Autor Tópico: Bateria descarregada  (Lida 6515 vezes)

agreg

  • Visitante
Bateria descarregada
« em: 16 de Novembro de 2016, 11:26 »
Viva,

Durante este Verão fiz uma rotura de ligamentos no joelho a jogar futebol (e ainda dizem que as motas é que são perigosas  _Rolley_) e deixei de conduzir a minha maxi. Entretanto no outro dia, e após uma recuperação penosa, fui tentar ligar a miúda e obviamente não pegou.
Chamei a assistência em viagem, e após uma ajudinha dos cabos, pegou que foi uma maravilha. Fui dar uma volta com ela e demorei cerca de 1 hora e 40 minutos. Quando cheguei a casa, desliguei e voltei logo a ligar a mota, e embora já acendesse as luzes e tudo o mais, ameaçava que ia pegar, mas não se aguentava.
A bateria está à volta dos 10,4 volts, portanto acho que só precisa de carga e não necessariamente de uma nova.

A minha questão é: é possível levar a bateria a uma oficina e deixa-la lá a carregar? Sabem quanto custa mais ou menos isso? Porque sinceramente não tenho nem tempo, nem capacidade (ainda me custa a estar com o joelho dobrado) para ir dar uma volta que dure 5 horas. Ou acham que é simplesmente melhor substituir?
 
Obrigado a todos,
Agreg

Tormentinha

  • Visitante
Re: Bateria descarregada
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2016, 11:35 »
Viva companheiro agreg.

Compra uma bateria nova,essa já entregou a alma ao criador  :(  e se andas pouco aconselho um carregador inteligente para a manter em boas condiçoes ou em ultimo caso se tiveres bom acesso á bateria,quando tiveres a maxi muito tempo parada desliga os bornes da mesma para evitar a descarga da bateria.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Bateria descarregada
« Responder #2 em: 16 de Novembro de 2016, 14:54 »
Se tens essa leitura de 10.5v com motor e luzes desligadas é muito pouco.
Tenta recarregar para ver o comportamento da bateria. Se não der bom resultado, já sabes  _thumbdown_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Bateria descarregada
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2016, 13:38 »
Vais ter de comprar uma bateria nova, evita trabalho e frustrações


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Bateria descarregada
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2016, 13:45 »
Vais ter de comprar uma bateria nova, evita trabalho e frustrações



Pode não ser bem assim, a minha em janeiro tambem eu pensava que estava a dar o berro porque já não conseguia colocar a mota a trabalhar e levou uma carga e até hoje nunca mais tive problemas  _pol_

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Bateria descarregada
« Responder #5 em: 17 de Novembro de 2016, 14:00 »
Pode não ser bem assim, a minha em janeiro tambem eu pensava que estava a dar o berro porque já não conseguia colocar a mota a trabalhar e levou uma carga e até hoje nunca mais tive problemas  _pol_

Pois é. ... se der para abrir vê o nivel da água antes de pôres à carga pode ter alguns copos com pouca água ou mesmo secos... e ai até pode rebentar... mas se não for muito velha aguenta bem uma carga como o exemplo do Olívio. ..
« Última modificação: 17 de Novembro de 2016, 14:04 por Resmungão »
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

agreg

  • Visitante
Re: Bateria descarregada
« Responder #6 em: 17 de Novembro de 2016, 14:22 »
A Mota fez um ano no mês passado, e esteve parada 3 meses certinhos, portanto é tudo praticamente novo  _pensador_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Bateria descarregada
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2016, 14:24 »
A Mota fez um ano no mês passado, e esteve parada 3 meses certinhos, portanto é tudo praticamente novo  _pensador_

Companheiro, eu sou de Queluz, se quiseres vir deixar a tua bateria á carga na minha garagem estás á vontade  _pol_

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Bateria descarregada
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2016, 14:56 »
A Mota fez um ano no mês passado, e esteve parada 3 meses certinhos, portanto é tudo praticamente novo  _pensador_

Mais uma razão. ... com uma carga fica nova... garantidamente....
salvo se estiver avariada.... ai nem recebe carga..
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

AJCaiado

  • Visitante
Re: Bateria descarregada
« Responder #9 em: 17 de Novembro de 2016, 15:34 »
Viva,

Durante este Verão fiz uma rotura de ligamentos no joelho a jogar futebol (e ainda dizem que as motas é que são perigosas  _Rolley_) e deixei de conduzir a minha maxi. Entretanto no outro dia, e após uma recuperação penosa, fui tentar ligar a miúda e obviamente não pegou.
Chamei a assistência em viagem, e após uma ajudinha dos cabos, pegou que foi uma maravilha. Fui dar uma volta com ela e demorei cerca de 1 hora e 40 minutos. Quando cheguei a casa, desliguei e voltei logo a ligar a mota, e embora já acendesse as luzes e tudo o mais, ameaçava que ia pegar, mas não se aguentava.
A bateria está à volta dos 10,4 volts, portanto acho que só precisa de carga e não necessariamente de uma nova.

A minha questão é: é possível levar a bateria a uma oficina e deixa-la lá a carregar? Sabem quanto custa mais ou menos isso? Porque sinceramente não tenho nem tempo, nem capacidade (ainda me custa a estar com o joelho dobrado) para ir dar uma volta que dure 5 horas. Ou acham que é simplesmente melhor substituir?
 
Obrigado a todos,
Agreg

A realidade é que as baterias das motas descarregam com muita facilidade.  _thumbdown_ São vários os factores que concorrem para isso: desde luzes deixadas ligadas várias horas por distracção, _martelada_ sistemas de alarme e de car tracking ligados à bateria e que a descarregam quando a mota está parada, etc., etc.

Sempre que a mota fique imobilizada algumas semanas, deve-se ligar um carregador inteligente da bateria - no início do ano comprei um no LIDL bom e barato, que tem funcionado às mil maravilhas - que faz a gestão automática das cargas e descargas.  _palmas_  Podes ver o carregador inteligente aqui:


Se tiveres quem te empreste um e depois de analisares o estado da bateria, deixa-a a carregar de um dia para o outro no modo "mota". No dia seguinte verás se ela carregou até aos 14,4 v.  Se for esse o caso, não precisarás de trocar a bateria de imediato!  _pol_

Um abraço!  scooter_

António Caiado
« Última modificação: 17 de Novembro de 2016, 15:40 por AJCaiado »

agreg

  • Visitante
Re: Bateria descarregada
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2016, 16:38 »
Companheiro, eu sou de Queluz, se quiseres vir deixar a tua bateria á carga na minha garagem estás á vontade  _pol_

Muito obrigado Companheiro, mas sendo de Lisboa e tendo a maxi como única forma privada de me deslocar, fica complicado. Vou arranjar outra solução mais perto.

Grande abraço

agreg

  • Visitante
Re: Bateria descarregada
« Responder #11 em: 21 de Novembro de 2016, 16:39 »
A realidade é que as baterias das motas descarregam com muita facilidade.  _thumbdown_ São vários os factores que concorrem para isso: desde luzes deixadas ligadas várias horas por distracção, _martelada_ sistemas de alarme e de car tracking ligados à bateria e que a descarregam quando a mota está parada, etc., etc.

Sempre que a mota fique imobilizada algumas semanas, deve-se ligar um carregador inteligente da bateria - no início do ano comprei um no LIDL bom e barato, que tem funcionado às mil maravilhas - que faz a gestão automática das cargas e descargas.  _palmas_  Podes ver o carregador inteligente aqui:


Se tiveres quem te empreste um e depois de analisares o estado da bateria, deixa-a a carregar de um dia para o outro no modo "mota". No dia seguinte verás se ela carregou até aos 14,4 v.  Se for esse o caso, não precisarás de trocar a bateria de imediato!  _pol_

Um abraço!  scooter_

António Caiado

Obrigado pela sugestão. Vou tentar arranjar um  _pol_