Autor Tópico: Seguro mota, vários condutores.  (Lida 5957 vezes)

montanha

  • Visitante
Seguro mota, vários condutores.
« em: 19 de Abril de 2017, 23:33 »
Companheiros.

Além da minha Burgman 650, arranjei uma honda lead 100 porque quer a minha mulher (carta de carro) quer a minha filha (carta de motociclo, recente) a podem conduzir.

Quando peço a simulação do seguro o meu agente diz: se a sua filha vai conduzir essa mota tem de indicar que ela a conduz porque tem menos de 25 anos e carta há menos de três.

Vai daí o preço é mais do dobro. Aliás e mais caro que o seguro do carros. 213€!!!

Ainda me avisou que se eu fizer o seguro em meu nome  e não referir que ela conduz a mota a seguradora pode negar responsabilidades em caso de acidente.

Primeiro ponto.

Isto é verdade? Eles podem recusar-se a pagar?

Então eu não posso emprestar a mota a a quem eu quiser? Por um dia por dois ou por umas horas?

Isto é legal?

Segundo.

Alguém conhece um seguro para esta situação mais barato? Isto é um roubo!

Obrigado

Boas curvas!




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #1 em: 20 de Abril de 2017, 00:22 »
Companheiro, quando comprei o carro para a minha filha fiz o seguro em meu nome pois o carro tb ficou em meu nome, o que tive que fazer foi colocar lá que ela é a condutora habitual, as companhias podem recusar-se a responsabilizarem-se em caso de acidente se não fo o titular ou o condutor habitual a conduzir a viatura, isto para os filhos, para o conjugue acho que isso não é necessário.
Foi o que me disseram na altura e várias pessoas já me tinham alertado para isso tb, mas pode ser que haja aqui quem saiba melhor sobre esse assunto.
Só para te dar uma ideia, o carro era um clio de 2004 a gasolina e numa companhia pediram-me setecentos e tal euros para fazer o seguro com ela como condutora habitual na outra fizeram por 380€ anuais.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

montanha

  • Visitante
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2017, 07:15 »
Companheiro, quando comprei o carro para a minha filha fiz o seguro em meu nome pois o carro tb ficou em meu nome, o que tive que fazer foi colocar lá que ela é a condutora habitual, as companhias podem recusar-se a responsabilizarem-se em caso de acidente se não fo o titular ou o condutor habitual a conduzir a viatura, isto para os filhos, para o conjugue acho que isso não é necessário.
Foi o que me disseram na altura e várias pessoas já me tinham alertado para isso tb, mas pode ser que haja aqui quem saiba melhor sobre esse assunto.
Só para te dar uma ideia, o carro era um clio de 2004 a gasolina e numa companhia pediram-me setecentos e tal euros para fazer o seguro com ela como condutora habitual na outra fizeram por 380€ anuais.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Ok. Obrigado.

Pelos vistos, isto é possível!




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2017, 09:27 »
Existe um protocolo de seguros com o forum " Seguros João Mata " foi onde fiz o meu 64€ anual, são excelentes em esclarecer todas as duvidas fiquei impressionado com a forma de atendimento, foi o mais barato que encontrei e com mais condições e é onde fico e onde aconcelho.

Veja aqui no link os valores

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24097.0.html

Espero ter ajudado

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2017, 09:38 »
Existe um protocolo de seguros com o forum " Seguros João Mata " foi onde fiz o meu 64€ anual, são excelentes em esclarecer todas as duvidas fiquei impressionado com a forma de atendimento, foi o mais barato que encontrei e com mais condições e é onde fico e onde aconcelho.

Veja aqui no link os valores

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24097.0.html

Espero ter ajudado



Companheiro PSH72,
Foste um com muita sorte em conseguires esse seguro porque eu e mais alguns até hoje não conseguimos nem
falar com esse senhor que prometeu ligar de volta e nada. O tal "protocolo" de seguros com o "João Mata"
não é para mim. Desejo melhor resultados a outros companheiros.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2017, 09:54 »


Companheiro PSH72,
Foste um com muita sorte em conseguires esse seguro porque eu e mais alguns até hoje não conseguimos nem
falar com esse senhor que prometeu ligar de volta e nada. O tal "protocolo" de seguros com o "João Mata"
não é para mim. Desejo melhor resultados a outros companheiros.

Bem então é de tranhar, pois liguei varias vezes sempre me atenderam, inclusive quem ficou de resolver a minha situação foi um Sr. Luis Prosperi que é de uma simpatia fora de serie até achei estranho e pensei bem para cativar clientes é sempre assim é normal, mas depois tive um problema, pois este protocolo que eles tem com a companhia victoria tem de ser anual e começa a 1 de Maio, ora na altura tive de pagar 2 meses que é até 30 ABRIL e a 1 de Maio começo apagar anual.

Ora o meu problema que tive e não deve ter sido o unico, dei o meu nib para ser efectuada a transferencia e no dia de pagamento recebi uma msg a dizer que não tinha sido feita por falta de autorização, pois como o barclays mudou para o bankinter ouve alteração do nib e tinha me esquecido disso, voltei a ligar para o Sr Luis Prosperi e ele disse não se preocupe que vou tentar resolver o mais rapido possivel essa situação, e foi ligou-me no fim da tarde com a referencia para pagar no multibanco coisa que ao ligar para a victoria me disseram que não faziam, paguei no multibanco e passado uma semana recebi a carta verde.

Por isso comigo foram 5 estrelas, não tenho razões de queixa, mas como existem lá pelo que percebi varios empregados, peça logo para falar com o Sr Luis prosperi e diga que é membro do forum CPM, e digam-me se conseguirem falar com ele o que acham da simpatia do homem  ;D

Offline HEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2015
  • Mensagens: 65
  • Localidade: Caxias
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600s
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2017, 13:59 »
O veiculo e o respectivo seguro não têm de estar obrigatoriamente no mesmo nome como popularmente se julga, o motociclo/automóvel pode estar em nome de uma pessoa, e o seguro no nome de outra pessoa.

Durante muitos anos, e ainda hoje, os pais compram os 1ºs carros/motas aos filhos recém encartados, e fazem o seguro em nome próprio, mas nas letras pequenas, costuma estar uma alínea, que define o tomador do seguro como o condutor habitual e é com base no histórico desse condutor que o preço é calculado, ora para as seguradoras, o preço para uma pessoa mais velha, com experiência e sem acidentes declarados, é naturalmente diferente do preço para um recém encartado, que é propicio a mais "azelhiçes".

Para dar o exemplo, quando tirei a carta B em 2005, um seguro para um Fiesta 1.2 de 2000 em meu nome pediram 700€, em nome da minha mãe 300€, comigo como condutor habitual rondava os 450€.

Isto numa altura em que os preços eram mais altos do que hoje, mas dá para ter uma ideia, em nome dos pais é 8, no filho recém encartado é 80, em nome dos pais com o filho como condutor declarado é um 50 (meio termo).

Agora cada um faz como achar melhor para a sua carteira, isto é como tudo, quando corre bem não existem chatices, o problema pode ser quando acontece alguma coisa.

E contra mim falo, o seguro desse Fiesta ficou em nome dos meus pais para ser mais barato  _lol_ _lol_ até ter os dois anos de carta que já dava direito a benefícios e preços a rondar os 250€ em meu nome _pol_ , acabei por ter o carro 3 anos e só quando o vendi e comprei o segundo é que já fiz em meu nome.
Na mota foi igual  _lol_ fiz os dois anos de carta este ano, na próxima renovação, já o farei em meu nome  _pol_ _pol_

A Vitorinos Seguros tem preços em conta para motociclos, em linha com a parceria do CPM creio, é uma questão de pedir simulações.

Offline ncgts125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 252
  • Localidade: Odivelas
  • Nasceu o bichinho...
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2017, 17:53 »
Companheiro...

Várias considerações que deves ter em conta...

Primeira - Efetivamente qualquer pessoa pode conduzir o teu carro ou a tua mota, desde que devidamente habilitada;

Segunda - Ninguém está livre de ter um azar, não sendo o condutor habitual...

Terceira - Se a tua filha tiver um azar num carro teu com seguro em teu nome e cujo condutor habitual sejas tu, podes ter a certeza que vão averiguar... e aí é que pode estar o problema... é relativamente fácil provar o condutor habitual duma viatura... por exemplo, cá em casa tanto eu como a minha esposa conduzimos a carrinha familiar, mas ela é a que todos os dias a utiliza para se deslocar para o seu trabalho, em local completamente oposto ao meu...

Se nunca acontecer nada, passou e poupaste uns cobres, mas se acontecer é que podem ser elas...

Mais.. qualquer seguradora percebe que um sinistro com um recém encartado cujo seguro está em nome de outro (habitualmente pai ou mãe) é aldrabice...

Custa bastante pagar esses valores, mas é também importante a tua filha começar a criar um histórico limpo de sinistros, e isso só acontece com seguros em seu nome...

Pensa bem e vê o que é melhor para ti... mas conta sempre com seguradoras cada vez mais "espertas" e com cada vez menos vontade de pagar...

Abraço

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2017, 18:14 »
Companheiro...

Várias considerações que deves ter em conta...

Primeira - Efetivamente qualquer pessoa pode conduzir o teu carro ou a tua mota, desde que devidamente habilitada;

Segunda - Ninguém está livre de ter um azar, não sendo o condutor habitual...

Terceira - Se a tua filha tiver um azar num carro teu com seguro em teu nome e cujo condutor habitual sejas tu, podes ter a certeza que vão averiguar... e aí é que pode estar o problema... é relativamente fácil provar o condutor habitual duma viatura... por exemplo, cá em casa tanto eu como a minha esposa conduzimos a carrinha familiar, mas ela é a que todos os dias a utiliza para se deslocar para o seu trabalho, em local completamente oposto ao meu...

Se nunca acontecer nada, passou e poupaste uns cobres, mas se acontecer é que podem ser elas...

Mais.. qualquer seguradora percebe que um sinistro com um recém encartado cujo seguro está em nome de outro (habitualmente pai ou mãe) é aldrabice...

Custa bastante pagar esses valores, mas é também importante a tua filha começar a criar um histórico limpo de sinistros, e isso só acontece com seguros em seu nome...

Pensa bem e vê o que é melhor para ti... mas conta sempre com seguradoras cada vez mais "espertas" e com cada vez menos vontade de pagar...

Abraço

Não é assim tão fácil provar quem é o condutor habitual, pois se existir mais que um automóvel mais dificel ainda, porque podem trocar de viatura e depois como é que provam que a viatura circula todos os dias, e imaginemos que a pessoa recém encartada tem carta e nem conduz com frequência e num dia agarra no carro e tem um azar como é que vão provar que usou só dessa vez ou mais vezes?

Se me disserem que é mais complicado ter um carro em nome de recém encartado e o seguro desse carro em nome de outro tipo pai ou mãe ai sim vai dar trabalhos, agora ter carro e seguro em nome do mesmo sem ser recém encartado como é que vão provar então quer dizer os recém encartados nunca podem conduzir o carro de ninguem que não seja os seus ou as seguradoras não vão assumir os sinistros é isso que estão a dizer?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #9 em: 20 de Abril de 2017, 18:35 »
O prêmio do seguro depende do risco, se a condutora que tiver um acidente tiver um perfil de risco superior ao esperado podem recusar o pagamento. Claro que se poderia argumentar que a utilização tinha sido esporádica, mas seria coisa para se arrastar em tribunal e de sucesso muito duvidoso
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Seguro mota, vários condutores.
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2017, 19:47 »
A lei do contrato de seguro em vigor já há uns bons anos não permite que se recuse o pagamento como é referido nos posts acima.
Há que ter algum cuidado com o que se afirma. Ou se tem certeza, ou deve-se colocar "salvo erro".

Mas é só a minha singela opinião.

Havendo acidente pode ocorrer várias coisas, como por exemplo a seguradora considerar dois agravamentos. Como se dois sinistros tivessem ocorrido.

O seguro deve estar em nome do proprietário do veículo.
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 19:49 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #11 em: 20 de Abril de 2017, 20:19 »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NSilva

  • Visitante
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #12 em: 20 de Abril de 2017, 20:32 »


Companheiro PSH72,
Foste um com muita sorte em conseguires esse seguro porque eu e mais alguns até hoje não conseguimos nem
falar com esse senhor que prometeu ligar de volta e nada. O tal "protocolo" de seguros com o "João Mata"
não é para mim. Desejo melhor resultados a outros companheiros.

Curioso que também passei pela mesma situação. Acontece que à cerca de duas semanas que estou à espera de uma resposta por parte desse Sr.
Enviei um email, tal como indicado no post da parceria e recebi uma resposta automática a informar que a Srª Anabela (salvo erro) já não fazia parte da equipa e que todos os emails eram redireccionados para o Sr. José Mestre. Passei um dia inteiro sem uma resposta até que decidi ligar para saber se já tinham verificado a situação.
Qual o meu espanto quando atende este Sr. e indica que não tinha recebido email nenhum e que tinha de enviar para o dele, ou seja, cada vez que é enviado um email para o contacto que se encontra no fórum, ele nem sequer é aberto, exatamente porque não redireciona.
Enviei o mesmo email, desta vez para o contacto do Sr. José e até hoje não tive resposta (2/3 semanas depois).
Verifico então, neste momento, que não é só comigo  _pensador_

Respondendo à questão o Seguro deve estar em nome do proprietário do veículo. Podes emprestar o teu carro / mota à tua filha e por acaso acontecer um mero "toque". A seguradora não tem como provar que a tua filha é a condutora habitual.

Um abraço

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #13 em: 20 de Abril de 2017, 21:28 »
Curioso que também passei pela mesma situação. Acontece que à cerca de duas semanas que estou à espera de uma resposta por parte desse Sr.
Enviei um email, tal como indicado no post da parceria e recebi uma resposta automática a informar que a Srª Anabela (salvo erro) já não fazia parte da equipa e que todos os emails eram redireccionados para o Sr. José Mestre. Passei um dia inteiro sem uma resposta até que decidi ligar para saber se já tinham verificado a situação.
Qual o meu espanto quando atende este Sr. e indica que não tinha recebido email nenhum e que tinha de enviar para o dele, ou seja, cada vez que é enviado um email para o contacto que se encontra no fórum, ele nem sequer é aberto, exatamente porque não redireciona.
Enviei o mesmo email, desta vez para o contacto do Sr. José e até hoje não tive resposta (2/3 semanas depois).
Verifico então, neste momento, que não é só comigo  _pensador_

Respondendo à questão o Seguro deve estar em nome do proprietário do veículo. Podes emprestar o teu carro / mota à tua filha e por acaso acontecer um mero "toque". A seguradora não tem como provar que a tua filha é a condutora habitual.

Um abraço

Eu falo por experiencia própria e o que aconteceu comigo, em relação a vocês pelo que vejo tiveram ou têm tido azar.

Eu fiz lá o meu seguro em fevereiro e foi como relatei, essa senhora Anabela tb me atendeu 2 vezes quando liguei e pelo que entendi era a telefonista ou secretaria geral.

É como vos digo quem me atendeu foi um tal Sr Luis Prosperi, se quiserem tenho o contacto dele que na altura ele forneceu-me em caso de haver algum problema, alias este mês liguei-lhe e atendeu logo para fazer a simulação do seguro para a minha carrinha e ele disse que não compensava que iria ficar caro porque no ramo automóvel era virado mais para ramo empresarial, apenas no caso das motas por ser um acordo com o fórum faziam e sai a estes preços que têm.

Aqui posso dizer e lembrei-me agora que eu mesmo assim insisti para saber o valor e ele pediu-me para enviar os dados para um colega dele que estava ligado ao sector auto e até hoje ai sim não obtive resposta, fui fazer a outro lado.


Eu não tenho nada a ganhar nem conheço o sr X ou Y, apenas falei da experiencia que tive com o que me atendeu, por isso tentem ligar e falar com o Sr Luis Prosperi e digam o que acham da simpatia desse senhor é fora de série.

Offline HEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2015
  • Mensagens: 65
  • Localidade: Caxias
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600s
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2017, 12:12 »
Decreto-Lei nº 291/2007

Citar
Artigo 6.º
Sujeitos da obrigação de segurar


1 - A obrigação de segurar impende sobre o proprietário do veículo, exceptuando-se os casos de usufruto, venda com reserva de propriedade e regime de locação financeira, em que a obrigação recai, respectivamente, sobre o usufrutuário, adquirente ou locatário.

2 - Se qualquer outra pessoa celebrar, relativamente ao veículo, contrato de seguro que satisfaça o disposto no presente decreto-lei, fica suprida, enquanto o contrato produzir efeitos, a obrigação das pessoas referidas no número anterior.

(...)
« Última modificação: 21 de Abril de 2017, 12:13 por HEsteves »

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #15 em: 22 de Abril de 2017, 01:31 »
Decreto-Lei nº 291/2007

E?
Sabes o que significa?
Seguro obrigatório, outro pode substituir-se a quem está obrigado...
Sabes quantas seguradoras aceitam tomadores diferentes dos proprietários? E em que circunstâncias?
Tenta fazer o seguro nesses moldes. Mas sem ser num mediador. Na própria seguradora.
Nos mediadores faz-se quase tudo, o problema é depois.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

montanha

  • Visitante
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #16 em: 22 de Abril de 2017, 01:34 »
O que me estão a dizer para fazer e por o seguro no meu nome é colocar a filha como condutora habitual da mota.

De qualquer das formas tudo isto é tudo menos claro.

Típico das seguradoras e dos defensores dos seus interesses.

Como de costume os prejudicados são os cidadãos.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Seguro mota, vários condutores.
« Responder #17 em: 22 de Abril de 2017, 21:41 »
Menos claro porque?
Tens dúvidas não deves ficar com elas. Se achas que estás a ser enganado há alternativas no mercado.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, 22:06 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline HEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2015
  • Mensagens: 65
  • Localidade: Caxias
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600s
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #18 em: 22 de Abril de 2017, 22:54 »
E?
Sabes o que significa?
Seguro obrigatório, outro pode substituir-se a quem está obrigado...
Sabes quantas seguradoras aceitam tomadores diferentes dos proprietários? E em que circunstâncias?
Tenta fazer o seguro nesses moldes. Mas sem ser num mediador. Na própria seguradora.
Nos mediadores faz-se quase tudo, o problema é depois.

Saboga, coloquei os primeiros pontos do decreto de lei, para toda a gente que queira saber, ver o que o mesmo diz sobre o assunto, não foi propositadamente para ninguém, se te achaste visado as minhas desculpas, pois de facto podia ter escrito isso mesmo, mas como não citei ninguém, achei que ninguém se sentiria "criticado".

Não trabalhando no sector, apenas posso falar com conhecimento de causa (salvo erro) e tendo já andado 6 meses com um automóvel de pessoa A, com seguro em nome de pessoa B, e tendo um veiculo na família em que o proprietário já nem carta tem, mas o carro está segurado em nome do filho, apenas para ir á IPO ou caso seja preciso, em ambos os casos tanto a Allianz como a Generali seguraram os veículos, sabendo que o tomadores dos seguros não foram/são os proprietários, segundo os mesmos o que interessa é os veículos estarem segurados para estarem e circularem na via publica, ou eles fogem á lei ou a mesma o permite, digo eu.

