Autor Tópico: Passar entre os enlatados  (Lida 25668 vezes)

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #25 em: 08 de Novembro de 2016, 19:34 »
No dia em que tiver que andar de mota como ando de carro, então ando de carro porque não apanho frio nem chuva nem corro o risco de lever com um enlatado nas pernas. Por isso passo pelo meio dos carros sim, e estaciono em cima do passeio sim, desde que não dificulte a passagem dos peões. Quanto aos elatados facilitarem a passagem, penso que não fazem favor nenhum, porque tb eles podem andar de mota se quiserem e, por por outro lado tb lhes facilitamos a vida porque, imaginem que todos os de mota tb iam de carro. O transito seria muito mais caotico, não acham?

TMaxer

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #26 em: 08 de Novembro de 2016, 20:03 »
Rufido,


Reforco aquilo que escrevi: o maximo respeito pelos deficientes e pessoas que de alguma forma nao estao na posse da totalidades das suas faculdades (idosos, etc).


Nao podemos é cair em exageros... nem para um lado, nem para o outro.



Abrirei um topico acerca disto pelo que nao  irei ser muito extenso na resposta: os milhoes gastos nas ciclovias foram mal gastos.


Em primeiro lugar porque nao se ve obra para o custo anunciado da mesma... concerteza alguem sobrefacturou e ganhou muito dinheiro _Rolley_ _Rolley_


Depois, porque pouquíssimas pessoas as utilizam  _thumbdown_


Nao teria sido melhor uma solucao mais barata para começar e com o excedente retiravam-se os carris de muitas ruas onde estes ja não fazem falta????

Onde andam as nossas "biciletas de aluger"... nao ha cidade onde va que onde nao existam... em algumas cidades ate sao eléctricas e em Lisboa nao ha porque????


É precisamente esta a minha linha de raciocinio e o ponto que me revolta e me leva a repudiar o trabalho desenvolvido pela camara.



É que vamos ser sinceros: a câmara de Lisboa é um tacho que funciona de plataforma para políticos em ascensão... raro foi o presidente que cumpriu o mandato... ora porque teve de sair para a Presidencia ou para o governo  _thumbdown_ . os politicos de 2 linhas sao um lixo... alguns sao ex-politicos que sao de tao baixa qualidade que ja foram saneados dos partidos e que ja deveriam estar era na reforma  _thumbdown_


 Temos uma câmara falida que todos os anos executa um sem numero de obras, provavelmente apenas para alimentar clientelas que nao resolve os GRANES problemas da cidade.


Se nao fosse o boom do turismo dos cruzeiros, teríamos uma baixa deserta e sem vida, sem comercio e sem servicos  _thumbdown_ _thumbdown_

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #27 em: 08 de Novembro de 2016, 22:52 »
Vou dar o meu contributo, claro que ando entre as filas de carros e geralmente entre a segunda e terceira faixa, com 4 piscas e a buzinar, penso que é assim que devemos andar e com mil olhos abertos.

Quanto ao estacionamento se tiver de estacionar em cima do passeio tento fazê-lo com a mota sempre próximo de um obstáculo, por ex. uma árvore, um mupi, um quiosque etc, por uma questão de civismo e respeito, talvez por deformação profissional, imaginem um invisual que vai na sua caminhada com a ajuda da bengala e que passa todos os dias pelo mesmo trajecto e de repente aparece-lhe um obstaculo no caminho, experimentem em vossa casa ás escuras, que voces conhecem bem e peção a alguem que coloque um obstaculo no meio do caminho sem que saibam onde o vão fazer e depois imaginem o que será quando isso acontece na rua em que a o invisual perde completamente as referencias que tinha.

Ah e quando tenho de estacionar num lugar vago faço-o mesmo, afinal pagamos as mesmas taxa que pagam os automoveis logo temos os mesmos direitos, até ja cheguei a tirar bilhete da EMEL para não me chatearem.

Vou dar a minha opinião:

Circular entre faixas, que como todos já concordámos, não é permitido pelo CE, com os 4 piscas, é mais uma infração a juntar à primeira (circular só por si com os 4 piscas, seja carro ou mota é infração) e que não minha opinião não vem acrescentar nada.

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Pedrojlj

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #28 em: 16 de Novembro de 2016, 23:48 »
Não gosto muito de o fazer, raramente tenho necessidade de o fazer mas das vezes que fiz fui com receio

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #29 em: 21 de Novembro de 2016, 15:48 »
Perdoem-me a frontalidade: se compraram uma mota e não filtram o transito.

Vejo com alguma frequência pessoas de mota na segunda circular ou outras: na fila!

O individuo, comprou uma mota e passa exatamente o mesmo tempo no transito do que os demais 4 rodas!

Não me cabe na cabeça isso.


Depois temos a questão do código. Lá porque o código não permite uma coisa, não quer dizer que se respeite e não se faça nada a esse propósito!

- as motas deveriam circular no BUS legalmente (eu circulo lá ilegalmente)
- as motas deveriam poder estacionar nos passeios legalmente com algumas condicionantes (já estaciono ilegalmente)
- as motas deveriam poder filtrar o transito de forma legal e usando o código da estrada em seu beneficio/segurança (já o faço... ilegalmente)

em relação à faixa BUS - da mesma forma que obrigam os restantes transportes privados a circular FORA dessa faixa, deveriam obrigar os transportes públicos a usá-la. E esta é mais dirigida aos taxis..

estacionar nos passeios - já vi de tudo portanto acho que com algumas diretivas, deveria ser permitido (já vi uma goldwing atravessada num passeio obrigando os peoes a fazer gymcana por exemplo)

filtragem de transito - deveria haver uma faixa entre faixas deste género:

« Última modificação: 22 de Novembro de 2016, 16:55 por Sanheiro »

domingues

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #30 em: 21 de Novembro de 2016, 17:08 »
Não gosto muito de o fazer, raramente tenho necessidade de o fazer mas das vezes que fiz fui com receio
Se ficares parado na fila e levares com um carro por trás corres o risco de ficar esmagado o que é bem pior que levar com um carro por trás em campo aberto. A minha mulher ainda pouco experiente ainda é muito reticente a passar mas vai aprendendo a pouco e pouco e sem pressas afinal é uma manobra que exige alguma cautela. Em 400.000 km de moto nunca tive nenhum acidente a filtrar o trânsito excepto uma batida num espelho de uma sharan por burrice minha e que o seguro pagou. Basta começar e ir bem devagar e sem pressas.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk


Amilcar Pires

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #31 em: 21 de Novembro de 2016, 19:05 »
Olá a todos

Também costumo passar entre os carros quando as filas são extensas. Não é do meu agrado fazê-lo, porque não me sinto à vontade. Mas por aquilo que observo em relação ao comportamento dos condutores (nem todos), até costumam facilitar este tipo de manobras aos motociclistas.

Pessoalmente não acho que seja um abuso o recurso a esta manobra, porque derivado às características da mota e à extensão das filas de transito em algumas ocasiões (muitas vezes com carros parados), é possível fazê-lo com alguma segurança...mas atenção ao espaço livre.Gostava eu de ter metade da destreza que alguns colegas motociclistas evidenciam na realização a esta situação, que já me dava por satisfeito.

É legal segundo o código de estrada...não.

