Autor Tópico: Passar entre os enlatados  (Lida 25679 vezes)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #50 em: 24 de Novembro de 2016, 23:17 »
Dois veículos não podem circular na mesma faixa de rodagem...
Isso diz no código algures

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
A faixa de rodagem, vai desde um passeio ate ao outro passeio (ou bermas no caso de não haver passeios). O que tu querias dizer era "...na mesma via de transito"

... e ainda assim, podem, se for um atrás do outro.... lol
Ainda assim,o codigo da estrada, não especifica uma distancia mínima concreta para o veículo da frente ("distancia que permita imobilizar o veículo em segurança no espaço livre de visível à sua frente) acho difícil que especifique uma distancia mínima para passar ao lado... mas tudo bem, vamos admitir que é proibido :-)

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

meneses85

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #51 em: 24 de Novembro de 2016, 23:18 »
A faixa de rodagem, vai desde um passeio ate ao outro passeio (ou bermas no caso de não haver passeios). O que tu querias dizer era "...na mesma via de transito"

... e ainda assim, podem, se for um atrás do outro.... lol
Ainda assim,o codigo da estrada, não especifica uma distancia mínima concreta para o veículo da frente ("distancia que permita imobilizar o veículo em segurança no espaço livre de visível à sua frente) acho difícil que especifique uma distancia mínima para passar ao lado... mas tudo bem, vamos admitir que é proibido :-)

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

True ;)

domingues

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #52 em: 24 de Novembro de 2016, 23:29 »
O grande problema é que pode ser considerado uma ultrapassagem dentro da mesma fila e aí começam os problemas.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk


Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #53 em: 25 de Novembro de 2016, 10:41 »
O grande problema é que pode ser considerado uma ultrapassagem dentro da mesma fila e aí começam os problemas.
com que propósito se porá uma mota a par (que já por si é proibido) com um carro?
Rui

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #54 em: 25 de Novembro de 2016, 11:34 »
com que propósito se porá uma mota a par (que já por si é proibido) com um carro?

É inevitável que isso aconteça enquanto estamos a filtrar. Depois, de acordo com o espaço, poderemos estar a usar a mesma faixa do carro da direita ou a mesma faixa do carro da esquerda.

A ultrapassagem é bem clara no CE. Pressupõe ir atrás de outro veiculo na mesma via, assinalar mudança de via pela esquerda, observar todos os cuidados com os demais (distancia do veiculo da frente, distancia do veiculo que vem na faixa que pretendemos ocupara para realizar a manobra), ocupara a via da esquerda em segurança e regressar à faixa mais à direita.

Como podem compreender, nisto tudo, um motard consegue infringir um sem número de regras.

Mesmo feito com todo o cuidado, se o agente quiser, ele vai multar.

Não percebo como ainda há tantas dúvidas quanto à legalidade de circular entre carros. Tenho a impressão que ainda há pessoas que julgam mesmo que é possível e LEGAL.

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #55 em: 25 de Novembro de 2016, 11:45 »
Sim mas o CE também permite passar por outro veículo em faixa paralela indo a velocidade superior, e aí pode-se passar, sublinho passar pela direita


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #56 em: 25 de Novembro de 2016, 11:49 »
Sim mas o CE também permite passar por outro veículo em faixa paralela indo a velocidade superior, e aí pode-se passar, sublinho passar pela direita


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Então mas o que é que o amigo sovietico considera "faixa paralela"?

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #57 em: 25 de Novembro de 2016, 12:52 »

Então mas o que é que o amigo sovietico considera "faixa paralela"?

Numa estrada com 2 vias para cada lado, circulando na faixa mais à dta a uma velocidade superior à viatura q circula à esquerda, pode-se passar.

Não sei se as  alterações ao CE a partir de 2005 alteraram algo a este nível, mas em 2004 e 2005, tive 2 toques com carros q mudaram de faixa e me bateram e foram os 2 considerados culpados pq mudaram de faixa sem tomar as devidas precauções de segurança. Eu seguia entre faixas.

Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #58 em: 25 de Novembro de 2016, 13:24 »
Numa estrada com 2 vias para cada lado, circulando na faixa mais à dta a uma velocidade superior à viatura q circula à esquerda, pode-se passar.

Não sei se as  alterações ao CE a partir de 2005 alteraram algo a este nível, mas em 2004 e 2005, tive 2 toques com carros q mudaram de faixa e me bateram e foram os 2 considerados culpados pq mudaram de faixa sem tomar as devidas precauções de segurança. Eu seguia entre faixas.

Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Vamos lá aqui ver uma coisa:

não estamos a discutir a legalidade da ultrapassagem. é obviamente legal ultrapassar um carro considerando todos os trâmites legais exigidos pelo CE.

o que estamos a discutir é isto:



ou ainda:



Estando um carro a ocupar a faixa destinada à ultrapassagem, estamos a ocupar a mesma via em simultâneo.

É isto que se está a tentar demonstrar para os mais cépticos que é ilegal.

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #59 em: 25 de Novembro de 2016, 13:35 »
Pois em 2004 e 2005,  na mesma situação da 2ª foto, o carro mais à dta muda de faixa para a esquerda, bate-me e foi considerado culpado.
Volto a afirmar, não sei se houve alterações sobre este ponto no CE após 2005, mas na data era permitido e continuo a achar q não mudou.

Por isso era bom ouvirmos alguém da BT ou seguradoras (não sei se é o teu caso), q poderiam esclarecer.
Cumps,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #60 em: 25 de Novembro de 2016, 13:49 »
Pois em 2004 e 2005,  na mesma situação da 2ª foto, o carro mais à dta muda de faixa para a esquerda, bate-me e foi considerado culpado.
Volto a afirmar, não sei se houve alterações sobre este ponto no CE após 2005, mas na data era permitido e continuo a achar q não mudou.

Por isso era bom ouvirmos alguém da BT ou seguradoras (não sei se é o teu caso), q poderiam esclarecer.
Cumps,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Trabalhei no ramo sim e posso-te dizer que tiveste sorte nesse caso isolado. No fundo dentro dos delitos deram prioridade para efeitos de seguro ao delito maior que era o carro que te ia a "ultrapassar". Assumiram que a manobra do carro colocou-te em perigo a ti e à restante circulação e após peritagem devem ter chegado a acordo.

Em nenhuma altura, por não teres sido culpado neste caso isolado, vai justificar a circulação de motas entre carros. A seguradora do carro, ou pertence ao mesmo grupo da tua ou tem boas relações comerciais porque se não fosse o caso, se a seguradora do carro não quisesse mesmo pagar podes ter a certeza que iam atrasar o processo.

O problema nestes casos é provar a localização dos intervenientes no momento do embate, algo que dá tanto trabalho que chegar a acordo acaba por ser uma saida mais inteligente para todos. Especialmente se não forem prejuizos de grande ordem e se não englobar despesas médicas importantes (cirurgia e outros)


sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #61 em: 25 de Novembro de 2016, 14:06 »
Companheiro, queres dizer q as seguradoras são umas bacanas e assumem o custo? Conheço vários casos destes e a culpa foi sempre atribuída a quem muda de faixa.

Era bom ter o relato de companheiros que tivessem tido nos últimos anos acidentes deste género para saber qual foi o veredicto.
Cumps,
José Luis Sousa   


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #62 em: 25 de Novembro de 2016, 14:10 »
Companheiro, queres dizer q as seguradoras são umas bacanas e assumem o custo? Conheço vários casos destes e a culpa foi sempre atribuída a quem muda de faixa.

Era bom ter o relato de companheiros que tivessem tido nos últimos anos acidentes deste género para saber qual foi o veredicto.
Cumps,
José Luis Sousa   


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Posso-te dar já o meu em que numa rotunda fui abalroado por um carro, estando eu a circular por dentro e na minha faixa. 100% culpa dada à mota.

E isto foi com razão, imagina a circular entre carros no transito...

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #63 em: 25 de Novembro de 2016, 14:12 »

Posso-te dar já o meu em que numa rotunda fui abalroado por um carro, estando eu a circular por dentro e na minha faixa. 100% culpa dada à mota.

E isto foi com razão, imagina a circular entre carros no transito...
E quem mudou de faixa?


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #64 em: 25 de Novembro de 2016, 14:15 »
E quem mudou de faixa?


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

fui abalroado. ou seja, estava na faixa interior e o carro guinou para dentro da minha faixa

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #65 em: 25 de Novembro de 2016, 14:17 »
Se iam em faixas diferentes não entendo como foste culpado


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #66 em: 25 de Novembro de 2016, 14:21 »
Se iam em faixas diferentes não entendo como foste culpado


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

já te expliquei, há negociações entre seguradoras. há a questão de ser mota vs carro.

regra geral, perde a mota. isto pelo que já mencionei, é mais complicado comprovar a posição da mota na altura do embate.

o motociclista que quiser contrariar a opinião da seguradora e policia deverá munir-se muito bem de provas+testemunhas no caso da outra parte não se declarar culpada.

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #67 em: 25 de Novembro de 2016, 14:23 »

já te expliquei, há negociações entre seguradoras. há a questão de ser mota vs carro.

regra geral, perde a mota. isto pelo que já mencionei, é mais complicado comprovar a posição da mota na altura do embate.

o motociclista que quiser contrariar a opinião da seguradora e policia deverá munir-se muito bem de provas+testemunhas no caso da outra parte não se declarar culpada.

Então é uma questão de prova e não do CE, certo?


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #68 em: 25 de Novembro de 2016, 14:44 »
Então é uma questão de prova e não do CE, certo?


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Se estivermos a discutir a teoria -> CE
Se estivermos a discutir a pratica -> prova

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #69 em: 25 de Novembro de 2016, 19:37 »
Boas,

Deixo aqui 2 respostas do Jorge Macieira conhecido advogado motard da nossa praça que tem um blog onde esclarece as nossas dúvidas:
http://moto-lex.blogspot.pt/2012/06/ce-circulacao-entre-os-carros.html

http://moto-lex.blogspot.pt/2010/03/filtering-e-culpa_4944.html

Depreende-se que se passarmos mantendo-nos na mesma faixa é legal mas poderemos ter a seguradora contrária a argumentar com a distância de segurança lateral. Ou seja não é taxativo como afirmado aqui que estamos ilegais dentro de determinadas condições.

Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #70 em: 25 de Novembro de 2016, 22:26 »
Entendo o argumento usado mas na minha perspectiva só reforça o que disse. Podemos fazer o malabarismo jurídico que quisermos com interpretações de conceitos e definições ; na prática: não podemos e seremos sempre o elo mais fraco.

Quem entender debater este ponto até à morte só pelo facto de não querer aceitar que a lei não beneficia motard então by all means que assim o faça

PESSOALMENTE vou sempre assumir que estou errado ao filtrar até prova em contrário por oposição a achar que estou certo ao filtrar e esperar que me provem o contrário.

E para terminar quero dizer que sou o primeiro a querer leis e condições de circulação que favoreçam o motard. Até lá circulo no lado negro da força

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #71 em: 25 de Novembro de 2016, 22:28 »



__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

meneses85

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #72 em: 26 de Novembro de 2016, 08:33 »
Entendo o argumento usado mas na minha perspectiva só reforça o que disse. Podemos fazer o malabarismo jurídico que quisermos com interpretações de conceitos e definições ; na prática: não podemos e seremos sempre o elo mais fraco.

Quem entender debater este ponto até à morte só pelo facto de não querer aceitar que a lei não beneficia motard então by all means que assim o faça

PESSOALMENTE vou sempre assumir que estou errado ao filtrar até prova em contrário por oposição a achar que estou certo ao filtrar e esperar que me provem o contrário.

E para terminar quero dizer que sou o primeiro a querer leis e condições de circulação que favoreçam o motard. Até lá circulo no lado negro da força
Perfeito...
Concordo com tudo o que disseste...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


AngusOg91

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #73 em: 01 de Dezembro de 2016, 13:12 »
Não acho que seja malabarismo legal. É a interpretação das normas do Código da Estrada. Muitas vezes as pessoas acham que as leis são claras como a água, quando a verdade é que as leis não podem prever tudo e é comum que algumas situações não se encontrem directamente previstas e regulamentadas na lei. As interpretações feitas nos artigos publicados parecem-me bem sustentadas, e neste tipo de situações - na prática - o desfecho final dependerá dos elementos de prova reunidos. Por isso em principio a manobra não é, à partida, legal ou ilegal: depende da forma como é feita.

Debruçando-me sobre outra realidade, acrescento só que na Austrália surgiu, há uns anos, a discussão sobre a legalidade do "filtering" e,  com o objectivo de legislar sobre o assunto, realizou-se um estudo estatístico sobre a segurança da técnica bem como a sua importância na utilidade para a fluidez do trânsito. Concluiu-se que a manobra é segura quando praticada até 30 km/H e insegura a partir desse limite, por isso legalizou-se o filtering quando realizado até 30 km/H.

Esta é uma análise científica da manobra que nos permite defender a sua segurança, o que é importante.

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #74 em: 01 de Dezembro de 2016, 13:16 »



__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk