Autor Tópico: A vossa atitude no trânsito.  (Lida 11243 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
A vossa atitude no trânsito.
« em: 13 de Setembro de 2016, 13:27 »
Viva !  As vezes quando ando no meio do transito há sempre algum enlatado que vira sem dar sinal ou muda de faixa muito perto da moto etc. Quando isso lhes acontece reclamam de alguma forma ?  É que eu al principio quanto acontecia alguma coisa em que tinha que travar ou mudar de faixa rapido para não ser atropelado fartava me de apitar e fazer gestos com a mão ,  no entanto como isto já é bastante comum ate já nem ligo sego enfrente e não reclamo ,  ainda ontem na ic-19  tive que mudar de faixa rapido se não a fulana alborabame ,  no entanto acelerei e não disse nada ,  será que estou a ficar fraco ,  é que já é tão comum estas coisas acontecer que ja não dou tanta importancia como quando comecei a andar de moto.
O que acham ?  Qual é a vossa atitude ?

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2016, 13:57 »
Eu reclamo sempre, (não digo aqui como), mais que não seja para alertar os "condutores" que há mais veículos nas estradas.
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2016, 14:10 »
Em especial como condutores de motociclos acabamos por ser o elo mais fraco, por isso condução defensiva é o mote de cada dia.
Sem que, por isso, termos o nosso direito de circular como os demais utentes da via.
Apitar para alertar que estamos ali, sim, porque não?
Diferente de apitar para que tudo e todos se desviem para que nos cedam passagem.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2016, 14:39 »
Viva !  As vezes quando ando no meio do transito há sempre algum enlatado que vira sem dar sinal ou muda de faixa muito perto da moto etc. Quando isso lhes acontece reclamam de alguma forma ?  É que eu al principio quanto acontecia alguma coisa em que tinha que travar ou mudar de faixa rapido para não ser atropelado fartava me de apitar e fazer gestos com a mão ,  no entanto como isto já é bastante comum ate já nem ligo sego enfrente e não reclamo ,  ainda ontem na ic-19  tive que mudar de faixa rapido se não a fulana alborabame ,  no entanto acelerei e não disse nada ,  será que estou a ficar fraco ,  é que já é tão comum estas coisas acontecer que ja não dou tanta importancia como quando comecei a andar de moto.
O que acham ?  Qual é a vossa atitude ?
Reclamar reclama-se sempre, agora o melhor é adoptar sempre uma condução defensiva e tentar antecipar a condução do enlatado que vai á nossa frente ou lado, de forma a evitar situações menos agradáveis.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2016, 15:22 »

Acho que protestar uma pessoa protesta sempre. Mas como já foi dito aqui a razão é manter uma condução defensiva! Até porque a pessoa do carro pode ser ainda mais parva do que julgamos na altura!

Andando de mota há pouco tempo (mais ou menos 5 anos), uma das primeiras coisas que reparei que me acontece é que me enervo MUITO MENOS com as situações do transito. A principal razão será a liberdade de movimento que a mota oferece.
Quando se vai de carro no transito e alguma situação acontece, ficamos presos atrás, à frente ou ao lado da outra pessoa durante um bocado, o que não permite "acalmar e relevar".
Na mota a situação acontece, dou uma buzinadela e 30 segundos depois estou 3 ou 4 carros à frente e já passou tudo.

Situações de alterar a minha condução, travando à frente da outra pessoa, pondo me ao lado ou algo do tipo não faço nunca.
Alem de não servir de nada, estou a por-me a jeito para levar com um carro em cima!

Abraços!

ZeP

meneses85

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #5 em: 13 de Setembro de 2016, 15:27 »
Reclamar sim, apitar nem que seja para chamar a atenção... e como ando sempre com camera no capacete, faço questão de passar e apontar para a camera...
Já me chegaram a atravessar-se à frente sem sinal, eu nao digo nada mas quando passo olho sempre para o "burro" ao volante e assim que  vêem a camera pedem logo desculpas...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #6 em: 13 de Setembro de 2016, 15:46 »
A minha atitude é tratar os condutores de enlatados como deficientes mentais, estou sempre à espera que façam algo inesperado.
A questão dos piscas (que quase nunca fazem!) é a mais recorrente, buzino e faço sinal com a mão com os dedos a abrir e fechar; agora, se eles percebem que é a luz a acender e a apagar ou se pensam que estou a imitar um crocodilo é mais uma dúvida minha que só reforça a minha convicção de que são uns atrasados.
 _convivio_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

TMaxer

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2016, 16:05 »
100 decibéis durante meia dúzia de segundos dificilmente vão melhorar ou ensinar alguém a conduzir!


Se fossem choque eléctricos, aí talvez!  _lol_ _lol_ _lol_

Gestos e afins e de evitar... Tiras as mãos do guiador, distraem-te e podem gerar alguma reação brusca ou até violenta da pessoa para quem buzinaste



Mas guiar bem, não é só não fazer asneiras... Há que estar atento e muito importante: ter a capacidade de antevisão daquilo que os carros a nossa frente vão fazer... Na maioria das vezes podem não fazer o pisca, mas há sempre uma pista de que vão fazer a manobra... ;)

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2016, 16:07 »
Eu não reclamo normalmente. Contudo chamo a atenção com um toque na buzina ou um levantar de mão.
Os mais educados pedem desculpa, a maioria finge que não vê nem ouve.
Em qualquer dos casos sigo em frente mas principalmente afasto-me pois se a pessoa é destraida o suficiente para nem me ver (e eu faço questão de não ir no angulo morto de ninguem) o melhor que há a fazer é dar de sola ...

 _pol_
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

interceptor

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2016, 16:29 »
Se fosse reclamar passava o dia nisso e no final do dia chegava a casa com uma cabeça do tamanho de um boing...

Jogar à defesa e ignorar é o melhor remédio.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #10 em: 13 de Setembro de 2016, 19:46 »
Reclamar só pode ter como objetivo dissipar a adrenalina :) de resto para nada serve. Se tiverem que buzinar façam-no antes da manobra perigosa se a conseguirem antecipar, só assim será útil. E acima de tudo não deixem enervar-se porque é então que se cometem os erros.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #11 em: 13 de Setembro de 2016, 20:56 »
Viva:........................... ,  no entanto acelerei e não disse nada ,  será que estou a ficar fraco ,  é que já é tão comum estas coisas acontecer que ja não dou tanta importância como quando comecei a andar de moto.
O que acham ?  Qual é a vossa atitude ?

Durante uns anos andei diariamente de mota na cidade e na estrada e a minha atitude era de os ignorar um bocado, pelo que quando te questionas "será que estou a ficar fraco?" a minha resposta é exactamente o contrário: estás a ficar mais forte e a contar mais contigo!
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline pesilva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2015
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125 (JUN 2015)
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #12 em: 13 de Setembro de 2016, 21:53 »
Também já lá vão os tempos em que reclamava... Apito quando vou a tempo de avisar de resto não vale a pena... O mais habitual é meterem-se sem pisca e sem olharem, por vezes ao passar ainda faço o sinal de pisca com a mão para ver se percebem na próxima... Mas reclamar não vale a pena. Contenho-me e sigo, reclamar é só para arriscar a apanhar um maluco que nos passe por cima.
Não acho que seja ficar fraco mas sim amadurecer.
Podemos ter toda a razão do mundo, se nos quiserem passar por cima os mais fracos somos sempre nós.
Acompanhem as minhas "aventuras" no YouTube!!!!


guiZmo

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #13 em: 13 de Setembro de 2016, 22:15 »
Reclamar sempre!!

Pode ser contigo o virar e nao vir, e se nao reclamas, secalhar vem alguem atrás coitado, e a pessoa vê q passas, e não vê o de trás. Assim reclamando, pelo menos a pessoa fica "consciente" por uns momentos, ou até mesmo até finalizar a viagem, podes estar a salvar a vida a outro motociclista nesse mesmo dia

pratas

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #14 em: 13 de Setembro de 2016, 22:25 »
Na minha opinião a condução defensiva e sem grande manifestação é a melhor solução. ..Há muita gente que não nos respeita e por um simples gesto nosso pode "empurrar nos" para o chão.
O que me chateia mais é quando vai um grupo de motas numa faixa (exemplo: à esquerda dos carros) e há um companheiro que passa pelo lado contrário do carro, metendo toda a gente em risco.
Posso dizer que a grande discussão que tive no trânsito foi com outra mota.
Em 15 anos. ..nada mau.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 22:26 por pratas »

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #15 em: 14 de Setembro de 2016, 14:44 »
Olha vou seguir o conselho do camarada "  duas rodas "  em tratar os enlatados como deficientes mentais ,  aliás não deve estar muito longe da realidade ,  mas que pessoa em seu  são juízo vai gostar em estar parado no para arranca em filas de transito ,  pagar mais em seguro ,  inspecção   , selos ,  manutenção etc quando pode andar em duas rodas não há nada como andar de manhã cedinho ao trabalho levar a moto levar com o vento na fronha passando entre os enlatados em hora de ponta , alem do prazer que proporciona andar em 2 rodas ( exepto nos dias de chuva )

rinacio

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #16 em: 14 de Setembro de 2016, 15:27 »
Eu tento ser o mais cordial possível e não dar muita importância às azelhices dos automobilistas.
Felizmente ainda não tive grandes stresses e, até agora, respeito e sinto-me respeitado.

Mas a minha principal preocupação é mesmo com os outros companheiros de duas rodas. Passo a explicar:
Dada a minha pouca experiência/confiança não tenho optado pelo chamado "split lane" e opto pela utilização da berma (quando disponível).
Mas há outros bem mais confiantes e experiente que preferem circular entre as filas.
Esta situação faz com que, algumas vezes, o mesmo automóvel esteja a ser ultrapassado pelos dois lados.
Enquanto "rookie" sinto algum desconforto com esta situação pois deveria se calhar fazer o mesmo percurso dos outros, mas vá lá, tenham alguma paciência que a experiência não se adquire de um dia para o outro.
O principal objectivo é não colocar ninguém em perigo.

Cumprimentos a todos.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #17 em: 14 de Setembro de 2016, 17:12 »
 _convivio_ Olá boas

Eu acho que utilizar o sinal sonoro para alertar o condutor não tem mal algum

até porque o condutor pode não ter feito de propósito ou por mal para prejudicar o Scootar ou motar

temos que levar gravado na mente que existem pessoas que têm carta mas não têm experiência

nem tão pouco qualquer tipo de habilidade para andar com um automóvel na estrada

mas como foram a exame e o examinador até estava bem disposto deu-lhes a carta

temos é que respirar fundo e prosseguir o nosso caminho felizes porque podemos andar de mota
Abraços
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 17:13 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

NunoMiguel

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #18 em: 14 de Setembro de 2016, 17:29 »
Já que aqui, neste fórum, se discute tanto o que se pode e o que não se pode, quero recordar que é sempre proíbido buzinar como forma de protesto. SEMPRE  _policia_ _careta_
Mas o que gostaria de lançar para aqui é outra questão... Como é a vossa atitude no trânsito quando outros motociclistas fazem asneira? É que muitas vezes o que motociclistas fazem mal pode trazer mais dissabores aos outros motociclistas do que as feitas por automobilistas. Por exemplo, a mania irritante de andarem sempre na faixa de segurança, não fará com que as autoridades andem mais em cima de nós? E quantos de nós ják fomos ultrapassados dentro da mesma faixa, mas quando é um carro não aceitamos? E motociclistas que ultrapassam carros antes da cabine das portagens, para pagar antes, não espicaçam os automobilistas criando aquela atittude agressiva anti motas?!
Como reagem vocês?  _Rolley_ _Rolley_ _pensador_

rinacio

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #19 em: 14 de Setembro de 2016, 17:49 »
Não respeitar a fila para a portagem é de muito mau gosto.
Para já a única portagem que utilizo é a da 25 de Abril. Como tenho o viacard é raro não encontrar alguns veículos à minha frente.
Por uma questão de educação e bom senso, ponho-me na fila.

meneses85

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #20 em: 14 de Setembro de 2016, 18:28 »
Em caso de portagens, com via verde, na 25 de abril, não me vou colocar na fila à espera... vou avançando em segurança sem meter ninguém nem nada em causa...
Com via card, como nos primeiros dias que tive de usar, é respeitar a fila como faz parte do civismo...

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk


pjmartinho

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #21 em: 14 de Setembro de 2016, 18:31 »
... quero recordar que é sempre proíbido buzinar como forma de protesto. SEMPRE  _policia_ _careta_

100% correcto mas... pode-se buzinar em situações de perigo, e se um carro "vem para cima de nós", isso já se qualifica como situação de perigo para o motociclista pelo que dar uma buzinadela está em ordem.

Talvez o que não esteja em ordem é, passado o momento de perigo, ficar para ali a buzinar como se não houvesse amanhã.

Diogo

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #22 em: 14 de Setembro de 2016, 22:37 »
Reclamar sim, apitar nem que seja para chamar a atenção... e como ando sempre com camera no capacete, faço questão de passar e apontar para a camera...
Já me chegaram a atravessar-se à frente sem sinal, eu nao digo nada mas quando passo olho sempre para o "burro" ao volante e assim que  vêem a camera pedem logo desculpas...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk

em caso de acidente uma pessoa pode usar o video como prova? ou as seguradoras não aceitam este tipo de equipamento?

meneses85

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #23 em: 14 de Setembro de 2016, 22:39 »
em caso de acidente uma pessoa pode usar o video como prova? ou as seguradoras não aceitam este tipo de equipamento?
Infelizmente acho que não...
Mas nem toda a gente sabe isso e sempre se pode tentar para ver no que dá...
Se a prova estiver nas imagens mas não forem aceites, há sempre maneira de contornar isso... ;)

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Fragoso

  • Visitante
Re: A vossa atitude no trânsito.
« Responder #24 em: 14 de Setembro de 2016, 23:48 »
Eu apito e se puder faço sempre um gesto reclamatório! (claro sem me tentar distrair)
Ao contrario dos que dizem que não vale a pena, eu acredito que serve sempre para lembrar esse automobilista que tem que ter atenção às motas. E alerta tambem os outros condutores que presenciam a situação. Pelo menos nessa viagem acho que já vai resultar em qualquer coisa...nunca se sabe quem seria o proximo motociclista a passar por perto.

Concordo que a condução defensiva seja o principal.