »
Twins  _pol_


Marb... Sim, sobretudo em off Road com piso irregular e onde precisamos de ter mais atenção se os pés estão bem apoiados. Em algumas situações, prescindi mesmo de ter os 2 pés no chão para ficar só com um deles bem apoiado   _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #15 em: 01 de Maio de 2017, 23:45 »
Muito bem!!  _pol_ _pol_

Dois reviews que se complementam perfeitamente e onde são abarcadas a esmagadora maioria das características do modelo, isto sem esquecer o feeling por elas transmitido em condução.  _convivio_

Quanto à altura da máquina (altura do banco desta ADV), mesmo podendo naturalmente ser conduzida por um condutor de qualquer estatura, ainda assim adivinho por aquilo que leio, que só se comece a sentir +/- à vontade acima de 1.70m-1.75m.

Conto andar numa dentro de dias, mas já se leva um bom conhecimento com este review. :)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #16 em: 02 de Maio de 2017, 00:33 »
 _palmas_ _palmas_
Muito bom, O Tmaxer e o Filipe Pombo fazem uma boa dupla de pilotos de testes e quanto a mim fiquei bem esclarecido sobre este modelo, só falta dar uma volta e ver se esta menina é compatível aqui com o Je.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Castanheiro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 78
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 Integra S
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #17 em: 02 de Maio de 2017, 00:52 »
Parabéns pelos artigos. 5 estrelas.

Eu sentei-me numa X no motoshow e fiquei com a nítida sensação que era talvez a mota onde eu tinha mais dificuldade em chegar ao chão. Eu tenho 1.86m e assento melhor os pés no chão numa GS, Africa-twin ou na minha Integra. À semelhança da integra, o corpo da mota é muito largo o que obriga a arquear as pernas até se chegar ao chão. A X terá uma altura ao solo superior à integra, o que agrava ainda mais a situação.
Tirando isso, gostei da posição de condução mais direita do que a integra e reparei que o banco tem um formato mais ergonómico, tem aspecto de ser melhor que o da integra (pior era difícil). Não gostei nada da roda pequena atrás, sem desprimor, a traseira só me faz lembrar uma monkey.

Cumpr

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #18 em: 02 de Maio de 2017, 06:14 »
Muito bem!!  _pol_ _pol_
_

Quanto à altura da máquina (altura do banco desta ADV), mesmo podendo naturalmente ser conduzida por um condutor de qualquer estatura, ainda assim adivinho por aquilo que leio, que só se comece a sentir +/- à vontade acima de 1.70m-1.75m.



Eu diria acima dos 1,75 m _pensador_

Embora não seja condicionante na cidade..o que eu e o Tmaxer percebemos é que com a perna mais curta no piso irregular ..basta haver uma saliência ...a mota pode tombar..mais a mais porque temos as peseiras junto à canela  :-?   o que obriga a que as pernas ainda estejam mais afastadas do que numa mota normal   _Rolley_

Espirito Aventura

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #19 em: 02 de Maio de 2017, 09:44 »
Tmaxer e Pombo já agora gostava de saber a vossa opinião relativamente ao "trabalhar do  motor" da X. Este fim de semana tive a oportunidade de fazer alguns km com uma Integra e notei que a trepidação do motor se sente mais, em relação à Tmax.

Penso que esse pormenor estará mais refinado na X, mas como vocês têm conhecimento do funcionamento  da T, mais o TMaxer, penso que serão as pessoas mais avalizadas para esta comparação.

Já agora parabéns pelo teste.  _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #20 em: 02 de Maio de 2017, 10:33 »
Tmaxer e Pombo já agora gostava de saber a vossa opinião relativamente ao "trabalhar do  motor" da X. Este fim de semana tive a oportunidade de fazer alguns km com uma Integra e notei que a trepidação do motor se sente mais, em relação à Tmax.

Penso que esse pormenor estará mais refinado na X, mas como vocês têm conhecimento do funcionamento  da T, mais o TMaxer, penso que serão as pessoas mais avalizadas para esta comparação.

