Dois veículos não podem circular na mesma faixa de rodagem... Isso diz no código alguresEnviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
A faixa de rodagem, vai desde um passeio ate ao outro passeio (ou bermas no caso de não haver passeios). O que tu querias dizer era "...na mesma via de transito"... e ainda assim, podem, se for um atrás do outro.... lolAinda assim,o codigo da estrada, não especifica uma distancia mínima concreta para o veículo da frente ("distancia que permita imobilizar o veículo em segurança no espaço livre de visível à sua frente) acho difícil que especifique uma distancia mínima para passar ao lado... mas tudo bem, vamos admitir que é proibido :-)Enviado do meu P022 através de Tapatalk
O grande problema é que pode ser considerado uma ultrapassagem dentro da mesma fila e aí começam os problemas.
com que propósito se porá uma mota a par (que já por si é proibido) com um carro?
Sim mas o CE também permite passar por outro veículo em faixa paralela indo a velocidade superior, e aí pode-se passar, sublinho passar pela direita__________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Então mas o que é que o amigo sovietico considera "faixa paralela"?
Numa estrada com 2 vias para cada lado, circulando na faixa mais à dta a uma velocidade superior à viatura q circula à esquerda, pode-se passar.Não sei se as alterações ao CE a partir de 2005 alteraram algo a este nível, mas em 2004 e 2005, tive 2 toques com carros q mudaram de faixa e me bateram e foram os 2 considerados culpados pq mudaram de faixa sem tomar as devidas precauções de segurança. Eu seguia entre faixas.Abraço,José Luis Sousa __________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Pois em 2004 e 2005, na mesma situação da 2ª foto, o carro mais à dta muda de faixa para a esquerda, bate-me e foi considerado culpado. Volto a afirmar, não sei se houve alterações sobre este ponto no CE após 2005, mas na data era permitido e continuo a achar q não mudou.Por isso era bom ouvirmos alguém da BT ou seguradoras (não sei se é o teu caso), q poderiam esclarecer.Cumps,José Luis Sousa __________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Companheiro, queres dizer q as seguradoras são umas bacanas e assumem o custo? Conheço vários casos destes e a culpa foi sempre atribuída a quem muda de faixa.Era bom ter o relato de companheiros que tivessem tido nos últimos anos acidentes deste género para saber qual foi o veredicto.Cumps,José Luis Sousa __________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Posso-te dar já o meu em que numa rotunda fui abalroado por um carro, estando eu a circular por dentro e na minha faixa. 100% culpa dada à mota.E isto foi com razão, imagina a circular entre carros no transito...
E quem mudou de faixa?__________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Se iam em faixas diferentes não entendo como foste culpado __________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
já te expliquei, há negociações entre seguradoras. há a questão de ser mota vs carro. regra geral, perde a mota. isto pelo que já mencionei, é mais complicado comprovar a posição da mota na altura do embate.o motociclista que quiser contrariar a opinião da seguradora e policia deverá munir-se muito bem de provas+testemunhas no caso da outra parte não se declarar culpada.
Então é uma questão de prova e não do CE, certo?__________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Entendo o argumento usado mas na minha perspectiva só reforça o que disse. Podemos fazer o malabarismo jurídico que quisermos com interpretações de conceitos e definições ; na prática: não podemos e seremos sempre o elo mais fraco. Quem entender debater este ponto até à morte só pelo facto de não querer aceitar que a lei não beneficia motard então by all means que assim o faça PESSOALMENTE vou sempre assumir que estou errado ao filtrar até prova em contrário por oposição a achar que estou certo ao filtrar e esperar que me provem o contrário. E para terminar quero dizer que sou o primeiro a querer leis e condições de circulação que favoreçam o motard. Até lá circulo no lado negro da força