Autor Tópico: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...  (Lida 14030 vezes)

dpedro

  • Visitante
Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« em: 19 de Outubro de 2016, 19:22 »
Boa tarde a todos,

Gostaria de pedir uma pequena ajuda.

Pelo que deixem-me começar, estou a pensar comprar uma scooter que possa conduzir com carta de carro.
Estava inclinado para a Pcx contudo não sei se será a melhor opção pois não estou dentro do mundo e pouco conheço sobre scooter's.
O meu principal objectivo em comprar mota é baixar o gasto com combustível, além disso não queria ir muito para alem dos 2500€(incluindo material), pelo que uma mota usada terá que ser a minha opção.

Assim gostaria de vos pedir a vossa opinião, se acham que estou a pensar bem ou se por outro lado pelo mesmo valor existem outras opções no mercado. scooter_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2016, 19:45 »
Companheiro, tens dezenas de opções e entre novas e usadas é só escolher a que melhor serve o teu programa, e bolsa.
Tens de definir para o que queres, percurso, kms, com/sem pendura, etc.
Haverá uma que casa melhor contigo, embora no papel tudo pareça bom.
Testa o maior numero de scooters que conseguires  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

dpedro

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2016, 21:08 »
Pois o percurso é maioritariamente cidade contudo pode haver necessidade de andar em auto-estrada, diariamente diria 30\40 kms. Quase sempre sem pendura e com algum espaço de arrumação. O problema é que eu não conheço muitas marcas de motas.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2016, 23:47 »
Para fazer cidade, gastar pouco e sem pendura parece ser o perfil da pcx, também faz autoestrada mas não é o seu forte, dados os 102 Km/h reais que atinge, mas nenhuma 125 chega aos 120 km/h reais
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #4 em: 20 de Outubro de 2016, 06:59 »
Eu comecei assim, há coisa de três anos ...a PCX revelou-se uma boa compra para iniciar, não percebia nada ..nadinha   _martelada_


Se fosse hoje...  com a chegada da Yamaha Nmax a escolha não teria sido a PCX  , principalmente por causa dos pneus da PCX que obrigam a despesa extra (125€ ) ...   :-?   , a travagem ABS que a PCX não tem ... em qualquer caso , para a AE recomendo um vidro frontal maior   ...


Depois...  tens o mercado de usados ...que é vasto e nesta altura bem dinâmico ...  as PCX estão particularmente especuladas há que ver com cautela...  mas fazem-se boa compras nos usados como Xmax's,  Kimco's (tem nome de chinesa mas não é ..aconselho leitura sobre esta marca desconhecida , para quem não anda nisto , neste  mesmo  forum  _pol_), a Honda Forza 125, é excelente , mas duvido que se arranje por valores tão em conta  _pensador_  (modelo demasiado recente )

 
Boa tarde a todos,

Gostaria de pedir uma pequena ajuda.

Pelo que deixem-me começar, estou a pensar comprar uma scooter que possa conduzir com carta de carro.
Estava inclinado para a Pcx contudo não sei se será a melhor opção pois não estou dentro do mundo e pouco conheço sobre scooter's.
O meu principal objectivo em comprar mota é baixar o gasto com combustível, além disso não queria ir muito para alem dos 2500€(incluindo material), pelo que uma mota usada terá que ser a minha opção.

Assim gostaria de vos pedir a vossa opinião, se acham que estou a pensar bem ou se por outro lado pelo mesmo valor existem outras opções no mercado. scooter_
Espirito Aventura

catb

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #5 em: 20 de Outubro de 2016, 09:24 »
Sugiro Piaggio Beverly , 300 ou 350 .
Existe uma 300 no Algarve   que  faz 10.000 km/ mês com 400.000 Km em 4 anos .
Mais segura que as scooter rodas baixas , boa arrumação , baixo custo de manutenção , design, conforto.
Por segurança sugiro comprar  cor branca ou Vermelha para estares sempre bem  visível, capacete claro, colete reflector , (conselho da Escola Pilotagem Honda em Palmela)

Cumprimentos

catb

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #6 em: 20 de Outubro de 2016, 09:45 »
Para cidade e algum IC, 30-40km dia,  uma scooter tipo pcx, nmax ou outras mais baratas como symphony, cityblade, cumprem bem o seu papel. AE é onde revelam alguma dificuldade dada a sua velocidade máxima e conforto, nesse caso uma maxi como GTS, DT e outras parecem melhor opção.
Vai ver e testar, depois reduzes toda a enorme escolha a 2-3 modelos.
Coisas como oficina perto da tua residência e planos de manutenção devem ser considerados.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

pitsilva

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2016, 07:47 »
Ola

Por 2500€ com material, aponta para uma mota de no máximo 2200€... e mesmo assim 300€ em material e seguro é à conta.
Tens muitas alternativas boas, tanto novas como usadas por esses valores.
Regra geral... são todas económicas e fáceis de conduzir.
Faz o test drive e vê a que te atrai mais.
Com um vidro frontal alto, desenrasca esporadicamente uma AE.
A pcx é a campeã de vendas e da cidade. Nova ultrapassa o teu orçamento (por pouco) e usada é demasiada valorizada.
Por 1900/2200€, tens soluções novas como:  a kymco agility, a keeway cityblade ext e a sym symphony.
Fator (que eu considero) importante: compra uma scooter num stand/oficina perto da tua casa ou trabalho.
Durante as revisões e manutenções, vai dar jeito ;)
Numa scooter usada, guarda mais uns trocos para uma revisão geral antes de andares com ela...

 Boas curvas :)

dpedro

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2016, 11:52 »
Ola

Por 2500€ com material, aponta para uma mota de no máximo 2200€... e mesmo assim 300€ em material e seguro é à conta.
Tens muitas alternativas boas, tanto novas como usadas por esses valores.
Regra geral... são todas económicas e fáceis de conduzir.
Faz o test drive e vê a que te atrai mais.
Com um vidro frontal alto, desenrasca esporadicamente uma AE.
A pcx é a campeã de vendas e da cidade. Nova ultrapassa o teu orçamento (por pouco) e usada é demasiada valorizada.
Por 1900/2200€, tens soluções novas como:  a kymco agility, a keeway cityblade ext e a sym symphony.
Fator (que eu considero) importante: compra uma scooter num stand/oficina perto da tua casa ou trabalho.
Durante as revisões e manutenções, vai dar jeito ;)
Numa scooter usada, guarda mais uns trocos para uma revisão geral antes de andares com ela...

 Boas curvas :)

Pois eu estava inclinado para a pcx, contudo isso que estas a dizer parece-me que se confirma com os preços das motas usadas que com dois e 3 anos andam á volta dos 2000€ acho muito para uma mota.

Vou a agility

vf700

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2016, 12:07 »
Eu comecei assim, há coisa de três anos ...a PCX revelou-se uma boa compra para iniciar, não percebia nada ..nadinha   _martelada_


Se fosse hoje...  com a chegada da Yamaha Nmax a escolha não teria sido a PCX  , principalmente por causa dos pneus da PCX que obrigam a despesa extra (125€ ) ...   :-?   , a travagem ABS que a PCX não tem ... em qualquer caso , para a AE recomendo um vidro frontal maior   ...


Depois...  tens o mercado de usados ...que é vasto e nesta altura bem dinâmico ...  as PCX estão particularmente especuladas há que ver com cautela...  mas fazem-se boa compras nos usados como Xmax's,  Kimco's (tem nome de chinesa mas não é ..aconselho leitura sobre esta marca desconhecida , para quem não anda nisto , neste  mesmo  forum  _pol_), a Honda Forza 125, é excelente , mas duvido que se arranje por valores tão em conta  _pensador_  (modelo demasiado recente )

 

Atenção que as novas PCX já vêm equipadas com os Michelin City Grip, essa despesa deixou de existir ;)


dpedro

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2016, 12:17 »
Em relação á Pcx qual acham o valor justo por uma com 2/3 anos?

vf700

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #11 em: 21 de Outubro de 2016, 12:25 »
Em relação á Pcx qual acham o valor justo por uma com 2/3 anos?

Acho que isso é um bocado relativo, depende do estado geral da moto, historico de revisoes, extras (top case, vidro, pneus..), Km,  etc..

No entanto, e estando tudo ok, sem extras nenhuns, poucos Km talvez consigas entre os 2000 e 2200.


PS - Se for o modelo antigo consegues valores mais baixos mas nunca muito mais...

dpedro

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2016, 13:09 »
Nesse caso, certamente mais vale comprar uma PCX nova. A honda tem uma campanha de credito sem juros porreira.

vf700

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #13 em: 21 de Outubro de 2016, 13:38 »
Nesse caso, certamente mais vale comprar uma PCX nova. A honda tem uma campanha de credito sem juros porreira.

Sem duvida..aliás isso foi mais um dos factores que me levou a optar pela pcx tambem..

RCEu

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #14 em: 21 de Outubro de 2016, 14:29 »
Sugiro Piaggio Beverly , 300 ou 350 .
Existe uma 300 no Algarve   que  faz 10.000 km/ mês com 400.000 Km em 4 anos .
Mais segura que as scooter rodas baixas , boa arrumação , baixo custo de manutenção , design, conforto.
Por segurança sugiro comprar  cor branca ou Vermelha para estares sempre bem  visível, capacete claro, colete reflector , (conselho da Escola Pilotagem Honda em Palmela)

Cumprimentos

catb

Pelo que entendi o companheiro pediu opinião acerca de uma 125 cc.


Pelo que deixem-me começar, estou a pensar comprar uma scooter que possa conduzir com carta de carro.


catb

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #15 em: 21 de Outubro de 2016, 22:03 »
Pelo que entendi o companheiro pediu opinião acerca de uma 125 cc.
Sugiro Piaggio Medley , start stop ,ABS , travões de disco nas 2 rodas ,bom preço , das mais bonitas do mercado, roda alta ,etc



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #16 em: 21 de Outubro de 2016, 23:17 »
Em relação á Pcx qual acham o valor justo por uma com 2/3 anos?
O que faz o preço de mercado é a lei da oferta e da procura. A Pcx é uma grande mota com provas dadas usada por novatos e motards experientes. Eu já tive motas de 600 e 700cc e neste momento tenho uma pcx porque só faço cidade (para viajar tenho o carro) e adoro a mota. Devido a procura que tem no mercado quem as tem não vende ou vende quase ao mesmo preço que comprou...há casos de pcx com mais de 100milK e a rolar. É só meter gasolina...e para andar aí no meio dos enlatados não há melhor. Tem um arranque que faz corar todas as outras _lool_

catb

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #17 em: 22 de Outubro de 2016, 08:47 »
O que faz o preço de mercado é a lei da oferta e da procura. A Pcx é uma grande mota com provas dadas usada por novatos e motards experientes. Eu já tive motas de 600 e 700cc e neste momento tenho uma pcx porque só faço cidade (para viajar tenho o carro) e adoro a mota. Devido a procura que tem no mercado quem as tem não vende ou vende quase ao mesmo preço que comprou...há casos de pcx com mais de 100milK e a rolar. É só meter gasolina...e para andar aí no meio dos enlatados não há melhor. Tem um arranque que faz corar todas as outras _lool_
Bom dia
No curso de condução defensiva da Honda o Nuno Barradas disse que nunca escolheria uma scooter roda baixa , nem uma scooter que não tivesse discos à frente e atrás.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #18 em: 22 de Outubro de 2016, 11:54 »
Felizmente todos podem dar a sua opinião e é sempre uma mais-valia de conhecimento.
Se não me engano a pcx tem roda 14" o que dificilmente classificaria de roda baixa. A maior será 16"-17"?
O que chamaremos às scooters com roda 10" e 12"?
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

catb

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #19 em: 22 de Outubro de 2016, 13:10 »
Caro Fastnet
Está foi a opinião de uma pessoa com muita experiência como deve calcular .
Cada um escolhe aquilo mais lhe agrada .Esta foi uma opinião de um professor com muitos anos de ensino na Escola da Honda ,com formação no Japão
Ele acha a SH superior as pcx .A  scooter mais vendida em Itália .
Para mim as Piaggio são fantásticas , seguras , e fazem muitos Kms
Um Beverly no Algarve faz 100.000km por ano e já tem mais 400.000 km em 4 anos é obra .
Alguma pcx em 4 anos tem 400.000 Km ?



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #20 em: 22 de Outubro de 2016, 14:15 »
Companheiro, eu não duvido de ninguêm e estou sempre disposto a aprender.
Em especial com os mais velhos, quem sabe e tem conhecimentos para tal.
E, como sou verde nestas andanças todos estão acima de mim nesse aspeto.
Apenas questionei  a questão de roda 14" estar a ser considerada roda baixa.
A sh é claramente um produto superior à pcx e o preço está em consonancia com o produto.
Mas será que a forza, xmax, dt, xevo, (em cilindrada igual), etc são inferiores à sh por terem tamanho de roda inferior?
Não entendi, 400K em beverly 125cc? Excelente kilometragem sem dúvida  _pol_
« Última modificação: 22 de Outubro de 2016, 21:47 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #21 em: 22 de Outubro de 2016, 21:32 »
É sempre interessante ver defender a marca da mota que se tem  _pol_, mais interessante quando essa defesa não precisa de ser feita denegrindo outra.  _palmas_

A Piaggio tem grande tradição nas scooters e merece toda a consideração, a pcx é só o modelo mais vendido de scooters nos últimos anos, e se todos esses compradores não são tolos, deve ser mesmo boa.

Agora sobre as rodas, as rodas pequenas serão menos confortáveis mas permitem maior manobrabilidade no transito, é uma questão de avaliar as opções. Só por ser roda pequena não comprar? No way !
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #22 em: 22 de Outubro de 2016, 23:16 »
Vou já pôr à venda a minha Sw-T por causa das rodas baixas, tem uma 13" e uma 14", é pior que a PCX _lol_ _lol_

catb

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #23 em: 23 de Outubro de 2016, 00:16 »
Companheiro, eu não duvido de ninguêm e estou sempre disposto a aprender.
Em especial com os mais velhos, quem sabe e tem conhecimentos para tal.
E, como sou verde nestas andanças todos estão acima de mim nesse aspeto.
Apenas questionei  a questão de roda 14" estar a ser considerada roda baixa.
A sh é claramente um produto superior à pcx e o preço está em consonancia com o produto.
Mas será que a forza, xmax, dt, xevo, (em cilindrada igual), etc são inferiores à sh por terem tamanho de roda inferior?
Não entendi, 400K em beverly 125cc? Excelente kilometragem sem dúvida  _pol_
400 K em Beverly 300


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

catb

  • Visitante
Re: Inicio de andanças, o que fazer conselhos utéis...
« Responder #24 em: 23 de Outubro de 2016, 00:31 »
É sempre interessante ver defender a marca da mota que se tem  _pol_, mais interessante quando essa defesa não precisa de ser feita denegrindo outra.  _palmas_

A Piaggio tem grande tradição nas scooters e merece toda a consideração, a pcx é só o modelo mais vendido de scooters nos últimos anos, e se todos esses compradores não são tolos, deve ser mesmo boa.

Agora sobre as rodas, as rodas pequenas serão menos confortáveis mas permitem maior manobrabilidade no transito, é uma questão de avaliar as opções. Só por ser roda pequena não comprar? No way !
PCX vende em Portugal .Vá ver as estatísticas de vendas em Itália

Penso que um SH é mais manobrável ,por razão se  vendem tantas em Itália ?Os Italianos tem menos experiência em scooters que os Portugueses ?Não Creio .Faça  um teste drive
Nem a própria Honda compreende os Portugueses
Veja as estatísticas tire as suas conclusões
http://www.motociclismo.it/mercato-classifiche-vendita-moto-e-scooter-2016-i-modelli-pi-venduti-da-gennaio-a-settembre-66354


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk