Autor Tópico: 1ª vez na Sym Gts  (Lida 6715 vezes)

Ana Sofia

  • Visitante
1ª vez na Sym Gts
« em: 13 de Fevereiro de 2017, 10:35 »
olá a todos

comprei agora uma sym gts 125 para os meus percursos de casa/trabalho mas a verdade é que nunca andei de mota. Que conselhos dão a quem nunca conduziu ?

Obrigado

JViegas

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2017, 10:41 »
Olá Ana e bem vinda.

A primeira indicação que te posso dar é: calma. Não é um bicho de 7 cabeças. É uma máquina que deves utilizar bem e respeitar.

Treina, equipa-te bem, treina, treina e treina.

Vai lendo por aqui as excelentes recomendações que existem sobre os diferentes assuntos relacionados com este mundo, principalmente os de segurança.

Ana Sofia

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2017, 10:50 »
A mim o que me aconselharam é que vá para um sitio grande como um parque de estacionamento e que treine o arranque a travagem as curvas para me ir habituando ao peso da mota e à sua agilidade.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1788
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2017, 11:02 »
A mim o que me aconselharam é que vá para um sitio grande como um parque de estacionamento e que treine o arranque a travagem as curvas para me ir habituando ao peso da mota e à sua agilidade.

Olá Ana
Essa seria também a minha sugestão, mas quero reforçar só uma coisa que o companheiro JViegas te falou, equipa-te bem. É errado pensar-se que por não haver velocidade, não haverá acidente.
Acredito que vais gostar e muito de viajar dessa tua nova forma, costumo dizer que quem entra neste mundo não sabe onde se mete, porque causa dependência...
Bem vinda
 _convivio_
Rui

JViegas

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2017, 11:06 »
A mim o que me aconselharam é que vá para um sitio grande como um parque de estacionamento e que treine o arranque a travagem as curvas para me ir habituando ao peso da mota e à sua agilidade.

Sim claro. É uma opção. Deves conhecer a tua máquina. Sentir o seu peso, como vira e como trava. Como te equilibras e como reagir no trânsito urbano é a chave para o sucesso. Sem medos mas com respeito.

Não tenhas pressa, pois todos nós temos uma curva de evolução diferente.

Tal como o Rufido refere: o equipamento é importantíssimo. Tão importante (para mim) como a máquina que compraste. É errado pensar que as lesões acontecem apenas a altas velocidades.
Não te queremos assustar mas há que ter noção da realidade que é andar em duas rodas motorizadas no meio do trânsito citadino.


Ana Sofia

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2017, 11:42 »
o equipamento que comprei foi luvas, capacete e casaco aconselhavam mais algum tipo de equipamento? como botas e calças?

fanning

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2017, 11:42 »
Para mim o melhor conselho é mesmo nunca saíres atrasada de casa ou melhor teres o teu ritmo no transito. Eu já tive dias de sair um pouco mais tarde, e são sempre os dias que a meio da viagem tenho de me relembrar, que se chegar 10 min atrasado o mundo nao acaba (detesto chegar atrasado), porque o stress de chegar atrasado põe me maluco e começo a arriscar mais no transito, e não vale a pena. Por isso é começar a pegar na mota com calma não ceder à pressão de motas e carros no transito e fazeres as coisas no teu ritmo, eles que te ultrapassem ou que esperem. Ás vezes vejo malta a arriscar mais e quero ir atrás deles, mas como disse tenho o meu ritmo e não é por chegar 5 min adiantado que vou deixar de fazer o que tenho para fazer.

Boas curvas

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2017, 11:50 »
Companheira, se nunca andaste numa mota/scooter e o tamanho e peso da gts te assusta, seria capaz de sugerir alugares, durante umas horas, uma scooter mais pequena como a vision ou pcx para te inteirares do básico da pilotagem, arranque/paragem e equilíbrio.
Preferencialmente escolhe locais mais amplos para não termos de processar tanta informação.
Este tempo de chuva não é o melhor para iniciar, mas verás em pouco tempo tudo será mais natural.
Como bom principio respeita a montada e os outros utentes da via.
Equipamento sempre, inverno ou verão, e corretamente utilizado.
Acho que daqui a pouco já estarás presente nos nossos eventos.  scooter_

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1788
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #8 em: 13 de Fevereiro de 2017, 12:41 »
o equipamento que comprei foi luvas, capacete e casaco aconselhavam mais algum tipo de equipamento? como botas e calças?

