Boas.
Venho partilhar esta página da Bosch que ensina a identificar problemas nas velas e, através delas, a própria saúde do motor.
Está em PDF e é possível descarregar para se ter um exemplar junto com o livro de revisões da mota:
http://br.bosch-automotive.com/media/parts/download_2/velas/16-dicas-de-velas.pdfEntretanto:
- Aquela vela que substituímos numa revisão mas que ainda está em bom estado? Pode ser limpa com cuidado e ser guardada num saquinho selado dentro da mota. Como li por aí de uns companheiros brasileiros: "Vale mais uma vela usada na mota do que uma queimada no motor".
Previamente, o milagroso WD 40, passe a publicidade, e, à falta de outra coisa, escova de dentes. É conveniente não voltar a utilizar a escova na sua função original...
- Ler o manual da mota. Lá vem indicado o tipo de vela e mais alguma coisa que "escapa" aos mecânicos: a abertura (folga) entre os eléctrodos da vela.
Para verificar se essa folga é a correcta, ou emendar uma acidente de queda de uma vela (ver o estado do isolamento, a parte cerâmica), convém ter-se um "apalpa folgas" (*) para verificar que esse espaço é o indicado no manual.
- Se se quiser mudar de velas (irídio, por exemplo) ter atenção ao seu coeficiente de temperatura (verificar as equivalências com atenção).
(*) O "apalpa folgas"
(
https://www.google.pt/search?q=apalpa+folgas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi53ti8orrSAhXI1RQKHcrvBygQ_AUICCgB&biw=1455&bih=666)
é uma ferramenta constituída por várias lâminas de diferentes espessuras. É possível "jogar" com elas, colocar e retirar lâminas para se verificar a medida de algo tão fino como o espaço entre os eléctrodos (há é que escolher uma ferramenta que tenha lâminas finas).
Isto é, se o espaço indicado é de 0,7 mm (isto é, falta 3 décimos - 0,3 - para se chegar a um milímetro), pode-se juntar a lâmina "0,40" mais a "0,30", dá "0,70".
A lâmina "0,7" ou o conjunto que faz essa soma, não deve passar apertado, com esforço, nem demasiado folgado.
Esta informação pode parecer uma "lapaliçada". Mas não foi para quem está nesse patamar de juízo que coloquei aqui esta informação.
Editado para colocar mais esta informação:
http://pt.wikihow.com/Ajustar-a-Folga-de-uma-Vela-de-Igni%C3%A7%C3%A3o