Autor Tópico: Rodagem Xmax 125  (Lida 5162 vezes)

FilipeD

  • Visitante
Rodagem Xmax 125
« em: 15 de Fevereiro de 2017, 10:14 »
Bom dia amigos
 Venho esclarecer convosco uma duvida. Comprei uma Xmax 125 nova 0km em que a fui buscar fez ontem 8 dias. Nao tenho andado muito com ela porque queria ganhar mais experiência  e confianca com piso seco visto que nunca andei de mota na minha vida e ao todo ainda so fiz 120km. Porém eu trabalho em Lisboa e queria comecar a vir todos dias mas é aqui que  nasce a minha dúvida. O senhor do concessionário disse para até 1000km periodo da rodagem nao passar das 6mil rpms, acontece que a essa rotação nao passo dos 60 65 ora pra vir pra Lisboa a essa velocidade é meio caminho para me darem uma marrada pois vivo na margem sul... havera problema de aumentar a velocidade ? Tou na duvida nao sei que fazer é que assim também nunca mais saio da rodagem.

Cumprimentos

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk


fanning

  • Visitante
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro de 2017, 10:22 »
No fim de semana se estiver bom tempo vai dar uma volta maior com ela, sempre a rotação baixa, depois acho que já está preparada para a viagem. Mesmo assim é curto, mas realmente tens necessidade de a utilizar.
Eu nesta Kymco que comprei não fiz a rodagem como deveria e noto diferença para a minha outra downtown onde fiz uma rodagem como deve de ser.

Abraço

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro de 2017, 10:40 »
Companheiro,
fazeres uma rodagem bem feita só te trará vantagens a médio/longo prazo.
Diria que até aos 500kms não deverás apertar com a máquina, a partir daí podes fazer pequenas subidas de rotações.
Até à primeira muda de óleo não convêm andares de punho trancado.
Aproveita o fds, farás sem dificuldade 400-500kms nos passeios.


Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

FilipeD

  • Visitante
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro de 2017, 11:22 »
Aproveitar estes pequenos tempos de sol ate porque para ja nao vai chover.. e pego na burra e faco uns km... obrigado :)

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk


pfc

  • Visitante
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #4 em: 15 de Fevereiro de 2017, 12:16 »
Sem dúvida, a rodagem é  fundamental.
Os próximos dias sem chuva é de aproveitar todos os bocadinhos livres e rodar nesses regimes abaixo das 6mil. Mesmo que não faças os 1000kms certinhos, sempre ajuda ao esticão inicial de andar em AE.
Abrs
Pedro

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro de 2017, 13:12 »
É  um período muito chato e muita gente não liga, mas, é  o mais importante da vida útil do motor.
Sempre me ensinaram que qualquer motor não pode levar esforços, a descer por exemplo  podes deixar rolar ,todo o material está a acamar e se ocorre  esforço repentino vem as folgas e barulhos anormais, consumos de óleo etc.
Foi assim que fiz com as 4 125 que tive e que dava essa velocidade que referiste.
Conselho , apanha um dia de sol que possas e faz uns bons km seguidos mas varia a rotação e velocidade,atenção aos níveis que podem descer .Deixa o motor uns bons segundos ao ralenti quando em frio, e em quente tenta nunca desligar logo o motor depois de rodar em AE .
Tem tudo uma explicação lógica, quem diz que hoje em dia os motores vem rodados está  enganado e eu desafio a desmonta- lo para ver, vem sim preparados para uma utilização dita " normal".
Abraço e boas curvas
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 13:15 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro de 2017, 14:06 »
Bom dia amigos
 Venho esclarecer convosco uma duvida. Comprei uma Xmax 125 nova 0km em que a fui buscar fez ontem 8 dias. Nao tenho andado muito com ela porque queria ganhar mais experiência  e confianca com piso seco visto que nunca andei de mota na minha vida e ao todo ainda so fiz 120km. Porém eu trabalho em Lisboa e queria comecar a vir todos dias mas é aqui que  nasce a minha dúvida. O senhor do concessionário disse para até 1000km periodo da rodagem nao passar das 6mil rpms, acontece que a essa rotação nao passo dos 60 65 ora pra vir pra Lisboa a essa velocidade é meio caminho para me darem uma marrada pois vivo na margem sul... havera problema de aumentar a velocidade ? Tou na duvida nao sei que fazer é que assim também nunca mais saio da rodagem.

Cumprimentos

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Quando tive a minha Xmax 125, fiz a rodagem toda tentando não passar das 7000 rpms.
Tb era a minha primeira mota e não tinha experiencia anterior, por isso andava sempre a medo.
Como vinha de Carcavelos para Lisboa, só saia com a Xmax nos dias de sol e vinha sempre junto ao rio, sem entrar na AE.
Com o transito normal da manhã nunca era possivel passar dos 60/70 Km/h. Nos poucos dias em que não havia transito ou ao fim de semana, tb era um prazer andar a essa velocidade pela marginal.
Não foi por isso muito dificil passar o periodo da rodagem!

Curiosamente, percebi que o caminho que fazia para Lisboa, vindo junto ao rio até Alcantara era melhor do que pela AE. Ainda hoje é o caminho habitual que faço!

Abraços!

ZeP

admin19

  • Visitante
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2017, 22:46 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação. Nesse âmbito e como resultado, foram apagadas algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.

Offline axeliberato

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2016
  • Mensagens: 69
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Rodagem Xmax 125
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro de 2017, 00:11 »
Bom dia amigos
 Venho esclarecer convosco uma duvida. Comprei uma Xmax 125 nova 0km em que a fui buscar fez ontem 8 dias. Nao tenho andado muito com ela porque queria ganhar mais experiência  e confianca com piso seco visto que nunca andei de mota na minha vida e ao todo ainda so fiz 120km. Porém eu trabalho em Lisboa e queria comecar a vir todos dias mas é aqui que  nasce a minha dúvida. O senhor do concessionário disse para até 1000km periodo da rodagem nao passar das 6mil rpms, acontece que a essa rotação nao passo dos 60 65 ora pra vir pra Lisboa a essa velocidade é meio caminho para me darem uma marrada pois vivo na margem sul... havera problema de aumentar a velocidade ? Tou na duvida nao sei que fazer é que assim também nunca mais saio da rodagem.

Cumprimentos

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Se não passar das 7000rmp e nunca enrolar o punho completamente nos arranques, não deve haver problema. Muito importante, tanto na rodagem como sempre é não puxar com motor frio.
boas curvas
Alex Liberato
Vespa Primavera 125 ABS 2,7 L/100km
Honda X-ADV 2018 3,8 L/100km
Honda VFR 1200FD 2016 5,5 L/100km