Autor Tópico: [Downtown 125 I] Ruído estranho  (Lida 16658 vezes)

rpsousa

  • Visitante
[Downtown 125 I] Ruído estranho
« em: 09 de Setembro de 2010, 22:42 »
Amigos, tenho uma Downtown 125i, desde Junho.
Queria saber se alguem tem uma igual e que tenha tido o mesmo problema.
Quando desacelero, ouço um barulho, que parecem umas campainhas (ou uma corrente), durante uns segundos. É mais intenso quando vou a descer e por norma só faz quando largo o acelerador (raramente faz quando acelero).

Se alguém tem um problema igual ou saiba a solução, agradeço que me diga, porque o stand onde comprei (representante Kynco em Chaves), não encontra solução.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 22:20 por paufer »

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2010, 22:37 »
Olá rpsousa!
Hoje de manha quando saí do emprego para ir almoçar, nos primeiros metros notei um barulho estranho na scooter.  _pensador_
Fiquei alarmado... como já tinha lido este tópico, voltei a consulta-lo e chego à conclusão que os sintomas são em todo muito idênticos. O barulho fez-me lembrar no momento o rolamento da roda dianteira gripado ou qualquer mau funcionamento no variador.
Certo é que depois de 50.0m andados, o barulho desapareceu e não voltou mais... fiz mais um quilómetros de tarde e nada, mas estou preocupado.
Nem quero pensar que este barulho venha do motor... nem pensar em tal coisa!!  _confuso_
Já agora caro amigo, o problema da sua montada já foi resolvido? se sim gostaria que me desse essa informação, porque na próxima semana vou ao concessionário.
Um abraço.

nmpinto

  • Visitante
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #2 em: 29 de Setembro de 2010, 23:08 »
Olá rpsousa, também vivo em Chaves, e já vi a tua máquina estacionada junto ao BPN.
O barulho de que falas pode estar relacionado com os roletes do variador.
O Garrido o que te disse?

 _convivio_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #3 em: 30 de Setembro de 2010, 16:09 »
Olá nmpinto!
Essa dica do barulho ter origem no variador tem toda a lógica. Já agora, isso é defeito ou feitio? pode ser reparado ou tem que se substituir o variador?
Como disse no meu post, para a semana vou ao concessionário e queria estar na posse de mais informação.  _pol_
Um abraço,

nmpinto

  • Visitante
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #4 em: 30 de Setembro de 2010, 21:35 »
Pode ser o próprio aperto de fábrica do variador que permite os roletes movimentarem-se em direcções indesejadas dentro dele.
Comprei o variador J. Costa para a minha máquina e fiquei admirado com a variedade de força de apertos que trazia o manual de instruções, específica para cada modelo.
Ou seja, pode ser inofensivo, ou convém vigiar com atenção, não sei... Se fosse eu tentava descobrir abrindo a caixa da transmissão (apenas isso, pode ser feito em casa), e verificar de onde vem o barulho.

 _convivio_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2010, 23:05 »
Boas!
Obrigado pelas dicas nmpinto.  _pol_
Um abraço.

PedroMC

  • Visitante
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #6 em: 17 de Outubro de 2010, 22:31 »
Ola a todos,

já tinha lido este tópico mas como ainda não tinha recebido a minha Downtown aguardei para ver. Embora não saiba se se trata do mesmo ruído, notei um barulho estranho quando a scooter  passa pelas 6000 rotações, deixando de fazer depois  de os passar, se a mantiver sempre nas 6000 o barulho é constante, parece uma caixa de pregos!  :(
Será o mesmo ou outra coisa?

Abraços.

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2010, 08:47 »
Caros!

A minha Downtown, quando passa por estrada de calçada, onde existe uma maior terpidação, faz um chocalar. Não percebo se na roda da frente, se na zona central (descanso lateral e central). Alguém já assou pelo mesmo? O que pensam poder ser?.

Abraço e boas curvas.
Gonçalo Afonso

Rcardoso

  • Visitante
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2010, 09:41 »
A minha diáriamente faz o mesmo...todos os dias tenho que fazer empedrado com buracos, caris...também não sei o que é, mas visto fazer só neste tipo de estrada e quando existe muitos buracos, não me preocupo.

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #9 em: 19 de Outubro de 2010, 10:38 »
Ok! RCardoso.

Se chegares a perceber do que se trata, agradeço que faças um feedback.

Abraço e boas curvas.
Gonçalo Afonso

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2010, 23:37 »
Boas!
Esse "chocalhar" também é característico na minha quando vou em mau piso. Se tocar levemente no travão da frente, dá ideia que o mesmo diminui mas não desaparece. Serão as pastilhas dos travões?  _pensador_
Abraços.

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Barulho estranho - Kynco Downtown 125i
« Responder #11 em: 26 de Outubro de 2010, 08:24 »
Caro companheiro!

Após análise desta situação e discussão com outros companheiros, detectei que o descanso central tem um genero de rolamento. Penso que o barulho tenham origem neste elemento.
De qualquer forma, se tiveres outra opinião, solicito que me des conhecimento.

Abraço e boas curvas.
Gonçalo Afonso

Johnny89

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #12 em: 22 de Junho de 2013, 23:46 »
Amigos, tenho uma Downtown 125i, desde Junho.
Queria saber se alguem tem uma igual e que tenha tido o mesmo problema.
Quando desacelero, ouço um barulho, que parecem umas campainhas (ou uma corrente), durante uns segundos. É mais intenso quando vou a descer e por norma só faz quando largo o acelerador (raramente faz quando acelero).

Estou com o mesmo "problema", se alguém puder ajudar agradecia!

Oiço um género de zumbido quando desacelero e também notei que a mota começou a ficar mais pastelona...

Será embraiagem? _pensador_

A mota fez a revisão dos 20 mil à 2 meses onde levou, ÓLEO, FILTRO ÓLEO, FILTRO AR, VELA, CORREIA E ROLETES.

vasco.costa

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #13 em: 05 de Julho de 2013, 22:06 »
Boas.
A anilha da roda do descanso pode fazer uma certa vibracao a determinados regimes do motor.
Um pouco de massa consistente para ela fikar mais presa e cala-se.

joleb

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #14 em: 11 de Julho de 2013, 16:32 »
boas,
estou com o mesmo problema do amigo "Johnny89"
quando desacelero oiço um zumbido, tipo assobio ? 

alguém sabe o que poderá ser?


joleb

vasco.costa

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #15 em: 11 de Julho de 2013, 23:38 »
Estou com o mesmo "problema", se alguém puder ajudar agradecia!

Oiço um género de zumbido quando desacelero e também notei que a mota começou a ficar mais pastelona...

Será embraiagem? _pensador_

A mota fez a revisão dos 20 mil à 2 meses onde levou, ÓLEO, FILTRO ÓLEO, FILTRO AR, VELA, CORREIA E ROLETES.

na minha oico um certo assobio ao acelerar suavemente e a desacelerar. mais ou menos nas 6000 rpm. e a correia a subir e descer nas rampas. pois varia um bocado a tensao e pressao lateral a que esta sujeita. vi isto com a tampa d variador desmontada, e realmente oscila bastante na sua flecha. roda no ar.
o facto de estar mais pastelona, sera k as valvulas foram reafinadas? notei um pouco de diferenca para melhor depois de eu as afinar aos 15000km

Johnny89

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #16 em: 12 de Julho de 2013, 11:14 »
na minha oico um certo assobio ao acelerar suavemente e a desacelerar. mais ou menos nas 6000 rpm. e a correia a subir e descer nas rampas. pois varia um bocado a tensao e pressao lateral a que esta sujeita. vi isto com a tampa d variador desmontada, e realmente oscila bastante na sua flecha. roda no ar.
o facto de estar mais pastelona, sera k as valvulas foram reafinadas? notei um pouco de diferenca para melhor depois de eu as afinar aos 15000km

O problema é o variador de origem que vai-se desgastando com o tempo e ao roçar um disco no outro faz o tal ruído. O pessoal costuma colocar o malossi que trás esse kit completo, o meu já leva quase 25.000km. O mecanico disse não haver problema em não trocar já.

Abraço

jorge taborda

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #17 em: 05 de Abril de 2014, 00:26 »
boas,apos ter lido o topico tenho a constar que a minha faz o mesmo barulho,mas e tanto em asfalto como em paralelos, e isso acontece quando deixo o acelarador por volta das 5/6 mil rotaçoes.tenho ideia que seja da embraiagem que a minha esta muito gasta, assusta me um pouco porque tambem pensei que fosse do motor,mas em principio ja lhe vou meter embraiagem nova para a semana e vejo se o problema pressistiu

Offline Nuno Gama

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 59
  • Localidade: Loures
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #18 em: 25 de Maio de 2014, 12:35 »
Boas companheiros,

Em relação ao barulho que parece uns sinos eu posso-lhes dizer do que se trata, enquanto o variador da Malossi utiliza deslizadores o variador original não, na poli onde estão os roletes tem 3 casquilhos onde vai entrar a outra peça (que não sei o nome) e que desliza nesse casquilhos onde vai abrir e fechar o variador.
O meu variador tem 33000 km e esses ditos casquilhos estão gastos e já está a "comer" o próprio variador' fazendo com que fique presa e como tem folga quando deixo de acelerar ou mantenho a aceleração faz esse dito barulho que parecem uns sinos.

Espero ter ajudado


Abraço e boas curvas. scooter_
Kymco Downtown 125 - 05/2013-06/2016 : 47145Km / Honda NC700X - 06/2016

jorge taborda

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #19 em: 25 de Maio de 2014, 13:13 »
Boas companheiros,

Em relação ao barulho que parece uns sinos eu posso-lhes dizer do que se trata, enquanto o variador da Malossi utiliza deslizadores o variador original não, na poli onde estão os roletes tem 3 casquilhos onde vai entrar a outra peça (que não sei o nome) e que desliza nesse casquilhos onde vai abrir e fechar o variador.
O meu variador tem 33000 km e esses ditos casquilhos estão gastos e já está a "comer" o próprio variador' fazendo com que fique presa e como tem folga quando deixo de acelerar ou mantenho a aceleração faz esse dito barulho que parecem uns sinos.

Espero ter ajudado


Abraço e boas curvas. scooter_

entao conclusao,e o variador onde rolam os roletos certo?

Fábio José Marques

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Ruído estranho
« Responder #20 em: 21 de Abril de 2015, 00:33 »
Companheiros a minha fazia a mesma coisa. Tirei a roda da frente, substitui os 2 rolamentos e o veio interior da roda pois estava a desfazer-se meti todo novo e nunca mais tive esse barulho.
2 rolamentos 12€ + o tubo guia 6€.