Autor Tópico: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost  (Lida 5746 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« em: 28 de Abril de 2017, 15:02 »
TMax Revisao 20 mil Kms low cost



Ontem achei graça a um comentário do companheiro Xander que mostrou surpresa que a sua 530 “não gastava assim tanto”.

Quando troquei a minha 500 pela 530 esperava um aumento de consumos de pelo menos meio litro, ate porque alguma publicações de 2 rodas estrangeiras apontam o consumo das 530 nos 6 litros mas, a verdade é a media obtida em 2500 kms foi de apenas 4.9, ou seja menos 0.2 do que a 500.


E mantendo-me no tema, lembrei-me de abrir este tópico para ver quanto custa a “aterrorizante” revisão dos 20 mil Kms feita em modo DIY.

Esta revisão consiste basicamente de:

- Substituição de óleo e filtro
- substituição de filtro de ar motor e variador (2)
- substituição de velas (2)
- substituição de roletes
- substituição de correia de variador

- verificação das pastilhas travão
- revisão à transmissão final (limpeza e troca de massa - ver tópico)
- verificações e pequenas lubrificações (descanso, etc) diversas


Para analise de preço usei a Carpimoto, um site com bastante material para motos que tem a maioria deste material em stock e que tem capacidade de envio rapidamente via DHL (normalmente 24H). Os portes rondam os 10€

Como o objectivo é poupar algum mas fazer a manutenção de forma segura e mantendo a mesma qualidade, as peças não são OEM Yamaha mas de outras marcas reputadas.

No caso da correia do variador e roletes, a fabricante da OEM é mesmo a Bando pelo que a correia é precisamente a mesma que comprariam num concessionário.

Para o óleo recorri a um fornecedor nacional, a Texoleo que tem uma ampla gama de óleo e o escolhido foi o Motul 5100, novamente o mesmo fabricante e referencia que enche os frascos de Yamalube 4S 10W40 recomendado pela Yamaha. (vai sobrar um 1 litro de oleo pois o motor leva apenas 2.7 litros)




Os filtros de ar são de marca branca mas garantem a sua função, sendo o seu preço bem abaixo dos OEM (25€/cada)





Poderá dar-se o caso de necessitarem de trocar de pastilhas por esta altura (as traseiras normalmente duram-me os 20 mil, as dianteiras duram mais). Deixo também um “orçamento” para esta troca usando pastilhas Brembo de boa qualidade (orgânicas atrás e sintetizadas a frente)



Obviamente este valores não incluem os preços de mão de obra pois como no meu caso sou eu a fazer. O tempo que demora a fazer toda a revisão são cerca de 3/4 horas. Penso que a mão de obra de um mecânico andara na casa dos 25/30 €, o que resulta em 100/120€.

A maioria das operacoes são relativamente simples e praticamente qualquer pessoa consegue trocar oleo, filtros e pastilhas. A parte mais complicada poderá ser mexer no variador e trocar a correia.



Portanto e em jeito de conclusão temos que o custo de peças para a revisão são cerca de 171,28 + 32,69 do óleo, o que ascende a 203,97 €



No caso bastante provável de necessitarem também trocar as pastilhas traseiras, seria de 203.97 + 15,99 = 219.96.



No Ebay Italiano ha bastantes vendedores que vendem o "kit tagliando" para a Tmax com varios precos, conforme o fabricante do material do kit







_pol_  scooter_


« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 15:02 por TMaxer »

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2017, 15:08 »
Se não fosse a revisão do variador ainda me atrevia a fazer a revisão, no entanto a minha experiência no mundo das maxi scooters é muito recente e tudo aquilo que sei tenho aprendido neste fórum...
Vamos ver se quando chegar a revisão dos 20000km tenho coragem para meter as mãos na massa

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2017, 18:50 »
Uma descrição criteriosa do material e que, mesmo podendo não levar a que alguém se "aventure" a fazer por si mesmo...poderá sim levar a que um proprietário do modelo faça a encomenda do material (mais barato) e depois peça a montagem/substituição a alguém mais familiarizado com a mecânica.

Muito bem.  _pol_. Entre gastar cerca de €220 (presumindo um DIY) e os €350-€400 na marca (com mão-de-obra), a diferença é óbvia.

Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2017, 21:42 »
Isaac
Não sei se compensará comprar as peças cá fora e ir substituir na marca, pois vai pagar muito mais de mão de obra porque perdem a percentagem que ganhavam na venda das peças
Vou dar um caso real que se passou com o nosso amigo Coelho dos correios
Pela internet comprou um pneu para trás e foi difícil arranjar quem o montasse, quase por favor foi montado aqui na Yamaha e pagou muito caro
A compra do material pela Internet é bom se for o próprio a montar ou com ajuda de amigos

TMaxer

  • Visitante
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #4 em: 28 de Abril de 2017, 21:54 »
Isaac,


Na marca ronda os 400-450.


Mesmo que nao tenha


Fica a ideia, mesmo que nao se tenha vocação para a mecânica, as vezes consegue-se as vezes arranjar um mecânico free-lance que apenas as monte  ... ter uma Tmax nao tem de ser necessariamente caro.  _pol_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #5 em: 28 de Abril de 2017, 22:16 »
Boa descrição, companheiro  _pol_
Para quem gosta de bricos, e tenha jeito para a "coisa",. pode poupar uma boas massas nestas pequenas intervenções
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #6 em: 28 de Abril de 2017, 23:25 »
Isaac
Não sei se compensará comprar as peças cá fora e ir substituir na marca, pois vai pagar muito mais de mão de obra porque perdem a percentagem que ganhavam na venda das peças


Mas quando eu referi "(....)e depois peça a montagem/substituição a alguém mais familiarizado com a mecânica." não estava de todo a indicar que se levasse depois à marca com material comprado por fora.

Fazê-lo seria no mínimo estranho e acredito que levado até a mal por muitos concessionários.

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #7 em: 28 de Abril de 2017, 23:51 »
Muito bem! O low-cost está mesmo na moda!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

José Branco

  • Visitante
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #8 em: 31 de Julho de 2017, 13:53 »
Amigos yamaha T-Max 530, alguém já substitui os tacos do travão de mão e quanto custa. José, Branco

TMaxer

  • Visitante
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #9 em: 31 de Julho de 2017, 16:09 »
Nao conheco ninguem que tenha trocado, em principio duram a vida da moto (a menos que arranque e se esqueca do travao de mao _lol_)


Eles tem afinação... se precisar, penso só mesmo na Yamaha  _pol_

Rui Miguel

  • Visitante
Re: Tmax - custo da revisao dos 20 mil Kms em Low Cost
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2017, 11:16 »
TMAXER eu fiz o mesmo... Bem á pouco tempo fiz a revisão da minha c600 sport e meti todo o material Malossi.

Resultado fiquei com uma mota melhor, com material de melhor qualidade.
Só não mudei a embraiagem para uma Dr. Polley porque na oficina, disseram-me para esperar mais um pouco que ainda era cedo, mas vontade não me faltava  _Rolley_. Quando mudar fico com uma das melhores motas que se pode ter, disse o senhor... (Fiz a revisão num concessionário Yamaha)

O mercado tem produtos de qualidade e muitas vezes superior á marca, os lobbies e fantasmas lançados pelas mesma estão a desaparecer felizmente.

Quando mais divulgarmos e mostrarmos que é possível, situações desagradáveis deixam de acontecer, os nossos bolsos agradecem e a nossas meninas também.

Abraço  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_