Autor Tópico: O que aprendi ao tirar a carta de mota  (Lida 8709 vezes)

pjmartinho

  • Visitante
O que aprendi ao tirar a carta de mota
« em: 17 de Setembro de 2016, 22:00 »
Tal como muitos outros companheiros, eu também tirei a carta de mota recentemente e, a pesar de já ter carta de carro à cerca de 30 anos, aprendi algumas coisas do código da estrada que desconhecia por completo.

A ideia deste tópico é que cada um deixe o seu contributo sobre coisas que aprendeu ou já não se lembrava, a pesar de já poder ter carta de carro à bastante tempo. Desta forma, sempre se pode ajudar os companheiros que andam de 125cc (que não necessitam de carta de mota se tiverem mais de 25 anos) pois leio em alguns tópicos algumas "verdades absolutas" que, só o são, porque toda a gente faz assim.

No meu caso aprendi o seguinte:
  • Ultrapassar (bi)ciclistas:
    • Se forem na berma (à direita do traço delimitador da faixa), temos de guardar 1,5 metro de espaço entre nós e eles
    • Se forem na faixa de rodagem, temos de passar para a faixa contrária para os ultrapassar
  • Circulação em rotundas. Curiosamente agora é lei aquilo que o meu instrutor de condução me ensinou à 30 anos atrás... as rotundas são feitas por dentro, e só se vai para a faixa da direita depois de passar a saida que antecede aquela em que queremos sair. Só os pesados podem fazer as rotundas por fora (e isto deve-se ao facto de haver muitas rotundas mal construidas e, caso os pesados fossem por dentro, as rodas traseiras acabavam por passar por cima do passeio no meio da rotunda). A somar a isto, qualquer coisa que circule na rotunda tem prioridade sobre quem entra... até veículos de tracção animal (incluindo bicicletas).
  • Auriculares/Intercomunicadores/Headphones. Só é permitido o seu uso se só tivem 1 auscultador. 2 auscultadores já dá multa. Eu sei que a maioria destes equipamentos de marcas topo de gama têm 2 auscultadores mas, por lei, não são permitidos.
  • As motas/scooters não podem andar na berma e no meio dos carros. O código da estrada diz que uma faixa de rodagem não pode ser ocupada por 2 veículos em simultâneo. Ao se andar no meio dos carros, nomeadamente em engarrafamentos, ou se está a partilhar a faixa de rodagem com o carro que está à direita, ou se partilha a faixa de rodagem com o carro que está à esquerda.
  • Estacionamento. As motas (tal como os carros) não podem ser estacionadas em cima do passeio, pois este destina-se exclusivamente aos peões.
  • Limite de velocidade dentro das localidades. O limite é de 50Kms, excepto nas zonas de coexistência que é de 20Kms. O problema deste ponto é que está definido o que são zonas de coexistência simplesmente se esqueceram de uma coisa muito importante... o sinal que indica o inicio e o fim desta zona  _martelada_

Não quero abrir uma discussão do tipo "mas isso não faz sentido porque blá, blá, blá..." mas sim listar um conjunto de coisas/situações que muita gente toma como dado adquirido a sua prática e na realidade não é assim, em face do código da estrada.

Ora venham de lá mais coisas que outros companheiros tenham aprendido enquanto tiraram a carta de mota recentemente.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2016, 23:03 »
    • Auriculares/Intercomunicadores/Headphones. Só é permitido o seu uso se só tivem 1 auscultador. 2 auscultadores já dá multa. Eu sei que a maioria destes equipamentos de marcas topo de gama têm 2 auscultadores mas, por lei, não são permitidos.
    Qual é a base legal para este ponto?
    Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
    Honda NC750XD
      

    pjmartinho

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #2 em: 18 de Setembro de 2016, 01:56 »
      Qual é a base legal para este ponto?

    Não faço ideia, mas foi explicado isto numa aula de código. Segundo a explicação dada pelo instrutor de código, a utilização de 1 auscultador num ouvido, "liberta" o outro ouvido para reconhecer outros sons do meio envolvente (motores de carros, buzinadelas, etc) enquanto a utilização dos 2 auscultadores já não permite isso ou, pelo menos, dificulta esse reconhecimento.

    A utilização de 1 auscultador é equivalente a falar ao telemovel com kit de mãos livres, enquanto o uso de 2 auscultadores é equivalente a falar ao telemovel com ele encostado ao ouvido. Aliás, para o exame, ele aconselhou a quem levasse o seu próprio capacete (em vez de usar o da escola) e que tivesse estes intercomunicadores com 2 auscultadores, a retirar os mesmos pois o examinador ao verificar se o capacete tem a etiqueta de homologação, se vir estes sistemas instalados não deixa usar aquele capacete no exame, podendo mesmo chumbar logo ali o examinando.

