Autor Tópico: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.  (Lida 20822 vezes)

folguer

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #25 em: 19 de Janeiro de 2017, 19:05 »
Pois é pessoal, tal como disse ontem, hoje fui dar uma volta na Nmax e depois vi o nível sem enroscar a vareta. Pronto, tinha óleo a mais.

Resultado, voltei a ter a top speed como dantes. Os consumos nem reparei.

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #26 em: 24 de Janeiro de 2017, 22:55 »
 _pol_
Ainda não entendi como é que se cobram com 40€/h +IVA e depois fazem estes serviços sem qualidade. Ainda me metem uma nota para mudar o óleo dali a 3000 km e dizem que é recomendação da yamaha... li o manual todo _reg_ e não vem nenhuma referencia à mudança de óleo intermédia (3000km)... Enfim _convivio_
Alex Liberato
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Offline Filipe Pombo

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #27 em: 24 de Janeiro de 2017, 23:20 »
No outro dia fui á oficina mudar os travões e chamaram.me á atenção que tinha o nível do óleo ligeiramente baixo..

Mediram á minha frente e estava uns 3 mm do nível máximo... mais perto do meio...perguntei-lhes se tinham feito o preliminar da Xmax 400 que é ligar o motor deixar a trabalhar um pouco e deixar descansar um minuto e aí verificar o óleo..."...não...não é nada disso..o óleo tem de ser visto a frio..." disseram-me.. retorqui que o manual indicava a operação conforme eu descrevia..também me disseram que não tinham lido o manual, mas não tinham dúvidas  _martelada_ 

Mostrei-lhes o parágrafo onde descreve a operação de verificação e engoliram em seco ...   _careta_  afinal , é normal estes especialistas Yamaha não lerem os manuais das motas... _martelada_

Posso dizer que foi noutra oficina Yamaha na região de Lisboa que não a Motor7   _Rolley_
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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #28 em: 25 de Janeiro de 2017, 01:55 »
No outro dia fui á oficina mudar os travões e chamaram.me á atenção que tinha o nível do óleo ligeiramente baixo..

Mediram á minha frente e estava uns 3 mm do nível máximo... mais perto do meio...perguntei-lhes se tinham feito o preliminar da Xmax 400 que é ligar o motor deixar a trabalhar um pouco e deixar descansar um minuto e aí verificar o óleo..."...não...não é nada disso..o óleo tem de ser visto a frio..." disseram-me.. retorqui que o manual indicava a operação conforme eu descrevia..também me disseram que não tinham lido o manual, mas não tinham dúvidas  _martelada_ 

Mostrei-lhes o parágrafo onde descreve a operação de verificação e engoliram em seco ...   _careta_  afinal , é normal estes especialistas Yamaha não lerem os manuais das motas... _martelada_

Posso dizer que foi noutra oficina Yamaha na região de Lisboa que não a Motor7   _Rolley_

Pois! é triste a falta de profissionalismo. Não só não lêem os manuais como falam de forma arrogante como se fossem os donos da sabedoria das duas rodas, da a sensação que são tão bons que não precisão de estudar os novos modelos!  _pensador_ . Atenção que me estou a referir ao manual do utilizador, que digamos não deveria ter novidades para um mecânico e só tem 98 paginas, só necessitavam de ler o capitulo 6. Já não falo no manual técnico que tem 498 páginas _confuso_.
Alex Liberato
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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #29 em: 25 de Janeiro de 2017, 07:51 »
Realmente é  triste, eu por outro lado perguntei agora na revisão da minha se tinham visto que de fábrica vem com a vareta a meio:" sim e  como são só 1000km nos não queremos fazer misturas de óleo. "
Depois da revisão perguntei que óleo colocaram "recomendado  que é  o 5w40 sintético " quando cheguei a casa verifiquei passados 5 min como refere o manual e está correto, mesmo a roçar  o indicador de máximo. Aqui a operação foi bem feita.pena serem poucos assim
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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #30 em: 26 de Janeiro de 2017, 07:17 »
_pol_
Ainda não entendi como é que se cobram com 40€/h +IVA e depois fazem estes serviços sem qualidade. Ainda me metem uma nota para mudar o óleo dali a 3000 km e dizem que é recomendação da yamaha... li o manual todo _reg_ e não vem nenhuma referencia à mudança de óleo intermédia (3000km)... Enfim _convivio_

Essa história dos timming para mudança de óleo...   _Zang_    eu sei que comem 1,000 kms sempre na segunda muda, pelo que tudo fica alterado... ora não passa de uma questão basicamente matemática  _pensador_    Se uma scooter muda o óleo em cada 3,000 kms como é o caso de quase todas as 125 cc , então a segunda muda deveria acontecer aos 4k , aos 7K, aos 10k assim sucessivamente...mas não...mudam aos primeiros 1000  e depois corrigem para os 3,000 , 6000 etc...já me levou a ter discussões sobre essa questão , já que na Honda (quando tive a PCX)  chegaram a dizer-me que perdia a garantia se não fizesse a dos 3,000 ... já que era em cada 3,000...  e explicar-lhes que 1,000 + 3,000 = a 4,000  foi penoso e lento   _martelada_   penso que saí de lá sem os ter convencido de que 1+3=4 , já que acreditam que 1+3=3
como diz o outro..." isto é ...matemática"  _careta_




   
Realmente é  triste, eu por outro lado perguntei agora na revisão da minha se tinham visto que de fábrica vem com a vareta a meio:" sim e  como são só 1000km nos não queremos fazer misturas de óleo. "
Depois da revisão perguntei que óleo colocaram "recomendado  que é  o 5w40 sintético " quando cheguei a casa verifiquei passados 5 min como refere o manual e está correto, mesmo a roçar  o indicador de máximo. Aqui a operação foi bem feita.pena serem poucos assim

Marco, o manual refere que se deve medir o óleo 5' depois de se chegar a casa?    :-?   isto é depois de uma viagem? não é um pouco curto para o óleo assentar ? tenho ideia de que pelo menos 20'

Na realidade , não me preocupo com o tipo de óleo que nas Yamaha me colocam na mota... claro que isso é básico para os mecânicos , o problema está em pequenos detalhes que alteram com os diferentes modelos, principalmente com as scooters.

Tais como este da Xmax 400 medir o óleo depois do motor rodar um pouco...que não é normal, ou pequenas reparações como mudar as luzes que numa mota convencional é simples, numa scooter pode ser uma operação demorada e deixar danos se não forem bem efectuada.

Deste tópico, fico surpreendido com uma informação da velocidade da Nmax.. quando leio aqui o o sub-clube Honda  a aconselhar a PCX como compra incondicional na respectiva gama..fico sempre surpreendido pelos relatos de qualidade  e performance que a Nmax apresenta  _pol_  . Nunca andei nessa scooter mas se calhar um destes dias lá terei de dar uma volta de TD ..."back to basics"   _careta_

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 07:31 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #31 em: 26 de Janeiro de 2017, 13:20 »
Não discordo de se medir o óleo a frio e essa é a minha preferência.



Quanto ao óleo ficar ligeiramente acima, é facilmente identificável o problema pelo método usado para encher: meter a quantidade indicada  _pol_

O problema é que o óleo antigo pode não ter saído todo.


Outro problema, é que ao adicionarmos o óleo demora sempre algum tempo até este assentar e esse acrescento se reflectir no nível da vareta...


Portentos... Não é uma ciência exacta  _pol_



Filipe... Este último parágrafo é um clássico do CPM  _lol_ _lol_ _lol_

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #32 em: 26 de Janeiro de 2017, 13:35 »
Outra coisa: a moto não fica a andar menos pelo "atrito do óleo" mas sim pela resistência hidráulica que este exerce (provavelmente na cambota, depende do motor...)


É mais grave que o não andar poder ser o aumentar da pressão dentro do motor que pode danificar juntas ou retentores (não para excessos de 3mm, obviamente pois todos os motores têm sistemas que eliminam em alguns kms esses excessos)  ;)

Offline Armelão

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #33 em: 26 de Janeiro de 2017, 15:07 »
E qual é o sistema que todos os motores têm para eliminar excessos de óleo?
Rui Armelão

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #34 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:04 »
O óleo acaba por ser queimado ou encaminhado para fora através dos respiros do motor... Dependendo do motor ele vai acabar na admissão, na atmosfera ou num canister  _pol_

Obviamente, há que observar algum bom senso... Não metam um litro de óleo a mais e esperem que a situação se resolva pelo respiro  _lol_


Já agora... Quanto é que será em quantidade de óleo os 3 mm na vareta?

A Nmax deve levar 0,7 de oleo...3mm estao o que 50 a 100 cc?

Offline José

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #35 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:34 »
A XMax 125 não tem revisões nem inspecções intermédias, quando se compra nova, faz a 1ª rev. aos 1 000 kms, depois aos 7 000 e sucessivamente a intervalos de 6 000 kms.
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Offline Filipe Pombo

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #36 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:45 »
A XMax 125 não tem revisões nem inspecções intermédias, quando se compra nova, faz a 1ª rev. aos 1 000 kms, depois aos 7 000 e sucessivamente a intervalos de 6 000 kms.


José, essas são intermédias ...são apenas mudança de óleo e verificações técnicas (eventualmente pastilhas) as dos 12,000, e 24,000 são as revisões

 _reg_
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Offline José

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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #37 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:55 »

José, essas são intermédias ...são apenas mudança de óleo e verificações técnicas (eventualmente pastilhas) as dos 12,000, e 24,000 são as revisões

 _reg_

Sim Filipe, os planos de manutenção das Xmax 125 que são de 6 em 6 mil contemplam tudo isso
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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #38 em: 26 de Janeiro de 2017, 22:09 »
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Re: XMAX 125 ABS desenvolve menos depois da revisão.
« Responder #39 em: 27 de Janeiro de 2017, 00:24 »
O óleo acaba por ser queimado ou encaminhado para fora através dos respiros do motor... Dependendo do motor ele vai acabar na admissão, na atmosfera ou num canister  _pol_

Obviamente, há que observar algum bom senso... Não metam um litro de óleo a mais e esperem que a situação se resolva pelo respiro  _lol_


Já agora... Quanto é que será em quantidade de óleo os 3 mm na vareta?

A Nmax deve levar 0,7 de oleo...3mm estao o que 50 a 100 cc?

Os 3mm que tinha acima do "nodulo" da vareta (mais acima que o nível máximo), no meu caso (xmax125 2015), equivale a 300ml de óleo, essa foi a quantidade que retirei para que o nível de óleo ficasse ligeiramente abaixo do máximo. Num motor que deve levar 1,5L no total é mais 20%, digamos que é um erro significativo _thumbdown_


Não discordo de se medir o óleo a frio e essa é a minha preferência.



Quanto ao óleo ficar ligeiramente acima, é facilmente identificável o problema pelo método usado para encher: meter a quantidade indicada  _pol_

O problema é que o óleo antigo pode não ter saído todo.


Outro problema, é que ao adicionarmos o óleo demora sempre algum tempo até este assentar e esse acrescento se reflectir no nível da vareta...


Portentos... Não é uma ciência exacta  _pol_



Filipe... Este último parágrafo é um clássico do CPM  _lol_ _lol_ _lol_
 
Eu penso exactamente o contrário, é uma tarefa simples de fazer e não tem nada de subjectivo, mas requerer verificação, o que pelos vistos não aconteceu _thumbdown_
E não foi só essa a verificação que faltou... pastilhas travão de trás completamente nas lonas e nada! Se calhar estavam com pressa _convivio_ porque colocar óleo a mais e não facturar umas pastilhas deixa a casa a perder. Supostamente um cliente confia que serão feitas as operações do check list de verificações que vem indicado no manual!


José, essas são intermédias ...são apenas mudança de óleo e verificações técnicas (eventualmente pastilhas) as dos 12,000, e 24,000 são as revisões

 _reg_
A XMax 125 não tem mudanças de óleo intermédias (entre as revisões), isso acontecia antigamente com os óleos minerais. É claro que cada um muda as vezes que quiser, mas não me digam que é recomendado pela yamaha, porque não é, pelo menos para este modelo especifico, tal como acontece para a xmax 400, que supostamente é de 10mil em 10mil km com excepção da 1ª e 2ª mudança que são respectivamente aos mil km e 10 mil km. E não de 5 mil em 5 mil como me disseram no representante oficial, mas fazem questão de colocar no livro de revisões a lápis _pensador_
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2017, 00:28 por axeliberato »
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