Autor Tópico: Comprar o primeiro capacete  (Lida 5974 vezes)

Rodinhas

  • Visitante
Comprar o primeiro capacete
« em: 19 de Abril de 2017, 00:33 »
Boas noites pessoal.

Comprar um capacete pela primeira vez é algo complicado... Pareço a minha mulher a escolher roupa... _lol_

Desde que decidi comprar uma moto, que vai ser uma sym gts de 125 cc, tenho falado com quatro amigos motards (dois deles ex-scotards) e que me recomendaram "o capacete que eles usam"...  _pensador_ Fiquei na mesma.. três usam integrais e um deles modular. Se fosse por aqui, ganhava o integral em número de votos..

Não estando convencido com este tipo de critério, decidi procurar ajuda nos vendedores. Após visitar três lojas de capacetes em Lisboa, venho aqui declarar a minha crescente dúvida sobre o que escolher.

A minha maior sensação à saída das lojas foi a de que em todas elas, fiquei com a impressão que me queriam vender o capacete que tinham em stock ou que iriam ter maior margem na venda.

Mais do que pedir um conselho, que será sempre bem vindo, acho importante deixar aqui o relato da minha experiência até agora:

Na primeira, Loja A, fui completamente às cegas e foi-me recomendado comprar o nexx xt1 por um cliente que lá estava e que foi prontamente reforçado pelo empregado, sem no entanto ter um tamanho disponivel para a minha cabeça e que me disseram que só iam ter se eu o encomendasse - sem saber qual seria o tamanho certo...  _martelada_

Na segunda loja, Loja B, fui atendido duas vezes por pessoas diferentes que me recomendaram dois capacetes diferentes, os dois Nexx - o XT1 e o XR2. Na primeira vez, apesar de me recomendarem o XT1, não havia o L nem o XL, então experimentei o XR2, tamanho L que me magoava no queixo. Deixei o contacto e fiquei de voltar quando tivessem um L do XT1, se esse estivesse apertado, poderia então encomendar o XL.  _pensador_

Em outra, Loja C, recomendaram-me comprar ou o Caberg Duke ou o Airoh Phantom. Experimentei o XL dos dois modelos e o que gostei mais foi do Phantom, pareceu-me mais confortável que o Duke. Saí de lá contente, mas com a sensação de que poderia estar a ser dirigido para um determinado tipo de capacete que me tinham recomendado não comprar, então decidi voltar à segunda loja.

A segunda vez que fui à loja B, falei ao vendedor que lá estava nos capacetes modulares que vi na loja C (que também existiam nesta loja) e se ele me podia dar a opinião dele sobre eles, o vendedor fez uma cara de "wtf para que queres isso?!?!?".

Foi então que ele me voltou a recomendar os Nexx (mas se eu quisesse gastar dinheiro "podia comprar o HJC RPHA 11 que é um dos melhores do mercado") e voltei a experimentar o Nexx XR2, tamanho L que me entrou com alguma dificuldade mas que me pareceu estar bem justo à cabeça. Nessa altura percebi que, se calhar, da primeira vez tinha colocado mal o capacete e o vendedor não tinha conseguido aperceber-se disso... :-?

Sem experimentar o XT1, fiquei mais inclinado para o XR2, uma vez que não preciso da lente escura que desce no XT1 e o vendedor disse-me que o XR2 tem um maior angulo de visão. Mas este não será um capacete mais indicado para corridas do que para andar no trânsito?? Não cheguei a experimentar o HJC porque entretanto entrou outro cliente e o vendedor viu que eu não ia comprar nada nesse dia e voltou-se para esse cliente.

Resumindo:
- Fiquei com um problema - ao fim de visitar três lojas de capacetes, ainda não percebi se a minha cabeça é L ou XL.
- Ainda não sei se deva comprar um modular ou um integral. Gostei da sensação dos modulares, mas compreendo que o integral possa ser mais seguro - não ponho de parte nenhum dos 4 que me foram falados, mas não sei sinceramente qual irei escolher. Se tivesse de escolher um agora, a escolha era o Phantom e o XR2, apesar de ter experimentado tamanhos diferentes destes capacetes.

Uma coisa é certa. Terei de encontrar uma loja que me consiga dizer qual o tamanho correto da minha cabeça e ajudar a saír desta confusão.

Para rematar, encontrei um site que é o fc-online.de que me parece ter preços mais baratos que nas lojas fisicas em Portugal. No Airoh a diferença é mais de 100€. Será que é seguro comprar capacetes online?

Vou atualizando este tópico com as minhas novas descobertas e com a eventual escolha.

Saudações a todos. E se quiserem dar dicas, estão à vontade! :)

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2017, 11:06 »
Como não sei a que lojas foste, aconselho-te a ir à Motovest.
Fala com o João ou o Rogério, que te aconselharão.
O capacete mais seguro será um integral, o mais prático, um modular. Eu não consigo andar com capacetes fechados, por isso, tenho um modular.
Antes de comprar, dá uma vista de olhos neste site: https://sharp.dft.gov.uk/
Dá preferência a um capacete com classificação de 4 ou 5 estrelas. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o que é mais caro é o mais seguro...
Procura bem o que te faz sentir mais confortável e seguro.
Agora, todos te vão aconselhar o capacete igual ao que Têm, porque é o melhor do mercado...  _lol_ _lol_ _lol_
Esta situação é a que melhor espelha o provérbio "Cada cabeça sua sentença".
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2017, 11:31 »
Viva
Estás a fazer bem em experimentar vários e ver o que te convém.
Sobre a questão da compra online eu fiz isso e dei-me bem.
O conselho que te dou é o de exoerimentares numa loja física primeiro. Nos preços é só vantagens.
Boa escolha

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

tparracho

  • Visitante
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2017, 12:00 »
Vou tentar ajudar-te, dentro do possível. Primeiro convém definires bem o que dás mais valor e qual o orçamento máximo que estás a pensar gastar no capacete. Para te ajudar a definir os pontos mais importantes, tenta responder às seguintes questões:

- orçamento máximo?
- Pretendes ter lente solar integrada ou não?
- pretendes poder abrir o capacete no Verão, ou noutras situações (capacetes integrais são mais quentes no verão e para conversares com outras pessoas com o capacete posto, é mais dificil, mas a segurança é maior)?
- Valorizas boa insonorização, ou é algo que não te preocupa?
- Pretendes andar de mota no inverno, inclusivamente quando estiver tempo chuvoso?
- Preocupa-te a segurança do capacete? (vê a página da sharp que o carlujo indicou)

Eu tenho um nexx Xt1 com 2 anos de utilização diária. o que te posso dizer sobre ele é o seguinte:

 _pol_
- Boa visibilidade geral (o raio de visibilidade é bom, incluindo a visibilidade lateral)
- funciona bem quando apanha chuvadas, não deixando entrar água e o pinlock não deixa a viseira embaciar
-a nível de qualidade de construção, considero-o num patamar médio. com 2 anos de utilização diária já tem uma das almofadas da zona do pescoço a perder o revestimento a imitar pele (mas já percebi que isso aconteceu porque essa almofada roça no velcro do casaco. A outra almofada do outro lado ainda está em boas condições)

 _thumbdown_
- A insonorização é um dos principais pontos negativos deste capacete. É barulhento e as entradas de ar do topo do capacete podem por vezes fazer barulhos incomodativos (consoante a orientação do vento)
- A fixação das almofadas das bochechas é feita por pinos de plástico que encaixam na estrutura do capacete. Ao tirar uma dessas almofadas para a lavar, a zona de encaixe ficou deformada, fazendo com que esse pino já não faça "click". A almofada não ficou solta porque ela tem mais pontos de encaixe, mas na minha opinião o sistema não é dos melhores para quem queira lavar o revestimento com alguma frequência.
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 12:03 por tparracho »

Offline LPeralta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 125
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #4 em: 19 de Abril de 2017, 18:10 »
Boas Rodinhas!

Se gostas do RPHA vê outros modelos da mesma marca mas a gama abaixo. Nao são muito caros e sao de boa qualidade. Experimentas o tamanho numa loja que tenha capacetes da marca e mandas vir um pela net
Eu comprei o meu assim e estou bastante satisfeito. Nem imaginas o quanto poupei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
LP

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #5 em: 19 de Abril de 2017, 19:54 »
Boas Rodinhas!

Se gostas do RPHA vê outros modelos da mesma marca mas a gama abaixo. Nao são muito caros e sao de boa qualidade. Experimentas o tamanho numa loja que tenha capacetes da marca e mandas vir um pela net
Eu comprei o meu assim e estou bastante satisfeito. Nem imaginas o quanto poupei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

E qual foi a loja que mandas-te vir?

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #6 em: 19 de Abril de 2017, 20:57 »
Boas Rodinhas!

Se gostas do RPHA vê outros modelos da mesma marca mas a gama abaixo. Nao são muito caros e sao de boa qualidade. Experimentas o tamanho numa loja que tenha capacetes da marca e mandas vir um pela net
Eu comprei o meu assim e estou bastante satisfeito. Nem imaginas o quanto poupei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Eu também fiz isso, experimentei o HJC IS-17 e mandei-o vir da http://www.helmetcity.co.uk/

Atualmente a Motocard em Espanha tem melhores preços e portes grátis: https://www.motocard.com/

Não precisas experimentar, medes a circunferência da cabeça e lá têm a correspondência do tamanho. E até permitem uma troca (por outro tamanho) grátis!!!

Deixo aqui um capacete bom com uma excelente relação qualidade/preço e a meu ver, muito bonito: https://www.motocard.com/cascos/hjc-is_17_tridents_mc_1.aspx
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 21:02 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline LPeralta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 125
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #7 em: 19 de Abril de 2017, 21:05 »
Eu também fiz isso, experimentei o HJC IS-17 e mandei-o vir da http://www.helmetcity.co.uk/

Atualmente a Motocard em Espanha tem melhores preços e portes grátis: https://www.motocard.com/


Eu mandei vir atraves do site fc.moto. O meu por acaso tambem é um IS-17. Ate agora nao tenho nenhum defeito a apontar. Em termos de segurança tem uma boa classificação e acho que é um dos melhorzinhos no que toca á relação preço / qualidade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
LP

JViegas

  • Visitante
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2017, 10:33 »
Mais umas achegas companheiro:

1º Compra o melhor capacete que puderes (é bom seguir os testes da SHARP), tal como já te referiram nem todo o capacete caro tem obtido bons resultados nestes testes. Porque é a tua cabeça que bate no alcatrão.

2º O capacete tem que te ficar justo sem te apertar a cabeça. Deves ter isso em conta quando experimentares independentemente da medida L ou XL ou M ou S. Ter em conta que com o uso regular o capacete irá ficar mais largo. Deves sempre medir o diâmetro da tua cabeça e corresponder na tabela do fabricante qual a medida.

3º Cores vivas ou sólidas são sempre mais baratas e se gostares de florescentes ou outra cor viva, estás a aumentar a tua visibilidade. Há quem goste e quem não goste.

4º Tipo de capacete para o tipo de mota/scooter. Se comprares um capacete para andar numa mota de estrada, e depois conduzes um trail por exemplo, a proteção aerodinâmica do capacete não resultará pois estarás numa outra posição de condução.

5º O capacete fará sempre barulho. Barulho que podes suportar por 20 minutos ou por uma hora, no entanto para viagens longas o uso de proteções auriculares especificas para a condução de motas é recomendada. A perda de audição não é recuperável. Face ao que escrevo, a escolha do capacete deve ser tida em conta pelo uso que darás ao veículo: é um uso intensivo, diário? Ou só para o fim-de-semana? Viagens longas? Viagens curtas? Viagens em grupo ou com pendura (devido ao uso de intercomunicadores).

Mais uma notas:

Pessoalmente prefiro capacetes integrais e com visor escuro. Por escolha de principiante não comprei um capacete com pinlock (mas posso comprar e colocar no meu) e não comprei uma cor clara/florescente.

Futuramente, o meu capacete, será integral, com pin lock, florescente ou cor viva e pelo menos com 4/5 estrelas nos testes da SHARP

Se na loja o funcionário não te der umas dicas sobre como deve "assentar" o capacete: se o capacete, quando colocado na tua cabeça não se move demasiado bem de uma lado para o outro, ou se é possível levantar em demasia o capacete através do queixo, então não te estarão a dar as dicas corretas sobre o uso do capacete ideal para ti.

A compra on-line devem ser tidos os seguintes prossupostos:

1º Mais barato do que em loja física, maior diversidade;
2º Demora na reposição em caso de defeito de fabrico ou medida errada encomendada (envios por correio);
3º Menor apoio personalizado caso seja adquirido numa loja física.

Boas escolhas e que sejam acertadas para o teu caso mediante os conhecimentos adquiridos.
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 10:37 por JViegas »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #9 em: 20 de Abril de 2017, 11:20 »
Eu então, apesar de preferir de longe os integrais e de já ter tido dois (um AGV que não me lembro do modelo e um Nexx XT1), estou em vias de comprar um modular, o Shoei Neotec Imminent TC-3...

E porquê? Porque desde que comecei a andar de moto tenho utilizado integrais, e tenho reparado que ando a trocar de óculos com muito mais regularidade, e a PDI explica parcialmente mas não na totalidade... Os últimos óculos (e actuais) têm cerca de 4/5 meses e vão ser assistidos em garantia para troca das hastes (em titânio) pelas mesmos terem cedido com o põe e tira e ajusta aqui e ali, algo essencial quando se usa lentes progressivas (e eu tenho cerca de 6 dioptrias)...

Por isso deixo aqui uma salvaguarda e aviso: quem usa óculos o dia todo tenha em atenção que os modulares são mais user friendly para os mesmos, pois permitem os colocar e tirar com muito mais facilidade...

E porquê gastar um ordenado mínimo num capacete? Porque já cheguei à conclusão que atalhar caminho não compensa, é sempre a curto/médio prazo. Os testes SHARP dizem muito, mas não tudo: não valiam os níveis de ruído, a sua durabilidade, a utilização repetida e exaustiva dos capacetes todos os dias, apenas a sua resistência em caso de acidente, isto é, impacto (que atenção, é importantíssima)!

E quer queiram quer não, nestes pontos subjectivos que uma marca de topo faz toda a diferença...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2017, 18:45 »
Sinteticamente, numa scooter 125 recomendo um modular, porque tem imensas vantagens no uso e quase sem desvantagens que estão ligadas à velocidade de circulação. Depois recomendava que fosses ao Sharp ver se o modelo que queres tem nota máxima de segurança ou pelo menos 4 estrelas. Depois de escolher um ou dois que correspondam ao que queres vais às lojas experimentar, o ser M ou L não interessa porque pode mudar entre marcas e por vezes entre modelos.
Por último, não admira que cada loja tenha um objectivo de vendas, seja para escoar stock ou porque tem maior margem de ganho ;). Por último, há por aqui um tópico sobre capacetes. :)
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 18:46 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Rodinhas

  • Visitante
Re: Comprar o primeiro capacete
« Responder #11 em: 24 de Abril de 2017, 15:46 »
Olá Companheiros,

Obrigado a todos pelas vossas dicas, segui o conselho do Carlujo e fui à Motovest, foi a loja onde fui melhor aconselhado.

Acabei por escolher um Nolan N87, que só não o comprei na loja porque iria demorar 45 dias a chegar a cor que pretendia... Em relação ao preço, eles faziam um preço bastante competitivo, igual ao da loja online.

Fiz a compra hoje na Motocard, ainda mais tive a sorte de estar com uma promoção de desconto de 5% sobre o preço final.
Já está a caminho, só não deve ser entregue amanhã porque é feriado.

Porque escolhi este capacete? É confortável, senti a minha cabeça aconchegada, tem boas entradas de ar, a viseira de sol interior não interferiu com os meus óculos e acima de tudo senti-me seguro com ele colocado.

Por isso... quando virem uma  scooter_ com um capacete da cor do  _slb_, ja sabem, é este vosso companheiro.

Em jeito de conclusão, o conselho que deixo a todos os novos scootards que procurem um capacete é que investiguem e experimentem modelos até estarem confortáveis com os motivos que os façam tomar a decisão de compra.

Saudações!