Autor Tópico: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito  (Lida 5375 vezes)

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Offline TMaxer

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Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« em: 10 de Fevereiro de 2017, 15:59 »


A iluminação LED é uma rua de sentido único pois após se montar pela primeira vez uma lâmpada deste tipo, dificilmente se volta atras.  _pol_


Na minha Tmax de 2008 precisei de comprar umas 3 lâmpadas de modelos diferentes para finalmente acertar com a melhor, na altura a tecnologia destas lâmpadas ainda era incipiente e por cá apenas contávamos com a partilha do expert “mercúrio” e no meio do autentico babel que é o Ebay era (e ainda é) complicado perceber qual a melhor proposta para a nossa moto e muitas vezes somos induzidos em erro pois os vendedores na sua maioria Asiática, não se rogam a fazer publicidade enganosa e a fornecer “specs” especulativas.


Se ainda se recordam, nos meus anteriores leds (uma H4 e uma H7) optei por chips CREE de grande dimensão que forneciam iluminação ao melhor estilo “força bruta”, o medio tinha um espalhamento muito bom, mas não ideal e o H4 de máximos era fantástico pela potencia que o tornava muito chamativo durante o dia, mas à noite não distribuía a luz de uma forma muito equilibrada. (ver aqui leds da 500)


Durante estes anos fui acompanhando o tópico do mercúrio (há vida para alem…), perdi algum tempo a ler vários livros sobre a iluminação led e sobretudo perdi algumas longas horas a pensar sobre as diversas variáveis que mudavam o caracter da iluminação e qual seriam as melhores características para reunir na lâmpada ideal.


Agora com a aquisição da Tmax 530, surge a primeira oportunidade para colocar em pratica todos esta aprendizagem, e como sou varias vezes abordado com pedidos para escolher lâmpadas vou partilhar aqui convosco o meu raciocínio e os resultados obtidos, esperando que possam da minha experiencia tirar também algum conteúdo.


Em primeiro lugar e para começar, há 2 coisas a analisar sobre a aquisição da lâmpada… em primeiro lugar qual o TIPO de lâmpada que vamos necessitar, e depois qual o espaço que temos para trabalhar (espaço atrás da lâmpada).


No caso do tipo de lâmpadas, a 530 usa 2 H11. São lâmpadas normalmente utilizadas em faróis de nevoeiro e cuja escolha não deve ter sido estranho os faróis serem do tipo “projector”.


Felizmente, a parte de trás dos faróis tem bastante espaço, pelo que não tenho qualquer limitação em termos de volume das lâmpadas e dos seus coolers. No caso de o espaço ser exíguo já teria de ter cuidado na escolha da lâmpada por forma a que as dimensões da base da lâmpada não fossem muito generosas ao ponto de ficar a roçar no chassis ou na cablagem da moto.


O meu caderno de encargos para as lâmpadas da 530 tinha apenas 2 pontos:


- Queria uma lâmpada cujo foco resultante fosse o mais fiel possível do original, estando disposto a abdicar de alguma intensidade da lâmpada (potencia dos leds)

- Queria uma lâmpada com arrefecimento passivo.
Não tenho nada contra os coolers (de ventoinha), mas este sempre foi um ponto deste tipo de lâmpadas que não me agradou pois sempre achei que as pequenas ventoinhas eram adaptações de material informático e que deveriam estar a funcionar em ambiente interno e que a qualquer momento agua da chuva ou de uma poça poderia invadir aquela zona colocando em risco o funcionamento da ventoinha.

Há outro motivo pelo qual quero arrefecimento passivo: quem usa um Cardo Scala e ouve radio como eu já deve ter percebido que aquele motor elétrico a rodar a altas rotações é uma fonte de ruido elétrico que interfere com o som e com a capacidade de sintonia do Cardo... inicialmente ainda pensei tratar-se de ruido do driver, mas depois de meter vários aneis de ferrite e tentar fazer varias “gaiolas de faraday” (nome técnico para enrolar o driver em papel de alumínio) e a interferência se manter percebi que a fonte do ruido afinal eram as ventoinhas.


Outro aspeto no qual não iria seguir os critérios seguidos na anterior compra de lâmpadas leds prende-se no fabricante dos chips. Da outra vez tinha optado por chips CREE, mas depois da aquisição das lâmpadas para a 500 saíram novidades para o mercado, sendo a mais significativa a entrada da Philips/Lumileds no mercado com os novos chips Luxeon ZES cujas dimensões quase minúsculas e eficácia optica possibilitam ser montados de uma forma que lhes permite quase na perfeição replicar as cotas dos filamentos de uma lâmpada de halogéneo. (haverá sempre o problema de uma lâmpada tradicional estar dentro de um tubo de vidro e as de led terem de ter um centro metálico para poderem transferir o aquecimento dos chips para a base.



Munida deste novo tipo de chips, foi um pulinho até a própria Philips entrar no mercado de lâmpadas led aftermarket, e fê-lo com a lâmpada que está abaixo (H4 da direita) e que na minha opinião é uma obra prima. A evolução desde uma das lâmpadas das primeiras gerações (H4 da esquerda) é notória.



Sendo o sistema optico dentro de um farol bastante complexo, usando este um sistema de refletor ou de lente projectora de luz, penso que será bastante fácil de compreender a necessidade de a lâmpada led ser o mais fiel em cotas a uma OEM para conseguirmos obter o feixe de luz mais fiel possível ao original.


Já agora… repararam que a Philips preferiu um arrefecimento passivo?


Benchmark

Para uma comparação o mais justa possível, fiz o teste com a iluminação OEM dentro de uma garagem comprida que me parece ter as dimensões ideais para este tipo de teste. Será difícil que a as fotos do telemóvel consigam traduzir com total perfeição as diferenças em termos de luminosidade e temperatura de cor (avaliarei eu), mas conseguiremos analisar se existe alguma fidelidade na forma e orientação do feixo de luz










Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #1 em: 10 de Fevereiro de 2017, 16:02 »
Aquisição

Apos uma pequena analise aos modelos e ter triado tudo o que não era chips CREE, CSP ou ZES, as primeiras candidatas à compra foram as Philips H11 Xtreme Ultinon.  _pol_





Não são baratas, custando o set cerca de 120€ e não prometem os largos milhares de lumens (1200 cada) que a concorrência asiática promete, mas como é costume nos chineses aqueles números absurdos de watts e lumens, não devem passar disso mesmo e com a Philips existe uma tradição de qualidade em iluminação que na minha opinião vale o custo acrescido.



Para efetuar o teste contraditório, decidi ao mesmo tempo adquirir também estas lâmpadas H11 que tem a arquitetura em termos de disposição de leds da minha preferência e que utilizam chips CSP (chip scale package) de pequena dimensão que o vendedor diz serem CREE mas que não assumo como sendo informação fidedigna (Samsung ou Nichia?). Estas lâmpadas custam cerca de 30€ e prometem 8 mil lumens (4000 cada - !?).


Conforme o resultado obtido com estas 2 lâmpadas, pondero comprar mais 1 ou 2 modelos diferentes para testar resultados. Suscita-me também o interesse da lampada da Osram H11 Led que tem uma arquitectura ligeiramente diferente da Philips, mas que sendo a Osram outro dos maiores players na área de iluminação os resultados devem ser bons (outra com cooler passivo…)






 Philips H11 Xtreme Ultinon


Tive a sorte de ter comprado as Philips na 2ª e na 5a já estarem em Lisboa… é a parte boa de se comprar na Europa… as outras vem da Asia e certamente levarão uma eternidade a chegar (4 a 6 semanas)

Aqui fica o unboxing das H11 (a caneta é para comparação de tamanho, o pacote espantou-me pelas reduzidas dimensões)


















A instalação na Tmax decorreu de forma muito fácil, em grande parte devido ao espaço generoso para meter a mão dentro da carenagem frontal e rodar as lâmpadas. O único senão é que acho que as lâmpadas quando encaixam ficaram ligeiramente soltas

Para analisar o comportamento voltei ao corredor de teste e os resultados foram estes:










Apesar do telemóvel ter obturador e abertura automática e não dar para comprar a intensidade da luz, penso que estas lâmpadas tem uma maior potencia de iluminação, na casa dos 20-30%. A luz como esperado também é mais clara.

A forma do feixe mantem-se mais ou menos fiel ao original… há um reforço de luz na zona central do foco e uma notória perca nas zonas periféricas (sobretudo na zona esquerda).

No teste de condução hoje feito num dia muito chuvoso, sinto que o máximo já se torna bem mais chamativo do que o halogéneo OEM, mas está longe de “mandar a pastilha” da minha anterior H4 de 6 mil lumens.

A dificuldade de sintonia ou a interferencia electrica na recepcao de FM em zonas de má captacao ou sombra tambem nao se fez sentir  _pol_

Falta o teste da noite, mas para considero que há um upgrade face ao original e fico a aguardar com expectativa as outras lâmpadas que prometem os 8 mil lumens   


Dependendo da performance destas lampadas talvez passe a testar lampadas com chips CREE com maior intensidade de luz, tentando encontrar o melhor trade-off entre a manutencao do feixe original e uma intensidade de luz o mais forte possivel   _pol_ _pol_ _pol_
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 16:18 por TMaxer »

Offline Scooterado

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #2 em: 10 de Fevereiro de 2017, 17:00 »
Tmaxer no seu melhor _palmas_ _palmas_ _pol_
Nunca meti lâmpadas Led ( aftermarket ) nas minhas meninas mas com este relatório completo do Tmaxer estou tentado a seguir-lhe o exemplo....... vamos ver como ficarão as outras mas estas já são uma boa melhoria.
Pergunto? será que esta modificação passará nas futuras inspeções apesar do nítido aumento na visibilidade e segurança e outra pergunta, ambas as óticas acendem ao mesmo tempo tanto em médios como máximos certo?
De 0-10 em termos de dificuldade ( para um nabo do bricolage como aqui o je ) que nº é que darias para essa montagem.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
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desde 9/12/2015 comprei 1  Tmax 530  preta   com 22.242 km.1ªmédia consumo 4,37/4,67 bem fixe!!

Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #3 em: 10 de Fevereiro de 2017, 17:17 »
 _pol_ _pol_


Luis,


Penso que passarão sem problemas pois nao ha nenhuma legislacao que proiba, isto desde que nao existam grande alteracoes ao feixe de luz. Se este ficar muito elevado ou a encandear entao reprovarás no IPO



Quanto te encostam no IPO o medidor eles estao a verificar o alinhamento semelhante ao que esta no grafico acima  _pol_ (os farois Europeus tem a rampa para o outro lado porque circulamos a direita e o excesso de iluminação é virado para a berma)




Na 530 ambas as opticas nao podem acender ao mesmo tempo, pois a optica direita tem a lente afinada para máximos e apenas faz maximos.


Na 500 o maximo é constituido por uma lampada H4 que é uma lampada que tem 2 filamentos e que apenas acendem os 2 quando acendemos os maximos, logo basta energizar o medio para que a 500 circulasse com os 2 farois ligados  _pol_



Na maioria dos carros com HIDs e projector como a 530, as lampadas tambem tem apenas um filamento e o maximo é conseguido atravez de um motor que muda o ângulo da lente  _pol_



A nivel de bricolage na 530 o nivel exigido é muito baixo pois basta meter a mao, rodar a lampada e desencaixa-la e troca-la... é facil  _pol_
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 17:19 por TMaxer »

Offline PSH72

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #4 em: 10 de Fevereiro de 2017, 18:33 »
Também vou ficar atento a este tópico para ver se realmente existe uma grande diferença nas clones.

por acaso tb ando interessado nuns ledes para a minha SYM mas os meus são HS1 que julgo serem muito semelhantes as H4 o encaixe se não estou em erro.

Offline Sapiens21

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2017, 16:47 »
Considero absolutamente excepcional o trabalho de partilha que aqui deixaste com este tópico.

Trata-se de puro conhecimento adquirido e que voluntariamente é deixado aos demais, sem nada pedir em troca e dedicando tempo e paciência em descrevê-lo de forma simples e acessível para o leitor.

Muito bom. Um tópico a que dou bastante mérito.  _pol_ _palmas_

Offline aferreira

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2017, 22:16 »
A seguir,sem duvida  !!!

Obrigado pela tua partilha de conhecimentos
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2017, 23:01 »
Isaac, Aferreira  _pol_ _pol_ _pol_ _pol_



deixo um update: infelizmente após um teste de estrada retirei-as e vou devolve-las.


A iluminacao ficava aquem da das lampadas de halogeneo original e deixavam um recorte um bocado estranho no lado esquerdo do feixe  _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

Para o custo das lampadas, a intensidade da luz é uma desilusao  _thumbdown_


La terei de esperar agora 4 a 6 semanas para que cheguem as enviadas da China  _Zang_ _Zang_

Offline JViegas

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #8 em: 13 de Fevereiro de 2017, 11:01 »
Boa partilha TMaxer.

Também tenho andado a estudar o LED e de facto é como dizes: existe tanta mas tanta informação (a do companheiro mercúrio é excecional) e oferta que por vezes torna-se gigantesca a tarefa em encontrar o LED correcto. Eu ainda não encontrei algo que me inspire confiança apesar de estar a seguir a indicação que o chip CREED é ainda a opção correcta.

As Philips, apesar de teres boas impressões não resultaram.  _pensador_
Estava bastante expectante que seriam boas... não haverá nada com mais potência?

Offline Paulo Silveiro

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #9 em: 13 de Fevereiro de 2017, 13:55 »
Estranho essa má prestação dos leds da Philips... não será  por o farol ser tipo "olho de boi"?

A verdade é que esse tipo de refletor funciona bem com o xénon, como muitos dos companheiros das Sym 400 e 600 podem comprovar.

O meu carro tem esse tipo de lentes, nos médios, e ao experimentar umas lâmpadas  especiais da OSRAM, também não obtive bons resultados  _thumbdown_   
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Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #10 em: 13 de Fevereiro de 2017, 15:20 »
Boas!  _pol_


Na minha opiniao nao... e respondendo tambem ao post do Jviegas  _pol_ penso que as lampadas da Philips estao castradas no driver  _thumbdown_


Esta lampada é para fazer a substituicao das lampadas de nevoeiro e estas nunca tem a potencia de uma lampada de medio, pelo que na  minha opiniao a lampada está limitada na sua luminosidade para nao ficar demasiado potente.  _pol_


A osram tem uma lampada semalhante e ao mesmo preco (120€)




Mas não me vou meter nisso porque acho que os leds não estão no "sitio certo" e depois porque apenas anuncia 10W, ou seja nao terao a iluminacao que pretendo.





J, sim... os leds e o seu posicionamento são o mais importante na lâmpada, MAS ha que encontrar um ponto de equilibrio  _pol_ para teres muita luz vais precisar uma enorme superficie radiante e quanto maior essa superficial, mais luz vai ser emitida de locais que não vão beneficiar o feixe.


Neste momento estou a procura daquilo que considero ideal:

- mais de iluminacao
- luz mais branca (6000k)
- feixe o mais idêntico possível ao OEM
- a menor quantidade de ruido electrico possivel



Os chips tipo Philips ZES (CSPs, etc) sao bons porque tem uma boa luz e as suas dimensões reduzidas possibilitam que se recrie a forma e o posicionamento de um filamento (halogeneo).

Mais luz implica sempre aumentar o tamanhos dos chips, que no caso da Philips significaria passar dos ZES para os MZ:



Como vez, estes ja tem a forma de "array" ou seja ja se consegue na fonte de emissao da luz ter o formato original de um filamento incandescente  _pol_



A Cree tem otimos chips, o melhor dentro das medidas mais pequenas seja o XHP-50 que é usado em grande parte das lampadas chinesas




Para saber qual a melhor, vou ter que testar mais 2 ou 3  _pol_



Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #11 em: 27 de Fevereiro de 2017, 21:03 »
Depois de quase um desesperante mês à espera que um novo modelo de lâmpadas chegasse desde a China ate Lisboa  _Zang_, finalmente hoje o simpático carteiro lá me entregou-me a tão desejada encomenda.


E as lâmpadas la vinham dentro eram estas:








Conforme podem observar, seguem a doutrina dos leds de pequena dimensão, tentando respeitar as cotas das H11 de halogéneo normais…





reparem no perno localizado no pescoço da lâmpada, achei que seria útil para desfasar os led em 90º mas infelizmente apenas tem 1 furacao.






As lâmpadas são relativamente simples, cooler passivo, sem driver, leds que tenho quase a certeza não serem Lumileds (Philips) mas versões mais baratas da Seoul Semiconductor.

Fiz um pequeno teste de bancada onde tentei medir a corrente, por forma a calcular a potencia… o multímetro acusou cerca de 1,5 amperes… a tensão da bateria deveria estar à volta dos 12,5 pelo que temos 18/20 Watts (25 anunciados, mas com os chineses já se sabe como é…)


So faltava montar na Tmax, infelizmente os leds tem a polarização trocada para a Tmax, não permitindo o perfeito encaixe nas fichas, sendo necessário recorrer a um pouco de fita isoladora para estes ficarem presos.

Depois de montados, dirigi-me ao corredor onde estou a fazer os benchs, e o resultado obtido foi este:












Em relacao à lampada da Philips ha um ganho substancial de intensidade de luz, mas um pior espalhamento da mesma  _pol_



Como podem ver, há uma maior intensidade de luz face aos halogéneos OEM, mas a luz é na sua maioria projetada para a posição central, fazendo depois uma espécie de espalhamento em Y. Em termos de altura não ficou mal, mas há uma projeção muito fracional para o tecto.
O máximo também não espalha muito a luz, mas… é bem bruto… o que corresponde perfeitamente ao desejado  8)


A base dos leds, aquece substancialmente, sendo que parado o médio quase queima os dedos se lhe tocarmos.


Penso que eventualmente poderia melhorar o espalhamento da luz rodando os leds 90º. Neste momento estão fixos numa posição em que ficam na vertical (iluminam a parte de cima e baixo do projector) e eu tinha preferência para que ficassem horizontais (iluminando o lado esquerdo e direito). Para isso terei de “inventar” na lâmpada e criar um nova rosca para o tal perno.

Também estou a espera de outra lâmpada com um modelo diferente destes, pelo que em breve trarei mais novidades sobre os resultados obtidos

Offline Sapiens21

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #12 em: 27 de Fevereiro de 2017, 21:15 »
Fantástico!!  _pol_

Palavras para quê... _palmas_

Estou a apreciar "de bancada" esta curiosa procura pela intensidade e projecção da luz mais desejada.

Acredito que mais algum tempo (se calhar até apenas 1 ano), a evolução em lâmpadas do género estará num nível bem superior.

Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #13 em: 27 de Fevereiro de 2017, 21:24 »
 _lol_ _lol_ _lol_



Vamos lá a ver a proxima... ja comeco a equacionar se nao será melhor uma solucao hibrida: um medio de halogeneo xpto (night breaker, etc) e um maximo em Led  _pensador_ _pensador_

 _pol_ _pol_

Offline PSH72

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #14 em: 28 de Fevereiro de 2017, 09:17 »
Tmaxer não será um tipo de lampada deste tipo que precisavas em que podes regular os ângulos mas para o teu modelo H1?


http://www.ebay.com/itm/PHILIPS-9006-160W-16000LM-LED-Headlight-Bulbs-Kit-High-Power-Bulb-6000K-Low-Beam-/122201124218?hash=item1c73c12d7a:g:83AAAOSwx2dYEsse&vxp=mtr

Tens tb em baixo o vídeo do que me refiro.

https://www.youtube.com/watch?v=SSWMd3SoHng
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2017, 09:19 por PSH72 »

Offline pjmartinho

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #15 em: 28 de Fevereiro de 2017, 23:23 »
Para efeitos de teste, sugiro que cortes as abas que estão na ponta da lâmpada pois as "sombras" que estás a ter no foco projectado, eu também as tive quando montei as lâmpadas de LED na minha ex-Downtown e que diminuiram, significativamente, depois de ter cortado essas abas.
Cronologia:
08/2015 - 09/2016: Kymco Downtown 125i - 3.995 kms - Média: 3,4L
09/2016 - 05/2017: YAMAHA T-Max 500 ABS - 4.276 Kms - Média: 5,3L
05/2017 - ??/????: Honda Pan European ST1100 - 60013 Kms - ????? Kms - Média:

Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #16 em: 01 de Março de 2017, 01:22 »
PSH72  _pol_


Sim, essas devem ser mais brilhantes mas não os 80w por lampada anunciados  _Rolley_ os china-mens esticam-se um bocado nos números  _policia_  _pol_



Pjmartinho... pois é uma hipotese  _thumbdown_ vou esperar que cheguem as proximas e vou fazer essa experiencia  _convivio_

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #17 em: 01 de Março de 2017, 09:17 »
PSH72  _pol_


Sim, essas devem ser mais brilhantes mas não os 80w por lampada anunciados  _Rolley_ os china-mens esticam-se um bocado nos números  _policia_  _pol_



Pjmartinho... pois é uma hipotese  _thumbdown_ vou esperar que cheguem as proximas e vou fazer essa experiencia  _convivio_

Tmaxer eu não me referia aos 80w, mas sim aos casquilhos poderem rodar para serem afinado o angulo.

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #18 em: 01 de Março de 2017, 17:05 »
Essa de rodar o casquilho e ter aquela afinação toda, e de se lhe tirar o chapéu!! 

Obrigado pela partilha!

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Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #19 em: 01 de Março de 2017, 17:52 »
Boas!


Eu percebi  _pol_


Tambem ja ha alguns modelos que para alem da regulação da orientacao dos leds tambem possibilitam a mudanca da distancia do led à base da lampada.


Vamos aguardar as proximas que tem chips CREE e depois ver a que conclusao chegamos para comprar mais um ou outro modelo para testar  _pol_


O pior disto tudo é o mes de espera pelos LEDs...  _Zang_ _Zang_

Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #20 em: 22 de Março de 2017, 00:04 »
Não tenho actualizado o tópico pois estava a aguardar a chegada do “par” seguinte…  _pol_

Para já há a registrar que na estrada, cheguei à conclusão oposta da garagem. A luz fica bem espalhada e as lâmpadas são um bom upgrade em relação as de halogéneo. Mas em termos de quantidade de luz, não são tao generosas quantas as que tinha na anterior montada.
Um aspeto em que são excelentes é que não geram qualquer interferência electrónica.  _pol_

Durante uma desmontagem da frente da Tmax, consegui coloca-las na posição que tinha falado anteriormente, e em modo de conclusão, afirmo que estas lâmpadas são umas “lampadazinhas” muito porreiras que tem uma excelente relação preco qualidade e que não prejudicam a audição e sintonia de FM no Cardo Scala... mas não são do tipo "holofote"


Entretanto hoje (21-03) com a chegada da primavera também chegou a carta da alfandega a convidar-me a ir busca-las. Já o tinha tentado fazer mas infelizmente, a minha visita à alfandega terminou de maneira frustrante após uma longa hora de tempo de espera sem que o numero da minha senha estivesse ainda próximo.  _Zang_ _policia_




Hoje felizmente correu bem e em apenas 45 minutos tinha o desejado pacote nas mãos.




Conforme podem ver pelo tracking, as lâmpadas chegaram a Portugal no dia 3 e apenas as consegui levantar a 21… Para alem da perca de tempo, há a registrar o desembolso de 30€…. Ainda perguntei a senhora se eventualmente não se teria enganado pois o custo das lâmpadas foi de apenas 48 €… mas não, a somar ao iva e a umas taxas, tinha a pagar 12€ de apresentação à Alfandega e pasme-se 2 € por taxa de urgência!!! Tive mesmo de dizer à Senhora (são todas escolhidas a dedo para ali) que só podia estar de sacanagem comigo… 18 dias à espera e ainda tem a lata de me cobrar “taxa de urgência”  _Zang_ _Zang_ _martelada_ _martelada_


Bem… adiante… as lâmpadas foram compradas na loja oficial da NightEye (Aliexpress) onde podem encontrar uma gama enormíssima de lâmpadas LED, a loja é muito profissional e recomendo  _pol_. O modelo foi escolhido como tinha explicado por serem chips CREE e serem do modelo XHP50… quem não souber XHP quer dizer “eXtra High Power” e o 50 são o diâmetro (também há a versão 70) e são uns dos chips mais luminosos da CREE.

https://pt.aliexpress.com/store/2340257?spm=2114.10010308.0.0.a9tHdp


E para já deixo o unboxing e a montagem... as lampadas tem muito boa qualidade, tanto em termos de construcoes como nas cablagens e fichas usadas:


















Como se pode ver os drivers e a cablagem é enorme, pelo  que prendi-os por cima do faróis… penso que ali não vao estorvar nada




Tive também a boa surpresa de chegar o Led T10 que tinha comprado no Ebay







Vamos ver qual será a diferença entre ter uma serie de leds que reproduzem fielmente uma lâmpada tradicional e outro do tipo “força bruta”… para já o aumento de intensidade da iluminação é notório.

Offline Sal

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #21 em: 22 de Março de 2017, 09:59 »
Boa malha Tmaxer. Estou bastante curioso com estes teus reviews pois também ando a namorar uns leds para a CBF600SA
Inicialmente estava bastante tentado para comprar iguais as segundas que testaste...mas....vamos ver o que sai dai
Nuno Salvador / "Sal"

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #22 em: 22 de Março de 2017, 13:24 »
Já somos 2.....
Essa t10 tem cá uma pedrada!!
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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #23 em: 22 de Março de 2017, 15:06 »
Boas Sal  _pol_ tu deves precisar de uma H4 (confirma)... eu tentaria a Philips ou um clone  _pol_


Marco  _pol_ _convivio_

Sim, estes Leds nao tem nada a ver  _pol_ comprei estes 2 modelos, ainda so chegou este e penso que estou (bem) servido  _pol_ _pol_



Offline TMaxer

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Re: Tmax 530 2012/2014 - à procura do LED perfeito
« Responder #24 em: 22 de Março de 2017, 15:09 »
Um das particularidades das lâmpadas leds que mais questões me levanta são as “lentes” por cima do chip.   _pensador_


Nas lâmpadas anteriores, os chips não tinham lente e nestas sim… durante este ultimo mês já tinha refletido um bocado neste pormenor e na diferenca faria, pois as lentes devem mandar luz para “sabe lá deus para onde” e complicam um bocado a previsão sobre quais os resultados que iria obter.


Novamente, vou repetir que esta lâmpada outra diferenca  substancial em relação as anteriores: a posição e forma do led não emula o filamento de uma lâmpada normal. Nas 2 anteriores tinha conseguido obter um espalhamento da iluminação muito semelhante ao da lâmpada normal… sera que nesta isso também iria acontecer fruto do optica lenticular???  _pol_


No regresso à garagem para ver os resultados obtidos:  _lool_


NB: como fotografo com o telemóvel, coloco sempre o quandrante da Tmax na foto para obrigar a camera a ter quase sempre o mesmo ponto de focagem e mais importante: a mesma abertura.















Como podem ver, estas lâmpadas tem uma itensidade luminosa muito mais forte do que as anteriores… contudo há mais luz a ser projectada para cima da zona de corte, sobretudo na zona central.
Eu ate pensei que fosse efeito do Led que coloque no mínimo… mas não é pois com ele tapado, a sombra continua lá

Para se ver melhor temos de aproximar o farol da parede:







Aqui delineado:




Quer-me parecer que esta luz vai precisamente para um dos piores ou melhores sítios (conforme seja noite ou dia) que é o espelho dos enlatados podendo provocar encandeamento ou alguma luz em intensidade desagradável… penso que isto estará relacionado com as lentes que falei pois já na minha anterior montada, as lâmpadas tinham lente e tinha este problema.  _pensador_ _policia_

Faltam os testes de estrada que validarão ou não estas primeiras conclusões… e para já mesmo que o medio não prove ser ideal, as lâmpadas não são dinheiro perdido pois o máximo manda um ESTALO que até dói.  _lool_ _lool_







Se o medio estiver mesmo a mandar muita luz para cima, vou tentar o truque de as rodas, desfasando a posição dos leds em 90º… se não ficar ok, irei tentar a sorte com este modelo:




PS: espero que este tópico, de uma pequena ideia da complexidade da pergunta que muitos companheiros me fazem “que lâmpada aconselhas para a minha maxi??”  _lol_ _lol_