Autor Tópico: Dúvida na maxi-scooter  (Lida 9668 vezes)

Bruschy4

  • Visitante
Dúvida na maxi-scooter
« em: 23 de Janeiro de 2017, 10:59 »
Boas pessoal!
Estou a pensar adquirir uma maxiscooter para os meus trajectos diárioS. Eu faço cerca de 70km/dia entre auto-estrada e via rápida. Estou a pensar gastar no máximo dos máximos 3500€ e por isso será uma maxi usada claro. Do que andei a ver e a ler estou curioso acerca de algumas. Xciting 500 ou 400, a downtown, a J300, A MAXSYM 400 e a SW400. Claro que a compra vai depender do que estiver a bom preço no mercado mas assim á primeira vista qual seria melhor opção? Em termos de custos com manutenções, consumos, etc quais as melhores?
Abraços

JViegas

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #1 em: 23 de Janeiro de 2017, 11:12 »
Bem os modelos têm intervalos diferentes de manutenção.
Pessoalmente e dado que o percurso é maioritariamente autoestrada e via rápida nunca escolheria uma cilindrada inferior a 400 cc e com uma boa proteção.

Das que referes e que têm uma componente mais "turística" e por ordem de preferência pessoal: SW 400, a Xciting, a maxisym 400.

É claro que uma 300 leva-te igualmente a todo o lado e faz perfeitamente velocidades de cruzeiro dentro dos limites legais de autoestrada. No entanto considero que aquele "extra" das 400cc são uma mais valia.

Apenas posso falar do modelo que tenho (300cc) e em percursos de autoestrada, faço bem 110/120 (preciso de uma melhor proteção aerodinâmica pois sou alto), não sinto que a maxi vá em esforço mas em caso de uma ultrapassagem se for carregado e com top case já lhe sinto a falta de qualquer coisita.

Boas escolhas. Depois atualiza.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 11:20 por JViegas »

jpgjpg

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #2 em: 23 de Janeiro de 2017, 12:13 »
Boas,
para 70 km/ dia em AE e via rápida também iria para uma 400. Bem... se não for uma AE/ via rápida em que na maior parte do tempo o transito está parado.

Se for para andar em AE/ via rápida livre de trânsito uma 400 permitirá velocidades de 120 a 140 em rpm aceitáveis, pelo que os consumos serão agradáveis. Não que uma 300 não cumpra a função (tenho uma DT 300 e ando muitas vezes a 120/ 130 sem comprometer os consumos - em média andam nos 3.8), mas a 400 terá sempre algo mais de "reserva", se for preciso

A proteção aerodinamica é um fator a considerar.

A manutenção outro. Há motos em que o custo de aquisição é muito inferior, mas em poucos anos não compensa pelo custo da manutenção (seja por períodos curtos - de 3m km em 3m km, seja pelo elevado custo de peças - ver bem as trocas de correias e os preços das mesmas!)

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #3 em: 23 de Janeiro de 2017, 12:17 »
Mais uma nota. Sou muito alto (1,93m) e por isso uma boa prtecção aerodinâmica seria muito importante. Destas montadas que falei alguém tem opinião acerca desta questão? E já agora os intervalos das manutenções, alguém me pode dizer?
obrigado

pjmartinho

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2017, 13:59 »
Com essa altura toda vai ser necessário colocar um vidro mais alto. Eu tenho 1,85m e na Downtown que tive, e na T-Max que tenho, dos ombros para cima é uma ventania desgraçada.

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:22 »
Levas com o vento mesmo com o vidro mais alto?

cgomes

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:45 »
Passei pela Burgman 400 e recomendo. Agilidade, potência e economia.
Boa escolha.

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:48 »
O problema é encontrá-las à venda. e se encontrá-las, o preço a que estão! :)

Offline procoelho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 56
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW400
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2017, 16:08 »
Mais uma nota. Sou muito alto (1,93m) e por isso uma boa prtecção aerodinâmica seria muito importante. Destas montadas que falei alguém tem opinião acerca desta questão? E já agora os intervalos das manutenções, alguém me pode dizer?
obrigado

Passei pelo mesmo companheiro, com a nossa altura fica um pouco complicado por vezes ate meter as pernas "dentro" de algumas motas, mas a minha preferência foi SilverWing 400. Ate ao momento estou bastante satisfeito com a mota uso diário chuva sol, para a nossa altura não faz milagres em protecção aerodinâmica, mas dá perfeitamente. Voltava a escolher uma SW400 sem duvida.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2017, 16:27 »
Levas com o vento mesmo com o vidro mais alto?

Nas duas scooters, tive e tenho o vidro de origem mas, não faço grandes tiradas em autoestrada com frequência... quando tenho de as fazer, paciência... já sei que vou ficar despenteado  _Rolley_

JViegas

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #10 em: 24 de Janeiro de 2017, 09:52 »
Existem diversos fabricantes: GIVI, PUIG, SHAD, etc. que vendem diferentes vidros "turísticos" (mais altos) ou então pequenas "extensões" que podem montar sobre o vidro original.

Na maior parte dos casos, pelo que leio, costumam minimizar os efeitos do vento nos capacetes.