    Nota que não sou eu que fiz estas leis, nem sou eu que afirmo isto. Simplesmente foi-me ensinado nas aulas de condução. Se concordo com isto, ou não, já são outros 500 e o mesmo de aplica aos restantes motociclistas.

    Pessoalmente não estou de acordo com o facto de se poder conduzir uma 125cc até 15cv com carta de carro e mais de 25 anos de idade e, para poder conduzir uma 250 (ou mesmo uma 125 com mais de 15cv) já preciso ter carta de mota. Se estou apto a conduzir uma 125cc até 15cv porque tenho mais de 25 anos e carta há uma pipalhada de anos, porque raio não estou habilitado a conduzir uma 1000cc com 100cv? A unica diferença entre uma e outra só está na velocidade que atinge e na aceleração... em tudo o resto, é igual.

    Offline moto2cool

    • Super MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Mar 2015
    • Mensagens: 4342
    • Localidade: Porto
    • Marca: Suzuki
    • Modelo: VStrom 650
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #3 em: 18 de Setembro de 2016, 08:27 »
    Artigo 84.º 
    Proibição de utilização de certos aparelhos1 - É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
    2 - Excetuam-se do número anterior: 
    a) Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado; 
    "Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

    Offline jose luis

    • MaxiScootard Júnior
    • **
    • Join Date: Abr 2016
    • Mensagens: 278
    • Localidade: queluz
    • Marca: yamaha
    • Modelo: Citycom 300
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #4 em: 18 de Setembro de 2016, 08:37 »
    Viva ! eu tirei a carta de mota a meia duzia de anos , lembro que o instrutor uma vez disse : na teoria as motos tem os mesmos direitos e deveres que os enlatados e devem estar na estrada exactamente igual que um enlatado , eu cá na minha cabeça a pensar :

    ora esta , se a moto vai estar na estrada um atras de outro igual a um enlatado , que estou aqui a fazer a tirar a carta de moto !! , se não posso circular no meio dos enlatados , chegar de primeiro ao semáforo quando a uma fila , zigsagear no transito apertado , estacionar encima do passeio , então para que quero moto ? deixo-me ficar com o enlatado se vou a fazer o mesmo com a moto , no entanto graças a deus tirei a carta e o instrutor tinha razão ..........na teoria.

    pjmartinho

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #5 em: 18 de Setembro de 2016, 13:56 »
    ... o instrutor tinha razão ..........na teoria.

    Como em tudo na vida, há uma grande diferença entre a teoria e a prática  _pol_

    Mas isto são tudo coisas que, na hora H, fazem a diferença entre ser-se multado por um agente de autoridade, ou não, ou em caso de situação mais grave ser-se culpado, ou não, num acidente.

    TMaxer

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #6 em: 18 de Setembro de 2016, 15:41 »

    • Auriculares/Intercomunicadores/Headphones. Só é permitido o seu uso se só tivem 1 auscultador. 2 auscultadores já dá multa. Eu sei que a maioria destes equipamentos de marcas topo de gama têm 2 auscultadores mas, por lei, não são permitidos.




    os sistemas que geralmente usamos no capacete do tipo Cardo ou Sena não estao abrangidos pois conforme ja tinha escrito há dias no FB, os speakers não te entram nem tapam o canal auditivo  _pol_

    Portanto, podes ter as fontes de som na quantidade que quiseres dentro do teu capacete  _pol_ da mesma forma que num carro podes meter a quantidade de altifalantes que te apetecer  _pol_




    Se eventualmente aquilo que afirmas tivesse razao:


    - os lobbies da industria de intercomunicadores ja entrado em campo, sensibilizando o legislador para o facto de a medida ser demasiado zelosa

    - as marcas que comercializam estes tipos de aparelho ja se tinham apressado a lançar modelos que estivessem legais




    PS: não é por acaso que o iPhone 7 deixou de ter jack para os auriculares  _Rolley_

    PS: SEMPRE foi proibido conduzir a ouvir headphones  _pol_

    Offline Pianoman

    • MaxiScootard
    • ****
    • Join Date: Ago 2011
    • Mensagens: 1506
    • Localidade: Charneca da Caparica
    • Marca: Honda
    • Modelo: NC750 XD
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #7 em: 18 de Setembro de 2016, 17:47 »
    Artigo 84.º
    Proibição de utilização de certos aparelhos1 - É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
    2 - Excetuam-se do número anterior:
    a) Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;

