Autor Tópico: Daelim S2 - Morreu em andamento !!  (Lida 6075 vezes)

Marmitas

  • Visitante
Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« em: 17 de Setembro de 2016, 15:45 »
Boas companheiros,

Ontem a minha DAelim simplesmente apagou-se...tinha acabado de sair da garagem do meu trabalho, andei 50 metros e desligou-se.
E morreu mesmo...nada, não dá sinais nenhuns. Medi carga na bateria e tem...vi os fusiveis, parecem estar todos ok...inclusivé tirei-os, limpei e voltei a meter...nada! Nem dá sinal nenhum, não acende uma unica luz, nem a do banco quando se abre.
Suspeitas do que poderá ser? rectificador de corrente, será?

Pulse

  • Visitante
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2016, 09:20 »
Bons dias companheiro,
 vê só se não é um dos cabos que sai da bateria.
Tive um problema semelhante e era o cabo da massa que tinha uma "solda" mal feita e vai na volta resolvia falhar.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2016, 09:54 »
Quando tive a minha, na 1a vez foi do retificador como já é tradição nesse modelo, mas tb só costuma acontecer uma vez, depois de trocado até ver parece que não volta a acontecer.

Numa 2a vez pensava que tinha sido o mesmo problema e era só um parafuso que aperta o  cabo da bateria que estava ligeiramente desapertado
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 10:02 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2016, 10:17 »
Realmente parece ser problema relacionado com cabos ou conexões... se ainda deu para arrancar e fazer 50 metros...
O rectificador também pode ser uma hipótese, mas nada como ir à oficina com ela.
Espero que se resolva tudo e com poucos €€€

Marmitas

  • Visitante
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2016, 17:20 »
Boas...

Bom, o rectificador já me tinha dado problemas há uns 2 anos...por isso não me parecia que fosse isso.
O mecânico ligou-me há pouco e diz que foi uma bobine, algures no circuito de carga entre a bateria e o rectificador de corrente...ele pensou que pudesse ser uma centralina que pelos visto a mota tem, mas menos mau...a bobine dá para reparar e ficará em cerca de 100€ mais mão-de-obra...

Obrigado pelas dicas.

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #5 em: 20 de Setembro de 2016, 12:33 »
Boas companheiro,

Não querendo de modo nenhum duvidar do diagnóstico ou da idoneidade do mecânico, andei a pesquisar no manual de serviço da S2 e não consigo descobrir que bobina será essa (ou se estará identificada como bobina). A única que detecto é a bobina de ignição (ignition coil) na página 79.
Já agora, se for esta a bobina em questão vê este link com o preço de uma original:
http://koreanbikeparts.com/index.php/genuine-new-ignition-coil-daelim-s2-125-sq125-efi-models.html
Não sei se já tens mas deixo-te aqui o link para ficares com o manual (muito) completo da tua máquina.
A mim tem-me dado muito jeito para perceber melhor do funcionamento da  scooter_
http://www.manualslib.com/manual/405371/Daelim-S2-125.html
Cada vez que vou fazer a revisão da minha (que graças ao Deus das Scooters nunca me deu problemas), uso sempre este manual para saber e traduzir a linguagem dos mecânicos  _Rolley_

Abraços

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #6 em: 20 de Setembro de 2016, 17:12 »
Companheiro,

Não tenho uma S2 mas como tenho alguma facilidade no que toca à análise de circuitos :) aqui fica o meu bitaite:

Na descrição inicial, confirmas ter carga na bateria e que mesmo assim nada funciona na mota incluindo a luz do banco. Partindo do principio que esta lampadazinha não conspirou contra ti e resolveu queimar também nessa hora  ::) digo o seguinte depois de olhar para o manual da S2 pag. 221 e 222 (circuit diagram)

SE:
     - Bateria (ok);
     - Lâmpada do banco (ok)
     - Interruptor de banco aberto (ok)
     
ENTÃO
    - 1º hipótese é ser o fusível principal de 30A identificado com a letra A na pag. 222 do esquema da mota (canto sup. esquerdo)
    - 2º hipótese se o fusível A está ok então só pode ser cablagem, verificar a continuidade desses fios, neste caso os fios secundários que partem da bateria (fios mais finos) e que fornecem energia para todos os componentes da mota excepto o motor de arranque. Segundo o esquema estes fios tem as cores verde(-)  e vermelho(+). Este ultimo assume a cor vermelho/branco listado após passar pelo fusível A.


Se os pontos anteriores estiverem ok pelo menos tinhas de conseguir ligar a lâmpada do banco... antes de acionar qq relé, bobina,chave, etc...

Eu aposto no fusível de 30A! Se o encontrares queimado, substituíres e queimar logo de seguida mesmo antes de dares à chave, o rectificador deve estar nas lonas... e por ai fora  :-X

Abraço e boa sorte com isso
Piedade

   

Marmitas

  • Visitante
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2016, 23:52 »
Bom...afinal eu entendi mal o que o mecânico me explicou... ele consegue ser pior a falar Português que o JJ a hablar español!!
E eu sou  _scp_  _pol_
O que ele dizia ser a bobine que berrou, é afinal o que vem no manual ( Natur, muito obrigado!! ) na pág 118... A.C GENERATOR / STARTER CLUTCH.
Aquilo segundo ele me explicou fica depois do rectificado... ou seja, se bem entendi, a corrente sai da bateria, passa pelo rectificador, depois vai para esta peça e dali para o motor. Muito "toscamente" penso que será por ai...e esta peça está ligada á corrente.
Bom... espero não ter sido engrupido, por uma série de circunstâncias não pude colocar a mota no meu mecânico de confiança....se perceber que fui engano este perde já um cliente. A brincadeira ficou em 180€  _Zang_
Piedade, obrigado pela tua dica... se tivesse visto antes de a entregar ao mecânico talvez com umas trocas de ideias e uns despistes chegasse á avaria. Mas pronto...eu de mecânica sou um zero, por isso há que ter também alguma fé nas pessoas.

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2016, 08:38 »
Realmente... 180€ é mt dinheiro mesmo contando com as horas de mão de obra para desmontar carenagem, etc..
Bom companheiro, pelo menos já tens  scooter_ para as curvas  ;D e "ganhaste" um manual  _mau_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2016, 10:31 »
O importante é que dure muito muito tempo sem dar mais problemas

Abraço

Offline blue

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 123
  • Localidade: Sesimbra
  • Aproveita porque isto passa depressa...
  • Marca: Daelim
  • Modelo: XQ2
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2016, 12:47 »
Companheiro a minha Daelim tambem teve o tao ja falado problema do Rectificador.....mas mudei uma vez e ate á data (quase 90 000 Km) mais nada....quanto á mecanica essa deixo-a para o pessoal da AB MOTOS em Setubal.....ja me tem safo em pequenos promenores procurando resolver pelo lado que da mais trabalho á oficina , mas que alivia na carteira.....é assim que se ganha clientes......

Cumprimentos
CPM- Nº 935

Marmitas

  • Visitante
Re: Daelim S2 - Morreu em andamento !!
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2016, 21:24 »
Blue, também já fui á AB Motos em Setúbal, gostei do serviço mas fica um bocado fora de mão para mim. Este mecânico que me desenrascou nem tem sido careiro nas revisões, embora sejam coisas bem simples....mas tem uma enorme vantagem, vai ele ao meu emprego buscar e levar a mota (numa carrinha), tal como desta vez, veio buscá-la e trazê-la a minha casa. São pequenos detalhes que também têm o seu preço.
Obrigado a todos pelas dicas e espero nunca mais colocar um post neste tema  _Rolley_