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #11 em: 30 de Janeiro de 2017, 12:55 »
Pessoal, depois de andar a ver e a pesquisar estagnei! Neste momento estou em duvida entre três e tenho urgência em resolver a questão:

- Kymco Downtown 300cc 2012 38.000km 2900€ (bom estado. de 1 a 10 daria um 7)
- Honda Silver Wing 400cc 2007 27.000km 2700€ (bom estado. de 1 a 10 daria um 7)
- Yamaha T-Max 500cc 2004 32.000km 2900€ (excelente estado. de 1 a 10 daria um 9)

Todas já têm a top case que para mim é essencial.
Qual seria a vossa escolha? E sei bem que a T-max seria mais numa escolha emocional que racional... :)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 12:58 por Bruschy4 »

Offline procoelho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 56
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW400
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2017, 13:08 »
Honda Silver Wing 400cc 2007 27.000km 2700€ sem duvidas...... _pol_

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2017, 14:37 »
Procoelho, tu és suspeito... :)

jpgjpg

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #14 em: 30 de Janeiro de 2017, 15:12 »
Sugiro que construas aí uma pequena grelha/ tabela com:
Moto | Modelo | Custo Aquisição | Intervalo Manutenção | Custos/ manutenção | troca correia intervalo | troca correia custo


Não tenho nem metade desses dados, mas acho que a correia da honda custa menos de metade da correia da Kymco, por exemplo.
Procura esta informação no forum/ net, vais ver que encontras.

E depois vê quanto tempo gostavas de manter esta moto... e faz contas.

Ou então... esquece isto tudo e deixa-te levar pela emoção!
Conduz todas e... aproveita!

pjmartinho

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #15 em: 30 de Janeiro de 2017, 15:26 »
- Yamaha T-Max 500cc 2004 32.000km 2900€

O motor dessa scooter é de carburador, não é injecção.

De qualquer forma, pelos preços apresentados, dá para perceber que não pretendes gastar mais do que 3000€ numa scooter, por isso sugiro qualquer uma das primeiras. Já tive uma Downtown 125 e gostei muito dela. Em termos de custos de manutenção, tenho a ideia de que a correia da Honda é bastante mais barata do que a da Kymco mas, no resto, os custos são semelhantes.

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #16 em: 31 de Janeiro de 2017, 00:53 »
Boas  _pol_
Eu sou suspeito  _Rolley_, mas para mim escolhia a Silver wing _careta_ _careta_
Pereira

luisx

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #17 em: 02 de Fevereiro de 2017, 16:19 »
Eu não teria qualquer duvida Yamaha T-MAX  _Rolley_

se optares pela yamaha é certo que vais passar a conduzir com sorriso de orelha a orelha  _pol_

pmp87

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #18 em: 02 de Fevereiro de 2017, 17:55 »
Boas

Se me permites, tens uma mota em tudo parecida/similar com uma boa maxi-scooter (mesmo motor da Integra), com top case pelo que vi e met in, qual a razão de uma maxi com a mesma potência (pouco menos?) da NC?

Pergunto isso porque eu tenho duas, vejo vantagens em ter uma 125cc e uma 900cc com própósitos diferentes claro...

Quanto à escolha, para ser diferente do que já tens, ia para uma T-Max, óbvio. Assim , quando quiseres tens uma fera! Além de que tudo o resto será mais do mesmo...

O nosso estado de espírito nunca é o mesmo...se me percebes  _mau_ _mau_
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2017, 19:06 por pmp87 »

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #19 em: 09 de Fevereiro de 2017, 22:55 »
Quanto aos custos de manutenções, sugiro-te dar uma olhadela aos tópicos de manutenções das marcas para teres uma ideia dos períodos e custos de cada um dos modelos que estás a considerar

NSilva

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #20 em: 10 de Fevereiro de 2017, 09:39 »
Companheiro a tua escolha vai ter de ser bem pensada. Isto, como já sugerido anteriormente, deves verificar os consumos e custos de manutenção de cada marca / modelo.

De qualquer das formas a 300cc é bastante boa para o percurso diário. Normalmente o que acontece é que quem tem apenas uma 300cc no futuro começa logo a pensar na 400cc (isto do aumento de cilindrada está sempre a estragar a carteira ao pessoal lol)

Espero que consigas fazer a melhor escolha um abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 14:41 por NSilva »

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #21 em: 10 de Fevereiro de 2017, 10:03 »
Olá a todos.
Finalmente resolvi a questão e optei pela TMAX! Já a tenho à uma semana e até agora posso dizer que estou maravilhado com a mota que é tendo em conta os anos que tem. Haverá algumas coisas que quero fazer, nomeadamente colocar o vidro alto mas sem ser novo não encontro nada na net e como não quero gastar tanto dinheiro aguento-me mais uns tempos até surgir uma oportunidade. Enchi o depósito e andei sempre a ritmos tranquilos (a chuva também não tem permitido mais) para tentar ver os consumos e no final do depósito pelas minhas contas fiz à volta de
4.9-5.0L/100km.

abraços

NSilva

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #22 em: 10 de Fevereiro de 2017, 11:08 »
Grande escolha companheiro! Agora no que diz respeito ao vidro, podes sempre tentar encomendar de outro país no entanto é preciso ter algum cuidado com os custos alfandegários

Se esse consumo foi feito em cidade é bastante bom !

Boas curvas

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk


TMaxer

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #23 em: 10 de Fevereiro de 2017, 16:46 »
tenta colocar um deflector deste tipo





Quem tem jura que faz milagres  _pol_

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvida na maxi-scooter
« Responder #24 em: 10 de Fevereiro de 2017, 16:58 »
tmaxer, mas antes de pôr esse deflector preciso do vidro alto. se colocar o deflector no vidro baixo da tmax fica o vento todo direccionado para o capacete.
obrigado