Autor Tópico: Forza 125 viagens curtas e a frio  (Lida 6615 vezes)

Hugoriba

  • Visitante
Forza 125 viagens curtas e a frio
« em: 31 de Janeiro de 2017, 20:49 »
Boas.
Eu faço regularmente viagens para o trabalho, cerca de 3kms, em que a mota não chega á sua temperatura normal de funcionamento.
Existe algum benefício em colocar o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos antes de arrancar ou esse problema não se coloca neste tipo de motores?
Uma vez que não possuo descanso central, já tentei anular o dispositivo que desliga a scooter com o descanso lateral mas sem sucesso. Desligar apenas a ficha não resulta.
Alguém mais entendido na matéria que me possa dar uma ajuda??
Desde ja obrigado.

miguel ricardo

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #1 em: 31 de Janeiro de 2017, 21:34 »
é bom de manhã deixar trabalhar nem que seja uns 30 a 40 segundos ao ralenti! eu deixo enquanto meto o capacete e luvas. anular o dispositivo de segurança de descanso não acho grande ideia! _pensador_ um pequeno descuido e sai caro. mas a forza não vem com descanso central? _thumbdown_

joaoliveira

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #2 em: 31 de Janeiro de 2017, 22:16 »
A minha traz descanso central  deixo sempre a aquecer um pouco, já fazia o mesmo com a minha Sym.  scooter_

Hugoriba

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2017, 22:42 »
Eu retirei o descanso central, já o tinha feito com a anterior PCX. Daí que nesse campo esteja sem hipóteses, quero mesmo anular esse sistema. :)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #4 em: 31 de Janeiro de 2017, 22:57 »
É boa prática deixar aquecer levemente o motor antes de puxar por ele, para facilitar a lubrificação e a adaptação dos componentes, mas não é pacifico que isso não possa ser feito nos primeiros metros da viagem desde que feitos em ritmo calmo e sem puxar por ela.

O que não recomendo nada é anular sistemas de segurança, é como andar com capacete sem o prender, está lá mas se for preciso já era. _Rolley_ circular com o apoio lateral aberto é queda quase certa  _thumbdown_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Hugoriba

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #5 em: 31 de Janeiro de 2017, 23:27 »
Eu retirei o descanso central pois em anteriores ocasiões o senti a bater no chão por causa de desníveis na estrada, aconteceu-me diversas vezes na PCX. 

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro de 2017, 10:54 »
Boas

Eu também tenho esse habito de enquanto me preparo para arrancar, deixo a moto ligada, com o descanso central e o percurso que faço também é curto.

Em casa sento-me na mota e não preciso de ter o descanso, enquanto calço as luvas e abro o portão da garagem lá se passa algum tempo e o motor deve aquecer alguma coisa, mas duvido que seja suficiente.

Pelo que li em tempos (já não me recordo onde) dizem que esta ideia de aquecer o motor não se devia fazer nos motores de injecção e apenas era aconselhado ser feito em motores a carburador. O ideal seria arrancar e ter os primeiros kms em ritmo calmo

rinacio

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #7 em: 01 de Fevereiro de 2017, 11:33 »
Antes de sair e enquanto aperto o blusão, ponho o capacete, abro o portão e calço as luvas deixo a Forza a trabalhar.
Estas tarefas demoram 3/4 minutos.
Quando chego ao fim da rua (cerca de 300 metros) já vai com a temperatura normal.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #8 em: 01 de Fevereiro de 2017, 17:25 »
Boas

Eu também tenho esse habito de enquanto me preparo para arrancar, deixo a moto ligada, com o descanso central e o percurso que faço também é curto.

Em casa sento-me na mota e não preciso de ter o descanso, enquanto calço as luvas e abro o portão da garagem lá se passa algum tempo e o motor deve aquecer alguma coisa, mas duvido que seja suficiente.

Pelo que li em tempos (já não me recordo onde) dizem que esta ideia de aquecer o motor não se devia fazer nos motores de injecção e apenas era aconselhado ser feito em motores a carburador. O ideal seria arrancar e ter os primeiros kms em ritmo calmo
Tens razão, como eu disse atrás há quem defenda que o início da marcha pode incluir o aquecimento, até recomendam por razões ecológicas, mas neste caso é preciso cuidado para não lhe dar grandes acelerações antes de aquecer. É muito mau para o motor ser chamado a níveis elevados de rotações sem ter o material acamado e o óleo fluido.
Eu, como disse o companheiro, ponho sempre a trabalhar enquanto me equipo e assim quando chego à estrada tenho logo a moto disponível ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NRoque23

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro de 2017, 13:51 »
Boas Companheiro.

Eu deixo sempre aquecer um pouco antes de arrancar, o tempo de eu e o meu filhote colocar-mos os capacetes e luvas.

Também faço poucos km por dia (entre os 10 e os 20). Para teres uma ideia, Casa - Escola - Trabalho +/- 5Km e quando chego á escola do meu filho ela já aqueceu!

O cuidado que tenho é não abusar no acelerador até á escola (arranques e andamento), depois é andamento normal, na casa dos 60km\h (+/- 6000rpm) mas se tiver de acelerar ela não se nega!

A ideia de teres tirado o descaso central  _pensador_  ...eu na minha velhinha ele partiu uma vez e fez-me imensa falta! Por ridículo que pareça.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos e boas curvas
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2017, 13:51 por NRoque23 »

miguel ricardo

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #10 em: 03 de Fevereiro de 2017, 20:45 »


A ideia de teres tirado o descaso central  _pensador_  ...eu na minha velhinha ele partiu uma vez e fez-me imensa falta! Por ridículo que pareça.

para estacionar em zonas inclinadas em motas sem travão de estacionamento o central dá um jeitão! a minha uma vez ia caindo por a deixar com o lateral numa descida. a sorte é que estava a meio metro dela.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2017, 20:45 por miguel ricardo »

Hugoriba

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #11 em: 06 de Fevereiro de 2017, 17:14 »
Trago comigo uma fita de velcro para a travar nas descidas. Mas raramente tive necessidade de o usar, o descanso central só lá andava a fazer peso. Quando tiver tempo vou mesmo desligar o sistema do descanso lateral para a poder ter a trabalhar antes de arrancar.

meneses85

  • Visitante
Re: Forza 125 viagens curtas e a frio
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro de 2017, 19:09 »
para estacionar em zonas inclinadas em motas sem travão de estacionamento o central dá um jeitão! a minha uma vez ia caindo por a deixar com o lateral numa descida. a sorte é que estava a meio metro dela.
Deixar sempre a mota virada para cima...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk