Autor Tópico: Honda PCX "Consumo Elevado"  (Lida 22773 vezes)

dpedro

  • Visitante
Honda PCX "Consumo Elevado"
« em: 11 de Janeiro de 2017, 17:07 »
Boas,

O que me motiva a fazer este tópico é por achar que a minha Pcx de 2015 com 11.000 Km's, tem uns consumos um bocadinho acima da média.

Ora o que eu considero acima da média é 2.7/2.8 l( sendo que com o ultimo depósito fiz 239 KM com +- 7l de Gasolina 98 Respol).

Apenas queria tentar saber se este consumo é normal.

Sei que o punho manda muito nos consumos mas ainda assim não ando sempre de punho a fundo, bem como os precursos que faço não tem muitas subidas acentuadas. Logo a condução+percurso que faço a meu ver não justifiquem o cosumo elevado.

Para tirar as teimas nestes ultimos dias tenho andado mesmo devagar, com arranques muito graduais e nunca passando dos 80 km, ainda assim o consumo que está a marcar é de 2.5l.

Em comparação com a mota de um amigo meu, que anda no mesmo regime que eu a mota dele consume 2.3/2.4.

Sei que a diferença pode não parecer muito á primeira vista mas fazendo as contas é um aumento de 20% no consumo. _policia_

O que me preocupa é se posso ter algum potencial problema que esteja a originar este comportamento?
Além disso faço bem em colocar gasolina 98?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2017, 17:44 »
A pcx consegue fazer com facilidade consumos pouco acima dos 2lts, se estiveres virado para aí.
Punho é o que conta mais, conforme comprovaste ao andar mais devagar e outros elementos mecânicos como pressão pneus, filtro ar, alterações que tenhas feito, etc.
11K é pouco para teres desgaste assinalável de roletes e correia.
Tens certeza que estás a fazer bem contas à média?
Creio que o consumo apresentado no cb não é muito preciso, no meu caso é mais otimista cerca de 0,2lts
Uso frequentemente gasolina 95 de híper-mercado.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 17:46 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

miguel ricardo

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2017, 21:00 »
muito bom! a nmax não baixa dos 3litros _Zang_

dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2017, 21:28 »
A mota está de origem e a pressão dos pneus é a recomenda pus ar à 2 semanas, sendo que os pneus rodaram cerca de 1000km pelo que acho que a media que falo 2.7 2.8 foi feito por mim. E até fiquei surpreendido com o CB que é bastante preciso. Dai pensar que pode haver outra coisa que me esteja a escapar.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2017, 21:50 »
O mais vulgar para consumos superiores ao normal é excesso de óleo no motor. Viste o nível do óleo? Se estiver acima do recomendado pode ser a resposta.
Na pcx 2015 a média deve andar pelos 2,3, podendo ir a 2,4 quando se anda mais a rodar o punho, isto não é muito longe dos 2,7, mas acho 2,7 um pouco acima do esperado
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Nunext84

  • Visitante
Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2017, 21:51 »
muito bom! a nmax não baixa dos 3litros _Zang_

Olha que tenho a Nmax e nunca passei dos 2.8 e nos ultimos 2 meses é sempre punho cravado a fundo Ic19 e 2 circular e não passa dos 2.6-2.7

miguel ricardo

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2017, 22:27 »
Olha que tenho a Nmax e nunca passei dos 2.8 e nos ultimos 2 meses é sempre punho cravado a fundo Ic19 e 2 circular e não passa dos 2.6-2.7

a minha em estrada também baixa mas a fazer Oeiras/Massamá/ Oeiras sempre a parar e arrancar e com as subidas de Barcarena para os dois lados anda agora nos 3,1 litros mas só ainda tem 900km.

JViegas

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #7 em: 12 de Janeiro de 2017, 10:04 »
Companheiro dpedro:

Andas com top case?
Andas sempre PCX "carregada"?
Andas com pendura?
O teu amigo é mais "magro" que tu?
Apanhas muito transito que te obrigo a ultrapassagens mais regulares?
Apanhas muita fila que te obrigue a travar e acelerar para fazeres "filtering" (passar entre carros).

Nestes últimos dias tem estado algum vento e por vezes dependendo da posição também prejudica a condução obrigando a acelerar mais um pouco.

Notas a PCX acelerada (rpms) mesmo quando está quente?

Filtro de ar foi mudado (limpo), vela (verificada), etc. etc. de acordo com o manual do construtor?

Experimenta mudar de fornecedor de gasolina. Eu na minha noto diferenças quando uso 98 e 95 de diferentes vendedores. Não coloco linha "branca".

Nada como uma visita ao mecânico para despistar algum eventual problema.

jvmer

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #8 em: 12 de Janeiro de 2017, 10:28 »
Companheiro moto2cool, qual a razão para a mota consumir mais se tiver o nível de óleo um pouco acima?


dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2017, 15:38 »
Respondendo às várias questões, ainda não verifiquei o nível do óleo.
Vou tentar fazê-lo hoje e deixo aqui o feedback depois. Já agora porque é que o óleo a mais no motor origina consumos mais elevados?

Tenho andando sem a top-case, não ando com pendura. Eu peso cerca de 90 Kgs quanto ao meu amigo é mais leve que eu talvez 10Kg.

Relativamente ao percurso habitual sim apanho algum transito mas maioritariamente é sempre a rolar nada que tenha de andar muito tempo entre os carros.

Em relação ao vento é verdade, mas também tenho vidro alto que penso ajudar na aerodinâmica?

Não noto nada nada de diferente a quente, só a frio ficando o pneu da mota a rodar um bocado.

O meu termo de comparação não é grande uma vez que comprei a moto usada e com 8600 Km.

Relativamente as questões mecânicas, a mota foi sempre assistida na marca pelo que eles devem ter feito essas mesmas verificações. _pensador_ _pensador_

A ultima revisão antes de a mota me ser entregue, foi feita 400 km depois do que  era suposto ou seja 8000Km.

Quais são as octanas recomendadas para a PCX? Faço bem em colocar 98?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #10 em: 12 de Janeiro de 2017, 17:54 »
Respondendo às várias questões, ainda não verifiquei o nível do óleo.
Vou tentar fazê-lo hoje e deixo aqui o feedback depois. Já agora porque é que o óleo a mais no motor origina consumos mais elevados?

Aumenta o atrito interno. Se estiver muito acima do máximo poderá danificar vedantes.



A ultima revisão antes de a mota me ser entregue, foi feita 400 km depois do que  era suposto ou seja 8000Km.

Depois de 3000kms não deverás ter óleo a mais, digo eu.

Quais são as octanas recomendadas para a PCX? Faço bem em colocar 98?
Podes usar qualquer 95 ou 98. Há quem goste mais de uma ou de outra.

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #11 em: 12 de Janeiro de 2017, 18:17 »
Em relaçao ao nivel do oleo tenho a informar que devem ter soldado a tampa pq nao consegui desapertar aquilo  _policia_ _policia_

dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #12 em: 13 de Janeiro de 2017, 23:46 »
Tenho a informar que já vi o nível do oleo, está sensivelmente 3/4. Pelo que óleo a mais não tem. Reparei num cheiro diferente quase que a gasolina no óleo, é normal?

Em relação a mota acelarada, não sei se é normal mas agora na garagem reparei numa coisa, como falaram da mota acelerada. Antes de iniciar viagem deixei a mota aquecer cerca de 1min andei 2/3km seguidos e desliguei o motor na garagem. Quando voltei a ligar o motor logo a seguir reparei que a roda continua a rodar(não muito) isso é sintoma de rpm a mais ou será que a mota não teve tempo de aquecer?

Desculpem as perguntas, mas é de quem não percebe nada do assunto mas que gosta de perceber o que se passa na sua maquina e como funciona ;)


Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2017, 08:04 »
É normal a roda motora rodar ligeiramente quando no suporte central e motor ligado. Não é daí, na minha opinião.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #14 em: 14 de Janeiro de 2017, 11:28 »
Perfeitamente normal a roda girar no cavalete central, não te preocupes com isso, em especial no arranque em que o motor está mais acelerado.
Não girar pode significar algum desgaste na embraiagem.
Relativamente à possibilidade de gasolina no óleo parece remota e grave caso acontecesse.

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #15 em: 14 de Janeiro de 2017, 11:39 »
a tua PCX está bem e recomenda-se _convivio_
os consumos parecem-me perfeitamente normais _pol_

aproveita o "frio" e toca a passear scooter_

Abraços

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #16 em: 14 de Janeiro de 2017, 13:40 »
Venho deixar um alerta. Fiz e terminei á dias um teste com a gasolina 98 e cerca de 900 klms na Minha Forza 125, no final resultou o seguinte;

O motor subiu de rotação das 1.700/1.800 para as 2.000 e por vezes mais.

Os consumos passaram de 2,3/2,4 L/100 para 2,6 nos trajectos que faço normalmente.

Gostei de fazer este teste para tirar duvidas e neste momento já voltei á 95 simples e os consumos voltaram a ser de 2,3/2,4 L/100.

As motos Honda trazem indicação no Manual que devemos utilizar Gasolina com 91 octanas ou superior, mas se 95 basta porquê gastar mais?

Sempre utilizei a 95 simples e vou continuar.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #17 em: 14 de Janeiro de 2017, 14:25 »
Bem nesse caso vou deixar andar mais um bocado. _martelada_
Ainda bem que é normal a questão do rodar no descanço central.

Agora é fazer o teste com a gasolina 95 pode ser que baixe mais um bocado.
Vou fazer este depósito todo nas calmas e ver as diferenças.



Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #18 em: 15 de Janeiro de 2017, 18:09 »

Além disso faço bem em colocar gasolina 98?

Faz vários atestamentos com gasolina 95 oct e faz as médias rigorosamente.

Um abraço

Ps: Com a minha anterior XMax 125 aconteceu-me precisamente isso, por este motivo te aconselho baixar as octanas.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2017, 00:41 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #19 em: 15 de Janeiro de 2017, 23:31 »
As medias são feitas com máximo rigor. Agora é esperar para ver mas mesmo assim já vou a meio do depósito e mesmo a andar com muita calma, no CB ainda não baixou de 2.6.

Se continuar quando fizer a revisão dos 12k vou chatear a cabeça à oficina da honda

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #20 em: 16 de Janeiro de 2017, 00:13 »
Boas,

O que me motiva a fazer este tópico é por achar que a minha Pcx de 2015 com 11.000 Km's, tem uns consumos um bocadinho acima da média.

Ora o que eu considero acima da média é 2.7/2.8 l( sendo que com o ultimo depósito fiz 239 KM com +- 7l de Gasolina 98 Respol).

Apenas queria tentar saber se este consumo é normal.

Sei que o punho manda muito nos consumos mas ainda assim não ando sempre de punho a fundo, bem como os precursos que faço não tem muitas subidas acentuadas. Logo a condução+percurso que faço a meu ver não justifiquem o cosumo elevado.

Para tirar as teimas nestes ultimos dias tenho andado mesmo devagar, com arranques muito graduais e nunca passando dos 80 km, ainda assim o consumo que está a marcar é de 2.5l.

Em comparação com a mota de um amigo meu, que anda no mesmo regime que eu a mota dele consume 2.3/2.4.

Sei que a diferença pode não parecer muito á primeira vista mas fazendo as contas é um aumento de 20% no consumo. _policia_

O que me preocupa é se posso ter algum potencial problema que esteja a originar este comportamento?
Além disso faço bem em colocar gasolina 98?

A minha raramente passa os 2,4 e a andar devagar anda nos 2,1. Verifica a pressão dos pneus e penso que com gasolina 95 o consumo será menor também.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline limaeco

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #21 em: 16 de Janeiro de 2017, 11:07 »
Boas,a minha PCX não passa dos 2.3/2.4 em casos de limite sempre a fundo ,normalmente andando em nacional 70/80 e as vezes um bocado mais 100 não passa dos 2.0,devo dizer que tem o variador da Polini com roletes de 10g ,tenho um arranque mais lento mas chega fácil a 115,e já fiz experiencia com a gasolina e tenho tudo registado em Exel e com a de 98 faço menos km por isso só leva Prio 95,mais se andar em modo de freira chega a fazer 1.9L,por isso aconselho a que vejas se tem algum problema ,a PCX é famosa pelos seus consumos de 2.0/2.2 que é o normal.
Continuação de bons km

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #22 em: 16 de Janeiro de 2017, 16:41 »
As medias são feitas com máximo rigor. Agora é esperar para ver mas mesmo assim já vou a meio do depósito e mesmo a andar com muita calma, no CB ainda não baixou de 2.6.

Se continuar quando fizer a revisão dos 12k vou chatear a cabeça à oficina da honda

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

aqui no trabalho temos 6 PCX modelo novo, todas andam em torno dos 2.5/2.6/2.7  _Rolley_
a minha gasta 2.5
e posso gastar os 2.3/2.4 depende do punho...volto a afirmar que não tens problemas na tua PCX nova _Rolley_ _Rolley_

fazes reset quando enches o depósito?

dpedro

  • Visitante
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #23 em: 16 de Janeiro de 2017, 17:15 »
Pressão dos pneus está Ok.

Sim mas não achas estranho uma disparidade tão grande em termos de consumo? O percurso que elas fazem é exclusivamente citadino?
Sim claro que faço Reset, mas a média que vos falo é medida por mim.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Honda PCX "Consumo Elevado"
« Responder #24 em: 16 de Janeiro de 2017, 19:12 »
Estamos a falar de 0,4 L/ 100 km, uma ninharia que pode estar justificada por pequenas causas. Gasolina 98 pode ser uma causa, pneus vazios também, uso inapropriado do punho pode gastar mais. Pára-arranca gasta mais, viagens curtas gasta mais que viagens longas, etc. Quando fores à revisão pede para verem se existe causa evidente, Mas não stresses, pode ser de ainda te estares a adaptar a ela. :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"