Autor Tópico: Correia, Cardan ou Corrente?  (Lida 4033 vezes)

Offline Paulo Silveiro

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Correia, Cardan ou Corrente?
« em: 26 de Setembro de 2016, 09:23 »
Boas companheiros

Uma vez que já existem muitos de vocês que utilizam estes sistemas de transmissão, gostaria de abrir este tópico para se debater qual destes três sistemas é o mais eficaz e de fácil manutenção.  _pensador_

Como não tenho conhecimentos de mecânica fiz uma pequena pesquisa pela net e encontrei isto:

Cardan
+ Transmite o torque diretamente do motor e caixa, para as rodas, é silencioso, e tem a melhor estética, é mais "limpo".
 - É pesado, manutenção é mais complicada, não é usual para motos de baixa cilindrada.

Corrente
+ Bom desempenho e fácil manutenção.
 - Necessita de ajustes e lubrificação constantes, é barulhenta.

Correias
 + São mais silenciosas, não necessitam de manutenção.
 -  Como são flexíveis  esticam quando são sujeitas a fortes acelerações não transmitindo o torque de uma forma muito eficiente.


Concordam?
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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2016, 09:42 »
Sim...

Pessoalmente gosto bastante dos sistemas de corrente mas tem 2 grandes inconvenientes:

Necessitam de ser limpas e lubrificadas com frequência

Durante a sua vida sofrem deformações, sendo necessário estica-las.


E depois claro... Há o problema dos salpicos de óleo que vão parar a todo o lado  _policia_

A manutenção pode tornar-se cara pois geralmente implica também a troca do pinhão, como da cremalheira. _pol_



JViegas

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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2016, 09:46 »
Maior longevidade de utilização "normal":
Cardan - Correia - Corrente, será?

Manutenção mais "cara"?

Cardan - Corrente - Correia? (atendendo que a corrente implica a aquisição de produtos de manutenção regulares)

Offline fastnet

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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #3 em: 26 de Setembro de 2016, 09:49 »
Paulo, acho que fizeste uma boa pesquisa

Acho que só acrescentaria

Cardan
baixíssima manutenção
sem alasticidade, não suporta reduções "malukas"
suporta cargas elevadas
existem vários tipos de cardan, seco e em bainha lubrificada

Corrente
mais universais
fáceis de alteração, pinhao e cremalheira
maior elasticidade que cardan
suporta cargas elevadas

Correia
pouca universalidade, cada modelo usa a sua medida de correia
quase sem manutenção, quando em caixa fechada convêm limpar a mesma
suporta cargas elevadas
perde propriedades com o tempo e desgaste da mesma

Pela mesma ordem está a durabilidade expectada do sistema de transmissão
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Offline Paulo Silveiro

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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #4 em: 26 de Setembro de 2016, 10:37 »
Obrigado pelas vossas contribuições.

Só uma dúvida, alguém sabe o porquê do cardan só ser utilizado nas motos de alta cilindrada?
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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #5 em: 26 de Setembro de 2016, 10:52 »
Obrigado pelas vossas contribuições.

Só uma dúvida, alguém sabe o porquê do cardan só ser utilizado nas motos de alta cilindrada?

Paulo,
conheço cardan em todas as cilindradas.
As BMw antigas tinham cardan, a deauville tem e a Yamaha townmate tb.
Nenhuma é de alta cilindrada.

Acho que razões como custo e peso, levam a poucos construtores optaram pelo sistema.
Um sistema de cardan é desenhado para aquele modelo, logo a marca tem de ter grande intervenção no seu desenvolvimento e na existência de stocks.
Caso a opção seja de corrente, basta ao construtor colocar as especificações a um sub-contratado e está feito.
Melhor colocarem corrente que assim a malta compra mais lol

Lembras das motorizadas que tinham guarda-corrente para evitar a entrada de pó? Aquilo protegia bastante mas hoje quase não se usa.
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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #6 em: 26 de Setembro de 2016, 11:31 »
Bom tópico.


Pessoalmente nunca tive nenhuma mota de cardan.


As primeiras que tive eram de corrente e mais tarde de correia.


Actualmente tenho um sistema diferente de todos os que aqui anuncias.


Resultado de imagem para transmission burgman 650


De acordo com o fabricante é virtualmente indestrutível. Pelo que li num forum da Burgman USA, a manutenção é feita aquando da revisão e usa 10W40, que se não estou em erro é o mesmo do motor.
E é apenas isto.


 

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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #7 em: 26 de Setembro de 2016, 12:10 »
Bom tópico.


Pessoalmente nunca tive nenhuma mota de cardan.


As primeiras que tive eram de corrente e mais tarde de correia.


Actualmente tenho um sistema diferente de todos os que aqui anuncias.


Resultado de imagem para transmission burgman 650


De acordo com o fabricante é virtualmente indestrutível. Pelo que li num forum da Burgman USA, a manutenção é feita aquando da revisão e usa 10W40, que se não estou em erro é o mesmo do motor.
E é apenas isto.

Tens razão Élio, esse sistema de carretos corretamente mantidos duram a vida de 2 motores  _pol_
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Re: Correia, Cardan ou Corrente?
« Responder #8 em: 26 de Setembro de 2016, 12:17 »
É verdade Élio tinha-me esquecido da tua maravilhosa "machine"...sorry _corado_
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