Boas curvas para todos.

domingues

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #32 em: 21 de Novembro de 2016, 19:08 »
Há vantagens para todos. Não corres o risco de ficar esmagado se um te vier por trás,  as filas de trânsito ficam menos extensas e o ambiente agrade.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk


Nunes

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #33 em: 22 de Novembro de 2016, 12:04 »
Eu passo entre os carros, mas só quando a velocidade é reduzida. Avanço tentanto olhar para os retrovisores dos carros à minha frente tentando antecipar alguma manobra que tentem fazer. O pior é quando abre um espaço numa das vias, a probabilidade de alguém se mandar para lá "à bruta" vindo da outra via é grande e torna o nosso andar entre vias muito perigoso.
Mesmo parado, semáforos ou quando não dá para passar, nunca fico atrás de um carro (medo!), fico sempre ao lado.

lennoxlewis

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #34 em: 22 de Novembro de 2016, 13:01 »
Eu passo entre os carros, mas só quando a velocidade é reduzida. Avanço tentanto olhar para os retrovisores dos carros à minha frente tentando antecipar alguma manobra que tentem fazer. O pior é quando abre um espaço numa das vias, a probabilidade de alguém se mandar para lá "à bruta" vindo da outra via é grande e torna o nosso andar entre vias muito perigoso.
Mesmo parado, semáforos ou quando não dá para passar, nunca fico atrás de um carro (medo!), fico sempre ao lado.

velocidade reduzida não é indicador de mais segurança. indica na melhor das hipoteses que em caso de acidente irás cair a velocidade mais baixa.

prefiro olhar para o transito como ditador da minha velocidade. por norma vou 20 a 30 kmh mais rápido do que os carros (tempo seco). E se pautares a tua velocidade pela do transito, acaba por ser a forma mais segura de andar nele. Eu sei que numa fraçao de segundo consigo equiparar a velocidade do carro com uma ligeira pressão do travão ou simplesmente com travão motor.

um transito totalmente parado, deixa-me circular a 30 a 40 kmh. Estas velocidades são as que considero adequadas para a minha mota atual (honda hornet 600) no que diz respeito a agilidade, controlo e capacidade de travagem. Só atinjo os 40 ou a velocidade superior se vejo que não há risco de um carro ou de uma mota se atravessarem (mas nunca é garantido)

A situação em que devemos evitar passar é quando existe um buraco/espaço livre na faixa adjacente. Ou seja, se há um espaço para onde um carro consegue mudar de faixa, é preciso desconfiar e abrandar até o condutor perceber que estamos a passar.

Outra situação é a que já foi referida pelo companheiro mais atrás... não devemos circular no mesmo eixo do carro... temos que estar alinhados com espaços vazios para o caso do carro travar repentinamente.

Alerto também para uma situação básica mas que muitos companheiros das 2 rodas não sabem/esquecem:

- não devem filtrar em faixas diferentes das que estão a ser utilizadas pelos colegas que já se encontram a filtrar. ou seja: regra geral filtra-se do lado esquerdo seguindo grosso modo o código da estrada que nos indica para não ultrapassar pela direita. O que acontece é que alguns colegas mesmo vendo que já está uma fila de motas a filtrar na faixa da esquerda, escolhem filtrar na outra faixa.

Resultado - os enlatados detectam o colega a filtrar pela direita, e de boa fé, encostam para a esquerda para ceder passagem -> fechando o corredor da esquerda!

grande clássico.


Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #35 em: 22 de Novembro de 2016, 16:54 »

Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito,  foram apagadas algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.
Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.


Muito obrigado.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2016, 16:55 por Sanheiro »
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Oeiras
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #36 em: 22 de Novembro de 2016, 17:05 »
velocidade reduzida não é indicador de mais segurança. indica na melhor das hipoteses que em caso de acidente irás cair a velocidade mais baixa.

prefiro olhar para o transito como ditador da minha velocidade. por norma vou 20 a 30 kmh mais rápido do que os carros (tempo seco). E se pautares a tua velocidade pela do transito, acaba por ser a forma mais segura de andar nele.


Embora concorde com todas as observações efetuadas, esta parece-me uma recomendação das mais importantes, senão a mais importante, e que vejo constantemente a não ser respeitada por alguns companheiros de duas rodas...