    O meu sistema tem microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implica manuseamento continuado.
    Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
    Honda NC750XD
      

    pjmartinho

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #8 em: 18 de Setembro de 2016, 18:53 »


    os sistemas que geralmente usamos no capacete do tipo Cardo ou Sena não estao abrangidos pois conforme ja tinha escrito há dias no FB, os speakers não te entram nem tapam o canal auditivo  _pol_

    Portanto, podes ter as fontes de som na quantidade que quiseres dentro do teu capacete  _pol_ da mesma forma que num carro podes meter a quantidade de altifalantes que te apetecer  _pol_




    Se eventualmente aquilo que afirmas tivesse razao:


    - os lobbies da industria de intercomunicadores ja entrado em campo, sensibilizando o legislador para o facto de a medida ser demasiado zelosa

    - as marcas que comercializam estes tipos de aparelho ja se tinham apressado a lançar modelos que estivessem legais




    PS: não é por acaso que o iPhone 7 deixou de ter jack para os auriculares  _Rolley_

    PS: SEMPRE foi proibido conduzir a ouvir headphones  _pol_

    Não sou eu que digo isto... foi o que ensinaram na escola de condução e, como tal, aceito de boa vontade o que me foi dito pois não tinha a minima ideia sobre este assunto.

    Honestamente, é uma coisa que nem me interessa ter no capacete. Em tempos comprei um sistema destes baratucho, usei-o uma meia duzia de vezes e acabei por o dar a um dos meus filhos pois não encontrei grande utilidade naquilo.

    TMaxer

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #9 em: 18 de Setembro de 2016, 19:09 »
    Tudo bem... mas na minha opinião a interpretação que estão a fazer a lei está errada  _pol_  como se diz em bom Português, estão a misturar "alhos" com "bugalhos"  _lol_ _lol_ _lol_



    Que eu tenha conhecimento nunca nenhum companheiro foi autuado por este motivo, pelo que não existe uma jurisprudência estabelecida para a podermos discutir.   _pol_




    Na minha experiencia (uso diario de intercomunicadores e sistema de radio no capacete), estes permitem perfeitamente termos a percepção dos sons à volta do veiculo  _pol_

    Offline Rufido

    • Assembleia Consultiva
    • MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Nov 2013
    • Mensagens: 1789
    • Localidade: Oeiras
    • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
    • Marca: Suzuki
    • Modelo: SV650A
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #10 em: 18 de Setembro de 2016, 19:16 »
    neste caso eu devo ter tido uma sorte fantástica.
    Fiz o exame para moto em Janeiro 2012 e como já havia conduzido uma 50cc, já tinha capacete e com sistema bluetooth instalado. No dia do exame o examinador verificou a homogolação do mesmo e nada mais me disse.
    Posso até dizer-vos que, ainda na fase de instrução, o próprio instrutor, para facilitar a coisa, tentou ligar o walk talk (os entendidos em inglês que me corrijam por favor, se algum destes "estrangeirismos" estiver mal escrito) que normalmente usava no decorrer das aulas de condução ao dito sistema de som.
    Rui

    Offline António Teles

    • MaxiScootard
    • ***
    • Join Date: Ago 2012
    • Mensagens: 1172
    • Localidade: Loures
    • Marca: Honda
    • Modelo: Sh350
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #11 em: 18 de Setembro de 2016, 19:58 »
    Viva,
    Para ser sincero penso que de tempos a tempos sermos obrigados a frequentar uma formação em código da estrada era importante.
    Dos seis pontos apresentados falhei dois, espero que não tenham desde 1980 existido outras alterações.😇 😇😎
    Atenção aos radares! Eles andem aí!

    RCEu

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #12 em: 19 de Setembro de 2016, 12:38 »
    Boas companheiros:


    O tema dos Sistemas de som/ Auriculares já foram alvo de discussão aqui no CPM de forma a percebermos a legalidade do seu uso.


    Recordo-me de em 2014 termos recebido esta resposta.






    Boas camaradas!


    Habemus resposta! ;D


    No dia 1 de Janeiro  enviei o seguinte email:




     À atenção da Unidade de Prevenção Rodoviária.


    Serve o presente contacto para questionar acerca do Artigo 84º do novo Código da Estrada.
    Gostaria de saber se a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária considera estar contemplado a aplicação do artigo 84º à utilização de equipamentos polivalentes de comunicação para instalação em Capacetes.
    No caso, questiono  equipamentos como o do link seguinte :


    http://www.cardosystems.com/scala-rider/scala-rider-g9


    Aguardo resposta.
    Cumprimentos,





    Recebi hoje um email de resposta no qual pedem desculpa pelo tempo de resposta, justificando a necessidade de uma cuidada análise técnica e jurídica em relação à minha questão.
    Referem que este aparelho em concreto, uma vez que não impeça a audição do ambiente rodoviário, são equivalentes a altifalantes e não a auriculares.


    Abraços!








    Em relação ao tema do tópico, creio que existem também alguns aspectos muito importantes que se aprendem em aulas de condução e que estão relacionados com a aprendizagem de uma condução defensiva e o que fazer em casos de emergência... por exemplo situações de contra-brecagem. Isto aprende-se nas aulas e é tão importante como as situações do código.
    Temos de ser calculistas.



    Paulo Coelho

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #13 em: 19 de Setembro de 2016, 15:42 »
    Como em tudo na vida, há uma grande diferença entre a teoria e a prática  _pol_

    Mas isto são tudo coisas que, na hora H, fazem a diferença entre ser-se multado por um agente de autoridade, ou não, ou em caso de situação mais grave ser-se culpado, ou não, num acidente.
    Acho que não preciso de dizer mais nada _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

    Paulo Coelho

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #14 em: 19 de Setembro de 2016, 15:46 »
    Viva ! eu tirei a carta de mota a meia duzia de anos , lembro que o instrutor uma vez disse : na teoria as motos tem os mesmos direitos e deveres que os enlatados e devem estar na estrada exactamente igual que um enlatado , eu cá na minha cabeça a pensar :

    ora esta , se a moto vai estar na estrada um atras de outro igual a um enlatado , que estou aqui a fazer a tirar a carta de moto !! , se não posso circular no meio dos enlatados , chegar de primeiro ao semáforo quando a uma fila , zigsagear no transito apertado , estacionar encima do passeio , então para que quero moto ? deixo-me ficar com o enlatado se vou a fazer o mesmo com a moto , no entanto graças a deus tirei a carta e o instrutor tinha razão ..........na teoria.
    Está tudo dito...
    No dia em que andar de moto como os carros então vou de carro que é mais confortável e dou uma ajudinha para o caos que é o trafego...

    ptcook

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #15 em: 05 de Janeiro de 2017, 01:16 »
    por estes lados licença 125cc ate 250cc tira se em um dia fica a volta de 30 40 euros eu chumbei 2 vezes ficou mais caro lol

    mas não se aprende quase nada pois ca fora os chinocas nem o pisca usam é sempre andar

    Taxis Bus  e as carrinhas azuis (entregas) é fugir deles.

    Carros estacionados tambem de vez em quando abrem a porta assim do nada la vai a scooter

    Policia so para se vir se fizeste porcaria. aqui normal numa scooter é irem 3 4 pessoas e o cão lolol policia não para

    ja fui mandado parar por dar cedencia ao carro dos bombeiros meti a moto no passeio ainda fui multado 5 euros mas prontos.

    bicicletas aqui tanto podem andar no meio da estrada como no passeio gosto de ver as bicicletas na estrada de vez em quando dou um encosto e o gajo la se desvia hehehe


    sem falar que vao a conduzir moto so com uma mao e com a outra vao a mandar sms ou apanhar pokemon´s

    eu por ser estrangeiro mandam me sempre parar a mim sabe se la porque

    Offline mpaneves

    • Super MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Abr 2013
    • Mensagens: 4331
    • Localidade: sintra-cascais
    • Mebro nº 5131
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #16 em: 05 de Janeiro de 2017, 08:14 »
    Bem grande filme isso por aí
    casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
    kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
    Membro:5131
    Marco Neves

    Offline moto2cool

    • Super MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Mar 2015
    • Mensagens: 4342
    • Localidade: Porto
    • Marca: Suzuki
    • Modelo: VStrom 650
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #17 em: 05 de Janeiro de 2017, 17:46 »



    ja fui mandado parar por dar cedencia ao carro dos bombeiros meti a moto no passeio ainda fui multado 5 euros mas prontos.

    Por aí as multas são 5 euros? ;)
    "Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

    Offline CaMorais

    • Super MaxiScootard
    • *****
    • Join Date: Fev 2011
    • Mensagens: 2579
    • Localidade: Vila Franca de Xira
    • Membro CPM nº 1397
    • Marca: Honda
    • Modelo: NC750X-ABS/2018
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #18 em: 05 de Janeiro de 2017, 21:26 »

    Por aí as multas são 5 euros? ;)
    Quando ele diz que enche o depósito da mota com 2.90€-gasolina 92 e com 3.20€-gasolina 95, essa multa de 5€ por subir o passeio vai dar mais ou menos o mesmo que por cá.
    Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

    ptcook

    • Visitante
    Re: O que aprendi ao tirar a carta de mota
    « Responder #19 em: 06 de Janeiro de 2017, 04:57 »

    Por aí as multas são 5 euros? ;)
    5 euros o maus barato hehehe vai até 600 euros as multas


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk