Autor Tópico: As nossas (maxi)scooters são mesmo à prova de água?  (Lida 2605 vezes)

Offline Nuno B.

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
As nossas (maxi)scooters são mesmo à prova de água?
« em: 26 de Janeiro de 2017, 14:27 »
Viva.

Hoje, como praticamente todos os dias desde que tive a minha Sym GTS 125, vim de 2 rodas para o trabalho. No entanto hoje foi o dia mais chuvoso que já apanhei. Pensei que ía ser muito pior do que realmente foi mas com as proteções certas a chuva não entra, ou pelo menos não chateia muito...
A minha questão prende-se com as consequências da exposição prolongada da mota à chuva. Sim, os carros também apanham chuva constante, mas não têm os mostradores e comandos expostos como nós temos.
Sei que uma chuvinha de vez enquando não deve fazer mal nenhum, mas ter a mota o dia todo (das 9 às 18 + tempos de viagem) a apanhar chuva intensa não fará mal? Devemos (Costumam?) ter algum cuidado especial com os comandos antes, durante e após um dia de chuva?

Abraços.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: As nossas (maxi)scooters são mesmo à prova de água?
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2017, 14:40 »
Companheiro,
a tua dúvida pertinente.
Sabemos que os veículos envelhecem bastante mais rápido se expostos às intempéries ao nível dos plásticos, pintura e borrachas.
Tratar dessas partes com produtos de proteção, ceras, silicone, ajudam a retardar o envelhecimento.
Nestes tempos de precipitação e humidade o sistema elétrico é sujeito a maior agressão. Repelentes de humidade, isolantes, limpa-contatos ou simplesmente wd40 ajudam a ter menos falhas.
Outras coisas como entradas de humidade nos faróis ou painel de instrumentos são mais trabalhosas de resolver.
Uma capa (cobertura) pode minimizar alguns destes efeitos.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

afg

  • Visitante
Re: As nossas (maxi)scooters são mesmo à prova de água?
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2017, 16:55 »
Caro companheiro, o tema não podia ter vindo em melhor altura do ano !

Posso dar-vos o exemplo cá da Madeira que , como é sabido , é uma ilha rodeada de água por todo o lado e com micro-climas . Tenho diversos companheiros de 2 e 4 rodas que residem em zonas próximas do mar e nota-se logo as diferenças em relação à minha mota e carro comparativamente aos deles ,  pois resido em zona verde  _lol_ , vulgo "serra " . As marcas de oxidação e de corrosão notam-se muito notoriamente nas viaturas deles quando eles não cuidam bem das suas máquinas e apenas com verificações e cuidados redobrados é que conseguem manter as viaturas em bom estado , principalmente cromados , comandos elétricos , discos de travão e por vezes as pastilhas de travão chegam a colar nos discos . Gastam pequenas fortunas para manter as sua máquinas em ótimo estado .

Para mim, que resido na zona verde, o maior problema é a chuva, que é recorrente, e o que já tive que fazer mais do que uma vez foi aplicar limpa contactos no botão de start e no comando dos máximos/médios porque são os mais expostos à água .

Os plásticos são tratados com cera de abelha e funciona como um repelente da água e por isso fico tranquilo . Nos grupos óticos uso o soprador de folhas  _corado_ para secar alguma água que entra quando a lavo com máquina de pressão .

Boas curvas ,
 scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: As nossas (maxi)scooters são mesmo à prova de água?
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2017, 18:25 »
Secar a mota quando for possível é uma boa prática. Usar algum spray protector também (cuidado com o sitio onde se usa, WD40 nos discos de travão ajudava a não enferrujar mas não seria boa ideia).
Mas não vamos ficar muito ansiosos com isto, porque as motas foram mesmo feitas para suportar intempéries e não podemos comparar o efeito do ar marítimo ( um verdadeiro assassino a longo termo dos metais) com a humidade da chuva
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: As nossas (maxi)scooters são mesmo à prova de água?
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2017, 19:10 »
Acho que as motas foram feitas já com a intenção de andarem, dormirem, e ficarem na rua. Das muitas motas que tive alongo dos anos o maior problema que acontecia era o escape enferrujar com rapidez. Uma vez por mês dava um toque com tinta de lata so para ficar bonito....  _corado_
Hoje em dia fazem escapes um pouco diferente mas continuam a ser a primeira coisa a ficar um pouco feia com a ferrugem.
Pelo menos nas scooters nota-se mais.

Acho eu..... _pensador_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.