Autor Tópico: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104  (Lida 6634 vezes)

lanala

  • Visitante
Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« em: 24 de Abril de 2017, 23:44 »
Olá,

Já ando há algum tempo para adquirir um capacete mas ainda não não me consegui decidir. Comecei por experimentar um HJC IS-MAX II (tam. S) e achei bastante confortável. Ao navegar pela internet, encontrei o HJC SY-MAX III a bom preço e encomendei um no mesmo tamanho. Tive que o devolver pois sentia imensa pressão na testa.

Após esta primeira experiência, experimentei os Nolan N91 e N104 (tam M) e achei-os super confortáveis.

Agora, numa viagem à Alemanha, passei numa Louis (https://www.louis.eu/) e experimentei um Schuberth C3 Basic (Louis Edition - https://www.louis.eu/artikel/schuberth-c3-louis-special-edition-flip-up-helmet/216980?list=230902989) e até estava bastante inclinado para o comprar até que percebi que sentia também bastante pressão na testa com o tamanho M, sendo que com o tamanho acima a folga era demasiado grande.

Para terminar, experimentei um Shoei Neotec no tamanho M e achei super confortável. Infelizmente está um pouco acima do que estava a pensar gastar num capacete.

A minha pergunta é.. Li algures no forum que por vezes alguns formatos de cabeça são incompatíveis com algumas marcas (cabeças mais ovais?). É normal haver pessoas que se sentem confortáveis com um Shoei Neotec e pressão com um C3 e vice-versa? O formato dos capacetes da Nolan é parecido com o formato da Shoei e diferente dos Schuberth?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #1 em: 24 de Abril de 2017, 23:49 »
A minha pergunta é.. Li algures no forum que por vezes alguns formatos de cabeça são incompatíveis com algumas marcas (cabeças mais ovais?). É normal haver pessoas que se sentem confortáveis com um Shoei Neotec e pressão com um C3 e vice-versa? O formato dos capacetes da Nolan é parecido com o formato da Shoei e diferente dos Schuberth?

Há! É o meu caso: estava interessadíssimo no C3 Pro mas infelizmente não o consigo usar. Especificamente, o M fica justo como deve ficar mas não consigo fechar a queixeira, e se usar o L consigo fechar a mesma, mas fica algo largo, além de que o meu queixo encosta à frente... Já o Shoei Neotec, tamanho M, fica 5***!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

lanala

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #2 em: 24 de Abril de 2017, 23:54 »
Há! É o meu caso: estava interessadíssimo no C3 Pro mas infelizmente não o consigo usar. Especificamente, o M fica justo como deve ficar mas não consigo fechar a queixeira, e se usar o L consigo fechar a mesma, mas fica algo largo, além de que o meu queixo encosta à frente... Já o Shoei Neotec, tamanho M, fica 5***!

Obrigado pelo feedback twin-pt

Pelo menos já não me sinto uma "ave (tão) rara".

O Shoei Neotec é realmente 5* a nivel de conforto, na minha opinião bastante superior ao C3. No entanto, não estou muito convencido a dar cerca de 500€ por um capacete para andar numa Vespa 125 que dificilmente passa os 70 km/h.

Entre os restantes que mencionei (Nolan N91 ou N90-2, Nolan N104 ou HJC IS-MAX II), alguma opinião?

Rodinhas

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #3 em: 25 de Abril de 2017, 00:17 »
Boas companheiro. Eu tive o mesmo problema e optei por um Nolan por causa do formato da minha cabeça.

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #4 em: 25 de Abril de 2017, 11:58 »
Sempre usei Shoei, no entanto na última compra resolvi experimentar o HJC, foi um grande erro, pois apesar de encaixar bem na cabeça a qualidade geral do mesmo com o uso deixa muito a desejar para um capacete topo de gama...
É marca que não volto a colocar como opção de compra!

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #5 em: 25 de Abril de 2017, 16:27 »
Sempre usei Shoei, no entanto na última compra resolvi experimentar o HJC, foi um grande erro, pois apesar de encaixar bem na cabeça a qualidade geral do mesmo com o uso deixa muito a desejar para um capacete topo de gama...
É marca que não volto a colocar como opção de compra!

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

Qual foi o HCJ amcep?

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #6 em: 25 de Abril de 2017, 17:28 »
HJC RPHA 10

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #7 em: 25 de Abril de 2017, 18:11 »
Shoei  What else ?  _pol_



scooter_ SHOEI scooter_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

lanala

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #8 em: 26 de Abril de 2017, 01:34 »
Sempre usei Shoei, no entanto na última compra resolvi experimentar o HJC, foi um grande erro, pois apesar de encaixar bem na cabeça a qualidade geral do mesmo com o uso deixa muito a desejar para um capacete topo de gama...
É marca que não volto a colocar como opção de compra!

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

Obrigado pela opinião amcep

Mas penso que não podemos comprar um HJC com um Shoei ou um Schuberth.  A própria marca, com os preços que pratica, posiciona-se num segmento inferior, não?

lanala

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2017, 01:35 »
Boas companheiro. Eu tive o mesmo problema e optei por um Nolan por causa do formato da minha cabeça.

Rodinhas - Por uma questão de preço e dessa forma pondo de parte o Shoei Neotec, por exemplo?

Rodinhas

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2017, 07:34 »
Rodinhas - Por uma questão de preço e dessa forma pondo de parte o Shoei Neotec, por exemplo?
Eu comprei um integral, mas dos modulares que experimentei (nenhuma dessas marcas), o que melhor me serviu foi o Airoh Phantom.
No entanto, a minha compra teve em conta o preço dos capacetes - não me estava a ser fácil pagar um ordenado mínimo pelo meu primeiro capacete.
Para mim os critérios foram: conforto, segurança efetiva (pesquisa na net e vê as reviews no revzilla, há lá quase todos os modelos) segurança percepcionada e só no fim o preço.

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #11 em: 26 de Abril de 2017, 16:01 »
Obrigado pela opinião amcep

Mas penso que não podemos comprar um HJC com um Shoei ou um Schuberth.  A própria marca, com os preços que pratica, posiciona-se num segmento inferior, não?
Não será bem assim... o HJC RPHA 10 é também considerado um topo de gama, no entanto como já referi os materiais utilizados não são da melhor qualidade, nomeadamente os plásticos de proteção de queixo e nariz (Que acabam por partir/rachar, já foram 2 jogos em garantia...), assim como os encaixes da viseira são construídos por um plástico manhoso o que é pena pois é um sistema muito prático para tirar e colocar a viseira.
Em relação à resistência de impacto e protecção não consigo avaliar e espero bem assim continuar...
Em termos de material até o AGV está muito melhor, a minha filha tem um e consigo ter comparação.

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 16:32 por Admin19 »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2017, 10:44 »
O RPHA 10 e o 11 estão muito bem conseguidos, cedem um pouco nos testes de segurança Sharp, mas não os chamaria de capacetes de topo, a nível de Shoei ou Schubert
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2017, 18:20 »
O RPHA 10 e o 11 estão muito bem conseguidos, cedem um pouco nos testes de segurança Sharp, mas não os chamaria de capacetes de topo, a nível de Shoei ou Schubert
Concordo e acrescento que nem perto lá chegam, no entanto são topo dentro da marca HJC, logo deveriam ter mais qualidade do que aquela que apresentam e ainda por cima o preço de aquisição é muito próximo de outras marcas top.

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk


Joaocruz

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #14 em: 27 de Abril de 2017, 23:35 »
Boas Ianala,
Eu em Agosto, estava também indeciso entre o Schubert C3 Pro e o Shoei.
Acabei por decidir pelo Shoei, porque:
Já tinha tido outros Shoei e sei da qualidade de marca
Encaixava bem na cabeça
Bons materiais interiores

O Schubert, embora os reviews também fossem bons, mas quase todos afirmam que está um pouquinho (muito ligeiro) abaixo do Shoei, mas imperceptivel para muitos.
No final, acabei por escolher o Neotec em prateado, comprado na Ramirez (site em Espanha), por cerca de 400 EUR.

Falas no Nolan N-91/N104. Já pensaste/viste da mesma fábrica da Nolan este capacete: Xlite X-1004?Também dizem muito bem dele (em Espanha, pois em Portugal, ainda não vi nenhum destes).

lanala

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #15 em: 02 de Maio de 2017, 17:05 »
No final, acabei por escolher o Neotec em prateado, comprado na Ramirez (site em Espanha), por cerca de 400 EUR.

Falas no Nolan N-91/N104. Já pensaste/viste da mesma fábrica da Nolan este capacete: Xlite X-1004?Também dizem muito bem dele (em Espanha, pois em Portugal, ainda não vi nenhum destes).

Por esse valor era capaz de perder a cabeça e encomendar um Neotec também. Foi alguma promoção especial?

Relativamente ao X-lite, nunca experimentei nenhum, mas por esse preço comprava um Shoei Neotec.

Joaocruz

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #16 em: 02 de Maio de 2017, 23:58 »
Foi uma promoção no Ramirez.
Se consultares o site, dá-te um preço. Se fizeres log on, dá-te um preço muito mais em conta. Experimenta, pode ser que consigas.
Boas curvas,
JpC

lanala

  • Visitante
Re: Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #17 em: 03 de Maio de 2017, 00:13 »
Foi uma promoção no Ramirez.
Se consultares o site, dá-te um preço. Se fizeres log on, dá-te um preço muito mais em conta. Experimenta, pode ser que consigas.
Boas curvas,
JpC

Hhmm.. isso é estranho. Por acaso hoje fiz o registo e depois de o ter feito não notei diferenças de preço, mas amanhã confirmo novamente. Obrigado pela dica!

lanala

  • Visitante
Schuberth C3 Basic & Shoei Neotec & Nolan N91 / N104
« Responder #18 em: 04 de Maio de 2017, 23:26 »
Acabei por optar por comprar um Nolan N104 para já. Pareceu-me um bom compromisso entre qualidade/conforto/preço.

Depois de o experimentar, gostei bastante do campo de visão e do conforto do capacete. O único ponto menos positivo para já, será o nível de ruído. A partir dos 50 km/h e com vento de frente, senti que começa a fazer um pouco de ruído mas poderá ser também porque visto que o diâmetro da minha cabeça (56,5 cm) fica entre o S e o M e por ter comprado o M, talvez tenha alguma folga e por isso afecte um pouco o isolamento.


De qualquer forma, visto que é o meu primeiro capacete modular, não tenho grande termo de comparação.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 23:28 por lanala »