Autor Tópico: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se  (Lida 1344 vezes)

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Offline litosGTS

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Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« em: 25 de Outubro de 2016, 21:50 »
Boas camaradas, ja aconteceu a alguem a luz da bateria acender e depois apagar em andamento? Será que está a entregar a alma ao criador? Não faz sempre mas de vez em quando acontece. Ainda é de origem e ja tem 5 anos com 20000 kms feitos.

Offline pitsilva

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2016, 22:49 »
Olá
Não percebo nada de mecânica mas parece que já ultrapassaste a idade da bateria.
Vai a uma loja de baterias testar a carga.
Quanto muito, sais de lá com uma bat nova.
Boas curvas e condução segura

Offline Natur

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2016, 09:32 »
Também não sou mecânico, mas numa oficina podem verificar o estado da bateria, isto é, se ainda está a receber carga. Já agora verifica fusíveis, cabos de bateria e o cabo de massa, porque todo este material está muito sujeito às vibrações das máquinas.
A semana passada um colega meu chamou o reboque por causa de um problema semelhante ao teu (só que a dele parou mesmo na estrada), e afinal era só mau contacto do cabo de massa :)

Offline fastnet

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2016, 10:00 »
Convêm verificares isso, pode ser mau funcionamento do circuito carga ou apenas um mau contato.
Se a scooter não tiver kick ficarás apeado se a bateria não tiver carga.
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Offline litosGTS

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2016, 23:54 »
O estranho é que só acontece quando meto a moto a trabalhar, depois quando arranco ela apaga-se e não acende mais! Há, e descobri também que quando a luz está acesa se ligar os médios ou piscas a luz apaga-se  _pensador_  , se desligar as luzes ou piscas acende novamente _pensador_. Tenho o optimate, tenho que meter a teste.

Offline NSilva

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2016, 14:24 »
Bem.. Nos carros quando as luzes do painel de instrumentos começam a ter um ataque pode mesmo ser bateria...

Agora nesta situação da mota convém verificares, porque tal como o companheiro fastnet disse, se não tiveres kick só consegues sair de reboque (situação que leva pelo menos 1 hora a tratar e acontece sempre nos momentos menos oportunos)

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Offline Psmoa

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2017, 19:49 »
Boa companheiros Symianos,
A minha Symone andava com os mesmos sintomas de luz da bateria, ligava e desligava constantemente e nunca descobria qual o problema, até ao dia que não mais desligou e começou-me a deixar apeado, decidi verificar a fundo o que se tratava.

Tendo em conta que as luzes vermelhas são de perigo e alerta. verifique se a bateria estaria a receber carga suficiente a cada aceleração.  Claro que não !
Então comecei o diagnóstico de descarte.
Verificar se não era o estator em curto-circuito, teste simples de fazer sem grandes ferramentas: dois fios e uma lampada da mesma mota (retirada previamente)
 desconectar os bornes do rectifcador de corrente os 3 amarelos e ligar o dois fios a lampada e as extremidades (que vem do interior a mota) em dois dos bornes dos três fios amarelos e ir alternando  entre os três em todas elas a lampada tem de acender (nunca acelere a mota pois caso contrario via arrebentar com a lampada, a tensão ronda os 60 a 80 Volts. Por isso não acelere) , seguinte com um fio no quadro da mota, e com o outro percorre-se novamente os três bornes dos fios amarelos  e em nenhum deles poderá acender a lampada caso contrário o ESTATOR (Alternador) está em curto-circuito. E será para substituir valor ronda 120 a 180 euros.
Assumindo que tudo está bem com o Estator( Altenador ). Passamos para o ponto seguinte que é verificar o Rectificador de tensão.

Retiramos o Rectificador de Tensão encontra-se do lado direito da mota por cima do escape (na Sym Gts 125 Evo) e com um Multímetro,  vamos fazer umas medições. Com o multimetro na escala de diodos ( http://static.yoreparo.com/imagenes/subidas/884362-DSC00869.jpg ) colocamos a ponta preta no cabo verde e percorremos todos os cabos restantes , preto, vermelho e os três amarelos e em todos eles o valor terá de ser 0 ou infinito, que é representado por um (1) a esquerda do  multímetro.
Caso obtenham qualquer leitura o Rectificador de Tensão está nas lonas, sendo assim diagnosticado o sintoma da luz acesa e de não carregar a bateria.
O Rectificador de Tensão estando estragado não carrega a bateria e as luzes e piscas começam a enfraquecer a medida que a bateria vai sendo descarregada até ficarem apedados ou em casos extremos começarem a danificar outros componentes da mota que serão bem mais caros que um Rectificador de Tensão que anda na vota de 60€. da marca é claro.
Assim depois da peça substituída verificamos com o multímetro ( na escala de Volts) se a bateria já está a carregar. (Com a mora ligada dá-se uma aceleradelas e o multímetro terá de indicar valores entre 12.8 a 14.7 volts, indicação que a bateria está a receber carga.)

Se alguém tiver alguma duvida é só mandar uma msg,  E terei todo o gosto em ajudar. 

Espero ter ajudado a solucionar mais um dor de cabeça.  _martelada_

Paulo Andrade

Offline piedade

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Re: Luz bateria acende em andamento depois apaga-se
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2017, 20:29 »
Muito bom companheiro.
 Deixo apenas uma sugestão/pergunta
Não queres fazer um diy com um post próprio só para este procedimento? Acho que seria muito mais fácil de encontrar e
Consultar mais tarde por algum companheiro com um problema destes

Obrigado
Um abraço