Autor Tópico: Cordura, Gore-Tex... a diferença está só no preço?  (Lida 3542 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Cordura, Gore-Tex... a diferença está só no preço?
« em: 08 de Setembro de 2016, 20:31 »
Boas.
Roçado, desgastado nas mangas, com o fecho que fixa o revestimento de inverno que já não cumpre a função e a impermeabilização comprometida, o meu velho blusão "ABS 4 Estações" está a dar as últimas depois de mais de cinco anos de utilização. Na altura, comprei-o porque era bem mais discreto e barato do que as "marcas de prestígio"... além disso, a minha cara-metade, que "percebe da poda", achou que não havia assim tanta diferença depois comparar os tecidos. Era de cordura, um têxtil que tem limitações quanto à estanquicidade, se comparado com o Gore-Tex.
As protecções, rudimentares, salvaram-me de escavacar um ombro numa queda. Só por isso, valeu cada cêntimo. Adiante:

O problema está quando se tem à frente uma parafernália de marcas com etiquetas cheias de nomes "científicos" dos produtos utilizados nos tecidos.
Dei uma vista de olhos no quadro, mas alguns discutem modelos descontinuados.
De uma coisa já me apercebi: os blusões de Gore-Tex serão melhores em termos de estanquicidade e, suspeito, durabilidade, mas o mais barato que encontrei custa mais de 500 Euros...

Solicito aos companheiro/as alguma da vossa experiência com o que está no mercado a preços aceitáveis, de cordura ou Gore-Tex. Locais? A marca é pouco importante.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Cordura, Gore-Tex... a diferença está só no preço?
« Responder #1 em: 08 de Setembro de 2016, 20:51 »
Da minha experiência e leitura, no que toca a estanquicidade só existem duas palavras: Gore Tex. Gore Tex é melhor, mesmo!!! No que diz respeito à durabilidade acredito que seja mais ou menos como as outras. Eyedry, Drystar,  D-Dry ou outra são feitas para durar... O que duram.
Agora, 500 euros por um  Gore-Tex... Não tem que ser assim,  hoje em dia acho que a partir de 200 euros já se consegue qualquer coisa. Eu não compro nada sem antes consultar uma loja que não é parceira CPM, a motosolução, em Loures. Dá uma vista de olhos no site deles...

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Cordura, Gore-Tex... a diferença está só no preço?
« Responder #2 em: 08 de Setembro de 2016, 20:56 »
A cordura não tem como objetivo ser impermeável, mas sim muito resistente à abrasão. Se a memória não me falha (e às vezes falha) ambos os produtos foram desenvolvidos pela mesma empresa

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Cordura, Gore-Tex... a diferença está só no preço?
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2016, 01:23 »
Obrigado NunoMiguel e Marcio_S

Nuno, obrigado pela dica da MotoSolução, já procurei e vou guardar o link.
Marcio_s, sem pretender contradizer a questão da resistência do tecido em relação à abrasão, disseram-me que o Gore Tex tem melhores caraterísticas hidrófugas e respiratórias. Os blusões neste material são mais caros, durarão mais, mas vi alguns modelos que pelo preço de 1 compraria 3 de cordura... e de marca.
Eu sei, depois há os forros, bolsos e designs a gosto, mas isso é outra conversa.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Cordura, Gore-Tex... a diferença está só no preço?
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2016, 08:10 »
Já agora dá uma vista de olhos neste tópico. Os links que lá coloquei têm boa informação sobre esses e outros materiais.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=22605.0