Geralmente, muitos de nos compram alguns itens aftermarket para as scooteres e acabam por ignorar ou desconhecer que estem também precisam de revisão.
No caso dos variadores, todos sabem que o que vem na scooter precisa de mudar os mudar os roletes e a correia e pouco mais…
No caso dos variadores Jcosta, tanto o facto da necessidade de serem revisionados periodicamente é geralmente ignorado, com os consequentes problemas e perca de rendimento no variador.
Os variadores Jcosta diferenciam-se dos OEM tanto pelo funcionamento transversal (e pela forma) das massas, como pelo facto de não levarem massa a lubrificar o cavilhao.
Para suprir a necessidade de massa, a Jcosta usa um sistema de lubrificação a seco que consiste num coating de baixo atrito no próprio cavilhao e também de lubrificação por grafite no casquilho do variador.
Um dos problemas que estes variadores desenvolvem com o uso é o ganhar de folgas entre o cavilhao e o casquilho (que mataram o meu Evo 2R em menos 20 mil Kms).
O Evo4R conta agora com mais de 25 mil pelo que achei que seria a altura para o colocar em estado de 0 kms. Na ultima revisão tinha medido uma folga entre o cavilhao e variador de 3 a 4 decimas (do lado da correia a folga é sempre maior devido a ser o ponto de maior carga). Quando novo, as folgas deverão andar por volta de 1 a 2 decimas de milímetro.
Conforme podem ver no cavilhao (à direita o usado), este já apresenta algum desgaste e uma estranha transferência de metal do eixo do variador. Curiosamente o material do casquilho novo não é do mesmo metal amarelado do que o original pelo calculo que já tenha havido aqui uma melhoria e que este material seja mais resistente do que anterior.
O material de substituição dos Jcosta pode ser obtido em itscooter.es e no caso no meu Evo4R a lista de material foi:
1 cavilhao novo
1 casquilho novo
1 kit massas novas
A campânula do variador também pode ser mudada, devendo ser inspecionada quando a desgaste e a empenos. A minha esta impecável.
A forma de fazer é revisão é fácil: basta tirar o casquilho que esta no variador e meter o novo. Infelizmente ainda não o fiz pelo que não posso ilustar… mas vao necessitar de uma prensa para tirar o casquilho usado pois este entra à pressão no variador. É o tipo de trabalho que podem dar a um torneiro para fazer no caso de não terem acesso a uma prensa.
O cavilhão e as massa são de substituição directa… o custo da revisão deve andar pelos 100/150 € dependendo do modelo do variador
Fica a informação para os donos de variadores JCosta pois este acho que este assunto é pouco divulgado e peso que é algo que se deve saber quando se decide investir num variador deste tipo... certamente que se poupariam alguns tópicos de lamentações "não presta/não funciona"