Autor Tópico: Lamapada H4  (Lida 3527 vezes)

jvmer

  • Visitante
Lamapada H4
« em: 11 de Janeiro de 2017, 09:52 »
Bom dia companheiros!

Procurei no forum, mas não encontrei nada de concreto. (secalhar procurei mal) :)

Faz mal trocar uma lampada H4 35/35w por uma normal de carro 55/60w?

Cumprimentos

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Lamapada H4
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2017, 10:33 »
Não faz lá muito bem..

Enviado do meu T06 através de Tapatalk


Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Lamapada H4
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2017, 10:46 »
Companheiro,
com essa alteração terás mais potencia luminosa, será essa a tua ideia.
Em contrapartida, vais aumentar o consumo elétrico.
Tenho lido casos que o excesso da calor vai danificando o espelhado da ótica e o encaixe plástico da lâmpada.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

jvmer

  • Visitante
Re: Lamapada H4
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2017, 10:58 »
Aumentar o consumo electrico é grave neste caso?

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: Lamapada H4
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2017, 11:34 »
Bom Dia Companheiro

Fiz isso nos dois faróis da minha, mas também teve que ser trocado o relé, para um mais potente.
O resultado foi óptimo e até agora os espelhos não sofreram qualquer alteração e já passaram dois anos.

Cumps
TG
Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Lamapada H4
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2017, 13:17 »
Porque não uma lâmpada H4 LED?
Ficas com o melhor de dois mundos: menos consumo que a que tens agora e mais luz que uma de 55W

afg

  • Visitante
Re: Lamapada H4
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2017, 13:35 »
Boas companheiro ,

Substituir uma lâmpada que de origem é de 35 w por uma de maior potência ira à partida ter um maior consumo energético e provavelmente necessitará de substituir o relé que alimenta a lâmpada por outro que suporte essa diferença de potência . Outra questão é saber se a instalação elétrica suporta esse aumento de potência ???

Coloca a mesma questão do companheiro Mercúrio , porque não substituir a lâmpada de halogéneo H4 de 35W/35W por uma H4 em LED Cree de 30W/30W ou mesmo de 20W/20W ?

Eu substituí na minha por Led`s de 20 W e a diferença de luminosidade é brutal ( basta procurar no tópico " Lampadas LED" e irá encontrar o relato dos companheiros que fizeram a alteração), o consumo de energia é menor e a durabilidade das lâmpadas é muito superior .

Boas curvas ,
 scooter_

jvmer

  • Visitante
Re: Lamapada H4
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2017, 15:01 »
Eu ja estudei todos os casos..
Mas a tensão da minha mota na lampada, é alternada, logo não consigo por lâmpada xenon, led, etc..
Até estava a pensar em usar dois reles, um para os médios e o outro para os máximos. E assim ia buscar os 12v dc directos a bateria..

afg

  • Visitante
Re: Lamapada H4
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2017, 17:45 »
Caro companheiro, estamos a falar duma Sym Symphony ,certo ?

A Sym Symphony não funciona com corrente alternada , funciona com uma alimentação de 12 V DC ( corrente contínua) .

Basta ligar um multímetro e colocar o seletor na posição DC V e irá confirmar que a alimentação que chega aos terminais das lâmpadas é 12 V DC , se aparecer o sinal - antes dos 12V basta inverter os fios do multímetro , o preto é o negativo e o vermelho o positivo . Atenção que com a mota ligada os valores que aparecem no multímetro podem variar entre os 12 V e os 14/14,5 V , pois o alternador produz tensões acima dos 12 V . Numa lâmpada H4 temos 3 pinos , um deles é o negativo ( comum a médios e máximos ), outro é o positivo dos médios e outro é o positivo dos máximos .

Na Symphony é muito simples substituir a lâmpada e aceita LED diretamente,  não é necessário substituir relés , basta meter a mão pelo guarda -lamas e dar um jeitito  _pol_ .

Boas curvas ,
 scooter_

jvmer

  • Visitante
Re: Lamapada H4
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2017, 08:45 »
Bom dia.

Amigo afg, eu tambem pensava assim. Não vou dizer que as sym symphony sejam de corrente alternada. Mas pelo menos a minha, eu tenho a certeza que é. (tambem pode ser assim derivado a algum problema)

Por isso ter pedido ajuda.

Cumprimentos