Autor Tópico: [Yamaha] - Substituir vidro original da N-MAX por vidro da GIVI (inclui opinião)  (Lida 9299 vezes)

Cat3pt

  • Visitante
Olá a todos.

Deixo aqui o meu segundo DIY.

Este DIY permite aos donos da N-MAX verem como fica o vidro alto da Givi assim como o processo de montagem.
Neste tutorial, faço o unboxing da encomenda, a retirada do vidro original e a instalação do novo. No fim faço uma avaliação funcional.

Aviso: Este tipo de substituição não interfere com a garantia


Dificuldade: FÁCIL
Custo: 80 a 90€ o kit completo (não quero especificar o preço exato, mas situa-se neste intervalo, comprado na BikeShop em Coimbra (e não pela internet))

Material necessário:
-Chave estrela, tamanho intermédio.
-Chave Allen Nr 4.
-Chave de Boca 10MM
-Chave Torx (T8 ou T9, depois confirmo)
-Vidro GIVI 2123DT + K2123DT(kit de fixação)


Unboxing:





Este DIY é especifico para a N-MAX e o Vidro GIVI 2123DT(kit fixação incluido)

1- Desapertar os 4 parafusos do vidro original.
Nota: Estes parafusos são em plástico, portanto apos se aliviar um pouco, até se pode usar os dedos para desapertar pois eles não estão muito apertados e saem facilmente.


# # # # # # # # # # # # # # # # # #
2- Retirar o vidro original


# # # # # # # # # # # # # # # # # #
3- Preparar o vidro para colocação. Colocar as 4 borrachas nos respetivos 4 buracos conforme mostram as imagens a seguirSerá necessário forçar um pouco e apertar as borrachas para entrarem. Não há risco de danificar
Borrachas:








# # # # # # # # # # # # # # # # # #
4- Colocar as seguintes 4 peças encaixadas nas 4 borrachas, e pode-se colocar já os parafusos (4 grandes fornecidos)
Peças plásticas para encaixar e parafusos para fixar o vidro na mota:






# # # # # # # # # # # # # # # # # #
5- Colocar o vidro na mota, e de seguida apertar todos os parafusos sem exageros no aperto.


# # # # # # # # # # # # # # # # # #
6- Chega o momento de colocar os suportes de fixação do kit. Há que ter em atenção 2 pormenores. A inclinação dos mesmos e o desenho...
A zona A ficará encostada ao vidro, e a zona B ficará em baixo ao pé da mota. É possivel colocar de forma inversa mas seguinto o manual é esta a posição certa.


As duas peças não sao iguais. Lado a lado nota-se uma inclinação nas pontas. Tal e qual como nesta imagem, a da esquerda fica do lado esquerdo (vista do condutor) e a da direita no lado direito.


# # # # # # # # # # # # # # # # # #
7- Desapertar os 2 parafusos ao lado do painel de instrumentos.


# # # # # # # # # # # # # # # # # #
8- Colocar a anilha branca em cada um dos 2 parafusos mais pequenos fornecidos
Anilhas brancas e parafusos para o vidro:




# # # # # # # # # # # # # # # # # #
9 - Colocar esses 2 parafusos nos 2 buracos existentes a meia altura do vidro, e colocar as 2 anilhas de borracha (maiores) na parte do parafuro que fica do lado de dentro tal como mostra a segunda imagem


Anilhas:




# # # # # # # # # # # # # # # # # #
10- Colocar as 2 anilhas metalicas que sobram, nos 2 buracos dos parafusos do painel de instrumentos (ponto 8)
Colocar as 2 varetas de fixação tendo em conta as posições indicadas no ponto 7. Confirmar por estas imagens

As varetas ficam encaixadas no parafuso do vidro, e no parafuso do painel de instrumentos (uma de cada lado)
Anilhas metálicas e parafusos para o painel de instrumentos:






# # # # # # # # # # # # # # # # # #
11- Com as 2 porcas que faltam, apertar os parafusos do vidro, usando a chave de boca e  a chave Allen, assim como os 2 parafusos do painel de instrumentos com a Chave Estrela
Porcas:


# # # # # # # # # # # # # # # # # #
12- Verificar o aperto de todos os parafusos do vidro de forma a que fique preso mas sem exagero na força (total de 4 parafusos frontais, 2 no vidro, e 2 no painel de instrumentos

# # # # # # # # # # # # # # # # # #
13-Retirar todos os autocolantes que vêm colados no vidro

# # # # # # # # # # # # # # # # # #
15 - Trabalho finalizado!



Comparação entre o ANTES e o Depois:
No meu Diario de Bordo podem ver fotos do resultado final com a luz do dia e maior detalhe.

ANTES:


DEPOIS:



MOD EXTRA  _careta_:
O logotipo cinzento é na verdade criado por um retangulo autocolante na parte interior do vidro, de cor cinzenta. Como preferia um logotipo mais discreto, tirei esse autocolante e o logo da GIVI ficou transparente :D no futuro meto fita preta no interior e fica bastante ''discreto''



E assim termina este DIY.

Algumas duvidas que possam surgir:

Porquê trocar de vidro?
-No meu caso a mota vai ser usada durante o inverno, com ou sem chuva, com ou sem frio. Faço percurso diário de via rápida (até 90km/h) e o vento frio ou chuva são incómodos nesse tipo de velocidades. Precisava portanto de uma proteção extra contra a chuva e o vento frio para além da roupa adequada.

Porque não o vidro da Yamaha para a N-MAX?
-Sempre fui apologista de que o que é da marca em teoria poderá estar melhor otimizado para a aerodinamica ou funcionamento da mesma, no entanto por opção monetária não iria dar os 165€ do vidro da Yamaha. O meu limite seria 100€

Porquê a GIVI em vez de outras marcas (excluindo a Yamaha)?
-Não procurei pela estetética em sí mas pelo objetivo de maior proteção contra o fluxo de vento que me atingia em cada viagem. Em teoria até gostei mais de vidros da ERMAX ou mesmo da V-TECH no entanto o da GIVI era o que me parecia ''maior'', com o extra de proteger também a zona das mãos (guiador). Além dessa superficie maior e mais completa, era destas 3 marcas o mais barato.

Opinião final:

ADORO. Quero relembrar que nunca antes tinha tido mota nem posso comparar com outro tipo de vidros ou motas, mas a diferença da troca do vidro original para este, tendo eu 1.82m foi enorme.
Após montagem fui fazer o teste e já estavam apenas 13 graus na rua, e posso dizer que fui sem luvas, abri a viseira do capacete e mesmo a 100km/h não senti qualquer incomodo nas mãos ou no corpo/cabeça.
O desvio do vento/ar para fora do guiador e para fora do meu corpo funciona super bem.

Em termos de estabilidade, eu que por sinal tenho uma Case, posso dizer que não notei nenhuma diferença para pior, mas sim para melhor. É estranho dizer isto mas é a conclusão apenas de 1 teste, numa estrada onde só conseguia chegar a 108km/h em recta, consegui com o vidro na mesma estrada dar 110km/h.
O vidro não treme, a mota não treme, a estabilidade é igualzinha a antes, e pareceu-me até melhorar um pouco a aerodinamica. É de notar que o nosso corpo a fazer ''parede'' é muito menos aerodinâmico que um vidro com inclinação.
O melhor mesmo foi andar a 100km/h e ter que fazer zero esforço para segurar o corpo, porque deixei de sentir aquela pressão da velocidade no meu corpo. O conforto melhorou muito.
Em termos de consumos, não tenho ainda dados estatisticos para tal.
EDIT: Consumos instantâneos em recta durante algumas centenas de metros com Vidro GIVI e Case Yamaha: 1.7L/100km a uma velocidade constante de 50km/h e  2.3L/100km a uma velocidade de 80km/h.
Um dado adicional: acima dos 70km/h apesar da mota se manter muito estável, nota-se mais facilmente algum vento lateral (se existir) no nosso corpo. Nada de preocupante, apenas como não estamos sob a pressão do vento frontal pela velocidade, fica-se mais sensível a ventos laterais que atinjam a mota.


Por ultimo apesar de para mim ser o menos importante, pensei na ''teoria'' que ficasse mais feio do que o resultado final. A mim até me agradou. Talvez por eu ter Case, a mota não parece ser ''pequena com um vidro grande'', pois a Case dá altuma altura à mota, e de perfil nota-se que não fica muito mal.
Não consigo dizer se é mais bonito ou menos do que o da Yamaha ou da ERMAX ou etc, o que posso dizer é que pelo preço e pelo resultado prático final, considero um bom investimento para quem quiser gastar menos de 100€.

