Autor Tópico: Avarias - Sym Gts Evo 125i  (Lida 7822 vezes)

Andrea Madureira

  • Visitante
Avarias - Sym Gts Evo 125i
« em: 12 de Outubro de 2016, 19:10 »
Olá companheiros das duas rodas.
Venho expor aqui o meu problema, na espectativa de receber as V/ sugestões, as quais desde já agradeço. :))

Comprei a minha Sym GTS Evo 125i , em 2012 e até há pouco tempo não me dava problemas (à exceção de ter que trocar o alternador quando ainda estava em garantia e com menos de 18mil Km).
Ficou impecável durante 4 anos e 42mil Km (sim, 42mil em 4 anos _lool_) só precisando de fazer as revisões e as substituições de "peças de desgaste rápido". O problema apareceu no dia 11deJulho:  Nesse dia liguei a mota e andei uns kms. Parei por poucos min, e quando quis voltar a liga-la... nada!! Não pegou.
Estava perto de uma oficina (que não a minha habitual), então fui lá e trocaram-me a bateria (por uma de gel  :-\ (já me disseram que não ganhei nada em trocar por este tipo...)??!!) e fui-me embora. Para mim era uma situação normal dado que ainda estava com a bateria original e já tinha feito os referidos Kms!
O problema é que no primeiro fds deste mês (Outubro 2016, menos de 4mese dps) voltou a avariar.  ???_ estava com 46000Kms.
Levei-a à oficina habitual, e de lá disseram-me que o prob era do... diferenciador (acho), carregaram a bateria, fizeram-me a revisão dos 46mil e vim embora. Em menos de uma semana, voltou a não pegar.  :-[ Voltou outra vez para a oficina habitual, mas agora as noticias não são boas: no primeiro diagnóstico ligam a dizer que para resolver o prob tenho de colocar uma bateria nova e substituir as indutoras bem como as buchas. Dei o ok :s e ainda no mesmo dia, ligaram novamente a dizer que após a substituição das referidas peças, o prob n ficou resolvido e que precisam abrir o motor...  :-\ dei novamente o ok.
Na manhã seguinte disseram-me que descobriram que tenho "uns discos a roçar nas indutoras e que têm de abrir a outra parte do motor para descobrir o porquê"...  hoje recebo a informação de que tenho um problema na cambota do motor e, com tudo isto, para resolver o problema, no total tenho de substituir o seguinte:
Bateria + Volante do motor + Indutoras / gerador + Juntas do motor + Rolamento da cambota esq. + Retentor da cambota + Jogo de segmentos + Vedantes de válvula + Freios do piston + Bomba de óleo + Óleo do motor + Anti congelante


Será que algum de vocês passou por isto? Eu sei que tenho andado bastante, mas será que a mota não devia aguentar mais até ter que fazer o transplante de coração???
Há por aqui alguém com tantos ou mais kms no mesmo espaço de tempo??
Bem, de qualquer forma, quero acreditar que dps do transplante vou ter a minha  scooter_ maravilha pronta para mais 46mil.   _Rolley_
Alguém acredita no mesmo que eu?  _corado_  :)

Obrigada.

Boas curvas e nada de avarias.

Du Art

  • Visitante
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2016, 20:59 »
Boas,

Bem que respeitaveis km's sim Sr, parabens _pol_

Já agora em quanto é que vai ficar essa brincadeira?? A minha é a não tão nova versão da sua, mas como é de injecção penso que de mecânica seja semelhante, vou neste momento com 20000 km's e a 29 de Abril faz os 2 anos.

Abraço

Andrea Madureira

  • Visitante
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2016, 10:27 »
Olá Du Art

Vou ficar 513€ mais leve :( :(

Bem.. por este andamento, quando a sua tiver 4 anos vai estar perto dos... 50mil :)  _palmas_
A minha tb fez estes Kms todos pq nesses 4 anos fazia Póvoa Sta Iria - Carnaxide (praticamente todos os dias), mais uns trocos - passeios ao Norte e ao Alentejo.  _anjo_

Boas viagens e nada de avarias ;)


Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #3 em: 13 de Outubro de 2016, 10:37 »
Companheiro, essa é uma reparação aborrecida e dispendiosa.
O tal "diferenciador" talvez seja o retificador de corrente.
Uma vez que se vai mexer no motor, cambota, segmentos, etc, não considera a hipótese do upgrade para 175cc?
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Andrea Madureira

  • Visitante
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2016, 02:45 »
Olá pessoal.

Mas acham normal numa Sym, que (só) tem 46mil Km já ter de "levar um motor novo" (não é bem, mas pouco falta   ;D )???
É raro andar com pendura, mas é facto que, de há um ano e meio para cá, todos os dias faço uma subida acentuada e, guess what, perto do topo, o fantástico semáforo (tenho de parar todos os dias e voltar a arrancar na subida)  _martelada_, talvez isso todos os dias não lhe dê mta saúde, não acham (para quem conhece, estou a falar da estrada junto à Caixa Geral de Depósitos de Linda-a-Velha, vindo do Jamor)??
Se calhar é melhor ir à volta, não  ::)

Há dicas para prolongar-lhe a vida?
Há por ai alguém com uma Sym Gts Evo 125i com mais Kms que a minha?
Obrigada.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2016, 08:00 »
Simplificando a resposta, um motor de 125cc deve durar muito mais que isso desde que bem mantido.
A verdade é que tb existem defeitos quer seja no motor, na qualidade de alguns componentes ou na manutenção,  que vão chateando ao longo do tempo.
Aparentemente tiveste um problema no circuito eletrico ao longo deste tempo, alternador, retificador, bateria, indutoras, ... não é mesma coisa que um motor novo, nem por sombras.
Quanto à bomba de óleo e segmentos não sei, será por aproveitarem a mexida no motor ou já teriam desgaste assinalável?
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Carlos manuel

  • Visitante
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2016, 09:35 »
Pois! !!!! _lool_Realmente  acho um pouco estranho mas como efectivamente existem peças de algum desgaste mas não sei se certas avaliações a nível das oficinas em geral são estas todas justas e verdadeiras.Enfim por vezes temos que ter muita confiança onde colocamos as nossas Meninas pois é muito fácil sugerir orçamentos sendo o cliente a pagar.Esperemos que o caso do Camarada seja realmente honesto e que a sua máquina precise mesmo dessa manutenção mais profunda. Mas com a kilometragem que diz ter acho até um pouco prematuro. Basta também saber que tipo de condução e utilização que fazia com ela.
Boa Sorte
Depois faça o resumo e o resultado desse upgrade de manutenção.

Cumprimentos
Carlos Pereira

Andrea Madureira

  • Visitante
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2016, 18:05 »
@Fastnet e @Carlos Manuel: não sei, provavelmente devia perceber um pouco mais de mecânica, e se fosse o caso, poderia ter perguntado se as peças a substituir estavam todas em mau estado, ou se estavam a substituir para não ter umas peças novas e outra nem por isso e mais tarde ser preciso voltar a abrir o motor :-? :-\ mas bem, agora quero acreditar que eles estão a fazer o que é realmente necessário e que agora vou fazer o dobro dos kms..

Também não sei se posso dizer que a minha "condução e o que fazia com ela"   ;D é o mais indicado!! Estive 3anos a fazer uma média de 26 x 2 Kms/dia, e neste último ano, já foi bem menos (média de 5 x 2 Kms/dia). Agora, posso ter prejudicado o motor com as idas ao norte sem parar? (+- 380Kms) - Aquecer, ela não aquecia - pelo menos o mostrador não indicava tal.

Obrigada pelos V/ valorosos comentários ;)
 _convivio_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2016, 20:15 »
Certamente irás ter a tua menina pronta e de volta para muitos kms mais.
A condução em estrada, desde que são seja sempre no red-line, desgasta menos a máquina que em cidade. Menos uso do travão, menos arranques, temperatura motor mais estável, etc.
Já andam aí algumas 125cc com mais de 100K em cima, por isso é expectável que esse motor dure ainda muitos kms mais.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #9 em: 19 de Outubro de 2016, 21:52 »
Boas,

A minha conta com mais de 45k e tudo ok. Apenas um pouco mais difícil de pegar em dias frios (talvez afinação de válvulas).
Porém com esta quilometragem, e necessitando de afinar válvulas, aproveito a ocasião para instalar o kit 180cc por 300€.
Assim rentabilizo igualmente no custo da revisão.

Boas voltas
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

catb

  • Visitante
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #10 em: 19 de Outubro de 2016, 22:12 »
Esta na altura de mudar para Roda alta camaradas .
Piaggio Meddley 125 , Discos , ABS Start Stop, baixo consumo , revisões espaçadas, pau para dois capacetes
Espectáculo de 125


Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Avarias - Sym Gts Evo 125i
« Responder #11 em: 19 de Outubro de 2016, 23:48 »
Esta na altura de mudar para Roda alta camaradas .
Piaggio Meddley 125 , Discos , ABS Start Stop, baixo consumo , revisões espaçadas, pau para dois capacetes
Espectáculo de 125

   E quem paga?
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.