Autor Tópico: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.  (Lida 6744 vezes)

Luísa

  • Visitante
Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« em: 16 de Agosto de 2016, 11:33 »
Olá companheir@s!

Andava eu às voltas na indecisão se optaria pela Honda PCX ou pela Yamaha NMAX pelo que fui fazer o curso de pilotagem defensiva da Honda. 
Este curso dar-me-ia uma ideia da postura e atitude do motociclista na estrada, mas também que modelo seria melhor para mim, já que não sou muito forte de pulso.

Devo sublinhar que todos deveriam passar por ali, haverá sempre coisas novas e detalhes relevantes, até para os mais experientes,  até porque recordar informação esquecida também é importante.
Para mim não só foi o primeiro contacto com motociclos (sem ser pendura) mas também uma resposta à minha dúvida.


(vídeo da minha iniciação em 2 rodas).

Ter uma scooter não é apenas andar nela, é também manobrá-la, e nisso eu não tinha pensado... E descobri que infelizmente não tinha pulso para colocar a PCX no descanso...

Se não tinha força para a PCX também não tinha para a NMAX... Bolas!

Lá fui digerir a amargura e procurar uma solução, e a solução estava na Yamaha, mais pequena, muito  mais leve, perto da segurança de uma 50cc mas equiparada a uma 125cc, a D'elight 125.

Vou fazer um Diário de Bordo ;)


JViegas

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #1 em: 16 de Agosto de 2016, 11:40 »
Ainda bem que o Curso Defensivo permitiu identificar algumas dificuldades iniciais.
Acredito que com a D'elight 125 seja mais fácil a superação. Acredito que não se tem que passar pela PCX no mundo das 125.
Felicidades com a máquina e plena satisfação, pois é isso que conta.

Luísa

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #2 em: 16 de Agosto de 2016, 13:18 »
Sim, sim, é ainda bem que o mercado tem resposta para praticamente todas as necessidades!
Vamos lá ver o desempenho de ambas, para merecermos o autocolante :D

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #3 em: 16 de Agosto de 2016, 14:15 »

Viva
O mais importante é sentires-te confortavel com a mota.
O tempo e a experiencia trazem sempre outras possibilidades.
O curso foi um optima ideia.

Boa sorte e boas voltas !
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

BoiDareia

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2016, 15:22 »
Boa tarde Luísa,

Onde posso saber mais informações desses cursos das Honda?  ;D

Obrigado e boas andanças com o brinquedo novo!

Luísa

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2016, 15:42 »
Obrigada a ambos :)


Sobre o curso de pilotagem defensiva da Honda segue link:

http://www.honda.pt/motorcycles/experience-honda/escola-de-pilotagem-honda.html


Offline golag

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Linda a Velha/Oeiras
  • O caminho é sempre para a frente
  • Marca: Sym
  • Modelo: ADX 125
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2016, 16:30 »
Bem vinda, depressa com a experiencia do dia a dia , vai ficar com certeza com à "vontade" para a pcx ou outra.
Pessoalmente só tinha a experiencia de ser "pendura" e à muitos anos atrás, depois comecei com uma  symphony 125, depois uma GTS 125i e finalmente uma maxsym 400i.
 _pol_
CPM nº5888 SYM symphony 125  
SYM 125i GTS 0km-8500km 13/11/2013 a 24/10/2014
MAXSYM 400i 4784km-26.400Km 28/10/2014 a 24/09/2017
MAXSYM 600 ABS 13.650Km - 27.000Km 24/09/2017 a 13/09/2023 SYM ADX 125 - 0Km 13/09/2023

Sedder

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #7 em: 24 de Novembro de 2016, 23:34 »
Aconselho esse curso a toda a gente, desde iniciantes a experientes!

O tempo passa e nem damos por ele e há pormenores interessantes que no futuro podem fazer a diferença.

Abraços a todos,

mena_oliveira

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #8 em: 25 de Novembro de 2016, 06:39 »
Tambem fiz o curso no ano passado e recomendo a quem se vai iniciar ou ate aos mais experientes. Temos sempre algo a aprender :)

sovietico

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #9 em: 25 de Novembro de 2016, 12:56 »
Também há a opção do curso da PRP, fi-lo em 2002 e aconselho (se ainda existir).
Abraço,
José Luis Sousa


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

jpgjpg

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #10 em: 25 de Novembro de 2016, 16:23 »
Estes cursos parecem interessantes, mesmo para quem já tem vários anos de experiência.

Qual o valor do curso?

sovietico

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #11 em: 25 de Novembro de 2016, 21:36 »

Estes cursos parecem interessantes, mesmo para quem já tem vários anos de experiência.

Qual o valor do curso?
Em 2002 o da PRP foi 125€ com o almoço, mas se fores ao site deves encontrar o preço actual.
Abraço,
José Luis Sousa
 


__________________________
Motoclube de Torres Vedras
K1200S '05

Usando o Tapatalk

catb

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2016, 19:09 »
Também fiz o curso , e acho este teu primeiro passo , foi excelente .
Penso que deverias testar a Piaggio que tem scooters com excelente preço /qualidade .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2016, 19:59 »
Também fiz o curso , e acho este teu primeiro passo , foi excelente .
Penso que deverias testar a Piaggio que tem scooters com excelente preço /qualidade .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Vira o disco e toca o mesmo.... _martelada_

Marafado

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2016, 21:36 »
Colocar a mota no descanso tem mais de técnica que força...ou achas que eu sou um super Homem para segurar a minha mota que pesa mais de 220kgs e coloca-la no descanso?
Jeito...rapariga...jeito...e jogo de cintura, usar o teu corpo como contrapeso...é isso que ajuda, não é braços fortes.
Como é que achas que as miúdas de 16 anos, algumas delas bem franzinas que eu ensino a conduzir, seguram a mota para por no descanso central e andar as voltas a pé lado a lado?
A nossa maior limitação está muitas vezes na cabeça, acredita.
Senão ninguém comprava Harleys que pesam algumas mais de 300kgs...
Ao inicio tudo é difícil e a mota parece que pesa uma tonelada...com o tempo começas a ganhar calo e jeito para superar esse "peso".

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #15 em: 14 de Dezembro de 2016, 21:42 »
Colocar a mota no descanso tem mais de técnica que força...ou achas que eu sou um super Homem para segurar a minha mota que pesa mais de 220kgs e coloca-la no descanso?
Jeito...rapariga...jeito...e jogo de cintura, usar o teu corpo como contrapeso...é isso que ajuda, não é braços fortes.
Como é que achas que as miúdas de 16 anos, algumas delas bem franzinas que eu ensino a conduzir, seguram a mota para por no descanso central e andar as voltas a pé lado a lado?
A nossa maior limitação está muitas vezes na cabeça, acredita.
Senão ninguém comprava Harleys que pesam algumas mais de 300kgs...
Ao inicio tudo é difícil e a mota parece que pesa uma tonelada...com o tempo começas a ganhar calo e jeito para superar esse "peso".

Curiosamente a PCX foi a mota com que tive mais dificuldade a colocar no descanso..quando comprei a seguir uma Maxi com mais 60 kgs do que a PCX , até ia levantando voo ..   _Rolley_  super mais fácil, andei meses com a PCX a ter dificuldade a subi-la no descanso .. _thumbdown_  tenho uma amiga com uma Pcx e está sempre com dificuldades  ..no outro dia ajudei-a e propus que experimentasse a minha Xmax 400 com 211 kgs e quase levantou a Xmax ..também ficou parva com a facilidade comparativamente com a PCX... 
Espirito Aventura

Marafado

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #16 em: 14 de Dezembro de 2016, 22:06 »
Tenho um ou outro antigo aluno com PCX...nenhum deles teve qualquer dificuldade com a mota,muito pelo contrário, estão contentes com a motita...mas a próxima vez que estiver com algum deles, experimento a coisa...há motas que teem um ou outro truque, que depois de percebida a manha, a coisa torna-se bastante mais fácil...

Rodrigo A. de Paula

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #17 em: 14 de Dezembro de 2016, 22:40 »
Vou fazer esse curso da Honda no próximo Sábado.

A Câmara Municipal local, em parceria com a Honda, oferece esse curso gratuitamente aos interessados de todos os modelos de motos e scooters.

miguel ricardo

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #18 em: 14 de Dezembro de 2016, 22:46 »
Curiosamente a PCX foi a mota com que tive mais dificuldade a colocar no descanso..quando comprei a seguir uma Maxi com mais 60 kgs do que a PCX , até ia levantando voo ..   _Rolley_  super mais fácil, andei meses com a PCX a ter dificuldade a subi-la no descanso .. _thumbdown_  tenho uma amiga com uma Pcx e está sempre com dificuldades  ..no outro dia ajudei-a e propus que experimentasse a minha Xmax 400 com 211 kgs e quase levantou a Xmax ..também ficou parva com a facilidade comparativamente com a PCX...
a nmax também não é a coisa mais fácil de meter no descanso! algum jeito mas também muita força de pé! por isso mesmo sempre que o terreno é direito eu uso o descanso lateral!

NSilva

  • Visitante
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #19 em: 15 de Dezembro de 2016, 08:20 »
Eu tirei a carta à pouco tempo e nunca tinha posto um descanso central na vida  _Rolley_ _Rolley_... Isto porque a 125 da escola de condução nem tinha, já para não falar da facilidade que é por o lateral...

De qualquer das formas, pedi ao meu pai que fizesse comigo algumas vezes para eu começar logo a fazer sozinho... Descobri que até a 400 dele eu consigo por no descanso  _palmas_ _palmas_

A meu ver é mesmo como estavam a referir, é técnica... Basta encostar o mesmo ao chão, deixar a mota equilibrar no lado contrário (sentir que não vai cair para o outro lado) e depois é só dar um jeitinho com a mão e com o pé que está feito  _pol_

Com o tempo vais perceber que é fácil e que a própria mota parece que se equilibra sozinha  _pol_ _pol_

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #20 em: 15 de Dezembro de 2016, 09:44 »
Vira o disco e toca o mesmo.... _martelada_

Eu até já evito escrever...
Impressionante a quantidade de off-topics, sempre com um denominador comum.
Só palha!!
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Primeiro passo: Curso de pilotagem defensiva na Honda.
« Responder #21 em: 15 de Dezembro de 2016, 12:53 »
Eu até já evito escrever...
Impressionante a quantidade de off-topics, sempre com um denominador comum.
Só palha!!

Está claramente a desafiar o CC ...e a gozar com o fórum,

 eu nem comento...já vi elementos serem corridos por menos... _thumbdown_

Espirito Aventura