Autor Tópico: Revisao a variador JCosta  (Lida 5139 vezes)

TMaxer

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Revisao a variador JCosta
« em: 06 de Outubro de 2016, 14:55 »




Geralmente, muitos de nos compram alguns itens aftermarket para as scooteres e acabam por ignorar ou desconhecer que estem também precisam de revisão.

No caso dos variadores, todos sabem que o que vem na scooter precisa de mudar os mudar os roletes e a correia e pouco mais…

No caso dos variadores Jcosta, tanto o facto da necessidade de serem revisionados periodicamente é geralmente ignorado, com os consequentes problemas e perca de rendimento no variador.

Os variadores Jcosta diferenciam-se dos OEM tanto pelo funcionamento transversal (e pela forma) das massas, como pelo facto de não levarem massa a lubrificar o cavilhao.

Para suprir a necessidade de massa, a Jcosta usa um sistema de lubrificação a seco que consiste num coating de baixo atrito no próprio cavilhao e também de lubrificação por grafite no casquilho do variador.

Um dos problemas que estes variadores desenvolvem com o uso é o ganhar de folgas entre o cavilhao e o casquilho (que mataram o meu Evo 2R em menos 20 mil Kms).




O Evo4R conta agora com mais de 25 mil pelo que achei que seria a altura para o colocar em estado de 0 kms. Na ultima revisão tinha medido uma folga entre o cavilhao e variador de 3 a 4 decimas (do lado da correia a folga é sempre maior devido a ser o ponto de maior carga). Quando novo, as folgas deverão andar por volta de 1 a 2 decimas de milímetro.





Conforme podem ver no cavilhao (à direita o usado), este já apresenta algum desgaste e uma estranha transferência de metal do eixo do variador. Curiosamente o material do casquilho novo não é do mesmo metal amarelado do que o original pelo calculo que já tenha havido aqui uma melhoria e que este material seja mais resistente do que anterior.




O material de substituição dos Jcosta pode ser obtido em itscooter.es e no caso no meu Evo4R a lista de material foi:

1 cavilhao novo
1 casquilho novo
1 kit massas novas
A campânula do variador também pode ser mudada, devendo ser inspecionada quando a desgaste e a empenos. A minha esta impecável.





A forma de fazer é revisão é fácil: basta tirar o casquilho que esta no variador e meter o novo. Infelizmente ainda não o fiz pelo que não posso ilustar… mas vao necessitar de uma prensa para tirar o casquilho usado pois este entra à pressão no variador. É o tipo de trabalho que podem dar a um torneiro para fazer no caso de não terem acesso a uma prensa.

O cavilhão e as massa são de substituição directa…  o custo da revisão deve andar pelos 100/150 € dependendo do modelo do variador




Fica a informação para os donos de variadores JCosta pois este acho que este assunto é pouco divulgado e peso que é algo que se deve saber quando se decide investir num variador deste tipo... certamente que se poupariam alguns tópicos de lamentações "não presta/não funciona"  _pol_
« Última modificação: 06 de Outubro de 2016, 15:22 por TMaxer »

Offline Sergio-fininho

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Re: Revisao a variador JCosta
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2016, 14:59 »
Boas aproveita e faz a revisão a embraiagem e ao torque drive, algo que também se esquecem muito....

Power-by AJM / AKL. Sérgiofininho


Offline Sergio-fininho

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Re: Revisao a variador JCosta
« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2016, 15:01 »
Se quiseres existe um vídeo meu no YouTube com isso..

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Offline Paulo Silveiro

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Re: Revisao a variador JCosta
« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2016, 15:07 »
Bom post Tmaxer..... _pol_
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Offline Sergio-fininho

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Re: Revisao a variador JCosta
« Responder #4 em: 06 de Outubro de 2016, 15:12 »


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Offline Mercurio

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Re: Revisao a variador JCosta
« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2016, 10:30 »
Excelente post, parabéns.


sovietico

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Re: Revisao a variador JCosta
« Responder #6 em: 10 de Outubro de 2016, 15:14 »
Muito bom


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