Assim que vier a chuva, atualizarei esta opinião para dizer como se comporta um ecra tao grande com a chuva (isto é, se o vidro molhado atrapalha a condução ou se está bem desenhado para repelir a água toda com a velocidade)
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 19:09 por Cat3pt »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Parabéns, gostei bastante do detalhe do diy  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Cat3pt

  • Visitante
Parabéns, gostei bastante do detalhe do diy  _pol_

Obrigado companheiro. :)  scooter_

Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Boas Filipe,

Ficou muito fixe o vidro.
Muitos e bons kms.

Um abraço

 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

JViegas

  • Visitante
Substituir vidro original da N-MAX por vidro da GIVI (inclui opinião)
« Responder #4 em: 06 de Outubro de 2016, 10:02 »
Obrigado pela partilha.
Ficou muito fixe e certamente terás melhor proteção.

Ao nível de ruído no capacete, sentes algum barulho "novo" (não sei a tua altura).

Eu com o vidro alto na minha, sinto mais deslocação de ar junto ao capacete que está associada à minha altura em relação à altura do vidro alto.

Cat3pt

  • Visitante
Re: Substituir vidro original da N-MAX por vidro da GIVI (inclui opinião)
« Responder #5 em: 06 de Outubro de 2016, 10:38 »
Obrigado pela partilha.
Ficou muito fixe e certamente terás melhor proteção.

Ao nível de ruído no capacete, sentes algum barulho "novo" (não sei a tua altura).

Eu com o vidro alto na minha, sinto mais deslocação de ar junto ao capacete que está associada à minha altura em relação à altura do vidro alto.

Sim noto mais vento lateral no capacete. O meu por ser dos mais baratos se levar q viseira aberta faz ruidos nas 2 laterais da viseira, acima dos 70km/h.
Pensei ser normal este tipo de novos ruidos pois sao ruidos de plasticos no capacete xD

PLC

  • Visitante
 Boas

Acho que também vou encomendar um vidro desses. Onde compras-te?

O de origem, para além de caro, acho-o feio.



Obrigado pelo feedback.  _palmas_
« Última modificação: 06 de Outubro de 2016, 12:29 por PLC »

Cat3pt

  • Visitante
Boas

Acho que também vou encomendar um vidro desses. Onde compras-te?

O de origem, para além de caro, acho-o feio.



Obrigado pelo feedback.  _palmas_

Está no inicio :p. Bike shop em Coimbra. Mas em.qualquer loja representante da givi consegues de um dia para o outro. :)

PLC

  • Visitante
Esteticamente, gosto mais deste. Não é tão grande. Acho que fica melhor na Nmax.

http://www.speedmax.biz/pt/n-max-125-2015-2016/521-para-brisa-alto-ermax.html

Mas também é mais caro que o da Givi.

Cat3pt

  • Visitante
Esteticamente, gosto mais deste. Não é tão grande. Acho que fica melhor na Nmax.

http://www.speedmax.biz/pt/n-max-125-2015-2016/521-para-brisa-alto-ermax.html

Mas também é mais caro que o da Givi.

Concordo. Alias em teoria há muitos que aparentam ser mais bonitos. Infelizmente a minha carteira é que não permitiu pensar mais alto. Mas sendo o da GIVI o menos promissor, só posso dizer que recomendo e estou a gostar. No emtanto outras opções poderão ser ainda melhores :)

PLC

  • Visitante
Consigo o da Givi por 59€, aqui mesmo ao lado de casa, na In Parts.

Ainda vou pensar qual escolher.

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Boas,
Muito bom  e agora vem ai o frio.
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

PLC

  • Visitante
Eu uso uma capa para proteger a mota, nos períodos em que não ando nela. Estou convencido que mesmo com o vidro da Givi (que é alto) a capa irá caber sem problemas.

O meu receio é o peso da capa sobre o vidro durante vários dias seguidos, se não irá causar problemas, como por exemplo ao fim de algum tempo, ficar meio torto, não sei.

Só no fim de o ter, é que sei se é rígido ou flexível.

Vou então mandar encomendar este da Givi. Que se lixe a estética.

Cat3pt

  • Visitante
Eu uso uma capa para proteger a mota, nos períodos em que não ando nela. Estou convencido que mesmo com o vidro da Givi (que é alto) a capa irá caber sem problemas.

O meu receio é o peso da capa sobre o vidro durante vários dias seguidos, se não irá causar problemas, como por exemplo ao fim de algum tempo, ficar meio torto, não sei.

Só no fim de o ter, é que sei se é rígido ou flexível.

Vou então mandar encomendar este da Givi. Que se lixe a estética.

O vidro da GIVI não é 100% rijo. Ele é feito de acrilico. Não é de policarbonato como o da Yamaha. Ou seja é um vidro menos resistente do que o da Yamaha.
Sobre a capa bem no pior caso é fazer um recorte na zona do vidro e fica o vidro por ''fora'' da capa  _lol_.
No entanto, de lembrar que a desmontagem do vidro para o original, é um processo que demora 3 minutos. São 6 parafusos. A primeira montagem demora mais porque é preciso conforme se ve neste DIY colocar umas borrachas no vidro, apertar os 2 suportes também no vidro, mas estes 2 processos só se fazem uma vez. De resto são 6 parafusos (4 a frente e 2 no painel de instrumentos) que fazem com que se retire o vidro da GIVI e volte ao original. Isto no caso das paragens serem realmente de semanas.

Pelo preço que diz conseguir arranjar, é uma diferença muito grande para as outras alternativas e vale a pena. Pior do que o original não é.
Porém no verão não sei se vou andar com este vidro alto, porque ele bloqueia efetivamente o vento e nos dias de calor (a partir de Maio), sabe bem é arejar o corpo  _lool_.

Depois diga o seu feedback do que achou.

PLC

  • Visitante
Já pedi para encomendarem. Deve de chegar para a semana. Mas para a semana, vai ser muito difícil fazer o que quer que seja.

Francisco XMax

  • Visitante
Re: [Yamaha] - Substituir vidro original da N-MAX por vidro
« Responder #15 em: 06 de Outubro de 2016, 21:39 »
Ficou espectacular.

Bem mais giro que o vidro grande da marca

folguer

  • Visitante
Belo trabalho, gostei de ver!

Apenas acho esse vidro um bocado grande demais para a mota que é.

Mas se fica bonito ou não, o que interessa é a protecção ao vento frio que aí virá nos próximos meses.

Cat3pt

  • Visitante
Chuva
Hoje finalmente testei em ambiente de chuva (intensa) quer em para arranca, quer via rápida.
Posso dizer que nao afeta em nada a visibilidade e o conforto foi o esperado.  _pol_
Em termos de proteção além da tipica proteção à velocidade, acaba por proteger até a zona do capacete por ser bastante alto, o que faz com que não se leve com tanta chuva na viseira do capacete a velocidades superiores. O meu pescoço agradeceu igualmente dado que em dias de chuva sem este vidro, mesmo com capacete, quando se anda rápido acaba-se por sentir algo no pescoço.

O ponto mais interessante foi que a água que as rodas dos carros levantam quando vamos em fila, deixou de vir ''contra mim''. Portanto faz de escudo total.

A aerodinâmica do mesmo ou o material não sei, não dispersa totalmente as gotas. Elas ficam lá, mas não são nada incomodas. A mim não incomodou nada mas a quem incomodar há sprays para as viseiras e vidros.

Deixo aqui 2 fotos para mostrar como fica o vidro no pára arranca em termos de visibilidade.

Por ultimo, as luvas também agradeceram um pouco, principalmente a zona dos dedos. Porém basta vir um semaforo que não há vidro que nos salve de ter uma lavagem completa da mota  _lol_





Dou este DIY da minha parte por concluído em termos de montagem, opinião, e dúvidas. Obrigado pessoal pelo feedback e duvidas. Bons passeios

rodrigosa

  • Visitante
Muito bom, companheiro!  _pol_
Para mim uma parte do prazer de ter mota ou scooter são esses pequenos arranjos, melhorias, alterações que podemos fazer sem grande dificuldade.  _palmas_