Autor Tópico: Sym Gts 125i Evo troca de pastilhas  (Lida 3038 vezes)

JoaoAraujo

  • Visitante
Sym Gts 125i Evo troca de pastilhas
« em: 18 de Outubro de 2016, 18:34 »
Boas

Super fácil e ao alcance de qualquer um.
Com o preços elevados das oficinas penso que o que for possível fazermos pouparmos uns bons euros é bom.
Pesquisei na net por lojas que vendessem material para motas.
Telefonei para a loja RodaBem para saber se tinham as pastilhas para a mota e fui lá buscar, fica na zona do estádio do sporting.
Já tinha visto uns dois vídeos no youtube para confirmar se haveria algo a ter em atenção, juntei as ferramentas e mãos à obra.
No travão de trás é super fácil:
          - Tirei o escape para trabalhar mais à vontade. É só tirar 3 parafusos que seguram o escape ao chassi da mota e aliviar o parafuso da braçadeira mais à frente para se poder tirar o escape fora.
          - No travão tirar os dois parafusos que estão na horizontal e que têm um fole em borracha, retirar com cuidado para não danificar o fole.
          - Parafusos retirados, retirar para cima a 'cabeça' do bloco e as pastilhas ficam logo à vista.
          - Neste bloco tem que se recolher os pistons para dentro para haver espaço para as pastilhas novas(maiores). Pode-se fazer com as mãos e tentar fazer força por igual em toda a largura do piston. Ou com o auxilio de um chave indo fazer força aos poucos em toda a largura do piston, se houver algum que esteja mais difícil não se preocupem que com paciência vai lá.
          - Sai uma pastilha de cada lado, confere-se o tamanho das pastilhas usadas com as novas, colocar as novas e montar tudo. Cuidado para não danificarem os foles.
          - Ao montarem o escape tenham cuidado pois parti um parafuso, não o senti a chegar ao fim e partiu mesmo sem fazer muita força. Apertar o parafuso da braçadeira
          - Ao puxar os piston para dentro o óleo vai subir todo ou pelo menos devia senão deve ser sinal que falta óleo de travões.
          - Travar com a manete do travão até ficar com a pressão normal de travagem.O óleo irá baixar. TESTAR OS TRAVÕES ANTES DE ANDAR COM A MOTA

No travão da frente também é fácil, acreditem.
Para ficar bem explicado teria que ser com fotos pois há 2 ou 3 pormenores a ter em atenção.
Mas se alguém tiver interessado em trocar as próprias pastilhas, posso tirar fotos para explicar melhor.

Mora da história, gastei 19eur nas pastilhas, 1 conjunto para trás e 2 para a frente(CBS).
Agora cada um tira a sua conclusão se acha que compensa ou não sujar as mãos.
Eu gostei de poupar e também de fazer de mecânico durante 30min.
Espero dar incentivo a quem estiver na dúvida se consegue ou não trocar as pastilhas.
Grande abraço a todos

Se alguém mais entendido verificar algum erro na minha explicação é só avisarem...


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Sym Gts 125i Evo troca de pastilhas
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2016, 23:22 »
 _pol_ _pol_ _pol_