Para mim, não seriam demais as calças e as botas, nunca sabemos antecipadamente o que acontece em caso de acidente e quanto mais protecção, melhor.
O equipamento que possuis (para além do capacete, já obrigatório por lei), é o que considero de básico e o que a maioria do pessoal acaba por dar prioridade.
Rui

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #9 em: 13 de Fevereiro de 2017, 13:52 »

Ana
Nunca faças nada na scooter pelo lado direito.
Sempre pelo lado esquerdo, como entrar  sair, etc.

Principalmente nunca tires a mota do descanco central pelo lado direito
com a scooters a trabalhar. A mota ao avançar faz rodar o punho e sai desparada  :-)

Planeia os teus percursos e conhece as ruas, tenta ainda que de inicio a volta seja maior
escolheres percursos que te sintas a mais a vontade. Tipo subidas /descidas ingremes
cruzamentos em que possas aparecer do lado mais complicado.

Com o tempo e experiencia mais passando a situações que consideres mais complexas.

Tem cuidado com os angulos mortos e nunca assumas que os outros condutores te viram.
Anda sempre com um dedo no travão pelo menos no detras para diminuir o tempo de inicio de travagem caso seja necessário. Mas nas motas tenta primeiro andar desalinhada com o outros para teres pontos de fuga.

É simples e envolvente. Boa sorte.
PF

Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #10 em: 13 de Fevereiro de 2017, 17:48 »
Com tantas sugestões muito interessantes pouco posso dizer excepto: "acredita em ti" a maioria dos acidentes lentos acontecem quando nos assustamos e perdemos a racionalidade e o equilíbrio. Por regra a mota parada não se equilibra por isso devemos rolar para a equilibrar. O grande problema do iniciante é vencer a inércia, isto é, tem medo de se desiquilibrar ao andar mais depressa e não se equilibra a andar muito devagar. Vê muitos vídeos no YouTube e vai praticar antes de te meteres no trânsito. Pensa sempre se o pessoal do fórum consegue eu também consigo ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

catb

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #11 em: 13 de Fevereiro de 2017, 21:54 »
Uma roda alta , curso no escola da Honda Kartódromo Palmela do Nuno Barradas , ajuda muito a ficares mais à vontade


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Ana Sofia

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #12 em: 13 de Fevereiro de 2017, 23:04 »
Obrigado a todos pela ajuda e sugestões  ;)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #13 em: 13 de Fevereiro de 2017, 23:22 »
O melhor conselho que te posso dar foi aquele que eu próprio segui. Dá tempo ao tempo e respeita o teu tempo de aprendizagem. A pouco e pouco vais-te sentir mais capaz, mais confiante e isso vai-te fazer aprender mais.... nunca sintas que já sabes e já estás bem, sente que já estás melhor e já podes aprender mais.....

Bem vinda e diverte-te!

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #14 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:36 »
......Já quase tudo foi dito mas talvez fosse boa ideia treinares 2 ou 3 vezes o percurso que habitualmente irás fazer ( casa-trabalho-casa ) num Domingo ( com menos trânsito ) e assim também poderás aperceber-te das potenciais armadilhas no pavimento e ganhares + confiança, não te esqueças de praticar sempre condução defensiva e da máxima motard que os "enlatados têm sempre a prioridade" venham eles da esquerda direita do meio, etc...
Tudo irá correr bem vais ver.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #15 em: 14 de Fevereiro de 2017, 14:48 »
 _convivio_ Olá boas

Companheira Ana és de Alverca não sei qual o percurso que vais fazer se AE ou EN

mas de certeza que conheces Vila Franca e para treinar podes ir para o recinto do pavilhão do cevadeiro

ao lado do campo de futebol do Vila Franca que é uma zona fechada sem transito e com muito espaço

na parte onde estão as árvores e os repuxos ai consegues treinar sem problemas

abraços e bem vinda
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Scooterista

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 48
  • Localidade: Santarém
  • HERE WE GOOOOOOOOO!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Deauville N700
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2017, 16:49 »
Bem vinda Ana Sofia
Comecei também por uma Sym 125. Muito fiavél, manobrável em suavidade e confortável.  Conselhos?  Sim treinar emmparque aberto. Depois e em estrada, antes das curvas e ultrapassagens, mpara além de olhar pelo retrovisor,  virar um pouco a cabeça e pelo canto do olho ver se vem algum veículo ao lado. Não encostar em demasia à direita. Ocupar bem a nossa faixa de rodagem para não sermos encostados pelos carros. Depois,  condução defensiva... anida que tenhamos prioridade, não fazer batalha com isso porque perdemos a batalha, embora ganhemos mais tarde a guerra. De resto, disfruta e sê feliz...

Enviado do meu SM-T700 através de Tapatalk

Nuno Alves Ferreira

CarlaLopes

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #17 em: 15 de Fevereiro de 2017, 01:08 »
Eu fiz ao contrário comecei numa Gts e passei para a Pcx... Isto de ter perna curta dificulta por causa do peso dela. A Gts a andar é igual agora parada é outra coisa.
Mas se não te aventurares muito no início e treinares bastante antes de te meteres por estradas movimentadas, chegas lá.
Força e boa sorte.

Nunes

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #18 em: 15 de Fevereiro de 2017, 09:53 »
Eu também comprei uma GTS e sem andar de mota há anos fui buscá-la ao stand em hora de ponta.
A Sym GTS é muito estável em andamento, o "problema" são as manobras porque a mota é pesada. Por isso não te aconselho começar com voltinhas num parque de estacionamento sem antes te habituares ao peso e dinâmica.

Aconselho-te a ires tomar um café ao Pau de Canela ao Sobral de Monte Agraço pela estrada da Arruda. No regresso vens por Bucelas e Vialonga. Cuidado com as curvas e está feita a habituação à máquina. O teste seguinte pode ser a N10 com trânsito.

Ana Sofia

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #19 em: 22 de Fevereiro de 2017, 21:36 »
Olá a todos

Já comecei a dar as minhas voltinhas na minha Sym, até agora fiz cerca de 50km. A primeira aula fui para um parque de estacionamento para me habituar ao seu peso e fazer algumas manobras e habitue-me bastante rápido. No dia seguinte decidi fazer-me à estrada e senti-me  muito bem e confortável. A mota sem dúvida é muito equilibrada e fácil de manobrar. Estou a adorar a experiência e só tenho pena de não ter comprado uma mais cedo.

Obrigado a todos mais uma vez pelos conselhos  ;) ;)

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #20 em: 22 de Fevereiro de 2017, 21:48 »
 _lool_ ficamos felizes por ouvir isso ANA agora desfruta da tua menina SYM e lembra-te nunca penses que já sabes tudo, em duas rodas há que ter sempre atenção de quem nos rodeia mas estradas e não só.


Desfruta do grande prazer em andar em duas rodas.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #21 em: 01 de Março de 2017, 00:41 »
Ainda bem, agora cuidado e boas voltas.  scooter_ _pol_

Offline bruno

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2017
  • Mensagens: 28
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i
Re: 1ª vez na Sym Gts
« Responder #22 em: 15 de Março de 2017, 01:06 »
Põe gasolina e anda sem destino, principalmente ao fim de semana que tens menos trânsito, aconselho-te a andares mais por nacionais, pois nas vias rapidas e autoestradas tens de andar mais depressa e para quem não conhece bem a maquina não é boa ideia.

Cumpts
Sym Symphony 125 SRT 2012
Transalp 600 1995

 Spritmonitor.de" border="0