Autor Tópico: escala de velocidades vs consumo otimizado  (Lida 5296 vezes)

Offline catalaopaulo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 161
  • Localidade: Gavião
  • Dubium sapientiae initium
  • Marca: BMW
  • Modelo: C650 GT
escala de velocidades vs consumo otimizado
« em: 20 de Setembro de 2016, 23:37 »
Caros companheiros,

Ao fazer viagens ao Gavião, reparei numa coisa engraçada (ou não), a "besta" consome a 115 km/h perto de 5 litros, e a 130km/h uns reduzidos 3.6 litros.

A ideia com que fico é que no 115 estava no limite de uma suposta "mudança", e no 130 estava no início de uma nova "mudança" mais alta.

Existirá algo gráfico que me diga qual é o inicio de cada "mudança" para eu dessa forma conscientemente otimizar o meu consumo? ou é mesmo sensibilidade e ir testando?

Se alguém conseguirá ajudar-me?

obrigado
« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 23:38 por catalaopaulo »
SYM Joyride: Nov 2013 / Jul 2016
BMW C 650 GT: Jul 2016 / ...

Nº CPM = 5894

rcsf

  • Visitante
Re: escala de velocidades vs consumo otimizado
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2016, 10:05 »
Mais que velocidade, acho q as rpm são melhores para aferir isso.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: escala de velocidades vs consumo otimizado
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2016, 10:09 »
Viva Companheiro,
Não conhecendo essa máquina, desconheço se tem conta rotações, caso tenha podes verificar se a 130 está com uma rotação inferior á rotação do motor a 115km/h.
Também a temperatura ambiente por vezes altera os consumo.
Boas curvas
Atenção aos radares! Eles andem aí!

pjmartinho

  • Visitante
Re: escala de velocidades vs consumo otimizado
« Responder #3 em: 22 de Setembro de 2016, 17:08 »
Encontrei este gráfico na internet para exemplificar o que vou escrever.

Não se ele corresponde exactamente à tua scooter ou não, mas independentemente das curvas do motor da tua mota, a ideia básica é a mesma.

Em qualquer motor, a rotação "mais económica" é a rotação onde é dado o binário máximo do motor, quero dizer, esta é a rotação onde consegues a melhor relação velocidade/consumo, pois naturalmente se andares quase ao ralenti, os consumos serão mais baixos, mas a velocidade também o é.

Muitas vezes lemos por aqui escrito que "a velocidade mais confortável para a scooter é xxxKms/h" ou "ela gosta de andar nos yyyKms/h" pois, a essa velocidade o motor irá dentro da faixa de rotações de binário mais alto, ou seja, anda depressa e sem ir em esforço.



Andando abaixo desta rotação, é sempre necessário fazer pequenos ajustes ao acelerador para compensar qualquer ligeira inclinação na estrada, a fim de manter a mesma velocidade... e este constante "abre e fecha" do acelerador reflecte-se nos consumos.

Por outro lado, andando-se dentro de uma gama de rotações próximas da rotação a que é dado o binário máximo os consumos quase não têm variação pois a necessidade de compensar com o acelerador quaisquer inclinações no terreno é diminuta.

No teu caso, provavelmente, ao andares a 115Kms irás por volta das 4500rpm, onde o binário é mais baixo o que obriga a mais frequentes correcções com o acelerador, e a 130kms já irás mais perto das 6000rpm, onde o binário já está proximo do seu valor máximo o que não obriga a tantas correcções com o acelerador para manter a mesma velocidade.

Não sei como está o teu inglês, mas deixo aqui uns videos que abordam (não directamente) este assunto mas aplicado às transmissão CVT das scooters
e