No entanto e não querendo entrar em discussões, é possível o seguro estar em nome de outro que não o proprietário ? sim ou não ? eu apenas referi (objectivamente) que sim, o que não é mentira creio (salvo erro).

Se como trabalhador do sector, ou entendido na matéria te sentiste ofendido, visado, criticado, pelas minhas intervenções, peço desculpa, pois pensava que estaríamos aqui para partilhar experiências e conhecimentos (muitos ou poucos) sobre os vários temas que se abordam no CPM e sermos esclarecidos por quem saiba mais _pol_

montanha

  • Visitante
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #19 em: 23 de Abril de 2017, 00:22 »
Menos claro porque?
Tens dúvidas não deves ficar com elas. Se achas que estás a ser enganado há alternativas no mercado.

Nada claro porque se se tem que fazer o seguro em nome do proprietário então e com ele que a companhia deve ter a sua relação de cliente não com quem conduz. Que como e o caso podem ser várias pessoas.

Porque é que uma pessoa com carta há menos tempo não pode conduzir qualquer veículo desde que legalmente habilitado? Ao criar-se /permitir-se esta situação é isso que acontece na práctica. Ou está na apólice que conduz aquele veículo, seja ele qual for, ou não o deve conduzir pois se correr mal e um problema.

Se houver acidentes nessa altura penaliza-se o tomador do seguro não quem conduzia o que torna isto tudo NADA CLARO!

Ou seja para as companhias o que lhes interessa e cobrar o prémio mais alto.

E a minha visão da coisa, mas reconheço que posso estar equivocado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Seguro mota, vários condutores.
« Responder #20 em: 23 de Abril de 2017, 21:07 »
@montenha
Um dos factores que influencia o prémio do seguro é a idade do condutor, e a data da carta (anos de carta).
Um recém encartado pode conduzir qualquer veículo, mas se tiver um acidente é normal que a penalização seja diferente.
Não se penaliza o condutor, penaliza-se o contrato de seguro.
Isto é claro porque é de conhecimento prévio à celebração do contrato. O contrário seria admissível se só tivesses conhecimento à posteriori.
O seguro deve ser feito pelo proprietário. Porque? Porque é este que está obrigado a segurar o veículo. Se este não o fizer outro pode-se substituir ao sujeito da obrigação. É isto que a lei prevê e é este o entendimento da jurisprudência.

@HEsteves
Nada melindrado. Pelo contrário.
Ou entendeste o que escrevi como algo diferente da partilha de experiência e conhecimento?
A lei que citaste e todas as outras carecem de interpretação. Apenas isso. Não se deve, por norma, olhar para o texto e ponto.

O problema destas trocas de experiências é que cada um (incluindo eu) diz umas coisas e depois que lê fica com ideia que é mesmo assim...

Apenas partilho a minha experiência pessoal com estes assuntos. Se estou certo? Se aquilo que digo é o correcto? Talvez não, mas é a experiência que tenho com o assunto debatido.

Se calhar devemos debater menos e beber mais galões. Afinal é isso que interessa e nos faz felizes.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

rcsf

  • Visitante
Re: Seguro mota, vários condutores.
« Responder #21 em: 23 de Abril de 2017, 23:16 »
Boas
Vou contar a minha experiência. A minha esposa tirou a carta quando já estávamos juntos e sempre conduziu os carros que sempre estiverem em meu nome e ela já teve acidentes com e sem culpa dela e nunca tivemos quaisquer problemas em ser resarcidos ou os outros condutores terem os carros arranjados. Tive seguro na Axa, Liberty, Tranquilidade,Fidelidade e Mapre. Um dos acidentes foi uma traseirada e tínhamos 4% de franquia e não houve qualquer agravamento por ser ela a conduzir, pagamos cerca de 400€ que o valor que correspondia.
Esta é a minha experiência.
Cumprimentos