Autor Tópico: Circular nas bermas  (Lida 22050 vezes)

bitolas

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #25 em: 08 de Março de 2017, 20:29 »
Obrigado pela resposta, mas como disse, não fui mandado parar pela policia, e se não existe foto para provar a contra-ordenação, será que consigo "esquivar-me" à mesma... _pensador_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Circular nas bermas
« Responder #26 em: 08 de Março de 2017, 20:57 »
Tentaste ver por exemplo no tópico que indicarei de seguida?

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=22282.msg333776#msg333776

Entretanto houve algumas alterações, mas a génese está lá.

A pesquisa ajuda.

Editado para acrescentar que no teu caso não é necessário foto. O auto faz prova e fé em como a infração ocorreu. Tu tens mecanismos de defesa. A testemunhal é um deles.

Se para todas as infracções fosse necessária foto as autoridades deixavam a pistola e o cacetete em casa e andavam munidos de potentes câmaras fotográficas :)
A foto só é necessária para comprovar a infração que não pode ser provada a olho nu, mas que depende de equipamentos de detecção.
« Última modificação: 08 de Março de 2017, 21:00 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

TMaxer

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #27 em: 08 de Março de 2017, 21:29 »
É o que o Saboga diz, o agente autuante presenciou a infracao, registou a tua matricula e passou a contra-ordenacao.



O registo fotográfico (ou outro) é usado apenas nas infrações em que ha a necessidade de recorrer a meio mecanicos ou electronicos para medir ou aferir uma determinada grandeza (velocidade, peso, etc).


Os sistemas de video usado nos carros descaracterizados também podem registarar outro tipo de infracoes tais como passar tracos continuos, uso do telemovel, conducao na berma, o nao uso do cinto de seguraca, etc, mas esta prova é sempre COMPLEMENTAR.


Portanto, basta que qualquer agente da autoridade "sonhe" que cometeste uma infracao e o oficialize, passa a ser a tua palavra contra a dele, sendo que o ónus da prova da tua inocência recai sobre ti. (ele nao tem que provar que cometeste a infracao, tu é que tens de provar que nao a cometeste).



"Portantos", tens aí num caso bicudo  _Rolley_ ou pagas e ficas sem os pontos... ou entao:



A única safa para evitares ser "lixado" com F, é pagares a multa como CAUÇÃO e arranjares umas testemunhas e recorreres alegando que no dia e aquela hora estavas noutro sitio, que a scooter estava avariada e nunca podia estar ali ou outra historia qualquer com o mínimo de credibilidade  _Rolley_

O estado é guloso, e como os carros sao a galinha dos ovos de ouro eles geralmente tem multas em numero tão elevado que não tem gente para resolver estas situações pelo que ha uma elevada probabilidade de esta prescrever  _Rolley_.... até porque é uma situacao win-win: o estado fica contente porque sacou-te o dinheiro e o unico dinheiro que teve de investir na multa foi o salario do agente fiscalizador e autuante (poupou custos administrativos) e tu evitas a perca de pontos  _Rolley_




PS: obviamente aquilo que escrevi nos ultimos paragrafos é moralmente reprovável, mas... o estado em primeiro lugar tem uma postura desproporcional nestas situacoes, e depois, eles apenas querem é sacar dinheiro para estoirar em BPNs, BESes, CGD e **** **** ****... "portantos", estas sao as opcoes...  _Rolley_

jpgjpg

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #28 em: 09 de Março de 2017, 00:31 »
O que o TMaxer escreveu.
Moralmente é reprovável mas, para já, funcionou sempre.

Ah! E com o bónus de poderes pedir o reembolso da caução após prescrição.

bitolas

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #29 em: 09 de Março de 2017, 10:37 »
Obrigado pelas respostas que deram. Quando abusamos estamos sugeitos a estas coisas.
Mais vale pagar e calar neste caso...
Gde abraço

pfc

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #30 em: 09 de Março de 2017, 10:49 »
Eu já fui multado por circular na berma, neste caso na N249-3 a chegar á rotunda das oliveiras em Oeiras. 60euros.
Paguei na hora por MB, mas não deu cadastro por não ser auto-estrada. Foi o que o Policia me disse.
Abrs
Pedro

valente_vf

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #31 em: 09 de Março de 2017, 12:15 »
Boas,

tds dias faço a A2 fogueteiro- lisboa e vou por a berma pois é uma exelente berma tem boa visibilidade cerca de 1km sempre, e passo tds dias por a berma pela brigada de transito pois eles próprios deixam a malta passar de mota lá de modo a não causar mais pânico do que aquele que já existe na a2.

mas n deixa d éter a sua razão a beram n foi feita para andar a circular mas sim para em emergências.

abraço boas curvas  _pol_ _convivio_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Circular nas bermas
« Responder #32 em: 09 de Março de 2017, 12:23 »
Atenção que sem questões morais podes sempre pedir a suspensão da sanção acessória pelo pagamento de uma caução. Tens é que efectuar requerimento.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Circular nas bermas
« Responder #33 em: 09 de Março de 2017, 16:35 »
Em relação a esta questão das bermas.

Eu diariamente faço parte dos meus percursos nas bermas, mas não em todas!
Faço na A1 entre São João da Talha até quase Sacavem, depois no eixo N/S na zona de Telheiras até entrar na segunda circular, há noite quando vou dar formação faço cerca de mais 500 metros tb no eixo N/S desde o viaduto de Sete Rios até há saída para a Av. Ceuta.

Faço quando há bastante trânsito, faço porque não há muitos detritos na berma, e faço porque (é é apenas a minha opinião) acho que há mais segurança na berma do que entre os carros, claro está que circulo sempre em velocidade moderada e com um "olho no burro e outro no cigano", em vias que não conheço muito bem, circulo "normalmente" no meio dos carros.

Ambas as situações são proibidas por lei, claro que ficamos mais expostos há multa se circularmos as bermas, eu vou arriscando, sabendo que posso sempre ficar com uns pontinhos a menos, mas isso sou eu, cada um tem de responder pelos seus actos.

Já agora, ainda hoje de manhã, vinha na berma antes de Telheiras e ao olhar para o espelho vinha um PSP  _policia_  de mota a fazer sinais para dar passagem, dei passagem e lá foi há vidinha dele, não foi a primeira nem a segunda vez, limito-me a respeitar as indicações deles.

Qualquer dia é dia.... _Rolley_

Abraços

Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Circular nas bermas
« Responder #34 em: 09 de Março de 2017, 16:44 »
(...)
Faço na A1 entre São João da Talha até quase Sacavem, depois no eixo N/S na zona de Telheiras até entrar na segunda circular, há noite quando vou dar formação faço cerca de mais 500 metros tb no eixo N/S desde o viaduto de Sete Rios até há saída para a Av. Ceuta.
(...)

Especificamente nessa zona do Eixo Norte Sul é habitual a policia estar à espera, logo depois da curva do aqueduto, precisamente da malta que vai pela berma. Normalmente são carros lá parados, mas já vi motas a serem mandadas parar.
Aqui há umas semanas, nesse sitio assisti a uma insólita, dois policias de mota seguiam pela berma, quando um miudo de scooter se foi colar mesmo atrás deles. Mas de uma forma quase agressiva, colado a eles. Claro que tinha de dar raia, o de trás não achou piada e parou logo. Curiosamente o policia da frente só percebeu que vinha sozinho uns 500 m à frente e ficou ai à espera que o outro terminasse o "serviço"!

Abraços!

ZeP

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Re: Circular nas bermas
« Responder #35 em: 10 de Março de 2017, 09:00 »
Nesse troço do eixo norte-sul nunca circulo pela berma. Contudo já aí fui multado, obviamente não por circular na berma, por ter pisado o traço contínuo mesmo nas barbas da polícia no acesso à Av. Ceuta. Serviu-me de emenda.  :))
Spritmonitor.de" border="0