Cmps, scooter_

Xpop

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #37 em: 22 de Novembro de 2016, 22:53 »
Boa noite...por norma nao me sinto seguro a circular em fila com os veiculos de 4 rodas, pois sinto me um alvo facil em caso de distracção.
Quando existe fila de transito mas que circulem a 30km/h tento arranjar um canto seguro para circulação seguindo a fila, com o trânsito parado confesso que nao fico a espera mas circulo devagar...
A grande questão que nos leva a optar  por um motociclo em que o nosso circuito tem trânsito infernal é exatamente uma forma mais rápida de  chegar ao destino com a máxima segurança, estacionamento gratuito quando possível e prazer de condução por duas rodas.
Nao existe bela sem senão. ..a mota certamente nao disponibiliza a seguranca que temos num veiculo...pois as condicoes metereologias, do asfalto e outras mais são opostas do que um veículo ligeiro.
Acredito e respeito, que muitos dos amantes por receio circulem atras dos veiculos nas filas e nao arrisquem.... mas no fundo nao foi esse o proposito aquando da aquisição de um motociclo.
Valorizar o civismo para é ponto acente na minha opinião... no que diz respeito a estacionamentos e manobras ...pois sinto que tem de ser recíproco...e isso espallha se com o tempo com as nossas acções no dia a dia.
Comsidero que em todos os comentários lidos devemos ponderar até onde podemos e como nos sentimos mais seguros...fazendo disso o exemplo...
Os que optam por ir mais devagar e seguir as filas como os carros devemos respeitar assim como os que optam em circulsr no meio deles...o risco certamente e acrescido mas com ponderação e prevenção minimizamos esse risco...existe lugar para todos...desde que circulem em segurança ... para termos muito mais kms no prazer de duas rodas....
Boas voltas meus caros...😎



Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk


Ccarvalho

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #38 em: 23 de Novembro de 2016, 08:12 »
Ainda ontem, por volta das 18:00, tive de vir a filtrar na IC19 desde Rio de Mouro até à Amadora porque estava tudo parado. Nem sempre é fácil, a concentração requerida começa a cansar-nos passados uns kms, mas com (muita) atenção e alguma prática consegue-se fazer a 30/40 kms/h. É claro que umas flashadas de máximos em LED também ajuda muito a que os enlatados nos abram um corredor maior.

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #39 em: 23 de Novembro de 2016, 13:52 »
Boas,
Qual é o artigo no CE que os motociclos não podem circular entre os carros?
Cumps,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #40 em: 23 de Novembro de 2016, 14:10 »
velocidade reduzida não é indicador de mais segurança. indica na melhor das hipoteses que em caso de acidente irás cair a velocidade mais baixa.

prefiro olhar para o transito como ditador da minha velocidade. por norma vou 20 a 30 kmh mais rápido do que os carros (tempo seco). E se pautares a tua velocidade pela do transito, acaba por ser a forma mais segura de andar nele. Eu sei que numa fraçao de segundo consigo equiparar a velocidade do carro com uma ligeira pressão do travão ou simplesmente com travão motor.

um transito totalmente parado, deixa-me circular a 30 a 40 kmh. Estas velocidades são as que considero adequadas para a minha mota atual (honda hornet 600) no que diz respeito a agilidade, controlo e capacidade de travagem. Só atinjo os 40 ou a velocidade superior se vejo que não há risco de um carro ou de uma mota se atravessarem (mas nunca é garantido)

A situação em que devemos evitar passar é quando existe um buraco/espaço livre na faixa adjacente. Ou seja, se há um espaço para onde um carro consegue mudar de faixa, é preciso desconfiar e abrandar até o condutor perceber que estamos a passar.

Outra situação é a que já foi referida pelo companheiro mais atrás... não devemos circular no mesmo eixo do carro... temos que estar alinhados com espaços vazios para o caso do carro travar repentinamente.

Alerto também para uma situação básica mas que muitos companheiros das 2 rodas não sabem/esquecem:

- não devem filtrar em faixas diferentes das que estão a ser utilizadas pelos colegas que já se encontram a filtrar. ou seja: regra geral filtra-se do lado esquerdo seguindo grosso modo o código da estrada que nos indica para não ultrapassar pela direita. O que acontece é que alguns colegas mesmo vendo que já está uma fila de motas a filtrar na faixa da esquerda, escolhem filtrar na outra faixa.

Resultado - os enlatados detectam o colega a filtrar pela direita, e de boa fé, encostam para a esquerda para ceder passagem -> fechando o corredor da esquerda!

grande clássico.

 _palmas_ _palmas_
 _pol_ _pol_
 _convivio_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #41 em: 23 de Novembro de 2016, 16:18 »
"Alerto também para uma situação básica mas que muitos companheiros das 2 rodas não sabem/esquecem:
- não devem filtrar em faixas diferentes das que estão a ser utilizadas pelos colegas que já se encontram a filtrar. ou seja: regra geral filtra-se do lado esquerdo seguindo grosso modo o código da estrada que nos indica para não ultrapassar pela direita. O que acontece é que alguns colegas mesmo vendo que já está uma fila de motas a filtrar na faixa da esquerda, escolhem filtrar na outra faixa.
Resultado - os enlatados detectam o colega a filtrar pela direita, e de boa fé, encostam para a esquerda para ceder passagem -> fechando o corredor da esquerda!
grande clássico." lennoxlewis dixit.

E disse bem.

Todos os dias vejo motas a passarem entre duas filas de carros onde muitos condutores até se desviam (por simpatia ou porque temem pela pintura do carro mas desviam-se); ao mesmo tempo, outros motociclistas passam por fora, até da faixa de rodagem, alguns fazendo uso do escape para darem conta da sua presença...
Quase todos nós também conduzimos carros e sabemos que um barulho repentino de um dos lados leva à reacção instintiva de puxar a direcção para o lado contrário, às vez até uma sombra imprevista provoca essa reacção que pode dar estrago.
Enquanto não se torna norma aquilo que já existe em alguns países, uma faixa estreita pintada entre as faixas de rodagem no mesmo sentido destinada aos motociclistas,nos locais normais de "bichas" de trânsito, e sabendo-se que não é legal mas apenas tolerado andar entre as filas de trânsito, devia haver um código de ética informal entre os motociclistas  que tornasse criticável pela comunidade ultrapassar pelo lado direito, sobretudo quando há companheiros que o fazem da forma "tolerável".
"Devia", digo, utopicamente, admito, já que muita gente olha para mota como um veículo para fazer aquilo que qualquer automobilista sonha quando está numa "bicha": passar à frente dos outros. A verdade é esta: há muita gente que anda sobre duas rodas mas ainda não abandonou os piores traços da mentalidade de um "enlatado". Sendo que muitos nós chegámos às motas pelas "125" como alternativa económica, temos de reconhecer que este é um traço "genético" de que temos de nos livrar se quisermos ser motociclistas ao invés de enlatados que sabem andar de mota.

Quando se fala(va) do tal "Espírito Motard" fala(va)-se acima de tudo de Cooperação e Respeito, pelos companheiros em duas rodas que partilham esse nosso gosto, mas também pelos "enlatados" que (é verdade!) muitas vezes não se apercebem da nossa presença. E não é só porque dentro de um carro há muito por onde se distraírem... muitos de nós (também) nos aproximamos erradamente pelo ângulo morto sem nos fazermos notar previamente (conselho a todos, eu incluído: não olhem para o carro, olhem para os olhos do condutor!), outros acham que fazer-se notar é mandar um berro com o escape. Falta de gosto, é como ter um vizinho que acha que vive sozinho no prédio mais a sua "ai-fai" - já mo fizeram, e eu ia de mota! ...antes de me fazerem uma tangente, certamente para mostrar que a tinham maior que a minha. "Motard"? A mesma mentalidade de grunho de "jipão" cuja "aventura" maior é enfiar-se  "à cão" à frente do utilitário...

Um Motard é alguém que escolhe o frio, a chuva e o vento a viver com o "stress" e a agressividade de um automobilista engarrafado que faz da chapa que o rodeia um castelo contra o mundo. A chuva, o vento e o frio são preço da liberdade que se obtém ao sentir o ambiente que nos rodeia sem filtro, mas isso não nos dá o direito de encaramos todos os outros que partilham a Estrada como empecilhos. Pelo contrário: ao escolhermos percorrer o nosso caminho num veículo mais frágil e menos poluidor, quando outros sonham com um "Hummer" (1), damos uma mensagem ao mundo. Sejamos coerentes.

(1) Hummer, é um "jipe" militar enorme que pode ser visto nos teatros de guerra onde há participação dos norte-americanos.
Já vi alguns por cá vestidos à civil... é a nova moda "condomínio fechado" sobre duas [editado: quatro] rodas.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2016, 09:26 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #42 em: 24 de Novembro de 2016, 08:51 »
Este tópico tem sido muito instrutivo, com muitas e boas recomendações. Só queria reforçar uma preocupação, a passagem entre carros depende muito da colaboração deles. Felizmente o civismo dos companheiros que andam com duas rodas tem melhorado imenso, afastando-se da imagem de "bad boys" que tinham os motoqueiros. Esta evolução tem facilitado a colaboração por parte dos outros utilizadores. Por favor não deitem isto a perder com atitudes impensadas que às vezes vejo na estrada como buzinadelas de reclamação quando não deixam passar, ou passagens a velocidades proibitivas. E quando alguém faz uma asneira, antes de reclamar pensem se não poderiam ser vocês. Eu faço o mesmo trajecto casa/emprego há bastante tempo e tento deixar entrar quem vem da direita, desvio-me para um carro passar ser for mais depressa (mais à frente na fila passo por ele :) ). Isto tem-me valido muito mais simpatia, cada vez mais eles vêem o meu farol da mota e desviam-se, alguns ainda o não fazem, mas com paciência vou-os educando ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

JViegas

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #43 em: 24 de Novembro de 2016, 12:02 »
Este tópico tem sido muito instrutivo, com muitas e boas recomendações. Só queria reforçar uma preocupação, a passagem entre carros depende muito da colaboração deles. Felizmente o civismo dos companheiros que andam com duas rodas tem melhorado imenso, afastando-se da imagem de "bad boys" que tinham os motoqueiros. Esta evolução tem facilitado a colaboração por parte dos outros utilizadores. Por favor não deitem isto a perder com atitudes impensadas que às vezes vejo na estrada como buzinadelas de reclamação quando não deixam passar, ou passagens a velocidades proibitivas. E quando alguém faz uma asneira, antes de reclamar pensem se não poderiam ser vocês. Eu faço o mesmo trajecto casa/emprego há bastante tempo e tento deixar entrar quem vem da direita, desvio-me para um carro passar ser for mais depressa (mais à frente na fila passo por ele :) ). Isto tem-me valido muito mais simpatia, cada vez mais eles vêem o meu farol da mota e desviam-se, alguns ainda o não fazem, mas com paciência vou-os educando ;)

Concordo plenamente, pois diariamente vejo "condutores de veículos em duas rodas" que pura e simplesmente ignoram quem circula na via. Buzinado, reclamando junto dos enlatados quando não conseguem passar ou porque tiveram que abrandar.

Muitos esquecem-se que por vezes o enlatado a mudar de faixa de rodagem pode não realizar a manobra a tempo do motard/scootard fazer "a sua passagem entre enlatados", porque pura e simplesmente vem a  "abrir".

Penso que a porta deve abrir para os dois lados: se por um lado (apesar de ilegal) ser possível aos veículos de duas rodas passarem entre os enlatados, também o comportamento dos mesmos deve ser de manifestação no cuidado e atenção a quem está "preso" nas filas. Evitando circular em excesso de velocidade, porque apesar de conduzirmos em duas rodas não nos dá o direito a desrespeitar tudo e todos.

Se queremos chegar cedo há que sair cedo de casa, independentemente do veículo que levamos nas mãos.


sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #44 em: 24 de Novembro de 2016, 12:15 »
É ilegal passar entre os carros porquê? Qual é o artigo no Código da Estrada que o diz?

Tirando o facto de não se poder ultrapassar pela direita (tecnicamente significa mudar de faixa e após passar o veículo voltar à faixa original), não estou a ver...
Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

meneses85

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #45 em: 24 de Novembro de 2016, 12:16 »
É ilegal passar entre os carros porquê? Qual é o artigo no Código da Estrada que o diz?

Tirando o facto de não se poder ultrapassar pela direita (tecnicamente significa mudar de faixa e após passar o veículo voltar à faixa original), não estou a ver...
Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk
Dois veículos não podem circular na mesma faixa de rodagem...
Isso diz no código algures

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk


sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #46 em: 24 de Novembro de 2016, 12:20 »

Dois veículos não podem circular na mesma faixa de rodagem...
Isso diz no código algures

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

Pois algures....


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

JViegas

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #47 em: 24 de Novembro de 2016, 12:38 »
Artigo 1º que define o que é uma "Via de Trânsito" ou o Artigo 15º que define o "Trânsito em filas paralelas" ou então o Artigo 18º que fala da "Distância entre Veículos".

Ou seja (e porque não pesquisei muito) não existe no CE a indicação "preto no branco" de que é proibida/permitida a circulação "normal" entre filas de carros por parte dos veículos de duas rodas, no entanto depreendo que da leitura dos artigos que refiro seja percetível a proibição dessa circulação.

Corrijam-me por favor se estiver errado ou qual o artigo específico.

sovietico

  • Visitante
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #48 em: 24 de Novembro de 2016, 16:20 »

Artigo 1º que define o que é uma "Via de Trânsito" ou o Artigo 15º que define o "Trânsito em filas paralelas" ou então o Artigo 18º que fala da "Distância entre Veículos".

Ou seja (e porque não pesquisei muito) não existe no CE a indicação "preto no branco" de que é proibida/permitida a circulação "normal" entre filas de carros por parte dos veículos de duas rodas, no entanto depreendo que da leitura dos artigos que refiro seja percetível a proibição dessa circulação.

Corrijam-me por favor se estiver errado ou qual o artigo específico.

Esta questão de circular tem estado omissa no CE, e não vejo nos artigos que referes a proibição de circular.
O 1º são definições gerais; o 15º refere que "...não podem sair da respectiva fila para outra mais à dta, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar."; o 18º fala da distância de segurança do veículo da frente e lateral mas não quantifica qual é, só nos casos dos velocípedes (1,5m).

Já tive alguns toques a circular entre o trânsito, e o carro que mudou de faixa foi sempre o culpado.

Não sei se há por cá pessoal da BT para esclarecer. ou que trabalhem em seguradoras, se mantém o mesmo critério.

Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Passar entre os enlatados
« Responder #49 em: 24 de Novembro de 2016, 18:00 »
Já escrevi a resposta a isso algures por aí :) tem a ver com a definição de via de trânsito, da posição de marcha, do trânsito em filas paralelas, e das restrições à liberdade de trânsito. O facto de não dizer expressamente o condutor da Suzuki SV 650 com a matrícula XX-XX-XX não pode circular numa vida de trânsito em simultâneo e paralelo com outro utilizador da mesma via não o faz menos legal. A lei neste aspecto não tem que ser taxativa
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"