Autor Tópico: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo  (Lida 4862 vezes)

Carlos manuel

  • Visitante
consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« em: 24 de Setembro de 2016, 22:09 »
Boa noite
Gostaria que me ajudassem a dar a vossa openião sobre o desaparecimento do oleo do motor em percentagem considerável,mas existe uma questão não tenho a certeza á quanto tempo é que foi efectuada a ultima muda ou revisão relativamente á mudança de oleo.
Mas quando fui substituir o mesmo encontrava se no carter por volta de 200 ml de óleo.
Gostava da vossa openião e  experiência sobre o assunto em causa.Tambem vos informo que não deita fumo nenhum branco e a compressão se encontra normal e recomenda se,o veiculo é de 2011 e tem 38.000 kilometros.
Obrigado
Carlos Pereira

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2016, 10:49 »
Se o consumo não é exagerado ou absurdo, única coisa que pecas é não o controlares periodicamente. Um motor meu com consumo moderado nunca chegaria a meio quanto mais quase não ter.
Os consumos podem ocorrer por diversos motivos (e sim, as Hondas também o bebem). Tipo de óleo, viscosidade, temperatura ambiente, tipo de condução e inclusive estado do óleo (isto num motor saudável).
Logo, não sabendo estas variáveis nem o espaço temporal ou mesmo quilometrico, é difícil tecer opiniões
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #2 em: 25 de Setembro de 2016, 12:44 »

Pelo que percebi, o companheiro comprou a maxi usada e não sabe quando foi feita a última substituição de óleo.
Talvez fosse boa ideia ir fazer uma revisão e controlar o nível do óleo a partir daí.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 17:18 por Admin17 »
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #3 em: 25 de Setembro de 2016, 13:17 »
Como foi dito ,consome óleo porque? de quanto em quanto tempo ou km ele desaparece.
Se não há certeza a quando da última revisão ,aconselho a fazer uma ,mete óleo bom,tipo motul  7100 ,regista tudo é vê se volta a baixar e em quanto tempo,pode ser normal ou não depende...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Admin16

  • Visitante
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2016, 17:14 »
Boas,

afim de manter a salubridade do topico o mesmo foi alvo de moderação.

Boas curvas.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #5 em: 25 de Setembro de 2016, 17:25 »
Boas,

afim de manter a salubridade do topico o mesmo foi alvo de moderação.

Boas curvas.

manter a salubridade do tópico é muito bom!!!   haja quem o faça...   _pol_

É como manter as nossas motinhas saudáveis ...ora companheiro o que eu aprendi é que estas scooters duram...duram.duram..mas têm de ter manutenção de avião...isto é ...seguir á risca e substituir tudo o que é necessário e temos longa vida nas scooters..

Se o companheiro não tem noção das revisões e quando foram efectuadas..nada  como fazer um reset e começar uma nova vida da scooter...seguir as manutenções e os prazos de manutenção.

A razão do pouco óleo pode ser diversa, inclusive , ter sido pouco abastecida no dia da ultima revisão... _pensador_  qui çá ??!! 

De qualquer modo sobrarem 200 ml num motor de 300 cm3 é preocupante,  _pensador_   mas quase todas consomem..por acaso a minha Xmax 400, com 45,000 kms não consome..mas isso deve ser porque gosta mais de gasolina  _vinho_ _vinho_   bem queria que ela me desse motivos para a trocar ..raio da mota  :-? 

cumprimentos e boas voltas

« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 17:33 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #6 em: 25 de Setembro de 2016, 22:36 »
Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpa pela minha intervencao anterior no post devido a uma intervenção hilariante de outro companheiro  _lol_ _lol_ _lol_




Em 2 e para me redimir... ha que estar atento a 2 pormenores:


Em primeiro lugar qual o oleo que metemos no motor


Em segundo, ter um registo da kilometragem para controle.



Posto isto, o meu conselho ao companheiro é esquecer as contas actuais... é preparar um muda de óleo, com um bom óleo, na graducao recomendada para a sua SYM  _pol_


Entretanto registre os kilometros e data... depois é ir controlando. O consumo de óleo nas cilindradas mais pequenas é relativamente normal... os motores tem carteres muito pequenos e geralmente andam sempre em rotações muito elevadas.


Se vir que o consumo está muito elevado, é melhor pensar em ver os segmentos...


Se o consumo estiver normal é ir controlando e atestando quando ficar muito baixo  _pol_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #7 em: 26 de Setembro de 2016, 09:09 »

Convém manter esse nível de óleo debaixo de olho. Pode ter sido uma situação ocasional, ou um problema mais sério. Como não tens o historial da scooter, relativamente às revisões, tens de estar atento.

Nesse modelo não existem relatos de consumo de óleo, pelo que me inclino para a falta de uma manutenção periódica.  _pol_
« Última modificação: 26 de Setembro de 2016, 21:11 por Admin16 »
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Carlos manuel

  • Visitante
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #8 em: 28 de Fevereiro de 2017, 16:20 »
Boas tardes
Queria continuar ou melhor dar continuidade ao meu Tópico do consumo de óleo da Minha Sym Gts 300i evo. Coloquei eu próprio 1 litro e pouco de Óleo Castrol Power 1 Semi sintético 10 w 40 e qual o meu espanto que me consumio novamente o óleo todo ou quase todo em mais ou menos 2500 kilometros. Faço muito auto estrada em velocidade moderada,mas como é uma acelera e dado esta andar em rotações mais elevadas,pois enquanto muda e não muda de engrenagem ou mudança fica em alguns momentos em regimes ligeiramente mais elevados do que em situações ditas normais relativamente a de uma moto convencional. Não sei se é por esse motivo mas que o óleo tende em desaparecer. Não sei se será segmentos ou os vedantes das válvulas ou o óleo ser algo fino.Ela não está a perder compressão que eu note nem está a fazer fumo que eu também tenha reparado. Enfim estou bastante curioso é apreensivo com esta situação pois nunca me tinha acontecido tal situação. Alguém me pode dar alguma ideia relativamente ao exposto. E já agora qual o consumo das vossas e qual o andamento e sitio por onde andam.
Obrigado pelo vosso Apoio, pois estou sem saber o que Fazer.
Forte Abraço
Carlos Pereira

NSilva

  • Visitante
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #9 em: 28 de Fevereiro de 2017, 16:55 »
Boas Carlos Manuel,

Acho que deves mesmo seguir o manual de revisão, digo isto porque também é necessário trocar as juntas. Não sei precisamente quais são, mas sei que de x em x km's é necessário trocar as mesmas.
De qualquer das formas nunca notei esse consumo de óleo na minha, portanto algo está mal  _pensador_ _pensador_ A auto estrada não pode ser um elemento para que o consumo de óleo exista, isto porque também já fizemos algumas viagens com a bicha (cerca de 200km's de Auto estrada sempre a 120km/h) e nunca tivemos esse problema.

Falando agora de consumos.... Faço bastante cidade e com a minha condução consigo médias de 4 lt/100, no entanto, quando vou de viagem já a uma velocidade mais "alta" consigo baixar para 3.6lt/100km's.

Um abraço!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #10 em: 28 de Fevereiro de 2017, 18:08 »
Creio ser normal o nivel de óleo baixar com a utilização, daí termos de estar atentos e retificar sempre que necessário.
Mas o que parece é teres um consumo excessivo.
Quando referes que colocaste 1lt e pouco, quer dizer que colocaste ao nivel  máximo?
A vareta não vai até ao fundo do carter, o nivel pode ter apenas descido abaixo do comprimento da vareta.
Como andas com essa questão à algum tempo, parece mais sensato ir ao doutor com ela.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

interceptor

  • Visitante
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #11 em: 01 de Março de 2017, 13:35 »
Esse óleo que adicionaste é igual ao que já estava no motor?

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: consumo de oleo na minha Maxiscoter Sym Gts 300i evo
« Responder #12 em: 01 de Março de 2017, 16:45 »
 _convivio_ Olá boas

Companheiro Carlos isso não é normal eu comprei uma dessas nova em Setembro de 2011 cinza mate

e gostei bastante de andar com ela e troquei em Maio de 2013 com 23000kms e nunca me gastou oleo nenhum

e andava sempre em EN e AE esses motores são muito bons nunca dão problemas tens que ir a uma oficina

como deve ser da tua confiança para veres o que se passa

abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?