Eu julgo que a questão do topico não seja tanto por andar entre os carros, mas sim com a velocidade com que alguns o fazem, isso é que é preocupante.
Já assisti inclusive a 1 acidente à minha frente graças a uma chopper que vinha lançada e o motociclista que ia na sua frente ouviu o grito do escape e assustu-se e caiu em plena 2.ª circular (eu assisti a isto).
Para não falar na condução sem luvas, ainda hoje em Lisboa vi motociclistas a conduzirem sem luvas.(não estou a ser papista, não se trata disso, mas o bom senso, tal como andar em excesso de velocidade em vias de tráfico intenso, deve imperar).
Vá lá, vá lá, já tenho visto pessoal a conduzir R's em calções e T'Hirt
Mas os principais sustos que tive quando estava entre filas foi com motociclistas que aparecem atrás de nós e o que me irrita profundamente é a pressão que nos fazem (colam-se a roda ou dão "gazadas").
Bem o que é considerada uma velocidade considerável? No mínimo deve ser dentro do limite obrigatório consoante o local espero eu.
Tenho um colega meu que a uns anos atras partiu um braço a um condutor , porque ia a passar entre enlatados o transito estava parado e o condutor lembro-se de esticar o braço pela janela , mesmo a ultrapassar os enlatados parados é preciso ter cuidado como se pode comprovar com este caso.
Outra coisa que me faz confusão é pessoal de mota a sapar em ruas estreitas com enlatados estacionados em localidades onde andam por vezes crianças, eu em ruas estreitas apesar de não haver transito vou de atenção redobrada não vá uma criança aparecer entre carros ou um idoso ou até um cão ou gato como aconteceu até a dias um gato atravessar-se a frente de um colega nosso, por sorte o sistema ABS dele resultou e manteve a bicha de pé.
A minha regra é simples.Se o transito circular próximo ao limite de velocidade legal não vale a pena arriscar para chegar ao trabalho ou a casa 2min mais cedo.Se o transito circular a metade do limite de velocidade o meu limite é o limite legal.Se o transito estiver parado o meu limite é metado do limite legal.Excepções aplicam-se, mas tento ter isto sempre presente.Situação complicada... se por um lado o código proíbe que os condutores coloquem objectos/membros fora das viaturas em circulação, por outro o motociclista ia a praticar condução perigosa.Isto porque legalmente o circular entre os carros em situações de transito intenso não representa contra-ordenação.Simplesmente CONDENÁVEL!Se existe, numa rua, acesso directo a qualquer habitação, todo o cuidado é pouco.
Vou fazer um bocado de advogado do Diabo, apenas para mostrar outro ponto de vista.Eu sou um daqueles que infelizmente têm de fazer a 2ª Circular todos os dias desde Benfica até ao Aeroporto.Considero-me daqueles que nem 8 nem 80, e costumo circular entre os enlatados a uma velocidade razoável.E se há aqueles que abusam na velocidade, também há aqueles que vão a pastelar quase à mesma velocidade dos carros, o que causa extrema frustração.Não pelo facto da velocidade ser baixa, mas sim pelo facto de não facilitarem a passagem a alguém que possivelmente poderá ter mais confiança que eles a circular ali no meio.Muitas das vezes esta atitude causa mais acidentes visto "obrigarem" os demais a mudar de corredor de circulação.Afinal de contas, de que serve a mota se não for pra circular entre os carros nestas circunstancias? Se for pra ir atrás deles ou à mesma velocidade deles, vou mesmo de carro...E agora, por oposição ao anteriormente dito, tenho a dizer que todos os dias que circulo naquele mar de acidentes prestes a acontecer, penso no meu filhote pequeno, e que tenho de ter toda a calma e cabeça fria possível para por lá circular de modo a chegar a casa em segurança de volta para a minha família.Sempre com o devido respeito e CORTESIA (sim, porque às vezes facilitar a manobra de mudança de faixa de um enlatado em vez de tentar passar, pode salvar o companheiro que vem atrás de nós).A mensagem que quero passar é circulem dentro do limite da vossa confiança e do limite aceitável de risco.Facilitem a passagem a quem, por qualquer motivo, queira circular a velocidade maior de modo a não "obrigarem" ninguém a fazer nada ainda mais arriscado.E garantam, dentro da vossa habilidade, que chegam a casa dia após dia!
Bom. Vou comentar mais uma vez, embora continue ciente que nada desculpa a atitude de cada um e muito menos a minha.Nunca devemos arranjar desculpas para os nossos actos e isso é que aqui quero desde já deixar bem claro.Mas sou forçado a concordar com o Mauricius. Quem anda em cima de uma máquina tem de ser responsável.Duas semanas atrás, havia uma acidente no IC19 sentido Lisboa (mesmo em frente aquela maq. fotográfica meio escondida, em Queluz)Havia uma senhora no chão e uma PCX caída.Decidi parar. Estavam lá mais 2 companheiros. Por sorte da Sra., um dos companheiros vinha atrás e com uma câmara a filmar.O Companheiro era militar e quando a polícia chegou ele identificou-se. Estava tudo gravado.O senhor com uma Ford Galaxy, resolveu mudar para a faixa da esquerda. Atirou com a senhora contra o separador de betão. Apenas dizia que não a tinha visto.Isto acontece cada vez mais. Só que desta vez estava tudo filmado.A senhora ficou bem porque enquanto ali estive, fiquei com o contacto e liguei para saber como a senhora estava, por causa de umas mazelas numa canela, que estavam a causar alguma preocupação.Quando chegou o INEM e a Polícia, eu já não estava ali a fazer nada. De facto eu apenas ali estava a tentar confortar uma companheira caída.Noutro dia, aqui bem perto das Amoreiras, um senhor resolveu não avançar em hora de ponta no semáforo. O pessoal todo a buzinar... resultado... Facebook 1 - Condutores 0E isto é que se está a agravar e ninguém para para pensar um pouco.Podia ficar aqui a enunciar coisas que vejo todos os dias. Boas e más de todos os lados. Mas o texto já vai longo é creio que todos devemos reflectir um bocado. A começar por mim.
Aqui é que está a questão, são raras as motas que não andam entre carros, ainda existem condutores que optam por não circularem entre filas, mas o principal problema é a velocidade a que fazem o chamado "filtering". Eu próprio o faço com o máximo de consciencia possivel e sempre com uma velocidade razoavel (penso eu, o que não quer dizer que não tenha um azar). Mas os principais sustos que tive quando estava entre filas foi com motociclistas que aparecem atrás de nós e o que me irrita profundamente é a pressão que nos fazem (colam-se a roda ou dão "gazadas"). São piores que os carros.Já assisti inclusive a 1 acidente à minha frente graças a uma chopper que vinha lançada e o motociclista que ia na sua frente ouviu o grito do escape e assustu-se e caiu em plena 2.ª circular (eu assisti a isto).
Vou tentar ser o mais acertivo possível, não querendo ofender ninguém.Por causa dos incautos, dos sem experiência, dos afoitos, dos doidos e de mais alguns é que penso que o ideal seria haver uma formação e algumas lições para se poder adquirir uma moto/Scooter quer fosse 50cc ou 125cc. Um abraço