Autor Tópico: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter  (Lida 8084 vezes)

ACS

  • Visitante
Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
« em: 17 de Outubro de 2016, 15:48 »
    Venho pedir a vossa preciosa ajuda para escolher a minha 1.ª MaxiScooter:

    Uma vez que trabalho em Lisboa, mais propriamente no centro da cidade (Avenida da Liberdade), e moro na linha de cascais, ando à procura, já à algum tempo, de uma alternativa ao meu meio de transporte actual, o carro, para fazer frente ao trânsito infernal matinal assim como para poupar mais uns euros ao final do mês.

    Porquê da escolha de uma Maxi-Scooter?
    R: Uma vez que o meu trabalho implica um traje formal (fato e gravata), uma maxi-scooter facilitaria-me imenso a questão de não ter  uma muda de roupa diferente (claro a não ser as protecções para a chuva etc), já para não falar no espaço de bagagem que normalmente existe.


    Características Pessoais:

    Altura: 1,66 m
    Experiência no mundo das 2 rodas:
    Desde que me lembro...

    Data de aquisição da mota: Junho 2017

    Como já devem ter percebido, a minha altura poderá ou não ser um factor importante  na escolha da mota, ainda que durante algumas fases da minha vida tenha experimentado e guiado motas que não seriam adequadas à minha altura.

    Motas em dúvida:

    • Yamaha X-Max 400 (Usada) - Preço: N/D
    • Kymco K-XCT 300i (Nova) - Preço: 4999 €
    • Sym Cruisym 300i (2017, Nova?) - Preço: N/D
    • Honda Forza 300 (preferia esperar por um restyle/revamp do modelo) - Preço: 5100 €
    • Kawasaki J300 (Nova) - Preço: 4995 € (sem ABS), 5495 € (ABS)

    Factor a ter em conta:

    - Economica mas que consiga responder quando chamada

    Orçamento/Budget: 4k-5k €

    2017: Certamente 2017 irá trazer algumas novidades, que podem ou não influenciar na escolha da mota.
    De qualquer das formas gostava de contar com a vossa ajuda na minha escolha.


    Desde já um Obrigado pela vossa colaboração e ajuda a escolher a "menina"

    [/list]
    « Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 15:49 por ACS »

    Offline Rufido

    • Assembleia Consultiva
    • MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Nov 2013
    • Mensagens: 1789
    • Localidade: Oeiras
    • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
    • Marca: Suzuki
    • Modelo: SV650A
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #1 em: 17 de Outubro de 2016, 16:51 »
    Viva companheiro
    Das máquinas que enumeras, só da J300 te posso falar porque fiz test drive.
    É confortável, responde bem à aceleração e debaixo do banco, tens espaço qb para o caso de quereres guardar o casaco e evitares que se amarrote por debaixo do blusão.
    Quanto a consumos, pouco te consigo falar, mas não deverá andar muito acima dos 3,5/100km.
    Conforme algumas opiniões, a J300 será em quase tudo igual à Kymco (dizem ser a sua base) e neste caso pouparias alguns €€s, na escolha da 2ª.
    A grande diferença entre ambas será só no visual, mais "sport" da J300.
    Quanto à tua altura, não difere em muito da minha e posso adiantar-te que para chegar com os pés ao chão, vais aprender ballet...
     _convivio_
    « Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 16:53 por Rufido »
    Rui

    Nunes

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #2 em: 17 de Outubro de 2016, 16:53 »
    Acho que em 2017 não vão existir versões sem ABS à venda.

    Quanto à tua lista, a X-MAX 400 é a melhor... Mas também a que terá custos mais elevados.

    pjmartinho

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #3 em: 17 de Outubro de 2016, 17:05 »
    Factor a ter em conta:

    - Economica mas que consiga responder quando chamada

    Tendo em conta este factor... X-Max 400

    A Kawasaky J300 é uma Kymco Downtown 300, com uns plásticos diferentes, um autocolante com a marca diferente e um preço um pouco também diferente (mais cara).
    A Kymco K-XCT 300 penso que tem o mesmo motor da Downtown 300 (adaptado à norma EURO 4), mas tem umas diferenças na distância entre eixos, menos espaço para as pernas... em resumo, mais acanhada.
    A Forza 300 é a menos potente do lote, mas parece que está para ser renovada... é esperar para ver.
    Quanto à nova SYM Cruisym 300, acho-a engraçada do ponto de vista estético pois só a vi em fotografias.

    De todas, a K-XTC é a que tem menos espaço debaixo do banco, pois só lá cabe um capacete e pouco mais. Em qualquer uma das outras, ou se colocam 2 capacetes integrais ou 1 integral e 1 jet, ou 1 capacete e um casaco ou, no caso da Downtown 300 cabem lá debaixo 30 minis de cerveja _pol_

    Como ainda há 8 ou 9 meses pela frente para comprar a mota, há tempo suficiente para ir experimentando cada uma delas sem pressas.

    Offline Paulo Jorge Lopes

    • MaxiScootard
    • ***
    • Join Date: Nov 2011
    • Mensagens: 1155
    • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
    • Marca: SYM
    • Modelo: Maxsym 400i - Preta
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #4 em: 17 de Outubro de 2016, 20:24 »
     _convivio_ Olá boas

    Companheiro das maxis que referes acho a X- Max a mais equilibrada e com mais espaço debaixo do banco

    o ter que andar de fato e gravata e andar de Scooter não é problema

    eu quando estive a trabalhar em comissão no gabinete da Sra Ministra das Finanças do ultimo governo

    tinha lá um assessor que ia todos os dias de T-Max 530 excepto quando chovia a cântaros

    e quando chegava ao parque interior do M.F. para as motas quase sempre à mesma hora que eu

    parava a maxi abria a top- case trocava de casaco colocava a gravata e ficava pronto para o trabalho

    já para não falar num dos ministros que chegou à tomada de posse numa Scooter de brincar

    espero ter ajudado abraços
    « Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 20:24 por Paulo Jorge Lopes »
    Paulo J. Lopes

    SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
    SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

    catb

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #5 em: 17 de Outubro de 2016, 21:19 »
    Viva companheiro

    Aconselho Piaggio Beverly , Roda Alta cor branca pela visibilidade , qualidade de fabricante Europeu.
    Adquiri esta semana passada e estou satisfeito.

    Também acho muito importante um curso de condução defensiva http://www.honda.pt/motorcycles/experience-honda/escola-de-pilotagem-honda.html .Fiz este sábado este curso  e achei excelente .
    Já pus em pratica algumas informações recebidas no curso ,  que achei muito úteis deixando-me  com mais confiança e mais responsável .

    Cumprimentos


    JViegas

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #6 em: 18 de Outubro de 2016, 10:13 »
    Olá e bem vindo.

    O orçamento que contemplas está previsto o equipamento?
    Como referes tens experiência em andar de mota parto do principio que terás algum equipamento. Se não e se não existe um outro orçamento terás que precaver essa despesa adicional, atendendo que irás andar todo o ano. No entanto o equipamento pode sempre ser comprado por fases, não descurando, naturalmente a tua segurança, pois quem sofre és tu em caso de queda.

    Dos modelos que referes, daquilo que pretendes e atendendo que já te responderam: X-Max 400, no entanto é sempre a mais cara. Refiro que para circuito urbano e/ou vias rápidas na cidade qualquer modelo comporta-se à altura. Tudo depende de gostos pessoais e formas de conduzir.

    Prevê igualmente a aquisição de uma topcase, para mim, é um mal necessário para quem anda diariamente de maxi, principalmente no inverno quando andamos com mais material.

    Independentemente da escolha que faças prevê igualmente os planos de manutenção, custos de revisões, etc.
    No caso de 2ª mão, será bom saber o histórico das revisões da máquina para pelo menos saber se as mesmas foram realizadas atempadamente e/ou por quem foram realizadas.

    ABS. Para mim. Opção essencial para o circuito urbano, tanto mais que os fabricantes muito em breve deixarão de produzir modelos sem ABS.

    Se poderes experimenta os modelos que referes, pelo menos para te sentares (se não os poderes conduzir) e ter o um primeiro impacto do modelo.

    Boas escolhas e que para o ano já tenhas a tua máquina.
    « Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 10:15 por JViegas »

    tparracho

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #7 em: 18 de Outubro de 2016, 11:27 »
    Já te deram muitos e bons conselhos, pelo que vou limitar-me a dar-te mais um pouco de escolha.

    A Maxsym 400, é uma excelente scooter para o que pretendes, com muito espaço debaixo do banco, confortável, e fiável. O preço já se situa nos 5.999 mais docs, mas se formos a ver bem, a X-max 400 é ainda mais cara 6650 + docs.

    Também tens a kymco x-citing 400, que em termos de performances é capaz de ser a mais desportiva de todas, mas tem pouco espaço debaixo do banco e o vidro de origem protege pouco do vento. Esta na versão ABS, situa-se nos 6299 + docs.

    Todas as que te falei, são com ABS.

