Autor Tópico: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança  (Lida 9453 vezes)

JViegas

  • Visitante
Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« em: 17 de Março de 2017, 16:57 »
Olá a todos.
Após uma pesquisa não encontrei resposta.

Uma pergunta simples ao pessoal mais experiente nestas "andanças":

A muda do óleo de travões deve ser efetuada com as pastilhas novas/semi-novas ou devo-me certificar que a mesma quantidade de óleo de travões (velho) que retiro seja reposta com o novo?

Ao substituir o óleo de travões com as pastilhas com alguns milhares de kms, o seu nível não está no máximo, logo se substituo o óleo com pastilhas com alguns milhares de kms, não posso colocar o óleo no nível máximo, certo?

Obrigado pela resposta.






TMaxer

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #1 em: 17 de Março de 2017, 17:02 »
Podes mudar o oleo sempre que quiseres...

embora tenhas que ver o nível sempre que mudas de pastilhas pois como disseste ao meter pastilhas novas vais alterar o nível no deposito.


O nível onde deves deixar (repor) o óleo é o indicado nas bombas... nunca enchas ate acima pois as bombas funcionam levemente pressurizadas 
_pol_  _convivio_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #2 em: 17 de Março de 2017, 17:05 »
Podes sempre substituir o óleo de travões até ao nível máximo, independentemente do estado das pastilhas. Geralmente o construtor manda substituir a cada 2 anos.
Ao trocares as pastilhas poderás ter de retificar o nível.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

JViegas

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #3 em: 18 de Março de 2017, 18:41 »
Obrigado a ambos.

Estava a pensar ser eu a substituír o liquido dos travões da minha maxi, mas depois de olhar bem para a aquilo não vou mudar:
Existem dois parafusos e não sei qual deles será para sangrar.



Em abril voi mudar a correia e roletes. Aproveito mando mudar as pastilhas e o liquido.

TMaxer

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #4 em: 18 de Março de 2017, 21:32 »
É o de cima... o ar fica sempre por cima do liquido  ;) _lol_

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #5 em: 18 de Março de 2017, 23:06 »

              Cuidado a mudar o óleo de travões. Se entrar ar, ficas sem travões. É melhor ser alguém que perceba desse assunto!
José António Ferreira

JViegas

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #6 em: 20 de Março de 2017, 15:53 »
Obrigado companheiros pelas respostas e pelo cuidado.

Não irei mudar o liquido sem ter todas as certezas. Aliás irei começar por outras intervenções.
Estou apenas a "estudar" o caso. Obrigado pela preocupação.


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #7 em: 22 de Março de 2017, 13:07 »
A minha opinião.
Muda só o óleo ao mudar as pastilhas. Mudas as pastilhas e depois o óleo e ele deve ficar no máximo.
Se mudares a meio e meteres no máximo quando meteres pastilhas novas ele vai subir acima do máximo e terás que retirar óleo que tens a mais.
Isso são os dois de purga, bem feito é através de vacuo da menos trabalho e fica muito melhor, existe na internet uns aparelhos que ajudam nisso sem precisar de ajuda para bombear o óleo.

Abraço
[/URL]

JViegas

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #8 em: 22 de Março de 2017, 14:22 »
A minha opinião.
Muda só o óleo ao mudar as pastilhas. Mudas as pastilhas e depois o óleo e ele deve ficar no máximo.
Se mudares a meio e meteres no máximo quando meteres pastilhas novas ele vai subir acima do máximo e terás que retirar óleo que tens a mais.
Isso são os dois de purga, bem feito é através de vacuo da menos trabalho e fica muito melhor, existe na internet uns aparelhos que ajudam nisso sem precisar de ajuda para bombear o óleo.

Abraço

Obrigado companheiro.
Por falta de tempo tive que mandar mudar as pastilhas ontem, pelo que aguardo a revisão anual em que é referida a mudança de óleo de travões.

Também sou da opinião que a mudar o óleo convém ser com as pastilhas novas, pois se mudasse o óleo agora teria "problemas" quando metesse as pastilhas novas.

Agora o liquido está no topo e porque não, talvez seja a altura certa para mudar o óleo de travões.

Como em junho vou à inspeção revisão com ela e no próximo dia 6/4 vou mudar correia e roletes, pode ser que consiga mudar o liquido. No entanto depende sempre do tempo do mecânico/oficina e pelas duas pessoas que têm que estar envolvidas no processo.

A questão das bombas de vácuo, li que é preciso ter algum cuidado pelo sistema de ABS. Irei confirmar.
« Última modificação: 22 de Março de 2017, 21:05 por JViegas »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #9 em: 22 de Março de 2017, 14:58 »
Nunca fiz este sistema se sangramento, mas já tinha visto num video brasileiro numa oficina a fazerem, e como voces falaram no sistema de vacuo fui a procura e vi que mais gente faz igual.

No video podem ver que ele fala do sistema de vacuo e tem-o , mas ele diz que prefere o metedo da seringa.



Os mais entendidos que digam se é eficaz ou não.

TMaxer

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #10 em: 22 de Março de 2017, 15:24 »
os 3 metodos sao validos.


O vacuo para moto é overkill pois para alem de teres um desnivel acentuado entre bomba e travoes com um circuito pequeno e praticamente "a direito", nao tens servofreios, nem sistemas de abs complicados  _pol_


A melhor opção para moto é o método da garrafa ou então o inverso que é o da seringa.. bem feitos qualquer 1 dos 2 te garante sucesso na operação  _pol_

Quem sabe, o da seringa é mais facil pois é so uma operacao e nao precisas de estar a injectar/sangrar  _pol_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #11 em: 22 de Março de 2017, 17:32 »
 _lool_ E parece tão fácil esse da seringa

Agora a minha duvida, mesmo para sistemas com ABS este metedo também serve não serve Tmaxer?

TMaxer

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #12 em: 22 de Março de 2017, 18:16 »
sim tambem da

JViegas

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #13 em: 22 de Março de 2017, 21:11 »
É preciso ter cuidado com o ar na tubagem, ou seja, aquando da colocação do óleo novo no copo (método da seringa) é conveniente não deixar ficar seco, pois quando se sangra (em baixo desapertando o parafuso), está a entrar óleo novo em cima.

Temos que arranjar uma tertúlia mecânica para estas "pequenas" coisas:

1 - Ver niveis: óleo e refrigeração;
2 - Mudar pastilhas de travões, identificar desgaste;
3 - Mudar liquido de travões;
5 - Mudar vela;
6 - Mudar lâmpadas;
7 - Afinação de suspensão;
8 - Manutenção de plásticos e limpeza.


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #14 em: 22 de Março de 2017, 21:15 »
É preciso ter cuidado com o ar na tubagem, ou seja, aquando da colocação do óleo novo no copo (método da seringa) é conveniente não deixar ficar seco, pois quando se sangra (em baixo desapertando o parafuso), está a entrar óleo novo em cima.

Temos que arranjar uma tertúlia mecânica para estas "pequenas" coisas:

1 - Ver niveis: óleo e refrigeração;
2 - Mudar pastilhas de travões, identificar desgaste;
3 - Mudar liquido de travões;
5 - Mudar vela;
6 - Mudar lâmpadas;
7 - Afinação de suspensão;
8 - Manutenção de plásticos e limpeza.

Sim, mas se for o método da seringa como o vídeo que coloquei nunca fica o copo seco.

Há por ai um tópico onde houve um workshop de mecânica a uns tempos atrás, eu ainda tentei reavivar o tópico dizendo que era um interessado ouve mais 1 ou 2 pessoas que também disseram mas não avançou muito mais.

Iria ser interessante, mas pode ser que existe por aqui algum mecânico que queira fazer umas demostrações e nos entramos com os petiscos para compensar  _lol_

JViegas

  • Visitante
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #15 em: 23 de Março de 2017, 11:12 »
Off-topic:

Ontem fiquei a pensar no que escrevi e seria até interessante (re)lançar a ideia do workshop de mecânica.

Não é preciso "contratar" ninguém, mas sim convidar algum companheiro mais "afoito" a estas coisas "simples" e tentar mostrar como fazer.

Podia ser num espaço privado de algum companheiro que desse para estacionar uma serie de "malucos" das duas rodas e em conjunto debater, esclarecer duvidas, coisas simples, nada de fazer lixo ou sujar... um encontro formal que pudesse de certa forma desencadear um workshop a sério... huummm _pensador_ se calhar lanço a ideia...  _pensador_
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 11:16 por JViegas »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #16 em: 23 de Março de 2017, 11:27 »
Off-topic:

Ontem fiquei a pensar no que escrevi e seria até interessante (re)lançar a ideia do workshop de mecânica.

Não é preciso "contratar" ninguém, mas sim convidar algum companheiro mais "afoito" a estas coisas "simples" e tentar mostrar como fazer.

Podia ser num espaço privado de algum companheiro que desse para estacionar uma serie de "malucos" das duas rodas e em conjunto debater, esclarecer duvidas, coisas simples, nada de fazer lixo ou sujar... um encontro formal que pudesse de certa forma desencadear um workshop a sério... huummm _pensador_ se calhar lanço a ideia...  _pensador_

off topico

Eu participava, só não ofereço o espaço porque não tenho, mas se alguem tiver era porreiro até comprava umas entremeadas para o petisco  _lol_

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #17 em: 20 de Abril de 2017, 18:09 »
Boas só hoje vi este tópico.. se precisares tenho bomba específica para sangrar travões...

 e essas 2 purgas sao, porque a mota tem travagem combinada.. certo?
Daí teres de sangrar os 2 sistemas , mas só se retirares o óleo dos 2...

Se precisarem posso fazer com a minha pcx tem o mesmo sistema mas as 2 purgas ficam no travao da frente..Lol

Reservatório do óleo da bomba da frente no punho até aqui normal.



Reservatório do sistema combinado



Aqui a bomba e as 2 purgas vou ver se tenho melhor foto



Enviado do meu T06 através de Tapatalk
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 18:16 por Sergio-fininho »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Óleo de Travões - Dúvidas na sua mudança
« Responder #18 em: 17 de Dezembro de 2017, 14:44 »
É preciso ter cuidado com o ar na tubagem, ou seja, aquando da colocação do óleo novo no copo (método da seringa) é conveniente não deixar ficar seco, pois quando se sangra (em baixo desapertando o parafuso), está a entrar óleo novo em cima.

Temos que arranjar uma tertúlia mecânica para estas "pequenas" coisas:

1 - Ver niveis: óleo e refrigeração;
2 - Mudar pastilhas de travões, identificar desgaste;
3 - Mudar liquido de travões;
5 - Mudar vela;
6 - Mudar lâmpadas;
7 - Afinação de suspensão;
8 - Manutenção de plásticos e limpeza.
Vale a pena lembrar estes cuidados básicos .
Atenção ,mais uma vez,que o óleo de travões é higroscópico, absorve humidade, logo a sua substituição é obrigatória segundo o fabricante que normalmente indica de dois em dois anos.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves