Autor Tópico: Action Cam ThiEYE T5e  (Lida 6808 vezes)

pjmartinho

  • Visitante
Action Cam ThiEYE T5e
« em: 08 de Abril de 2017, 15:42 »
Decidi dedicar-me a umas brincadeiras com action cams e comprei esta pois, pelo preço que tem, não há muito que enganar. De qualquer forma, os resultados não foram nada maus e consegue-se bater, em termos de imagem, com outras action cams bastante mais caras.

Fica aqui um link para um video que fiz onde tem alguns testes à imagem produzida por ela.

O que me deixou realmente desapontado, é a fraca qualidade com que os videos ficam no youtube devido ao sistema de compressão que utiliza  _martelada_


Dajo

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #1 em: 11 de Abril de 2017, 07:47 »
Encomendei uma destas também


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pjmartinho

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #2 em: 11 de Abril de 2017, 14:14 »
Já fiz mais uns testes com ela e realmente a qualidade da imagem é muito boa, mesmo em situações de grande contraste de luminosidade. Custando menos de 110€ é, como diriam os camones do outro lado do atlântico, um "bang for the buck".

Como chinesice que é tem os seus defeitos... o som é mono, trás poucos acessórios com ela, embora no manual indique que trás mais. O manual também tem uma imagem explicativa dos botões/ranhuras que existem na máquina e inclusivamente diz que tem uma entrada de microfone externo... na realidade, essa entrada só existe na cabeça de quem desenhou a imagem. O facto de trazer 2 baterias é muito bom, pois a duração, de cada uma, é de cerca de hora e meia, mais ou menos (não medi o tempo com exactidão).

O estabilizador de imagem não é grande coisa e só funciona em resoluções até 1080p a 60fps. Em resoluções maiores, ou com mais fps, já não é possível liga-lo mas, na realidade, não se nota grande diferença entre ter o estabilizador ligado ou desligado.

O modo "superview" provoca uma grande distorção na imagem o que, para mim, faz com que não seja aproveitável. Se o modo "normal" tivesse menos amplitude (menos de170º), para mim, seria o ideal, ou então ter um modo "narrow view".

Este é um caso para dizer que "a cavalo dado, não se olha ao dente" e, aquilo que oferece pelo preço que custa compensa os pontos fracos da camara. Se fosse fazer grandes produções cinematográficas, então iria para outras camaras com mais funcionalidades, nomeadamente a Garmin Virb Ultra 30 que arruma a um canto a GoPro 5 Black mas, pelo preço da Garmin, quase posso comprar 4 camaras destas, ou comprar 3 e ainda sobra uma pipa de €€ para acessórios.

Nisto tudo, o que é mesmo mau, é o sistema de compressão de videos usado pelo Youtube que destroi a boa qualidade da imagem gerada pela camara.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #3 em: 14 de Abril de 2017, 07:28 »
Video de testes de imagem e som.

Só falta acertar as configurações de renderização para o youtube de forma a que este não penalize tanto o resultado final.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2017, 11:15 »
Gostei bastante da explicação  _pol_

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #5 em: 17 de Abril de 2017, 22:42 »
Decidi dedicar-me a umas brincadeiras com action cams e comprei esta pois, pelo preço que tem, não há muito que enganar. De qualquer forma, os resultados não foram nada maus e consegue-se bater, em termos de imagem, com outras action cams bastante mais caras.

Fica aqui um link para um video que fiz onde tem alguns testes à imagem produzida por ela.

Não ficou mal!

Citar
O que me deixou realmente desapontado, é a fraca qualidade com que os videos ficam no youtube devido ao sistema de compressão que utiliza  _martelada_

Também verifiquei isso quando cliquei no link, mas depois cliquei nas definições (botão roda dentada) e verifiquei que estava a 144p. Depois mudei para HD (720p) e ficou bem melhor!

Espero que faças bom uso da câmar e partilhes com o pessoal belos passeios de moto!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

pjmartinho

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #6 em: 12 de Junho de 2017, 17:53 »
Foi lançada uma nova versão desta camara que já tem a entrada para microfone externo.

Por outro lado, como a maioria das camaras chinesas usa o mesmo processador, o firmware de uma pode servir noutra diferente e assim é, no caso desta camara. Assim, instalei o firmware da SJ7 Star da SJCAM nesta ThiEYE T5e.

Como a SJ7 Star tem écran táctil e a T5e não tem, todas as funcionalidades da camara têm de ser usadas através dos botões sendo que um deles (o botão da seta para baixo) fica inoperável e os outros funcionam de forma diferente mas, é possivel efectuar as configurações quase todas (exceptuando a data e a hora). Como este tipo de camaras não são feitas para se andar sempre a trocar as configurações, o facto de ter um botão que não funciona, para mim, não é importante pois configuro a máquina uma vez e fica assim.

O meu interesse nesta alteração deve-se ao facto de se poder alterar o campo de visão na SJ7 Star e não ser possivel fazer isso na T5e que tem, para mim, um campo de visão é demasiado amplo provocando grandes distorções... o que está perto aparece demasiado perto, enquanto o que está a média distância parece estar muito mais longe do que está na realidade.

Fica aqui um video do resultado final da aplicação do firmware de uma máquina noutra diferente.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #7 em: 03 de Setembro de 2017, 14:36 »
Algumas camaras da Sony, a Garmin Virb Ultra, a GoPro 5 (black) têm GPS integrado pelo que, ao filmar, elas incluem no filme as informações do GPS para que os respectivos softwares intrepretem essa informação e apresentem sob uma forma gráfica qualquer. O problema só está no preço de cada camara dessas... perto dos 500€. Como não tenho nenhuma destas camaras, usei a ThiEYE T5e e esta aplicação no telemovel para recolher os dados do GPS, mas penso que qualquer uma que permita gravar o percurso feito servirá para o efeito.

O resultado é este que se pode ver.

O software da Sony é "fechado" (penso que o da GoPro também é, mas não testei) no sentido em que não permite usar filmagens "normais" e depois acrescentar a informação do GPS, mas o software da Garmin já permite que se faça isto, embora seja algo limitado nas capacidades de edição, mas dá para colocar aqueles overlays e depois usar o filme resultante noutro software de edição de video mais sofisticado.

Basta só "juntar as partes" tendo somente o cuidado de sincronizar os dados do GPS com a imagem, usando um determinado local conhecido como referência e, por fim, escolher os overlays que se pretendem. Agora, se os dados recolhidos pelo GPS tiverem erros eles vão aparecer, e é por isso que indica sempre uma velocidade qualquer, mesmo quando estou parado, mas penso que estes erros se devem ao facto de ter o telemovel guardado no "porta luvas" da mota pois não tenho nenhum suporte de telemovel montado.

O trabalho que dá incluir estes overlays é muito pouco pois não usei o software para fazer a edição. Gasta-se 1 ou 2 minutos a fazer a sincronização dos dados do GPS com as imagens, e uns 4 ou 5 minutos a escolher os overlays que se pretendem sendo que, se podem criar templates ao nosso gosto o que facilita utilizações futuras. A unica coisa que é relativamente demorada é a exportação do video com os overlays, mas isso é o computador que faz sem a nossa intervenção.

Na minha opinião, estas informações podem ser usadas para complementar algumas imagens de um video, com alguma informação extra, e dar um look diferente do que habitualmente se vê, mas não me parece que seja uma coisa que deva ser usada constantemente.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #8 em: 03 de Setembro de 2017, 15:15 »
Desculpa, não percebi completamente.
Com o Speedometer Como se obtém aquele mini-mapa e as informações de velocidade, etc. em vídeo?
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

pjmartinho

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #9 em: 03 de Setembro de 2017, 17:08 »
Não tem que ser forçosamente com o Speedometer, mas o software a ser usado no telemovel tem de permitir gravar o track no formato .GPX que, basicamente, é um ficheiro de texto com esta info lá escrita:

...
<trkpt lat="38.44449541" lon="-9.10261523"><ele>85.0</ele><speed>0.0</speed><currentdistance>0.0</currentdistance><timeelapsed>00:00:00</timeelapsed><time>2017-09-02T13:41:10Z</time></trkpt>
<trkpt lat="38.44458172" lon="-9.10277878"><ele>79.0</ele><speed>2.99</speed><currentdistance>53.365887</currentdistance><timeelapsed>00:03:18</timeelapsed><time>2017-09-02T13:44:28Z</time></trkpt>
<trkpt lat="38.44480928" lon="-9.10273408"><ele>85.0</ele><speed>5.95</speed><currentdistance>81.98717</currentdistance><timeelapsed>00:03:23</timeelapsed><time>2017-09-02T13:44:33Z</time></trkpt>
<trkpt lat="38.4449449" lon="-9.102638"><ele>84.0</ele><speed>7.61</speed><currentdistance>99.54017</currentdistance><timeelapsed>00:03:25</timeelapsed><time>2017-09-02T13:44:35Z</time></trkpt>
...


No caso do Speedometer quando se sai da aplicação ele pergunta se se quer gravar o track... outros softwares fazem isso automaticamente enquanto outros não o fazem. Depois é necessário procurar esses ficheiros .GPX no telemovel e guarda-los numa pasta mais acessível.

O software da Garmin, permite importar o video que foi filmado e "somar" este ficheiro do GPS e, as informações/mini-mapa que aparecem no video são os tais overlays que a aplicação da Garmin tem para serem colocados no video.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #10 em: 03 de Setembro de 2017, 18:02 »
Ahh! Então o segredo estava no software da Garmin que foi o que eu não liguei nenhuma.
Tenho que investigar e testar isso com tempo.
Obrigado.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

pjmartinho

  • Visitante
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #11 em: 03 de Setembro de 2017, 19:30 »
Ahh! Então o segredo estava no software da Garmin que foi o que eu não liguei nenhuma.

 _martelada_

Um video de como usar o software em 4 minutos. Demora mais tempo a exportar o video do que a colocar os overlays.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Action Cam ThiEYE T5e
« Responder #12 em: 04 de Setembro de 2017, 11:28 »
Obrigado!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD