Autor Tópico: O amortecedor não aguenta o peso do assento?  (Lida 4585 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« em: 09 de Novembro de 2016, 21:14 »
O amortecedor do banco da tua scooter já não aguenta o peso do assento porque sofre com as mudanças de temperatura, ou simplesmente entregou a alma ao criador (leia-se: a gás foi à viola)?

Uma forma simples de resolveres o problema sem gastares dezenas de euros é pores a Gravidade a trabalhar para ti:

- Arranja um tubo de plástico cujo diâmetro interior seja ligeiramente superior ao diâmetro exterior da parte mais grossa do amortecedor (o tubo vai ter de correr por aquela parte preta);
- Corta o tubo à medida da parte fina do amortecedor (aquela que entra dentro do amortecedor quando o banco fecha);
- Se não te apetecer desmontar o amortecedor ou os extremos deste são largos para poderes enfiar o tubo, corta o tubo longitudinalmente, isto é, no sentido do comprimento (cuidado com os dedos..).
- Já cortaste o tubo no sentido do comprimento, abre-o de forma a encaixar na parte fina do amortecedor.

Agora, um pequeno ensaio:
Tenta baixar o banco, devagar tá?... não fecha, pois não?, o tubo descai com o peso e acaba por travar o amortecedor. É a tal Lei da Gravidade a trabalhar prà gente...

Podes sempre corrigir o tamanho do tubo se ficou comprido. Se o plástico for pesado o tubo descairá melhor.
Queres baixar o banco? Chegas com  dedinho lá, ele encaixa na parte preta... "et voilá"!
Ah! Não te esqueças de tirar o dedo antes de fechares o banco.

Esta foi a forma como eu resolvi os humores do amortecedor com as variações de temperatura. Ainda por cima o assento da "gorda" é enorme e pesado. Mesmo com vento, funciona.
Importante: se usares um pedaço do tubo do cabo de plástico de uma vassoura lá de casa, pensa numa boa desculpa antes de o cortares...



« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 21:16 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2016, 12:37 »
Ora aí está mais um brico _palmas_
Como o meu também já entregou a alma ao criador :'(, vou seguir a tua ideia _pol_, depois dou aqui o feedback _pt_
Estamos sempre a aprender _palmas_ _palmas_
Pereira

JViegas

  • Visitante
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2016, 13:48 »
Sempre a aprender... obrigado pela ideia.

TMaxer

  • Visitante
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #3 em: 10 de Novembro de 2016, 15:28 »
Uma ou 2 fotos valem por 1000 palavras... se pudesses ilustrar seria mais facil de compreender a solucao engenhosa que descreves  _pol_

Avila61

  • Visitante
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #4 em: 10 de Novembro de 2016, 16:09 »
Quanto custará este amortecedor?

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2016, 16:29 »
Quanto custará este amortecedor?


Não sei se te estás a referir ao amortecedor da tua Piagio, mas para teres uma ideia, um para a minha honda custa quase 55 Euros _martelada_ _martelada_ _martelada_, e é uma coisita com cerca de 20 cm _mau_
Pereira

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2016, 18:49 »


               Voltem o amortecedor ao contrário. Já ouvi uma dica sobre esta situação. Tem a ver com o calor do motor a perca de pressão do óleo.
José António Ferreira

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2016, 13:48 »
Boas
 Ainda dentro das garantias reclamem com as marcas foi esse o meu caso irei substituir o meu dia 5 de Dez    custos suportados pela Honda.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: O amortecedor não aguenta o peso do assento?
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2017, 16:39 »
Mas se não aguenta só uma substituição é valida.
É como na tampa dos porta bagagens dos carros,ao fim de uns anos perdem a força e não aguentam o peso ,troca se e já está
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves