O sistema de transmissão da Tmax engana um pouco pois seria suposto ser “maintenance free” mas na realidade exige atenção à limpeza e lubrificação do veio de transmissão e da folga da correia.
Para se aferir a folga é necessária uma ferramenta especial que apenas existem em algumas oficinas (referencia 90890-03226) e que me estava a preparar para adquirir, até ao momento em que descobri que custa a modica de 700 €.
Isto obviamente cria um problema aos “bricoleiros” como eu e as casas de pneus que mudarem os pneus as Ts pois a única coisa a fazer é deixar como está, medindo as cotas do esticador antes e depois de remover a roda... o que esta longe de ser o ideal pois a correia vai-se esticando ao longo da sua vida.
Como a ideia de ficar dependente da oficina da Yamaha me estava a aborrecer, decidi começar a pensar e a pesquisar sobre métodos alternativos, até que descobri que a Buzzetti, uma empresa que fabrica varias ferramentas especificas para 2 rodas tinha criado uma ferramenta especifica (quase copia da YM-03226) para a Tmax 530.
(catalogo pagina 28:)
http://www.buzzetti.com/26-31%20Buzzetti%20Catalogo%20Attrezzi%202016.pdfPela leitura das instruções da Buzzetti, a medição era feita pelo mesmo método da oficial, mas a Buzzetti recomendava uma folga de 12.8 enquanto a Yamaha recomenda 13.4. Porque???
A questão estava-me a deixar-me desconfortável quanto ao investimento, e decidi contactar directamente a Buzzetti que me respondeu no mesmo dia, dizendo que os 13.4 indicados pela Yamaha no seu manual de oficina revelaram-se como sendo um valor demasiado elevado que deixava a correia muito esticada e a Yamaha Itália, assim como as oficinas que consultaram recomendaram que a folga se situasse nos 12.8, uma vez que é um valor mais seguro e saudável para a correia funcionar... a informacao pareceu-me credivel pois Italia, à semelhanca de Franca e Espanha e o pais das "Tmaxes"
Convencido, lá perdi o amor aos 100€ que a ferramenta custa…
O método de utilização é igual ao da ferramenta oficial, em primeiro lugar aliviamos a porca que segura a roda traseira para esta se mover livremente.
Depois, temos de colocar a ferramenta nesta posição encaixada nos dentes da correia
No meio do eixo está um cursor que mede o deslocamento do espigão que aperta a correia no centro.
Temos de alinhar as 2 medidas e começamos por rodar a escala externa para os 12,8 para depois deslocando a roda fazer coincidir o cursor interno com o externo.
A minha T acusava apenas 12 na medida inicial, precisei de esticar um pouco a roda rodando os parafusos do esticador.
temos sempre de ter em atenção que para a roda ficar alinhada, o esticador tem de ter a mesma cota nos 2 lados
No ponto: 12.8
Ultimo check do alinhamento da roda, esta medida em cada um dos lados tem ter menos de 0.5 mm de diferença.
Para terminar é apertar roda… são 160 Newtons, convém usar uma chave Dinamométrica