Autor Tópico: Venda de Mota (como proceder)  (Lida 5683 vezes)

Nunext84

  • Visitante
Venda de Mota (como proceder)
« em: 08 de Janeiro de 2017, 21:48 »
Boas a todos,

Vou solicitar aqui ajuda a quem perceba do assunto.
Quando uma mota tem reserva de propriedade e pretendemos vender entre particulares, e ainda temos de liquidar uma parte do financiamento ao banco. Como se processa?
Quais os passos? Que documentos necessito?

Abraço

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2010
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: Venda de Mota (como proceder)
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2017, 00:07 »
Amigo Nuno, também não tenho a certeza de como se faz, mas o mais lógico para mim será ir a uma sucursal do banco onde está contraído o empréstimo com o futuro proprietário e pagar o montante em divida. Depois é pagar a diferença de preço no caso de haver. E vão os dois á loja do cidadão com a tal folha da extinção da divida para fazerem a mudança de nome.
Acho que será o suficiente.



Ccarvalho

  • Visitante
Re: Venda de Mota (como proceder)
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2017, 07:39 »
Amigo Nuno, também não tenho a certeza de como se faz, mas o mais lógico para mim será ir a uma sucursal do banco onde está contraído o empréstimo com o futuro proprietário e pagar o montante em divida. Depois é pagar a diferença de preço no caso de haver. E vão os dois á loja do cidadão com a tal folha da extinção da divida para fazerem a mudança de nome.
Acho que será o suficiente.

É isso, ou então o crédito passar para o nome do comprador caso o banco autorize. O que importa reter é que não é possível fazer nada sem o consentimento escrito do banco, pelo que esse será sempre o primeiro passo.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Venda de Mota (como proceder)
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2017, 07:47 »
Eu sei.
Primeiro tens de liquidar o montante em falta junto da entidade de crédito e logo de seguida solicitar  a extinção de reserva, dependendo da entidade eles podem fazer logo tudo de seguida.
Só depois deste processo poderás passar
o bem de nome e entregá-lo ao novo dono, atenção que tem custos a extinção de reserva.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Venda de Mota (como proceder)
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2017, 13:53 »
Boa tarde,

posso relatar a minha experiência enquanto comprador nesse processo pois comprei a minha antiga Sym ao seu anterior dono que tinha feito crédito.
Ele vendeu a mota pelo montante que tinha em dívida à financiadora, quis foi despachá-la depressa; não me apresentou nenhum papel financeiro (aliás esse é um problema que só ele pode e deve resolver) e apenas preenchemos e assinámos o documento de transferência de propriedade. Fiquei com o Certificado de matricula da scooter e com fotocópia do CC dele.
No Registo notarial tive de pagar duas vezes 65€: pela transferência de propriedade e pela extinção da reserva. Esta é que foi a única parte chata.

Cumprimentos,
Duas Rodas
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Venda de Mota (como proceder)
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2017, 13:59 »
Eu sei.
Primeiro tens de liquidar o montante em falta junto da entidade de crédito e logo de seguida solicitar  a extinção de reserva, dependendo da entidade eles podem fazer logo tudo de seguida.
Só depois deste processo poderás passar
o bem de nome e entregá-lo ao novo dono, atenção que tem custos a extinção de reserva.

Sem tirar nem por ! Foi o que tive de fazer na venda da minha NC S  _pol_
Leva um certo tempo até a entidade credora emitir a tal declaração, já o custo não me recordo mas anda perto dos 30/40€!? na altura em que mudares o nome no registo... Mudar o nome mais a extinção da reserva paguei salvo erro 97€

Abraço e bons negócios  _convivio_
A partir daí
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Venda de Mota (como proceder)
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2017, 14:04 »
Vou relatar um caso daqueles...

Um amigo meu ha uns 4 anos comprou uma scooter e fez o registo num notario da transferencia de propriedade, entretanto ia vender a scooter  e quando esse comprador foi fazer o registo no IMTT é que repararam que havia uma penhora sobre a mota, penhora essa do primeiro dono que tinha vendido a mota ao meu amigo.

Felizmente esse amigo conseguiu ainda falar com o vendedor inicial que confirmou que tinha uma penhora e vá-lá que lhe restituiu o dinheiro que ele tinha dado pela mota e acabou por voltar ao primeiro dono da mota.

Por isso muita atencao...
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2017, 14:04 por jcsc »
SYM GTS 125i

Nunext84

  • Visitante
Venda de Mota (como proceder)
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2017, 17:53 »
Antes de mais obrigado por estes esclarecimentos.

Estive a falar com a BMW Finance e aparentemente dizem ser tudo muito simples. Pagar a divida, entregar o documento unico e declaração de venda com todos os dados, pagar 65€ e tratam de tudo para o novo dono.
Quarta feira já vou descobrir se é assim tão simples...  _pensador_