Autor Tópico: A vossa atitude no trânsito.  (Lida 11242 vezes)

draculas_bride

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #25 em: 24 de Setembro de 2016, 00:22 »
Tendo em conta a minha fragilidade vs a um automovel nao reclamo. Eventualmente faço o sinal dos piscas com a mão e buzino qd me apercebo que algo pode acontecer.
Mas qd pego no carro, fico possuida por um demonio e é asneira de meia noite  _confuso_

Nunext84

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #26 em: 24 de Setembro de 2016, 00:49 »
Eu faço todos os dias IC19 e Segunda Circular... e volta e meia lá apito apenas para mostrar ao enlatado que sou pequeno mas apareço nos espelhos (se olhassem para eles) e fico-me por ai...
No entanto e abrindo aqui um pouco os horizontes fico "passado" quando vejo "motas" a minha frente a apitar, fazer gestos e chamar nomes quando um carro está em fila de transito mais chegado para a direita ou para a esquerda. A verdade é que eles não são obrigados a encostar ao lado contrário só para deixar passar.
Por bom senso e por segurança (uma vez que sabem que passam motas) deviam ou devem fazer mas não é obrigação.
Raramente reclamo com 1 carro a não ser que vá ao telemóvel e comece a vir para cima de mim...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #27 em: 24 de Setembro de 2016, 07:42 »
Penso que devemos separar duas atitudes, apitar ou de qualquer maneira chamar a atenção a outro utente da estrada que está a criar perigo com a sua condução é um sinal de aviso, permitido no código da estrada e útil. Reclamar com buzina depois do problema ter acontecido é uma infracção ao código da estrada, inútil ( na minha perspectiva) e pouco sensato, primeiro porque podem perder o controle da mota na reclamação, depois porque de nada serve para o ocorrido, por ultimo podem ter problemas desnecessários com o automobilista.
Apesar de sentir que sou dos únicos que conduz também automóvel ( não sou enlatado, sou automobilista) devo lembrar que todos cometemos erros a conduzir e aquele automobilista naquele momento pode ter cometido um erro, mas no essencial seja bom condutor e não merece ser enxovalhado por um motociclista que provavelmente vai a conduzir de forma ilegal (filtering)  Devemos sempre colocar-nos no lugar dos outros antes de censurar _Rolley_
Tento defender-me na condução, ajustando o meu trajecto e velocidade à estrada e transito, depois tentando adivinhar o que o automobilista vai fazer e depois avisando-o que vou passar.
Não esqueçam que segundo o código da estrada cada faixa só pode ser usada por um veículo, se está lá o automóvel, nós estamos a mais. Felizmente temos essa liberdade mas devemos ter a humildade de não impor a nossa liberdade aos outros. (estou a falar do filtering porque é a principal fonte de potenciais conflitos na estrada, pelo menos para mim  _lool_ ). Berma? Nunca  _martelada_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

cgomes

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #28 em: 24 de Setembro de 2016, 09:15 »
Penso que devemos separar duas atitudes, apitar ou de qualquer maneira chamar a atenção a outro utente da estrada que está a criar perigo com a sua condução é um sinal de aviso, permitido no código da estrada e útil. Reclamar com buzina depois do problema ter acontecido é uma infracção ao código da estrada, inútil ( na minha perspectiva) e pouco sensato, primeiro porque podem perder o controle da mota na reclamação, depois porque de nada serve para o ocorrido, por ultimo podem ter problemas desnecessários com o automobilista.
Apesar de sentir que sou dos únicos que conduz também automóvel ( não sou enlatado, sou automobilista) devo lembrar que todos cometemos erros a conduzir e aquele automobilista naquele momento pode ter cometido um erro, mas no essencial seja bom condutor e não merece ser enxovalhado por um motociclista que provavelmente vai a conduzir de forma ilegal (filtering)  Devemos sempre colocar-nos no lugar dos outros antes de censurar _Rolley_
Tento defender-me na condução, ajustando o meu trajecto e velocidade à estrada e transito, depois tentando adivinhar o que o automobilista vai fazer e depois avisando-o que vou passar.
Não esqueçam que segundo o código da estrada cada faixa só pode ser usada por um veículo, se está lá o automóvel, nós estamos a mais. Felizmente temos essa liberdade mas devemos ter a humildade de não impor a nossa liberdade aos outros. (estou a falar do filtering porque é a principal fonte de potenciais conflitos na estrada, pelo menos para mim  _lool_ ). Berma? Nunca  _martelada_

 _pol_ _palmas_

Ruizinho

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #29 em: 28 de Setembro de 2016, 12:37 »
Boas

Ontem na rotunda da expofor estava eu a sinalizar a minha saída para o IC2 e um enlatado que vem de sacavem nem sequer travou e entrou "a matador ".
Tive q meter travao e apitar. Mesmo tendo eu a razão quem se lixava era a Ju e os meus ossos!
Fiz-lhe um sinal que era maluquinha e ainda se pos a  _reg_ !

Enfim ...

JViegas

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #30 em: 28 de Setembro de 2016, 13:32 »
Boas

Ontem na rotunda da expofor estava eu a sinalizar a minha saída para o IC2 e um enlatado que vem de sacavem nem sequer travou e entrou "a matador ".
Tive q meter travao e apitar. Mesmo tendo eu a razão quem se lixava era a Ju e os meus ossos!
Fiz-lhe um sinal que era maluquinha e ainda se pos a  _reg_ !

Enfim ...

Somos sempre o ele mais fraco. Aí na zona há sempre um "esperto" que vai-se encostando, encostando para entrar no IC. Também já me aconteceu nesse local.  _martelada_

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #31 em: 13 de Outubro de 2016, 16:59 »
Viva !!  ainda hoje vinha pela  Av. Liberdade a furar o transito , uma carrinha estava um pouco mais encostada e bati-lhe com o espelho dele com o da moto  ( só fez barulho ) , normalmente nestes casos aceno com a mão a pedir desculpas , mas como tinha mais carros a frente não consegui tirar a mão do guiador , o homem fartou- se de apitar ,  uns 5 ou 6 carros mais a frente parei no semáforo , no entanto apetecia ir " marcha tras " e perguntar ao homem porque tanto escândalo ? ate parece que lhe parti o espelho , nisso aparece luz  verde e nunca mais o vi , a volta o homem era policia e apontou a matricula !!

Nunext84

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #32 em: 13 de Outubro de 2016, 20:07 »
Eh pá, bater espelhos já é diferente, calculo sempre bem se passa ou não para não arriscar.
Se fosse eu no carro mesmo andando de mota se calhar também não me ficava porque pode ter riscado ou partido algum apoio do espelho com esses toques "só de barulho" e sei bem como estimo o carro e como me custa a pagar todos os meses...

Ando a anos na estrada ainda não toquei em nenhum espelho. Já abri foi 1 ou 2 pelo caminho aos condutores que circulam com eles fechados...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #33 em: 13 de Outubro de 2016, 21:39 »
Viva !!  ainda hoje vinha pela  Av. Liberdade a furar o transito , uma carrinha estava um pouco mais encostada e bati-lhe com o espelho dele com o da moto  ( só fez barulho ) , normalmente nestes casos aceno com a mão a pedir desculpas , mas como tinha mais carros a frente não consegui tirar a mão do guiador , o homem fartou- se de apitar ,  uns 5 ou 6 carros mais a frente parei no semáforo , no entanto apetecia ir " marcha tras " e perguntar ao homem porque tanto escândalo ? ate parece que lhe parti o espelho , nisso aparece luz  verde e nunca mais o vi , a volta o homem era policia e apontou a matricula !!

Naturalmente cada um sabe de si e ninguém tem nada a ver com os outros e as circunstancias não se repetem, mas eu teria parado e pedido desculpa, além de tentar saber se ficou algum dano.  Era o que eu esperaria se estivesse no carro  _Rolley_
Já tive ocasiões em que os motoristas vendo que eu não podia passar adiantavam um pouco o carro desviando o suficiente para me permitir passar entre espelhos. Acredito que me fazem isso porque outros companheiros ganharam esse respeito, que eu tento preservar  _pol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #34 em: 13 de Outubro de 2016, 22:58 »
Naturalmente cada um sabe de si e ninguém tem nada a ver com os outros e as circunstancias não se repetem, mas eu teria parado e pedido desculpa, além de tentar saber se ficou algum dano.  Era o que eu esperaria se estivesse no carro  _Rolley_
Já tive ocasiões em que os motoristas vendo que eu não podia passar adiantavam um pouco o carro desviando o suficiente para me permitir passar entre espelhos. Acredito que me fazem isso porque outros companheiros ganharam esse respeito, que eu tento preservar  _pol_

Nem mais... são as atitudes dos membros de um grupo que definem a opinião publica desse grupo...sejam eles motociclistas, politicos, médicos ou taxistas....
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Nunext84

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #35 em: 13 de Outubro de 2016, 23:21 »
Nem mais... são as atitudes dos membros de um grupo que definem a opinião publica desse grupo...sejam eles motociclistas, politicos, médicos ou taxistas....

Tudo dito e sem nada a acrescentar!  _pol_
 _slb_

mena_oliveira

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #36 em: 14 de Outubro de 2016, 06:05 »
Ontem no campo grande, um carro de condução estava parado ocupando meia faixa de rodagem e sem 4 pisca com 2 alunos e o instrutor. O instrutor saia do carro, assim como o aluno. Como parei ao lado devido ao sinal vermelho tive que os avisar do esquecimento deles principalmente do instrutor de sinalizar a viatura parada que ocupava metade da via, por volta das 19h20. Ainda ficaram indignados, que medo destes novos condutores que vem para a estrada colocar o pessoal em perigo. E se nisto falham e n admitem nem quero imaginar no resto.

costaguerra

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #37 em: 14 de Outubro de 2016, 21:45 »
Eu infelizmente ainda tenho o hábito que tinha na mota anterior, que em vez de buzinar, dava uma "gazada"...se bem que na Tmax não resulta  _martelada_

pjmartinho

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #38 em: 15 de Outubro de 2016, 01:51 »
Eu infelizmente ainda tenho o hábito que tinha na mota anterior, que em vez de buzinar, dava uma "gazada"...se bem que na Tmax não resulta  _martelada_

Resultar até que resulta, mas sais disparado  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

catb

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #39 em: 20 de Outubro de 2016, 21:28 »
Conforme diz o Nuno Barradas da ESCOLA DE PILOTAGEM HONDA o mais importante é ser visto.Cor clara capacete e mota , ideal branco ou vermelho ou florescente  , colete florescente , luvas , blusão claro  .
95 % dos motociclista não seguem estas regras básicas , depois os acidentes acontecem  .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk