Autor Tópico: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA  (Lida 8553 vezes)

afg

  • Visitante
Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« em: 06 de Março de 2017, 10:31 »
Boas companheiros ,

Por este dias anda a dar-me uma macaca para trocar de montada e tenho duas preferências, bem diferentes entre si, mas que me enchem as medidas . São elas a Suzuki V.Strom DL650 A e a outra a Honda CBF600 SA .
Gosto imenso de ambas , já tive motos de ambos os géneros embora a minha cara metade prefira a CBF por causa da altura, essencialmente .

Gostava de pedir conselhos ao companheiros que têm ambos os modelos , pontos fortes, pontos fracos (se os têm, claro ), custos aproximados de manutenções ( estou mal acostumado com a GTS  _pol_ = poucos € ) , prazo de manutenções e algo que acharem mais relevante .

Eu até faço poucos kms diáriamente mas tenho tido uma vontade danada de fazer passeios pela ilha e a cara metade não gosta de andar à pendura na GTS , acha que anda pouco  _lol_ .

Agradeço todo o apoio possível , boas curvas a todos
 scooter_


Offline procoelho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 56
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW400
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #1 em: 06 de Março de 2017, 12:32 »
Boas,
Apenas posso falar da DL650 pois já tive uma, também só posso dizer maravilhas, uma excelente mota fiável com bons consumos se andarmos com calma... Manutenção certamente mais cara que a GTS.... mas dentro da sua gama os valores não são nada do outro mundo.
Um ponto forte com a DL na ilha podes dar umas voltas por caminhos menos bons, nada de grandes exageros, mas locais onde a GTS não levava.
Ponto negativos, não estou a lembrar de nada, talvez o tremer um pouco mais devido ao motor, o peso... mas nada de grave....

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #2 em: 06 de Março de 2017, 19:07 »
Companheiro , eu iniciei-me no mundo das motos com uma cbf 600 sa e ao fim de 4 anos  passei para a v-strom dl650
Posso dar-te a minha opinião / comparação entre as duas:

- CBF : Motor - suavidade dos 4 cilindros em linha imbatível, sonoridade mais apelativa, a partir das 6- 7000rpm viciante. Consumos são equiparados com a V-Strom (variando entre os 3,7l\100km e os 7l mas fazes medias 4- 4,2  em andamento normal) , melhor estabilidade a ventos laterais e ao curvar. Posição de condução um pouco mais dobrado e com as pernas mais dobradas, mas mesmo assim bastante confortável. Altura do banco regulável em 3 posições  _pol_ _pol_ _pol_. Caixa de velocidades bem escalonada , tem uma 6º velocidade que aguenta quase tudo. Primeira velocidade "manhosa", não é defeito é feitio por vezes custa a entrar

-V-Strom- motor apesar de bicilindrica praticamente sem vibrações incomodativas, bom binário com grande facilidade de utilização em baixas e medias rotações também entusiasma em altas embora de forma mais linear do que na CBF. Sonoridade  do motor , foi preciso alguma habituação pois em baixas e medias rotações parecia-me tipo maquina de costura. Excelente conforto, deixei de ter dores no joelho e ombros ao fim de algumas horas de condução, passa pelas irregularidades da estrada de forma muito confortável, curva muito bem.
Travões necessitam alguma habituação pois  pneus mais estreitos e tipo misto provocam algumas vezes a entrada do ABS, Sinto a falta da travagem combinada da CBF
Embraiagem e caixa, mais suaves do que na CBF e bem escalonada
Fiabilidade são dois modelos de referençia em fiabilidade, manutenção equivalem-se , na CBF 12000\12000km ou anual com intermedia a cada 6 000km: na V-strom 6000\6000km. Passando a garantia fazem bem 12000\12000km
Facilidade na condução diária  e entre os carros , prefiro a v-strom.
De qualquer forma é experimentar as duas e ver qual te sentes melhor , embora para explorar a ilha a v-strom me pareça melhor.

Para mais informações passa pelos diarios de bordo.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26189.0.html

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,11123.0.html

Boa escolha  _pt_ _pt_ _pt_
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #3 em: 06 de Março de 2017, 19:15 »
Boas,

O companheiro jacreis já disse quase tudo mas a única maneira de dar mais alguma ajuda é passares pelo meu DB da CBF600SA:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,28699.0.html

Qualquer dúvida...apita  _convivio_

Boas curvas
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #4 em: 06 de Março de 2017, 19:35 »
Eu nunca tive nenhuma delas mas tenho um colega que tem uma Honda e diz maravilhas dela. Aliás ainda hoje muitos não percebem porque é que a Honde descontinuou essa moto (tal como a Yamaha fez agora, de forma errada a meu ver, com a XJ6 Diversion).
Tem um motor motor suave, potente e económico e é ótima para viajar.

Boa escolha
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

afg

  • Visitante
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #5 em: 07 de Março de 2017, 00:35 »
Boas companheiros,

Já li os DB's dos companheiros e os mesmos estão brutais, os meus parabéns. Realmente são excelentes máquinas. O meu coração bate pela v-strom, sempre gostei muito mas a CBF também agrada-me muito além de que é mais barata e fácil de encontrar.

Obrigado pelas vossas opiniões, vou continuar a pensar mas, entretanto, vou andando de mota  _lool_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #6 em: 07 de Março de 2017, 17:54 »
Sem querer baralhar tens a tecnologia da vstrom num quadro mais perto da CBF na sv650.
 Perdes a proteção de uma e o motor da outra se estiveres numa de tetra, mas as potências da SA e da SV são quase iguais.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

afg

  • Visitante
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #7 em: 08 de Março de 2017, 09:26 »
Sem querer baralhar tens a tecnologia da vstrom num quadro mais perto da CBF na sv650.
 Perdes a proteção de uma e o motor da outra se estiveres numa de tetra, mas as potências da SA e da SV são quase iguais.

Boas companheiro,

A sua opinião não me baralha, agradeço a sua dica . Gosto muito da SV mas é uma moto recente e os € não abundam neste momento por isso as minhas opções têm que ser por motos mais antigas . As CBF`s e as V-Strom`s já se encontram por bons valores e em bom estado e tenho algumas em vista neste momento .

Abraço,boas curvas

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #8 em: 08 de Março de 2017, 17:53 »
A SV existe deste 1999, é dos modelos mais antigos no mercado. Esta versão com esta tecnologia é que é nova ( 2016) e a versão anterior (Gladius) teve muito mau acolhimento de público. Na verdade em Portugal não teve muita saída por incúria do importador que apostou mais nos  modelos desportivos, áreas onde a Suzuki é mais conhecida. É mais fácil encontrar mercado para as GSX, a VStrom e as Burgman.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

ASF48

  • Visitante
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #9 em: 17 de Março de 2018, 11:50 »
Eu por acaso andei com as mesmas ideias. Até que recentemente fui buscar algo que nada tem a ver para substituir também uma Sym GTS. Comprei uma bandit 600, agora só falta a carta.

Basicamente resolvi aproveitar um excelente negócio para me iniciar nas tetra, mas depois estou bastante inclinado para a troca por uma CBF600 sa. O som das 4 cilindros a mim deixa-me fascinado e isto vai pesar na decisão entre as duas.

Aproveito para deixar foto da pequena.

Enviado do meu SM-G920F através do Tapatalk


Paulo Ferreira

  • Visitante
Re: Dúvidas entre Suzuki V-Strom DL650 e Honda CBF600 SA
« Responder #10 em: 07 de Agosto de 2018, 00:33 »
Sou novo nestas andanças mas a CBF enche-me as medidas!!!
Deve ser a eleita, visto que quero deixar a PCX  8) 8)