Penso que devemos separar duas atitudes, apitar ou de qualquer maneira chamar a atenção a outro utente da estrada que está a criar perigo com a sua condução é um sinal de aviso, permitido no código da estrada e útil. Reclamar com buzina depois do problema ter acontecido é uma infracção ao código da estrada, inútil ( na minha perspectiva) e pouco sensato, primeiro porque podem perder o controle da mota na reclamação, depois porque de nada serve para o ocorrido, por ultimo podem ter problemas desnecessários com o automobilista.Apesar de sentir que sou dos únicos que conduz também automóvel ( não sou enlatado, sou automobilista) devo lembrar que todos cometemos erros a conduzir e aquele automobilista naquele momento pode ter cometido um erro, mas no essencial seja bom condutor e não merece ser enxovalhado por um motociclista que provavelmente vai a conduzir de forma ilegal (filtering) Devemos sempre colocar-nos no lugar dos outros antes de censurar Tento defender-me na condução, ajustando o meu trajecto e velocidade à estrada e transito, depois tentando adivinhar o que o automobilista vai fazer e depois avisando-o que vou passar.Não esqueçam que segundo o código da estrada cada faixa só pode ser usada por um veículo, se está lá o automóvel, nós estamos a mais. Felizmente temos essa liberdade mas devemos ter a humildade de não impor a nossa liberdade aos outros. (estou a falar do filtering porque é a principal fonte de potenciais conflitos na estrada, pelo menos para mim ). Berma? Nunca
Boas Ontem na rotunda da expofor estava eu a sinalizar a minha saída para o IC2 e um enlatado que vem de sacavem nem sequer travou e entrou "a matador ".Tive q meter travao e apitar. Mesmo tendo eu a razão quem se lixava era a Ju e os meus ossos!Fiz-lhe um sinal que era maluquinha e ainda se pos a !Enfim ...
Viva !! ainda hoje vinha pela Av. Liberdade a furar o transito , uma carrinha estava um pouco mais encostada e bati-lhe com o espelho dele com o da moto ( só fez barulho ) , normalmente nestes casos aceno com a mão a pedir desculpas , mas como tinha mais carros a frente não consegui tirar a mão do guiador , o homem fartou- se de apitar , uns 5 ou 6 carros mais a frente parei no semáforo , no entanto apetecia ir " marcha tras " e perguntar ao homem porque tanto escândalo ? ate parece que lhe parti o espelho , nisso aparece luz verde e nunca mais o vi , a volta o homem era policia e apontou a matricula !!
Naturalmente cada um sabe de si e ninguém tem nada a ver com os outros e as circunstancias não se repetem, mas eu teria parado e pedido desculpa, além de tentar saber se ficou algum dano. Era o que eu esperaria se estivesse no carro Já tive ocasiões em que os motoristas vendo que eu não podia passar adiantavam um pouco o carro desviando o suficiente para me permitir passar entre espelhos. Acredito que me fazem isso porque outros companheiros ganharam esse respeito, que eu tento preservar
Nem mais... são as atitudes dos membros de um grupo que definem a opinião publica desse grupo...sejam eles motociclistas, politicos, médicos ou taxistas....
Eu infelizmente ainda tenho o hábito que tinha na mota anterior, que em vez de buzinar, dava uma "gazada"...se bem que na Tmax não resulta