Autor Tópico: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento  (Lida 8388 vezes)

kingnothing

  • Visitante
Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« em: 16 de Novembro de 2016, 15:20 »
Boa tarde, pessoal!

já há algum tempo que visito este fórum. Inicialmente quando andei à procura de uma montada, para ver opiniões e após isso, para ver artigos de interesse geral.

Neste momento estou com um problema e pesquisei pela net fora, mas não encontrei nada a falar sobre isto. Tenho uma T-Max 530, que comprei em 2014 (modelo de 2012) e esta semana já por 2 vezes que ela se desliga em andamento. Não é quando arranco, não é quando está fria ou quando aquece demais. É do nada... Estou a andar e morre. Encosto, carrego no botão de arranque e segue viagem. Isto aconteceu-me também há já algum tempo, mas associei isso a alguma maçariquice minha (tivesse tocado em algum botão que a desligasse ou algo do género). Mas agora tenho a certeza de que não toquei em nada e não existiu nenhuma circunstância estranha que tivesse causado isso. Por acaso, até agora isso aconteceu sempre em sítios com pouco movimento e consegui facilmente encostar para a colocar em funcionamento, mas tenho receio que aconteça por exemplo na AE, no momento em que esteja a ultrapassar na faixa da esquerda por exemplo...

Pensei em pedir a opinião aos foristas pois pode já alguém ter passado por uma situação semelhante ou saber da ocorrência destes casos noutros membros. Estou a pensar levá-la ao concessionário, mas como não é uma situação que esteja sempre a acontecer, vai ser difícil explicar-lhes o que se passa e quando.

Se puderem dar algum feedback, agradeço.

Cumprimentos a todos,
Luis Pinto

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2016, 17:06 »
Boa tarde. Que eu tenha conhecimento, esse problema nunca foi detetado numa Tmax. Penso que o melhor é ires a um concessionário, Yamaha, para eles fazerem uns testes.
O único problema que li, em fóruns estrangeiros, relativos a problemas nas Tmax, eram as falhas nas bombas de gasolina, nas versões mais antigas.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

kingnothing

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #2 em: 16 de Novembro de 2016, 17:14 »
eu, das minhas pesquisas, apenas encontrei uma situação semelhante a essa que refere, também em fóruns estrangeiros. um problema de aquecimento da bomba de combustível que levava a que a moto desligasse (eventualmente por medida de segurança). mas não é o que se passa com a minha

TMaxer

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #3 em: 16 de Novembro de 2016, 21:22 »
Com o problema do "Tmax Fever" ela nao se desliga em funcionamento... os sintomas: em dias de temperatura elevada, a moto nao liga depois de ter sido desligada com o motor quente.

O Tmax Fever tambem apenas ocorre em unidade fabricadas entre 2008 e 2010, pelo que as 530 nao sao afectadas.



Em relacao ao problema que o companheiro descreve, pode ser tanta coisa que é dificil arriscar um diagnotico.



Penso que o primeiro sitio onde iria ver seria nos pontos do sistema electrico onde a moto é desligada: sensor do descanso e botao do punho direito.

Apos isto, é questao de comecar a correr os restantes pontos que podem gerar estes problemas...


O problema realmente deve ser dificil de replicar, mas talvez seja melhor deixar a Tmax numa oficina para que  observem e limpem o sistema electrico  _pol_

kingnothing

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #4 em: 16 de Novembro de 2016, 22:42 »
Boa noite companheiro TMaxer!

também já pensei nisso do sensor do descanso. vou mesmo ter de ir à oficina com ela para ver se descobrem o q é de facto. tenho é de me preparar para largar umas belas notas, caso tenham de andar a fazer tentativas para descobrir de onde vem. é o problema de não acontecer sempre...  >:(

Obrigado

AJCaiado

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2016, 08:38 »
Boa noite companheiro TMaxer!

também já pensei nisso do sensor do descanso. vou mesmo ter de ir à oficina com ela para ver se descobrem o q é de facto. tenho é de me preparar para largar umas belas notas, caso tenham de andar a fazer tentativas para descobrir de onde vem. é o problema de não acontecer sempre...  >:(

Obrigado

Bom dia companheiro,

Já solucionaste o problema? Qual foi o diagnóstico e a solução encontrada?

Um abraço e boas curvas!  scooter_

António Caiado

kingnothing

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2017, 11:43 »
Bom dia pessoal!

Não voltei a dar notícias sobre o assunto porque esta situação não é permanente. A mota passa longos períodos sem qualquer problema e, de repente, sem nada que o justifique, desliga-se. Na semana passada levei-a à oficina porque voltou a acontecer e desta vez foram 2 paragens num espaço de menos de 1km. Apesar de não terem detetado qualquer anomalia (disseram que estiveram a ver se o computador assinalava algum erro e tal não aconteceu), o que o mecânico suspeita é que se trate de uma interferência do alarme com a parte elétrica que gere a bomba de combustível. Segundo ele, já houve situações semelhantes de pessoas que têm o alarme Spy com a função de desligar a alimentação de combustível que, por alguma razão faz com que ela se desligue. Desativou essa função e agora vou continuar a ver se acontece alguma coisa. Por enquanto não voltou a acontecer, mas como disse antes, esta situação também não era recorrente. Acontecia sem um padrão específico. Se não acontecer mais, vou assumir que o problema estava mesmo no alarme e deixo o aviso a quem tenha também este modelo instalado. Se voltar a acontecer, venho novamente aqui ao fórum para avisar também.

Cumprimentos e Obrigado a todos os que tentaram ajudar.

RCEu

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2017, 14:22 »
Olá Companheiro:


O que eu vou dizer pode nem sequer fazer sentido nenhum, porque as nossas máquinas são diferentes, não são da mesma marca e por isso se calhar nem devia estar aqui a opinar.
Mas isto aconteceu por duas vezes com a minha máquina. E também pensei, da primeira vez, que fosse aselhice minha.
Afinal não era. Aconteceu a 2ª vez e tive muita sorte porque voltou a fazer na presença do mecânico (por vezes nunca querem fazer nada quando chegam à oficina e dizem sempre que é impressão nossa).


O problema estava naquele botão vermelho de emergência, que, por falta de uso, estava com verdete nos contactos e provocava a avaria.


Será a mesma coisa?
É que comigo também se desligava do nada. Nem a frio, nem a quente... apenas se desligava a meio da viagem.


Espero ter ajudado.


Unick

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #8 em: 31 de Janeiro de 2017, 21:19 »
Bom dia pessoal!

Não voltei a dar notícias sobre o assunto porque esta situação não é permanente. A mota passa longos períodos sem qualquer problema e, de repente, sem nada que o justifique, desliga-se. Na semana passada levei-a à oficina porque voltou a acontecer e desta vez foram 2 paragens num espaço de menos de 1km. Apesar de não terem detetado qualquer anomalia (disseram que estiveram a ver se o computador assinalava algum erro e tal não aconteceu), o que o mecânico suspeita é que se trate de uma interferência do alarme com a parte elétrica que gere a bomba de combustível. Segundo ele, já houve situações semelhantes de pessoas que têm o alarme Spy com a função de desligar a alimentação de combustível que, por alguma razão faz com que ela se desligue. Desativou essa função e agora vou continuar a ver se acontece alguma coisa. Por enquanto não voltou a acontecer, mas como disse antes, esta situação também não era recorrente. Acontecia sem um padrão específico. Se não acontecer mais, vou assumir que o problema estava mesmo no alarme e deixo o aviso a quem tenha também este modelo instalado. Se voltar a acontecer, venho novamente aqui ao fórum para avisar também.

Cumprimentos e Obrigado a todos os que tentaram ajudar.
Esse alarme é muito bom, tive-o montado em quase todas as minha motas. Um dia ia a passear e a mota desligou-se do nada... resultado, tinha sido eu que levava o comando no bolso e por qualquer motivo "mandei" desligar a mota. Pode muito bem ser o teu caso.

Enviado do meu ASUS_Z017D através de Tapatalk


Pedro Teixeira

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro de 2017, 16:56 »
Estava a pensar comprar uma moto igual a essa, mas esse problema assusta.
Nunca tinha ouvido falar mas é bom que vejas isso! Eu falo por mim porque faço algumas viagens pelas nacionais e as ultrapassagens são em aceleração e é bom que nunca me aconteça.
Abraço

kingnothing

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #10 em: 02 de Março de 2017, 11:51 »
Esse alarme é muito bom, tive-o montado em quase todas as minha motas. Um dia ia a passear e a mota desligou-se do nada... resultado, tinha sido eu que levava o comando no bolso e por qualquer motivo "mandei" desligar a mota. Pode muito bem ser o teu caso.

Enviado do meu ASUS_Z017D através de Tapatalk

Bom dia caro Unick!

Pois, provavelmente era isso que acontecia também comigo. O comando anda sempre no bolso do casaco, juntamente com o comando do portão da garagem e como tem botões demasiado sensíveis, eventualmente um toque num deles causava esse corte de combustível. Até agora, após essa intervenção, não voltou a acontecer mais vez nenhuma (pode ser apenas coincidência e agora a seguir quando pegar nela, voltar já a acontecer, mas a verdade é que tem-se portado bem).

Abraços

Offline JuanGP

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 146
  • Localidade: Parede
  • Pa' tras ni para coger impulso!!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Yamaha T-Max 530 desliga em andamento
« Responder #11 em: 02 de Março de 2017, 17:46 »
Eu tenho situações parecidas, mas é o alarme, está no bolso e ativa sem querer o corte elétrico. Resultado, a mota vai abaixo em andamento. Tenta por o comando num bolso sozinho..., Assim tens menos risco de o ativar....

Cumprimentos,
Juan Gonçalves

Yamaha Majesty 125 (2010)  01/2013 (26338 Km)- 12/2014 (50162 Km)
The new lady arrive on Xmas!!
Yamaha X-Max 400 (2014) 12/2014 (3966 Km) - to The Future...