Autor Tópico: ABS  (Lida 11078 vezes)

strikereg

  • Visitante
ABS
« em: 23 de Setembro de 2016, 17:01 »
Boa tarde,

Para quem não quiserler o post completo, fica apenas a pergunta: qual o aspeto de um sistema ABS? É aquele disco interior com buracos retangulares, como este?
http://www.kymco.es/uploads/media/prensa_descargas_imagenes_videos/0001/02/ff1324c6fcbf0637caf0b239e4ee477cab6120f0.jpeg

Agora para quem quer sabe o por quê :)

Ando a pensar comprar uma MaxiScooter e um dos requisitos que acabei por começar a achar importante foi o ABS.

Como não pretendo investir muito dinnheiro numa fase inicial, estou inclinado para uma Yamaha NMAX, que penso ser adequada a uma iniciação e, embora não 100% adequada a partes do meu percurso (IC19), também não será totalmente desadequada.

No entanto encontrei uma Kymco K-XCT 125 usada que me pareceu interessante, mais adequada a uma utilização que vá para além da citadina, que refere ter ABS. Mas do que percebi o modelo comercializado cá não tem ABS, ou estou enganado. E o que tem ABS tem a indicação na forqueta ("ABS"), indicação que não encontro na que está para venda.

Obrigado pela ajuda.

guiZmo

  • Visitante
Re: ABS
« Responder #1 em: 23 de Setembro de 2016, 17:08 »
Fiz durante 1 ano Massamá - Praça de Londres de PCX 125.... e levava-me e trazia-me. Claro que fazia melhor com transito do que sem transito no IC19.

Olhas para uma mota com ABS e mesma sem ABS e à vista não notas diferença. O disco é igual, e a bomba poderá ser ligeiramente diferente.

É como nos carros, o ABS funciona na bomba de travão, e não no disco ou em algum dispositivo à parte. Por norma vem identificado no braço da suspenção ou no para lamas frontal.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: ABS
« Responder #2 em: 23 de Setembro de 2016, 17:24 »
Boas, a Kymco não tem ABS, pelo menos no site não aparece nenhuma referência a ele.  A Nmax tem. São dois modelos muito diferentes, a K-XCT é mais potente e mais encorpada, a Nmax mais ágil. 

Tens de pensar o que é mais importante para ti.  _pensador_

Facilidade de utilização, economia, a Nmax.

Mais apta a viagens com mais quilometragem e mais encorpada a K-XCT.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: ABS
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2016, 17:26 »
já tens vários modelos com abs no mercado, Honda, Yamaha, Kymco, Sym, Piaggio, ...
Geralmente não dá para veres o sistema abs, mas sim a tal roda interior no(s) disco(s) e o respetivo sensor de abs.
Há modelos que têm cbs, abs ou abs+cbs.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

strikereg

  • Visitante
Re: ABS
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2016, 17:41 »
Fiz durante 1 ano Massamá - Praça de Londres de PCX 125.... e levava-me e trazia-me. Claro que fazia melhor com transito do que sem transito no IC19.

Olhas para uma mota com ABS e mesma sem ABS e à vista não notas diferença. O disco é igual, e a bomba poderá ser ligeiramente diferente.

É como nos carros, o ABS funciona na bomba de travão, e não no disco ou em algum dispositivo à parte. Por norma vem identificado no braço da suspenção ou no para lamas frontal.
Obrigado pela partilha de experiência.
Sobre o ABS, não sendo visível a olho nu, e não tendo a indicação que devia ter no braço da suspensão, vou assumir que seja erro no anúncio.

Boas, a Kymco não tem ABS, pelo menos no site não aparece nenhuma referência a ele.  A Nmax tem. São dois modelos muito diferentes, a K-XCT é mais potente e mais encorpada, a Nmax mais ágil. 

Tens de pensar o que é mais importante para ti.  _pensador_

Facilidade de utilização, economia, a Nmax.

Mais apta a viagens com mais quilometragem e mais encorpada a K-XCT.
Pois, penso que ABS só em versões comercializadas noutros países.
Sobre a comparação, de facto não penso (mas para quem nem sequer alguma vez teve uma moto, isto vale o que vale) fazer grande kilometragem, só os 30Km diários (15+15), 20 dos quais em vias rápidas.

já tens vários modelos com abs no mercado, Honda, Yamaha, Kymco, Sym, Piaggio, ...
Geralmente não dá para veres o sistema abs, mas sim a tal roda interior no(s) disco(s) e o respetivo sensor de abs.
Há modelos que têm cbs, abs ou abs+cbs.
Pelo que vi os modelos com ABS começam, noutras marcas que não a Yamaha, em modelos de gama (e preço) superior.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: ABS
« Responder #5 em: 23 de Setembro de 2016, 18:10 »
Muitas marcas põem o ABS nos modelos cujo peso ou potência já implicam uma travagem mais exigente. Nos modelos mais leves e menos rápidos pode não justificar o custo. A Yamaha optou por colocar o ABS para tentar enfrentar o leão do mercado que é a pcx, mas mesmo assim parece que não conseguiu ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: ABS
« Responder #6 em: 23 de Setembro de 2016, 18:15 »
Atenção com isso da identificação a olho para ver  se tem ou não ABS pela existência do tal disco interior perfurado (que depois é lido pelo sensor) pois há casos onde o disco existe mas a moto NÃO tem ABS. Um exemplo é a 1a geração de Maxsym 400.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: ABS
« Responder #7 em: 24 de Setembro de 2016, 13:11 »
Obrigado pela partilha de experiência.
Sobre o ABS, não sendo visível a olho nu, e não tendo a indicação que devia ter no braço da suspensão, vou assumir que seja erro no anúncio.
Pois, penso que ABS só em versões comercializadas noutros países.
Sobre a comparação, de facto não penso (mas para quem nem sequer alguma vez teve uma moto, isto vale o que vale) fazer grande kilometragem, só os 30Km diários (15+15), 20 dos quais em vias rápidas.
Pelo que vi os modelos com ABS começam, noutras marcas que não a Yamaha, em modelos de gama (e preço) superior.

Companheiro, a utikização de abs está a aparecer em mais modelos.
Vê o exemplo da piaggio liberty, tem um abs simplificado e é um modelo quase low-cost.
Alguêm que me corriga pf, os modelos  ≥250cc têm de vir equipados com abs, os outros com abs ou cbs, isto a partir de 2017. Naturalmente haverá um periodo para escoamento de stocks .
« Última modificação: 26 de Setembro de 2016, 09:59 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Ricardo_jg

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Vinagre de Cima
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300I
Re: ABS
« Responder #8 em: 25 de Setembro de 2016, 21:43 »
Boas noites,

Desculpem o Hijack do tópico.

Numa Sym GTS das recentes é possível fazer o retrofit do ABS? À partida é preciso o módulo, o disco com o sensor ótico e a cablagem (a minha é das primeiras ainda não havia o modelo com ABS) mas se alguém me pudesse dar algumas luzes agradecia.

Ao autor do tópico: Se vai andar com piso molhado é obrigatório, no meu ver.
No outro dia fui ao chão porque um .... de um taxista com uma matrícula falsa decidiu mudar de faixa à última da hora e embora não lhe tenha batido, a roda da frente bloqueou e tapete com ela. Logo ali ficou pago o ABS, fora se algum dia for uma coisa séria. Aliás nem sei porque ainda é permitido vender motas sem ABS, mas isso já é opinião pessoal!

Boas voltas!!
« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 21:44 por Ricardo_jg »

pjmartinho

  • Visitante
Re: ABS
« Responder #9 em: 25 de Setembro de 2016, 23:51 »
Boas noites,

Desculpem o Hijack do tópico.

Numa Sym GTS das recentes é possível fazer o retrofit do ABS? À partida é preciso o módulo, o disco com o sensor ótico e a cablagem (a minha é das primeiras ainda não havia o modelo com ABS) mas se alguém me pudesse dar algumas luzes agradecia.

Ao autor do tópico: Se vai andar com piso molhado é obrigatório, no meu ver.
No outro dia fui ao chão porque um .... de um taxista com uma matrícula falsa decidiu mudar de faixa à última da hora e embora não lhe tenha batido, a roda da frente bloqueou e tapete com ela. Logo ali ficou pago o ABS, fora se algum dia for uma coisa séria. Aliás nem sei porque ainda é permitido vender motas sem ABS, mas isso já é opinião pessoal!

Boas voltas!!

Fazer o retrofit do ABS numa mota sem ele é possível... agora os custos ficam superiores do que comprar a moto já com ABS montado... cerca de 500€ mais com ABS sobre a versão sem ABS.

No caso da Kymco, a roda da frente tem lá o disco do sensor do ABS mas, as 125cc não o têm. Só a Downtown 300 é que tem ABS (pelo menos cá em PT) e a Xciting 400.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: ABS
« Responder #10 em: 26 de Setembro de 2016, 00:08 »
depois de ter ABS não o dispenso  _pol_ 
Espirito Aventura

JViegas

  • Visitante
Re: ABS
« Responder #11 em: 26 de Setembro de 2016, 11:20 »
depois de ter ABS não o dispenso  _pol_

Estou como o companheiro refere.
É uma mais valia, um acréscimo de segurança.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: ABS
« Responder #12 em: 26 de Setembro de 2016, 19:29 »
Como a minha não tem ABS não lhe sinto a falta, mas concordo que é uma mais valia na segurança.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: ABS
« Responder #13 em: 27 de Setembro de 2016, 09:33 »
O ABS é muito importante, principalmente nas motos de estrada, onde as travagens fortes com bloqueios de rodas podem ser frequentes. Na minha Tmax, o sistema tem uma presença muito forte na roda de traseira. vária vezes o sento a atuar. 

Por outro lado, em offroad, o sistema  não permite uma condução eficaz, daí as trails, terem um botão para desligá-lo para fazerem os trilhos.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: ABS
« Responder #14 em: 27 de Setembro de 2016, 11:31 »
O ABS é muito importante, principalmente nas motos de estrada, onde as travagens fortes com bloqueios de rodas podem ser frequentes. Na minha Tmax, o sistema tem uma presença muito forte na roda de traseira. vária vezes o sento a atuar. 

Por outro lado, em offroad, o sistema  não permite uma condução eficaz, daí as trails, terem um botão para desligá-lo para fazerem os trilhos.

ui,,não o quereria em off road  _thumbdown_  aí as coisas mudam de figura
Espirito Aventura

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: ABS
« Responder #15 em: 27 de Setembro de 2016, 13:32 »
Maxi Scooters em off road?
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: ABS
« Responder #16 em: 27 de Setembro de 2016, 13:51 »
Maxi Scooters em off road?


Não é isso que a Honda pretende fazer com a X-ADV? _Rolley_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: ABS
« Responder #17 em: 27 de Setembro de 2016, 14:22 »

Não é isso que a Honda pretende fazer com a X-ADV? _Rolley_
Parece que sim. Por momentos pensei que se estava a falar de motas com corrente...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: ABS
« Responder #18 em: 27 de Setembro de 2016, 20:49 »
Maxi Scooters em off road?

Sim, apesar da X-ADV ser uma scooter com capacidades Off road,  sim  estava a falar em motas de corrente, bastava leres a resposta anterior do Silveiro:



Por outro lado, em offroad, o sistema  não permite uma condução eficaz, daí as trails, terem um botão para desligá-lo para fazerem os trilhos.


 _convivio_
« Última modificação: 27 de Setembro de 2016, 20:50 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Du Art

  • Visitante
Re: ABS
« Responder #19 em: 27 de Setembro de 2016, 22:24 »
Boas

ABS sempre, vejam videos vejam reviews e tds dizem o mesmo. A minha mula vem com ABS e felizmente so precisei dele uma vez. A ideia e nao ocorrerem situacoes que nos coloquem na posicao de desejar ter ABS e nao ter.

Outra coisa, uma mota com ABS desvaloriza menos.

Abrc

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: ABS
« Responder #20 em: 27 de Setembro de 2016, 22:33 »
mulas com ABS ???   _confuso_ _confuso_ _confuso_     homessa ??!!!   

Ó Home entã agora até as mulas vêm com ABSii??    _confuso_ _confuso_ 

essa é que eu nã sabià  :-? :-? nã senhor _anjo_ _anjo_ _anjo_





Boas

ABS sempre, vejam videos vejam reviews e tds dizem o mesmo. A minha mula vem com ABS e felizmente so precisei dele uma vez. A ideia e nao ocorrerem situacoes que nos coloquem na posicao de desejar ter ABS e nao ter.

Outra coisa, uma mota com ABS desvaloriza menos.

Abrc
« Última modificação: 27 de Setembro de 2016, 22:34 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: ABS
« Responder #21 em: 27 de Setembro de 2016, 22:33 »
Sim, apesar da X-ADV ser uma scooter com capacidades Off road,  sim  estava a falar em motas de corrente, bastava leres a resposta anterior do Silveiro:


 _convivio_
A X-ADV terá também corrente.
Na realidade será uma Integra (mesmo motor, DCT, corrente) com um design diferente e características adaptadas para o off road.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: ABS
« Responder #22 em: 27 de Setembro de 2016, 22:43 »
A X-ADV terá também corrente.
Na realidade será uma Integra (mesmo motor, DCT, corrente) com um design diferente e características adaptadas para o off road.

ok, penso que teremos lido da mesma fonte  _Rolley_ 

Ainda há pouco sobre a scooter, além de um video que é bastante aliciante  _pol_  já agora..que este tópico é sobre ABS ...curioso saber se a X-ADV terá a opção de desligar o ABS dadas as características anunciadas da mesma...   _pensador_  é que descer uma ladeira escorregadia (acredito que em breve haja quem o faça)  com ABS é queda na certa   _thumbdown_ _thumbdown_
« Última modificação: 27 de Setembro de 2016, 22:44 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: ABS
« Responder #23 em: 27 de Setembro de 2016, 23:36 »


já agora..que este tópico é sobre ABS ...curioso saber se a X-ADV terá a opção de desligar o ABS dadas as características anunciadas da mesma...   _pensador_  é que descer uma ladeira escorregadia (acredito que em breve haja quem o faça)  com ABS é queda na certa   _thumbdown_ _thumbdown_
Deve ter. Aliás, só pode é ter mesmo. Tal como a nova Africa Twin.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: ABS
« Responder #24 em: 28 de Setembro de 2016, 09:20 »
HUMMMMMM _Rolley_ Scooters a descer ladeiras.....

Vamos esperar para ver, mas tenho muitas dúvidas que esta scooter não passe de uma integra com novas carenagens. No fundo um SUV para subir passeios.

Mas vamos esperar, para ser uma verdadeira offroad teria que ter suspensões com grande curso, pneus mistos, jante  19 ou maior na dianteira, para além de outras especificações para o todo o terreno. Nas imagens já divulgadas não se conseguem ver os pormenores, mas consegui identificar umas jantes com raios, suspensão invertida e braço oscilante na traseira. Isto é bom para o offroad. _pol_

De qualquer maneira a Honda está a trabalhar bem, ao criar esta espectativa.     
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022