    ACS

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #8 em: 18 de Outubro de 2016, 13:54 »
    Viva companheiro
    Das máquinas que enumeras, só da J300 te posso falar porque fiz test drive.
    É confortável, responde bem à aceleração e debaixo do banco, tens espaço qb para o caso de quereres guardar o casaco e evitares que se amarrote por debaixo do blusão.
    Quanto a consumos, pouco te consigo falar, mas não deverá andar muito acima dos 3,5/100km.
    Conforme algumas opiniões, a J300 será em quase tudo igual à Kymco (dizem ser a sua base) e neste caso pouparias alguns €€s, na escolha da 2ª.
    A grande diferença entre ambas será só no visual, mais "sport" da J300.
    Quanto à tua altura, não difere em muito da minha e posso adiantar-te que para chegar com os pés ao chão, vais aprender ballet...
     _convivio_

    Estamos sempre a aprender todos os dias... se tiver que ser ballet......  :-X
    Vou ver se consigo experimentar a J300 e a Kymco para ter uma noção das duas uma vez que ainda tenho bastante tempo para as ir buscar.

    Obrigado pela ajuda.

    Acho que em 2017 não vão existir versões sem ABS à venda.

    Quanto à tua lista, a X-MAX 400 é a melhor... Mas também a que terá custos mais elevados.

    também gosto da X-Max 400 mas sem dúvida é a mais cara da lista não só em manutenção como em revisões parece-me, ainda que sem ABS, no entanto se encontrar um bom negócio e gostar dela, também me parece ser uma opção.

    Obrigado pela ajuda.

    Tendo em conta este factor... X-Max 400

    A Kawasaky J300 é uma Kymco Downtown 300, com uns plásticos diferentes, um autocolante com a marca diferente e um preço um pouco também diferente (mais cara).
    A Kymco K-XCT 300 penso que tem o mesmo motor da Downtown 300 (adaptado à norma EURO 4), mas tem umas diferenças na distância entre eixos, menos espaço para as pernas... em resumo, mais acanhada.
    A Forza 300 é a menos potente do lote, mas parece que está para ser renovada... é esperar para ver.
    Quanto à nova SYM Cruisym 300, acho-a engraçada do ponto de vista estético pois só a vi em fotografias.

    De todas, a K-XTC é a que tem menos espaço debaixo do banco, pois só lá cabe um capacete e pouco mais. Em qualquer uma das outras, ou se colocam 2 capacetes integrais ou 1 integral e 1 jet, ou 1 capacete e um casaco ou, no caso da Downtown 300 cabem lá debaixo 30 minis de cerveja _pol_

    Como ainda há 8 ou 9 meses pela frente para comprar a mota, há tempo suficiente para ir experimentando cada uma delas sem pressas.

    É sempre bom saber que a Downtown 300 leva 30 minis  _convivio_  ;D _pol_
    Gosto da K-XTC e do seu look mais "Racing" mas o facto de ter menos espaço de baixo do banco é um ponto negativo mas nada como experimentar.
    Também acho q j300 é carota para o modelo e mota que é, mas nada como experimentar, mas quase de certeza que nao vou buscar a j300 com ABS por 5600.
    A Sym Cruisym 300 estou curioso para ver umas reviews sobre a mota.. pode ser que possa entrar na corrida entre a kymco K-XCT a X-MAx 400 e a Sym se for uma mota interessante. Parecem-me as mais sérias candidatas, caso a Honda Forza 300 continue com o mesmo look/motor.

    Obrigado pela ajuda.

    Olá e bem vindo.

    O orçamento que contemplas está previsto o equipamento?
    Como referes tens experiência em andar de mota parto do principio que terás algum equipamento. Se não e se não existe um outro orçamento terás que precaver essa despesa adicional, atendendo que irás andar todo o ano. No entanto o equipamento pode sempre ser comprado por fases, não descurando, naturalmente a tua segurança, pois quem sofre és tu em caso de queda.

    Dos modelos que referes, daquilo que pretendes e atendendo que já te responderam: X-Max 400, no entanto é sempre a mais cara. Refiro que para circuito urbano e/ou vias rápidas na cidade qualquer modelo comporta-se à altura. Tudo depende de gostos pessoais e formas de conduzir.

    Prevê igualmente a aquisição de uma topcase, para mim, é um mal necessário para quem anda diariamente de maxi, principalmente no inverno quando andamos com mais material.

    Independentemente da escolha que faças prevê igualmente os planos de manutenção, custos de revisões, etc.
    No caso de 2ª mão, será bom saber o histórico das revisões da máquina para pelo menos saber se as mesmas foram realizadas atempadamente e/ou por quem foram realizadas.

    ABS. Para mim. Opção essencial para o circuito urbano, tanto mais que os fabricantes muito em breve deixarão de produzir modelos sem ABS.

    Se poderes experimenta os modelos que referes, pelo menos para te sentares (se não os poderes conduzir) e ter o um primeiro impacto do modelo.

    Boas escolhas e que para o ano já tenhas a tua máquina.

    Infelizmente, nao tenho equipamento, por isso será sempre uma despesa EXTRA ao orçamento. Estava a pensar comprar, aquando da compra da mota, um casaco, calças e luvas.
    Também me parece que a X-Max 400 poderá ser a melhor escolha para fazer AE e Marginal (via rápida) e também circuito urbano, no entanto penso que será a mais cara no que toca às manutenções e revisões e mesmo pelo preço da mota em si. No entanto se encontrar um bom negócio em 2ª mão com poucos Km's e um preço acessível dentro dos 4500€-5000€, não vejo porque não. O único se não é mesmo a minha altura mas acho que consigo contornar esse obstáculo, a não ser no trânsito penso eu de que.

    Obrigado pela ajuda.

    Já te deram muitos e bons conselhos, pelo que vou limitar-me a dar-te mais um pouco de escolha.

    A Maxsym 400, é uma excelente scooter para o que pretendes, com muito espaço debaixo do banco, confortável, e fiável. O preço já se situa nos 5.999 mais docs, mas se formos a ver bem, a X-max 400 é ainda mais cara 6650 + docs.

    Também tens a kymco x-citing 400, que em termos de performances é capaz de ser a mais desportiva de todas, mas tem pouco espaço debaixo do banco e o vidro de origem protege pouco do vento. Esta na versão ABS, situa-se nos 6299 + docs.

    Todas as que te falei, são com ABS.

    Essas 400 que referes já fogem um bocado do meu orçamento.. no entanto, pela breve pesquisa que realizei, consegui encontrar umas Maxysym com 20k Km's de 2015 a 4200€, não me parece mal, mas como não conheço a mota não sei.. Mas parece-me que é uma Maxi-Scooter ainda mais Maxi que as outras, o que se calhar não será o melhor para mim. Mas nada como experimentar e vê-las ao vivo.

    Obrigado pela ajuda.

    ACS

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #9 em: 18 de Outubro de 2016, 15:52 »
    Estive a pesquisar mais sobre as sym e a SYM GTS 300 SPORT ABS, preço: 5200€ Nova, também não me parece mal.
    Vou ver o que é que dizem sobre esta mota.

    Offline Paulo Jorge Lopes

    • MaxiScootard
    • ***
    • Join Date: Nov 2011
    • Mensagens: 1155
    • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
    • Marca: SYM
    • Modelo: Maxsym 400i - Preta
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #10 em: 18 de Outubro de 2016, 20:37 »
     _convivio_ Olá boas

    Companheiro se colocas a opção da GTS 300i

    então posso dizer-te que tens a versão normal que tem o vidro alto e é mais confortável a nível de protecção de vento

    e se quiseres poupar uns trocos valentes sei de um companheiro daqui do CPM que está a vender uma e está nova

    tem só 8000kms e é de 2015
    abraços
    « Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 20:40 por Paulo Jorge Lopes »
    Paulo J. Lopes

    SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
    SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

    domingues

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #11 em: 19 de Outubro de 2016, 17:17 »
    Em Março vai sair a X-max 300 que é muito boa. A Piaggio X10 também pode ser uma boa opção. Eu tenho uma Forza 300 e estou satisfeito e fui e voltei de Marrocos com a Maria e senti só que faltavam uns cavalos extra nessa viagem.  Dia-a-dia chega perfeitamente. Noa entanto fiz algumas alterações. Coloquei uns leds nas luzes dianteiras, um vidro givi af 1123 que é regulável em altura, punhos aquecidos, top case e ainda um espectácular moto-rádio. Outra vantagem da Forza é haver material de concorrência a pontapé. Existem sites Europeus e Tailandeses a venderem peças de origem e de concorrência a preços muito mais baixos que a Honda em Portugal que sobre certas peças cobra barato mas martela em outras. Espero ter ajudado.