Já agora parabéns pelo teste.  _pol_

Paulo, a Tmax é uma referência e não se podem comparar no trabalhar e abordagem ás curvas.  _Rolley_

Pessoalmente , não me chateou ..até gostei,  _pol_ mas comparativamente a TMAX é um mimo e a X-ADV é uma máquina que ..sem estar habituado, se sente o motor a rondar uma rotunda, por exemplo, a Tmax, fá-la suavemente sem se sentir ..


Embora candidato a uma A-XDV ..penso que deixarei de lado os factores suavidade e prazer de condução em curva que a TMAX proporciona..   :-? 
Espirito Aventura

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #21 em: 02 de Maio de 2017, 12:30 »
Eu diria acima dos 1,75 m _pensador_

Embora não seja condicionante na cidade..o que eu e o Tmaxer percebemos é que com a perna mais curta no piso irregular ..basta haver uma saliência ...a mota pode tombar..mais a mais porque temos as peseiras junto à canela  :-?   o que obriga a que as pernas ainda estejam mais afastadas do que numa mota normal   _Rolley_

eu com 1,65m, quando tentei montar uma das que estavam na Motoshow, parecia que me tinha enganado no pavilhão e que estaria a subir para a cadeira (com escala dobrada) à entrada do pavilhão do conhecimento  _corado_.
E eu que tanto a queria como substituta da Nexus   :'(
Rui

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #22 em: 02 de Maio de 2017, 13:54 »
Eu acabei  de meter as mãos numa e de um modo geral.....gostei de abrir buracos na terra😆😆😆😆😆😆😆😉😉😉😉
A sério, com tempo coloco os videos onde deu para curtir o dct em todos os modos
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

JViegas

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #23 em: 02 de Maio de 2017, 14:11 »
Obrigado a ambos pelo tempo despendido para nos apresentarem este test drive. É sempre muito bom ler sobre as impressões pessoais, independentemente (eu não faria melhor) da forma como foram ambas as analises escritas. Para mim têm muito mérito essa vossa disponibilidade em nos presentearem com as vossas sensações tidas com esta máquina. Obrigado por isso.


A X-ADV quando saiu não me cativou (e ainda não a conduzi), mas quando na motoshow me sentei nela, pensei que seria uma excelente opção, apesar do custo de aquisição da mesma, que no meu caso deve ser muito bem equacionado. É um modelo novo, uma novidade e sujeito certamente a novas melhorias a curto prazo, à semelhança do que a Honda já fez em outros modelos.

A altura e peso da mesma para a realização de manobras será certamente algo a ter em conta (tal como vocês referem) num test drive mais prolongado para quem pense em adquirir, pois manobrar uma máquina destas no meio do trânsito citadino e não me refiro ao filtering, será algo a ter em conta.

O DCT está melhor pelo que leio, no entanto nas rotundas (velocidades baixas portanto) será ainda uma sensação "estranha" não?

Digo isto pois algumas pessoas com quem tenho partilhado algumas ideias sobre o DCT da Honda e a forma como evoluiu, as mesmas referem essa questão e da qual o Filipe Pombo e o TMaxer referem.

Ainda hoje vinha no trânsito com a pendura e tentar imaginar como seria usar uma caixa de velocidades (eu sei que com o habito a coisa vai) ou então com uma maxiscooter ou moto mais pesada.

O que acharam dos acabamentos do sistema de regulação do vidro frontal? Digo isso porque uma das ADV onde me sentei na Motoshow não me causou muito boa impressão de durabilidade.




NRoque23

  • Visitante
Re: Honda X-ADVENTURE Test Drive #1 Abril 2017
« Responder #24 em: 02 de Maio de 2017, 14:24 »
Boas Companheiros

Muito bom, melhor que muitas revistas!!! _pol_ _pol_ _pol_

A X-ADV para mim é uma excelente mota! Parece a minha Forza com esteróides  _lol_ _lol_ _lol_
Mas tal conceito tem um grande defeito e esse é o preço! Por mais 2000€ compra-se uma Africa Twin! Isto na minha opinião!

Como já referi foi das melhores reviews que já li, para amadores, são melhores que muitos profissionais!

Grande Abraço e boas Curvas