As pessoas as vezes por desconhecimento compram as coisas nao as sabendo ter ou manter e depois ficam com ideias negativas sobre a qualidade ou fiabilidade.
Entao é assim: Polini e Malossi fazem variadores que funcionam segundo o mesmo principio que o teu variador OEM.
Os Jcosta tem um principio de funcionamento diferente.
Para alem disso os variadores OEM, Malossi, Polini, etc sao lubrificados por massa e os Jcosta por um sistema de lubrificação seca.
Como nos J nao ha massa para mudar ou adicionar, para alem do normal gasto das massas, tens também de substituir as 2 peças que giram: o cavilhao e o casquilho.
Estas 2 peças tem de ser mudadas de x em x kms, pois a lubrificação gasta-se e a folga entre elas aumenta, diminuindo a eficácia do variador. (no meu caso duraram 20 mil Km)
Esta tudo bem explicado aqui neste tópico e a loja onde tens de comprar as peças para a revisão do Jcosta é esta:
itscooter.es
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,30057.0.htmlQualquer torneiro encasquilha o variador, o meu foi feito no Sr Carlos da Gira Motos que já tem experiência deste tipo de operacões