    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk


    CarlaLopes

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #12 em: 19 de Outubro de 2016, 22:52 »
    E Porque não a Kymco Xciting Ab 400?
    A nova Forza 300 desconfio que só para 2018...
    Gosto da X max e da Kxct. Se bem que que são altas.

    fanning

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #13 em: 19 de Outubro de 2016, 23:10 »
    Espera para ver as novidades, a nova Downtown_350i parece estar boa, e se a Forza vier com motor 300 vai ficar um segmento bem competitivo. Eu esperava para ver, senão conseguires, o mercado de usados até e vai tendo umas opções interessantes, eu iria para a DT 300 ou para a Maxsym

    catb

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #14 em: 20 de Outubro de 2016, 09:29 »
    Sugiro Piaggio Beverly , 300 ou 350 .
    Existe uma 300 no Algarve   que  faz 10.000 km/ mês com 400.000 Km em 4 anos .
    Mais segura que as scooter rodas baixas , boa arrumação , baixo custo de manutenção , design, conforto.
    Por segurança sugiro comprar  cor branca ou Vermelha para estares sempre bem  visível, capacete claro, colete reflector , (conselho da Escola Pilotagem Honda em Palmela)

    Cumprimentos
    catb

    Offline Rufido

    • Assembleia Consultiva
    • MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Nov 2013
    • Mensagens: 1789
    • Localidade: Oeiras
    • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
    • Marca: Suzuki
    • Modelo: SV650A
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #15 em: 20 de Outubro de 2016, 09:56 »
    Vou ver se consigo experimentar a J300 e a Kymco para ter uma noção das duas uma vez que ainda tenho bastante tempo para as ir buscar.


    por ver que falas em Marginal, se quiseres experimentar a J300 ou a Kymco, tens a Speedmaster (nosso parceiro) na Abóboda.
    Rui

    Nuno.Mendes

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #16 em: 20 de Outubro de 2016, 22:38 »
    Faça um test drive à forza 125 no seu percurso casa - trabalho. Se não chegar passe para uma cilindrada maior. Isto porque a manutenção é mais barata, os consumos são inferiores, "penso que deve ser a que tem mais espaço debaixo do banco", e vem muito bem equipada. Top speed 120, no entanto é ágil para filtrar. Eu uso a minha num percurso semelhante e chega perfeitamente, aliás tratamento passo dos 110 uma vez que não sinto essa necessidade. Com trânsito a passar no meio dos carros convém ir devagar, e em altas também não convém ir feito um louco. Não sei, é só uma ideia, se tiver disponibilidade experimente fazer um test drive.

    catb

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #17 em: 22 de Outubro de 2016, 13:26 »
    Faça um Test drive da Piaggio Beverly 300 ou a Meddley 125 e compare .Start Stop , ABS , travão disco as 2 rodas roda alta


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

    NSilva

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #18 em: 22 de Outubro de 2016, 15:27 »
    Na minha opinião, aconselho sempre a experimentar as várias hipóteses, tal como os colegas referiram.
    Outra questão é o facto de ser uma mota para fazer, principalmente, uma via rápida ou marginal... Nesse caso, acho que uma 300 chega perfeitamente.

    Ora dou o seguinte exemplo: Para a minha 300i um pneu são 60€ mas para a 400i do meu pai, já são 150€
    Portanto a manutenção e diferença de consumos (que não é muita), deve ser considerada.

    De resto, observando todas as sugestões, tenho a dizer que a downtown 300 a nível de motor desenvolve bastante bem.. A GTS 300i evo também é uma boa mota, não dá grandes problemas no entanto a nível de motor (comparada à downtown 300) é um pouco inferior e a XMAX 400 de origem tem consigo 2 bons pneus (michelin city grip).

    Espero que consigas fazer a escolha que mais te agrade  _pt_ e que faças muitos km's

    Offline moto2cool

    • Super MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Mar 2015
    • Mensagens: 4342
    • Localidade: Porto
    • Marca: Suzuki
    • Modelo: VStrom 650
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #19 em: 22 de Outubro de 2016, 21:46 »
    O problema de pedir opiniões é que rapidamente se fica sobrelotado de opções _lol_, por isso não vou sugerir nenhuma. O que recomendo é uma espera pelos modelos a sair respeitando o Euro 4, que serão mais económicos e nessa altura fazer uma avaliação comparativa, porque alguns modelos/motores podem ser descontinuados e é sempre desagradável ficar com um "dinossauro"
    Outro factor a ter em consideração é a altura, há scooters mais altas e scooters com bancos mais largos, qualquer destes factores não será um impedimento mas pode retirar algum prazer no uso da scooter. Já aqui foi referido o endereço para dar uma olhada na posição de condução http://cycle-ergo.com/

    "Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

    Admin17

    • Visitante
    Re: Escolha da 1.ª Maxi-Scooter
    « Responder #20 em: 24 de Outubro de 2016, 08:53 »
    Caros companheiros,

    Algumas mensagens foram apagadas por forma a respeitar a finalidade com que o tópico foi criado.

    O conselho de Coordenação.