Autor Tópico: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?  (Lida 6415 vezes)

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« em: 03 de Novembro de 2016, 20:59 »

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2016, 21:54 »
Ainda que, e tenho batido sempre na mesma tecla, estes testes Sharp só testam uma coisa: Porrada. E se a segurança de uma capacete passa muito por aí, não é só a dita Porrada que conta. Capacetes com boa visibilidade, leves, confortáveis... São bem ventilados? Embaciam? O sistema de prisão é eficaz?
Enfim, não só de testes Sharp vive um capacete, embora admita, claro, que são testes úteis e importantes....

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #2 em: 04 de Novembro de 2016, 08:09 »
Se calhar é porque a principal função de um capacete é proteger quando há porrada. Não é que o resto não seja importante, mas para isso há sites especializados que avaliam essas vertentes. Mas no final, em caso de acidente, prefiro estar protegido por um "trambolho" que realmente proteja do que por um capacete muito bonito e arejado que ao menor toque se desfaça como a casca de um ovo.

JViegas

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #3 em: 04 de Novembro de 2016, 10:57 »
Acho que é sinónimo de que as marcas estão atentas à evolução tecnológica e que existe uma "democratização" no acesso a produtos que apesar de serem mais baratos asseguram de igual modo a segurança ao mais alto nível.

É bom que existam estes testes de choque e concordo mais ainda que deveriam igualmente existir testes à visibilidade ou até insonorização, por exemplo, tal como os companheiros em cima referem.

E que esses testes não ficassem "apenas" pelas reviews de sites e revistas da especialidade.

Ou seja, se fosse criado um patamar mínimo de ruído e/ou visibilidade, se calhar teríamos capacetes mais iguais mas mais seguros não só no campo do choque, pois a segurança começa antes: ver melhor/ouvir melhor ou melhor qualidade/menor incomodo no uso do mesmo.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #4 em: 04 de Novembro de 2016, 19:55 »
Se calhar é porque a principal função de um capacete é proteger quando há porrada. Não é que o resto não seja importante, mas para isso há sites especializados que avaliam essas vertentes. Mas no final, em caso de acidente, prefiro estar protegido por um "trambolho" que realmente proteja do que por um capacete muito bonito e arejado que ao menor toque se desfaça como a casca de um ovo.

Talvez eu não me tenha explicado bem.
Se eu tenho um capacete que me permite ver melhor, é menos provável que eu tenha um acidente e precise dele para me proteger.
Se é bem arejado talvez a minha viseira não embacie tanto e eu reduza a possibilidade de ter um acidente e precisar que o capacete me proteja.
Se é confortável é provável que eu me concentre mais e melhor na condução e desta forma diminua a probabilidade de precisar do capacete para proteção.
Se o seu sistema de fixação for eficaz é muito possível que caso eu me acidente ele não salte e desapareça.

Tudo isto é segurança, para mim, e nada disto é medido nestes testes. Tudo isto encarece um capacete.
Na minha maneira de ver, um capacete de 500 euros com 5 estrelas Sharp tende a ser melhor que um de 100 euros com 5 estrelas Sharp. Pode não ser sempre assim, mas deve ser quase sempre assim!  _convivio_  scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2016, 23:05 »
Acompanho o CCarvalho, um bom capacete é o que tem uma boa segurança, porque essa é a sua função principal. De entre os que têm o mesmo nível de segurança, outros factores como visibilidade, conforto, insonorização, são factor de desempate.
Para compra de capacete, primeiro critério: ter 5* SHARP, depois logo se vê , infelizmente os testes Sharp não seguem de perto as novidades do mercado, mas se virmos bem, um modelo com 3 anos de mercado já é mais barato  _lool_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #6 em: 05 de Novembro de 2016, 11:32 »
Vou apenas complementar a minha resposta. Claro que as restantes questões relacionadas com visibilidade, conforto, insonorização do capacete são importantes. Mas quanto melhor o capacete for nestas categorias, com melhores e inovadores materiais e técnicas, mais caro se torna. E não se torna necessariamente mais seguro em caso de embate.

Em teoria, tais fatores podem contribuir para que a taxa de acidentes seja mais diminuta, mas como todos sabemos, nada nos protege contra estradas com óleo, condutores de enlatados distraídos e outros obstáculos que surgem inesperadamente à nossa frente. Nessa altura, quando a queda é inevitável, o que se quer é que o capacete faça a sua função, ou seja, proteger a cabeça, e nesse caso quantas mais estrelas Sharp tiver, melhor.

É apenas isto que a Sharp avalia e é apenas isto que eu quero que seja avaliado, até porque é o único fator que eu não consigo avaliar no capacete. Espero sinceramente nunca ter de saber na prática se o capacete merece ou não a classificação dada pela Sharp.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2016, 11:38 »
Gostava de saber quem é que compra um carro só decorrente dos resultados dos testes euro NCAP...

miguel ricardo

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2016, 14:25 »
Gostava de saber quem é que compra um carro só decorrente dos resultados dos testes euro NCAP...
há outros critérios na escolha mas a segurança passiva é também muito importante! só tenho o carro que tenho por ser 5 estrelas em colisão frontal e lateral porque mesmo gostando do modelo se só fosse 3  ou 4 estrelas eu não comprava. gosto muito do carro, mas gosto mais da família. _pol_ e a minha opinião no que toca a capacetes não muda em nada!
« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 14:26 por miguel ricardo »

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #9 em: 06 de Novembro de 2016, 21:00 »
Gostava de saber quem é que compra um carro só decorrente dos resultados dos testes euro NCAP...

A diferença entre um acidente com um carro e outro em que precises de um capacete mais ou menos seguro é muito grande.
Ou a conversa de que "o parachoques da mota somos nós" é só para quando dá jeito?
Mas tal como nos capacetes, o tuga vaidoso prefere comprar um carro de marca mais conceituada do que um com melhores testes de impacto. Até pode andar a comer sandes e não ter dinheiro para a gota durante os 10 anos que anda a pagar o carro, mas tem um carro de marca!
Eu prefiro ter um capacete que tenha melhor comportamento nos testes de impacto, que um do mais caros da loja, só porque tem uma marca com um nome esquisito e umas cores ou uns desenhos estranhos.
Mas, mais ainda, prefiro ter um capacete que não venha a ser testado na minha cabeça.  _Rolley_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

vhmax125

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2017, 00:55 »
Boa noite. Não sei se esta será a forma mais correcta de participar, e caso não seja, desde já as minhas desculpas  >:(
Tenho pela primeira vez uma Maxiscooter e nunca estive "ligado" às duas rodas, pelo que toda a ajuda/informação será bem vinda. Experimentei diversos capacetes modulares e os que considerei mais confortáveis para a minha cabeça (por ordem) tendo em conta as indicações que me facultaram nas lojas quanto ao tamanho (L) foram:
1) Shark Evoline Series3 Hakka
2) AGV Compact ST Seattle
3) Caberg Duke
Apesar de os preços de comercialização serem diferentes...Fui desde logo, muito desaconselhado na hipótese 1), até parecendo que não pretendiam vender a marca...Seria possível facultarem-me uma ajuda de suporte técnico, para que eu não me arrependa pouco após a compra. Muito Obrigado e desculpem-me qq erro da minha parte  _Rolley_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #11 em: 08 de Janeiro de 2017, 19:16 »
A avaliação dos capacetes  depende de vários factores, não sendo consensual o peso de cada um. Para mim o mais importante é a segurança e o melhor teste é o da Sharp (Sharp.org) para mim capacete, por regra, tem que ter 5 estrelas sharp. Depois tens outros factores como o preço  :) ) o aspecto, o peso, a insonorização, etc. Posso dizer-te que o Duke é barato tem 5 estrelas, não é muito pesado e é o único modular certificado para conduzir com queixeira aberta. Contras: é um modelo antigo descontinuado e acima dos 120 o ruído é muito forte.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

dpedro

  • Visitante
Re: Capacetes: Quanto mais caro mais seguro?
« Responder #12 em: 09 de Janeiro de 2017, 12:05 »
Penso que não tenho mais nada a acrescentar senão um estudo um bocadinho mais profundo sobre este tema, que vem comprovar aquilo que foi dito nem sempre o mais caro é o melhor, ie considerando apenas os testes Sharp e os parametros que eles avaliam.

http://blm.io/blog/motorcycle-helmet-safety-price/

Concordo com alguns pontos acima ditos, em primeiro lugar diria que está a resistência ao choque mas não é só isso que faz um bom capacete _pensador_ _pensador_