Autor Tópico: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.  (Lida 12627 vezes)

GRodrigues

  • Visitante
Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« em: 01 de Outubro de 2016, 21:40 »
Boa noite companheiros.  _convivio_

Pois é, resolvi aderir ao mundo das 2 rodas mas assim que comecei a pesquisar fiquei com a cabeça à roda com tanta opção e variáveis a considerar, mas "first things first":

-A mota será para levar desde (mais ou menos) a Quinta do Conde até ao Marquês de Pombal ou seja o percurso será feito maioritariamente pela A2 sendo que de acordo com o Google Maps o percurso são exactamente 28 KM, ou seja, 56 Km diários, pensando nisso são cerca de 1300 KM mensais.
-Raramente vou andar com pendura uma vez que a esposa morre de medo de motas e filhote ainda é bebé.
-Sou um rapaz grandito com 1m90 e um peso acima dos 100 kilitos.

Depois de alguma pesquisa, e tendo em conta o meu orçamento (até cerca de 3.000 Euros) cheguei aos modelos que mais gostei (provavelmente terá que ser usada), até já dei uma voltinha em cada uma delas e adorei as 3...acho que podia escolher de olhos fechados.  :))

-Sym GTS
-Kymco Downtown
-Piaggio XEvo

Mas aqui é que a porca torce o rabo porque a oferta é muita e envolve vários parâmetros, por exemplo:

-Uma destas com 25.000 Km é muito?
-É melhor uma de 20 ou 25.000 km com 2 anos de vida ou uma com 6 anos com 8 ou 10.000 km?
-E a questão das revisões deve ser feita "by the book"? É que por exemplo segundo li por aqui a SYM recomenda mudanças de óleo a cada 3.000 km o que no meu caso seria a cada 2 meses, o que ficaria algo caro. Já a Piaggio recomenda a cada 6.000 e a Kymco a 5.000 o que já reduzira esses custos para quase metade.

São sobretudo este tipo de questões que me deixam de nervos em franja porque percebo zero do assunto, mas são precisamente estas questões que vão ser decisivas na minha escolha.

Um grande abraço a todos e um muito obrigado pela ajuda.  _convivio_
« Última modificação: 01 de Outubro de 2016, 21:55 por GRodrigues »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2016, 21:55 »
Diria que já tens uma boa selação feita. Para um "menino" como tu e para o tipo de trajeto não faz sentido mais pequeno.
Numa vertente mais low-cost podes incluir a daelim s3 ou sym citycom ou joyrade, por exemplo.
Verifica ainda a questão do plano de manutenção sym. As 125 trocam óleo a cada 3K mas a revisão é apenas a cada 6K.
Se tens carta, para o numero kilometros que enuncias, uma máquina com mais cc poderia ser mais vantajosa no plano de manutenção.
Continua a testar, vais chegar em breve à escolhida  _pol_
« Última modificação: 01 de Outubro de 2016, 22:20 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2016, 22:16 »
Viva companheiro !  Ten que ser mesmo uma 125cc ?  É que fazer autoestrada diária numa 125 va ser bastante entediante , mas se tivesse que ser mesmo uma 125 por limitações da carta ,  optava por uma pcx.

GRodrigues

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2016, 22:40 »
Obrigado desde já.  :)

Sim, para já tem de ser uma 125cc por limitação de carta. Talvez a médio prazo pondere a carta de condução de mota mas para já não é hipótese.

rinacio

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2016, 22:50 »
Boas,

Eu faço diariamente Fernão Ferro-Algés.
Demoro 35 minutos e estou a gastar 2l/100 na minha Honda Forza 125.
Na altura da escolha também estava inclinado para a Sym mas, a campanha sem juros Honda, o plano de manutenções mais alargado e outros factores fizeram-me optar pela Forza.

Mas há muita gente também satisfeita com a Sym.

Boa escolha é que te traga muitas horas de diversão.

GRodrigues

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2016, 02:32 »
E na questão dos KM, 20 ou 30.000 numa Maxi Scooter é demasiado?

E uma outra questão, ao ver as SYM GTS reparei que existem as "tradicionais" que vemos pelas estradas diariamente mas também umas (que vejo menos) que têm um aspecto ligeiramente diferente, a traseira está mais despida e levantada. A diferença entre ambas é simplesmente estética?

Ccarvalho

  • Visitante
Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2016, 09:35 »
30.000 kms não é demasiado, depende se o anterior dono tratou bem da máquina, se fez as revisões conforme o planeado, etc.

Está uma Kymco Downtown usada à venda na Lismotor por menos de 1.900,00 que poderá ser uma boa solução para o que procuras.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2016, 09:36 por Ccarvalho »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2016, 09:51 »
Diria que 20-30K não é demais numa 125, DESDE que a manutenção tenha sido feita de forma correta.
Contudo e em especial devido ao numero de kms que tencionas fazer, sugiro um modelo com menos kms. Pegares num modelo com 30K em ano e meio terás 50K com o aumento de manutenção que isso implica e grande dificuldade em vender, se for esse a opção.
Equaciona os kms da scooter e o seu plano de manutenção, comprar com 10K e teres uma maior intervençâo aos 12K com troca de correia, roletes, etc pode ser "aborrecido".
As marcas mais sonantes perdem menos valor devido ao uso que outras.
Negociar é sempre bom
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2016, 11:20 »
E na questão dos KM, 20 ou 30.000 numa Maxi Scooter é demasiado?

E uma outra questão, ao ver as SYM GTS reparei que existem as "tradicionais" que vemos pelas estradas diariamente mas também umas (que vejo menos) que têm um aspecto ligeiramente diferente, a traseira está mais despida e levantada. A diferença entre ambas é simplesmente estética?
Julgo que te referes à GTS evo (modelo antigo) e a GTSi (modelo mais recente).
A evo é a carburador e gasta aproximadamente mais 0,5 l/100km, também tem kick caso fiques sem bateria por alguma razão. A GTSi tem um baú maior e saida de ar quente no túnel central (para quem gosta de usar cobre pernas).

Acima de tudo recomendo experimentares, pois com 1,90m podes-te ver sem espaço para pernas. Não descures o conforto para essa quilometragem toda.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2016, 12:30 »
Ainda por aí andam algumas gts, primeira versão creio, versão ciclope com os dois faróis sobrepostos a traseira parece ser igual à versão Evo
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

cgomes

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #10 em: 03 de Outubro de 2016, 13:32 »
Companheiro

Sugiro vivamente a Burgman 125cc. Tenho visto algumas usadas e com boas indicações, dentro do teu orçamento.

Boa escolha

JViegas

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2016, 14:47 »
Para além do que os companheiros te estão a indicar, acrescento também o valor para o equipamento motociclista e por conseguinte para o frio e chuva.

Irás andar todos os dias o que no inverno as viagens serão eventualmente mais "castigadoras".

Não sei se terás outro orçamento para além do que referes para o equipamento.

Não é preciso gastar rios de dinheiro (eu em dois anos tenho comprado/melhorado o meu equipamento gradualmente €€€€) mas tem em consideração esses gastos.

Já que estamos a entrar no Inverno e atendendo que começaram as épocas de chuva, verifica em que estado estão os pneus. Fará algum sentido comprar uma maquina com os pneus ainda em condições para fazer face ao piso escorregadio.

Não sei se os modelos que indicas têm ABS. Eu pessoalmente daria primazia ao modelo que tivesse esse sistema.

Quanto à quilometragem que alguns modelos têm, tudo depende da forma como as manutenções foram feitas. Existe livro de manutenção em dia? As manutenções foram feitas em agente autorizado ou oficina da especialidade?

E o seguro? Já pensas-te nisso? Simulações, preços, custos, etc. etc.

Boa sorte e bem vindo ao mundo das duas rodas.

odivelas

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #12 em: 03 de Outubro de 2016, 16:13 »
Boas,

Ora eu faço exactamente esses 56km diarios. Na altura de comprar a Maxi tb, tal como tu e todos nós, tive essas duvidas todas e mais algumas... A minha escolha pendeu para uma Kymco Downtown e so tenho a dizer maravilhas. Note-se que apenas tenho 1.70m...

Relativamente ao conforto, para mim, a DT cumpre o que promete.
Seja Verão ou Inverno a minha Brankynha tem sido o meu transporte diário para o emprego.

Nota:
No dia que comprei a DT ja tinha uma SYM GTS Evo para ir ver... Com a Evo tb ficas mto bem servido!

Se precisares de algo apita...

Cumps,
Odivelas

Offline dmtsilva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 27
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Honda
  • Modelo: XADV 750 (2021)
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2016, 18:56 »
Boas,

ao longo dos 6 anos que tive a sym gts evo, fiz durante 3 anos Cascais - Parque das nações, e nos ultimos 3 anos de "vida" da sym nas minhas mãos foi cascais - oeiras.
Portou se sempre lindamente, é uma mota bastante confortável, claro que tem as suas limitações como tem qualquer 125 mas cumpre o que é pedido, poupar tempo casa-trabalho trabalho-casa. 47 000 km com o único problema ter sido, a bateria ter ido á vida, mas de resto sempre cumpri a risca o plano de manutenção e a bicha nunca se queixou.
Fazer AE pode ser entediante senão houver trânsito, aí não há milagres para as 125.
Mas a decisão final é sempre tua.

Boa sorte com a escolha!

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2016, 21:18 »



As tuas escolhas são máquinas com provas dadas, de qualquer forma e com conhecimento de causa tive durante 3 anos e meio uma X-max a qual fez nas minhas mãos 87 000km fazia e faço uma média de 100km dia (parte EN10 outra parte AE2), em relação á manutenção tanto a revisão como a mudança de oleo é a cada 6 000km.


E os valores que tenho visto no mercado dos usados rondam os 2 500€ a 3 000€.


Em AE não considero assim tão entediante , mas isso sou eu que de velocidades só mesmo de carro, de qualquer forma a velocidade mais confortável era de 100km sem qualquer esforço para a dita, apesar de chegar com facilidade aos 120km, mas numa 125cc não convém andar nos limites.
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #15 em: 03 de Outubro de 2016, 22:15 »
a Yamaha XMAX 125  e a Forza 125  são outro campeonato   _careta_



acho que o companheiro prefere arriscar a segunda divisão  :-?

para isso a kimco está  _pol_ 








As tuas escolhas são máquinas com provas dadas, de qualquer forma e com conhecimento de causa tive durante 3 anos e meio uma X-max a qual fez nas minhas mãos 87 000km fazia e faço uma média de 100km dia (parte EN10 outra parte AE2), em relação á manutenção tanto a revisão como a mudança de oleo é a cada 6 000km.


E os valores que tenho visto no mercado dos usados rondam os 2 500€ a 3 000€.


Em AE não considero assim tão entediante , mas isso sou eu que de velocidades só mesmo de carro, de qualquer forma a velocidade mais confortável era de 100km sem qualquer esforço para a dita, apesar de chegar com facilidade aos 120km, mas numa 125cc não convém andar nos limites.
Espirito Aventura

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #16 em: 03 de Outubro de 2016, 23:12 »
Ok eu não vou complicar mais a escolha,das 3 que escreveste  a minha opinião ,isto porque posso falar dela,sugiro a downtown, tem os 15 cv ,anda tanto como as de topo e tem boa capacidade de carga,consumos entre os 3 e 3.8.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

meloy

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #17 em: 04 de Outubro de 2016, 11:33 »
alguém falou ai das PCX e afins (nmax,...) , mas não cais nesse erro, porque a PCX para AE é um grande erro.

Se consegues fazer autoestrada com PCX? consegues,... mas é muito pouco estável, apanhas vento no peito até dizer chega,...

A PCX para a tua altura é muito pequena... eu tenho 1,8mts e fiz um test drive em AE e apartir dos 70/80km/h aquilo é duro... ok... podes comprar um vidro mais alto,... mas mesmo assim aquilo dança muito.

tenho uma EVO (carburador) e estou satisfeito,... mas também não faço muita AE. As viagens que fiz Lisboa - Setubal numa ou outra ocasião... é muito chato... parece que vais parado... mas faz-se...

Por isso deves fazer parte daquele clube que vai para uma 125 para ver como é andar de mota e depois fazes upgrade de CC porque quando implica alguns km as 125 são um pouco curtas...

fanning

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #18 em: 04 de Outubro de 2016, 22:04 »
Eu tenho a tua altura e já vou na segunda kymco downtown. E a scooter onde me sinto mais à vontade, e é bastante estável e até agora problemas não tive, a outra durou 24 mil kms, e está vai nos 2 mil kms.

Mas é uma questão de ires ver e sentir "é  esta!"

Boaz escolha

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #19 em: 04 de Outubro de 2016, 22:08 »
Eu tenho a tua altura e já vou na segunda kymco downtown. E a scooter onde me sinto mais à vontade, e é bastante estável e até agora problemas não tive, a outra durou 24 mil kms, e está vai nos 2 mil kms.

Mas é uma questão de ires ver e sentir "é  esta!"

Boaz escolha
O segredo ,que não é, é devido a estas terem as bases das irmãs maiores(300cc) logo scooters como as downtown,xmax etc sao as melhores opções ,sao grandes ,o coração é que é pequeno...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pjmartinho

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #20 em: 04 de Outubro de 2016, 22:52 »
Sendo uns centimetros mais baixo, mas tendo o mesmo peso, deixo aqui a minha avaliação da Downtown 125i.

Comparando com a Sym, acho-as equivalentes com a desvantagem da Sym ter de trocar o oleo de 3 em 3 mil Km.

GRodrigues

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #21 em: 07 de Outubro de 2016, 09:40 »
Muito obrigado a todos companheiros.  _convivio_

Tenho andado a ver, a ver, a ver...à procura do melhor negócio. No que a particulares diz respeito tenho algum receio porque não sou um entendido em mecânica nem conheço nenhum, mas de facto é no mercado dos particulares que se encontram os negócios tentadores, mas como disse o receio é imenso, eu gosto de acreditar que o mundo está cheio de pessoas honestas e de carácter...mas...

Tive quase quase quase a comprar uma Sym GTSI, versão com ABS, desloquei-me ao stand já pronto para a comprar...cheguei lá tinha acabado de ser vendida há umas horas e o homem do stand ainda me diz "foi uma pena para si,a  moto estava mesmo 5*."  _martelada_

Nesta altura coloquei a Piaggio XEVo um bocadinho de parte, porque não a encontro à venda nas condições que quero, julgo que a moto já nem se fabrica e não é fácil encontrar informação sobre a mesma, o que é pena, uma vez que visualmente gosto bastante dela.

Ultimamente também tive a ler os diversos DB aqui do pessoal e surgiu a hipótese da Daelim S3 Touring, os proprietários parecem-me contentes com a scooter mas não sei, há algo ali na estética que me parece esquisito.  :-\  Tenho de a ver ao vivo.

Embora tenha a grande vantagem de tendo em conta o facto de ser bem mais barata que a GTS e a DT a poder comprar novinha em folha.

Hoje tirei um dia de férias e vou fazer uma tour pelos diversos concessionários num raio de 30 km.  :))

Confesso que nesta altura estou inclinado para a DT, pelo intervalo de tempo nas mudanças de óleo, de 3 em 3 mil no meu caso significa mudar de óleo praticamente de 2 em 2 meses.  _pensador_
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 09:41 por GRodrigues »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #22 em: 07 de Outubro de 2016, 09:55 »
Em tempos também andei tentado a ver as Xevo, não encontrei nenhuma em condições e perto para visita pelo que deixei de parte.
A Daelim s3 tem a vantagem de ser barata, mesmo em nova, boa potencia mas há quem se queixe da suspensão dura, tem cbs e plataforma plana para quem gosta. A campanha terminava a 30/set.
Revê os DB respetivos para melhor opinião.
A Sym gtsi tem menos potência mas parece ser mais confortável. Tem mudas de óleo a cada 3K mas revisões a cada 6K, 1lt óleo custa 10euros... Tem versão com abs.
Revê os DB respetivos para melhor opinião.
A Downtown tem boa potencia e bom espaço, há quem se queixe da posição dos apoios de pés para pendura.
Revê os DB respetivos para melhor opinião.
Acima de tudo, testa e vê qual delas casa melhor contigo e para o teu programa.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

GRodrigues

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #23 em: 07 de Outubro de 2016, 17:37 »
 _convivio_

Hoje fiz o meu tour pelos diversos concessionários e a escolha ficou reduzida e Kymco DT e Sym GTS, não gostei de me sentir na Daelim, pareceu-me mais baixa que as concorrentes. Ainda experimentei uma Kymco K-XCT mas o guiador ao virar batia-me na perna.  _thumbdown_ Estava com uma promoção porreira, é pena.

Depois de experimentar a GTS e a DT posso dizer que não notei grandes diferenças no conforto da condução, talvez se tivesse experiência notasse mas eu ao experimentar fiquei com sensações muito semelhantes, desde o espaço para as pernas bem como a posição e conforto do banco.

Quanto a preços "consegui" exactamente o mesmo preço para ambas, na Sym lá me baixaram o preço para o mesmo da DT, aliás o stand da Sym até me disse que me fazia exactamente o mesmo preço se eu pretendesse a GTS Sport Edition. A vantagem do concessionário Kymco é que me ofereciam diverso material caso comprasse lá: capacete, cadeado, "manta" para as pernas" e mais umas coisitas, do lado da Sym é que me ofereciam garantia por 5 anos ou 100.000 km.

Já agora fica uma pergunta:

-Qual a diferença entre a Sym GTS I e a GTS Sport?

Tou completamente indeciso, gosto das 2 de forma igual, e pareceram-me muito semelhantes no conforto.  _martelada_ _martelada_ _martelada_
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 17:39 por GRodrigues »

pjmartinho

  • Visitante
Re: Escolha da 1ª MaxiScooter 125, um mar de dúvidas.
« Responder #24 em: 07 de Outubro de 2016, 18:08 »
A Sport tem um vidro mais pequeno, o banco tem a custura feita em linha vermelha, e mais um pózinhos... mas são exactamente a iguais em termos de mecânica, simplemente têm um look diferente